Bem-vindo@ ao nosso guia e roteiro para visitar a histórica vila de Vinhais, a Capital do Fumeiro, cognome que se colou a esta terra transmontana, n’A Raia entre Portugal e Espanha, por organizar todos os anos, em fevereiro, a famosa Feira do Fumeiro de Vinhais.
E o facto desta Terra dos Diabos se encontrar localizada mesmo à porta do Parque Natural de Montesinho, faz de Vinhais uma excelente base para partir à descoberta de um dos recantos mais selvagens e inexplorados de Portugal, um autêntico paraíso para os amantes de natureza.
Comece a planear a sua escapadinha a uma das vilas mais típicas de Trás-os-Montes. Saiba o que visitar em Vinhais, vila e concelho, com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer, quando visitar, melhores trilhos e praias fluviais, alojamento onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para não perder pitada do muito que Vinhais tem para lhe oferecer.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica Vinhais?
- 2 Quando visitar Vinhais?
- 3 Onde ficar a dormir em Vinhais? Sugestões de alojamento
- 4 O que ver e fazer em Vinhais? Locais a visitar e experiências a não perder
- 5 O que visitar perto de Vinhais?
- 6 Praias Fluviais e Cascatas de Vinhais
- 7 Trilhos de Vinhais
- 8 O que comer e onde comer em Vinhais? Melhores Restaurantes
- 9 Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Vinhais
- 10 Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro
Onde fica Vinhais?
Vinhais é uma vila portuguesa do distrito de Bragança, na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Norte de Portugal. Sede de município, a vila raiana de Vinhais dista somente 30 km da Espanha, 40 km de Bragança, 200 km do Porto e 480 km de Lisboa.
Quando visitar Vinhais?
A melhor época do ano para visitar Vinhais depende muito dos seus interesses. Se pretende explorar o património histórico-cultural e deliciar-se com a sua deliciosa gastronomia, qualquer estação do ano é perfeita.
No final da primavera e início do outono as temperaturas são, por norma, mais amenas, tornando-as nas estações ideais para quem, como nós, adora fazer caminhadas na natureza.
Na primavera, a chuva e o degelo enchem rios, ribeiros e riachos que correm selvagens. Somos brindados com os montes ondulantes pintados de tons florais dos matos de esteva, giesta e urze. Campos agrícolas e lameiros, soutos, azinhais e carvalhais completam o mosaico de verdes intensos.
No outono a paisagem reveste-se de tons quentes outonais, há castanhas a rodos e tem ainda o bónus de poder assistir ao espetáculo singular que é a Brama dos Veados (chamada de acasalamento). Com alguma sorte, é possível ouvir uma dezena de machos da população de veados vermelhos do Parque Natural do Montesinho bramir, alto e bom som, para atrair as fêmeas.
Se visitar Vinhais no inverno, não se livra do frio, mas com um bocadinho de sorte até apanha dias limpos ou neve nas terras altas. Para mais, é precisamente no inverno que ocorre a Famosa Festa do Fumeiro de Vinhais e as tradicionais Festas dos Rapazes. Desde o dia de Santo Estevão ao Dia de Reis não há parança nas aldeias de Vinhais. Afinal, os Caretos não saem à rua só no Carnaval!
As festividades de maior relevo do concelho de Vinhais são as seguintes:
- Feira do Fumeiro: fevereiro
- Mil Diabos à Solta: durante o Carnaval
- Festa da Castanha de Vinhais | Rural Castanea: final outubro/início de novembro
- Festa da Cabra e do Canhoto: 31 de outubro
- Festa dos Rapazes e da Galhofa em Ousilhão | Caretos: 25 e 26 de dezembro
- Festas das Varas e Caretos de Rebordelo: 26 de Dezembro
- Festa de Santo Estevão de Travanca | Caretos: 27 de dezembro
Onde ficar a dormir em Vinhais? Sugestões de alojamento
Com o tanto que há para ver e fazer, aconselhamos vivamente ficar a dormir em Vinhais pelo menos uma noite. Apesar de na vila não existir um hotel propriamente dito, no concelho encontra boas soluções de alojamento de Turismo Rural.
O nosso alojamento de turismo rural favorito para uma escapadinha a Vinhais é o Parque Biológico de Vinhais, situado em pleno Parque Natural do Montesinho, a pouco mais de 10 km do centro da vila. Este parque de campismo de luxo tem bungalows (cabanas de madeira) equipados para toda a família, camas em mini-pods e pods com casa de banho privada em jeito de casinha dos Hobbits ideais para dois, e espaço para montar a tenda, obviamente. A sua piscina exterior biológica é simplesmente maravilhosa!
