Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos

Porquê visitar a Zambujeira do Mar? Porque é uma das aldeias piscatórias mais emblemáticas da Costa Vicentina, guardiã de maravilhosas praias selvagens, enseadas encantadas, dunas pintadas de vermelho, escarpadas falésias, portos de pesca artesanal e um majestoso cabo. O menu duma escapadinha ou férias neste pedacinho da costa alentejana integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina não poderia ser mais completo.

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos

A povoação de pescadores da Zambujeira do Mar é sinónimo de Festival Sudoeste. “Ah, isso é só para a malta nova e festivaleiros.” Errado! Visitar a Zambujeira do Mar é para quem gosta de ter tempo para a preguiça, estômago para uma boa mariscada e pele para namorar o sol. Pequena, pacata e catita, a aldeia da Zambujeira do Mar é um dos destinos de verão mais populares da Costa Vicentina, no Litoral Alentejano.

Tal deve-se a um dos melhores festivais de música de Portugal e às águas cristalinas duma costa recortada por enormes falésias e farilhões onde se escondem algumas praias e enseadas deliciosas, à oferta de turismo de natureza e desportos náuticos.

Na preparação da sua viagem à Zambujeira do Mar sugerimos que leia também os seguintes artigos:

O que visitar na Zambujeira do Mar?

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos
Capela de Nossa Senhora do Mar – Visitar Zambujeira do Mar

Como uma tiara reluzente, Zambujeira do Mar coroa as altas falésias que cingem a Praia da Zambujeira, uma das melhores praias da Costa Vicentina. Encavalitado no alto da falésia, o casario branco, alinhado ao longo de ruas repletas de ambiente alentejano, é abrilhantado pelo diadema que é a Capela de Nossa Senhora do Mar, situada num largo cujas vistas são de pôr qualquer alminha a louvar os céus. Verdade seja dita, para além da bonita capela de aldeia, pouco mais há a visitar na Zambujeira do Mar.

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos
Praia do Carvalhal

A questão não é o que visitar na Zambujeira do Mar mas porquê visitar a Zambujeira do Mar. E não faltam razões, feitas de natureza, de atividades, de prazeres e de bem estar.

Praias da Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar

Comecemos pelas praias para memoráveis banhos de mar e sol. A estrela é a Praia da Zambujeira do Mar, de areia fina e clara. Arrevessada do vento pela alta falésia que a circunda, as vistas panorâmicas onde urbano e natureza casam tão bem, são do melhor que temos na Costa Alentejana. A fama da praia da Zambujeira do Mar já atravessou fronteiras. Entre as praias da Costa Vicentina esta é provavelmente a mais fotografada de tão fotogénica que é.

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos
Praia dos Alteirinhos