Clique para ver mais opções de alojamento em Vinhais
O que ver e fazer em Vinhais? Locais a visitar e experiências a não perder
Para além da incontornável prova do seu afamado fumeiro, as experiências a não perder e os locais de visita obrigatória em Vinhais são os seguintes:
- Atravessar a porta principal do antigo Castelo de Vinhais e deambular pelas ruas estreitas da cidadela à procura do Pelourinho, da Igreja Matriz de Vinhais, da Capela da Nossa Senhora da Conceição e do Torreão do Castelo.
- Visitar a Igreja românica de São Facundo, um dos templos mais antigos do Nordeste Transmontano.
- Visitar o imponente Convento e Igreja de São Francisco e Ordem Terceira, com os seus retábulos barrocos.
- Praça do Município, onde irá encontrar um soberbo miradouro com vista para o Parque Verde de Artes e Ofícios.
- Visitar o Solar dos Condes, atualmente um centro cultural, e o Solar da Corujeira.
- Visitar o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro onde poderá aprender sobre o processo de fabrico artesanal do afamado Fumeiro de Vinhais.
- Passear pelo Parque Verde de Arte e Ofícios de Vinhais onde vai encontrar diversos espaços museológicos ao ar livre dedicados aos costumes da região
- Passear pelo Largo dos Combatentes da Grande Guerra e apreciar a histórica Fonte do Cano.
- Ir conhecer os simpáticos habitantes do pequeno paraíso natural que é o Parque Biológico de Vinhais. À sua espera estão javalis, veados, corsos e aves de rapina e um espaço excelente para a prática de atividades ao ar livre. Se for com miúdos, eles vão delirar!
- Subir ao Miradouro da Ciradelha e baloiçar no sui generis Baloiço da Chouriça percorrendo o curto Trilho do Alto da Ciradelha (para mais informações espreite a secção dos trilhos e percursos pedestres de Vinhais)
O que visitar perto de Vinhais?
Parque Natural de Montesinho
Aproveite o seu roteiro para visitar Vinhais para partir à descoberta dos muitos encantos do Parque Natural de Montesinho, cujo território é partilhado pelos municípios de Vinhais e Bragança. À sua espera tem uma natureza pura, intocada e selvagem. Não é à toa que uma parte significativa da fauna terrestre portuguesa chama de lar ao Parque Natural de Montesinho.
Entre eles destaca-se o Lobo Ibérico e o Veado Vermelho, que aqui encontram um verdadeiro santuário. Em setembro e o outubro é simplesmente fascinante (e arrepiante) ouvir a Brama do Veado, um dos chamamentos de acasalamento mais singulares do planeta.
Na paleta de verdes, que decora as montanhas do Parque Natural de Montesinho, dominam os reboredos de carvalho, sobrais e soutos de castanheiro. As oportunidades de trilhos são virtualmente infinitas e surpreendentes e não faltam idílicas cascatas e praias fluviais para uns refrescantes banhos depois das caminhadas. Clique e espreite o nosso guia e roteiro para visitar o Parque Natural de Montesinho para dicas e inspiração.
Aldeias mais bonitas de Vinhais
Aldeia de Moimenta da Raia
Moimenta da Raia é a nossa aldeia de Vinhais favorita. Fica situada na Serra da Coroa, a sensivelmente 900 metros de altitude, mesmo na fronteira com a Espanha. É uma aldeia remota, onde o granito dá lugar ao xisto, e tem para cima de duas mãos cheias de locais de interesse turístico, dos quais destacamos a majestosa Igreja Matriz de Moimenta, a Casa dos Ataídes de Figueiredo, o Largo do Calvário, a Praça do Comércio, o Castro de Cigadonha e o Moinho de Água. Nas imediações do povoado encontra ainda o Penedo dos Três Reinos, que na Idade Média marcava a fronteira entre os Reinos de Portugal, da Galiza e de Castela e Leão.
Aldeia de Dine
Os principais pontos de interesse de Dine são os seus históricos Fornos de Cal, que deixaram de funcionar na década de 60, e a Lorga, uma gruta cársica utilizada durante o Calcolítico, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. Visite também a sua bela Igreja Paroquial e dê um pulinho à vizinha Praia Fluvial de Fresulfe, uma das melhores praias fluviais do concelho de Vinhais.
Praias Fluviais e Cascatas de Vinhais
Se visitar Vinhais no verão, não pode deixar de ir dar um mergulho numa das suas praias fluviais, cuja qualidade da água lhe garante lugar entre as melhores de Portugal. Caso aponte a sua viagem para a primavera ou inícios de verão (e gostar de uma boa aventura), sugerimos também que parta à descoberta das encantadoras cascatas de Vinhais.
Não é fácil dar com elas, mas quando as vir ao vivo e a cores não vai dar por mal empregue o esforço. As nossas praias fluviais e cascatas de Vinhais favoritas são as seguintes:
Praia Fluvial de Fresulfe (rio Tuela): enquadramento paisagístico estupendo, relvado para estender a toalha, mesas de granito para fazer um picnic, bar/restaurante de apoio e WC.
Praia Fluvial de Soeira (rio Tuela): albufeira natural de águas límpidas com zonas de baixa profundidade ideais para as crianças, bar/restaurante e WC.
Praia Fluvial da Ponte da Ranca (rio Tuela): espaço natural muito tranquilo localizado mesmo às portas da vila de Vinhais. É pena ainda não contar com infraestruturas de apoio.
Cascata Cachão da Malhadinha: a nossa cascata favorita de Vinhais. Fica localizada junto à aldeia de Negreda e para a ir conhecer terá de calçar as suas botas de caminhada e percorrer um pequeno trilho ao longo do caminho rural que faz a ligação ao lugar de Eiras Maiores – pouco mais de 1 km de extensão (2 km ida e volta)
Trilhos de Vinhais
Como já referimos o Parque Natural de Montesinho tem inúmeros trilhos pedestres, sendo que o difícil mesmo é escolher quais percorrer. Por isso, se gosta de caminhar, terá muito com que se entreter ao visitar Vinhais.
Abaixo encontra os trilhos e percursos pedestres de Vinhais que nos encheram as medidas:
PR10 VNH Termas de Tuela (8 km): percurso pedestre circular com início na aldeia de Dine e que se desenvolve ao longo da ribeira de Quintela e do rio Tuela, entre Dine e Fresulfe. Pelo caminho poderá visitar as respetivas aldeias, os Fornos de Cal de Dine, as Termas do Tuela e o Moinho de Fresulfe.
PR9 VNH Trilho do Alto da Ciradelha (3 km): este curto percurso pedestre circular arranca do Parque Biológico de Vinhais e conduz ao Alto da Ciradelha ou Cidadelha, onde se encontraram os vestígios de um castro, a partir do qual poderá desfrutar das fantásticas vistas do Miradouro da Ciradelha e andar no Baloiço da Chouriça, já mencionados neste artigo. Por ser um trilho curto, é perfeito para se fazer em família, mesmo com crianças relativamente pequenas.
PR8 VNH Trilho da Barragem da Prada (6 km): este percurso pedestre circular também arranca no Parque Biológico de Vinhais e permite conhecer a Charca da Vidoeira, um pequeno lago artificial, onde se encontra um observatório de madeira que possibilita observar a fauna selvagem do Parque Natural de Montesinho.
O que comer e onde comer em Vinhais? Melhores Restaurantes
É certo e sabido que Trás-os-Montes tem uma gastronomia riquíssima. E Vinhais não é exceção. A elevada qualidade dos produtos da região e a sabedoria popular conceberam pratos tradicionais de comer e chorar por mais. Para além do famoso Fumeiro de Vinhais e da Posta Mirandesa, que dispensam apresentações, há ainda as Cascas com Butelo, o Cabrito ou Cordeiro à Transmontana, o Javali no Pote, o Rodeão Assado, os Cuscos (a versão transmontana dos cuscuz árabes), as Trutas do Tuela e os Peixinhos do Rio Fritos.
Abaixo encontra os nossos restaurantes favoritos para degustar a deliciosa gastronomia de Vinhais:
Restaurante Vasco da Gama: bons grelhados, alheira com o arroz de grelos deliciosa e um cordeiro assado de babar.Rua da Calçada 24, Vinhais
Restaurante O Silva: excelente rodeão e posta. Dizem que as trutas do Tuela também são um pitéu, mas no dia em que visitamos estavam esgotadas.
Rua São Francisco 27, Vinhais
Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Vinhais
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Vinhais.
Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro
Aldeias de Bragança | Alijó | Bragança | Chaves | Douro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | Mirandela | Miradouros de Torre de Moncorvo | Mogadouro | Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro Internacional | Parque Natural de Montesinho | Peso da Régua | Pinhão | São João da Pesqueira | Serra do Alvão | Tabuaço | Tarouca | Torre de Moncorvo | Turismo Rural Nordeste Transmontano | Vale do Tua | Vila Real | Vilarinho de Negrões
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!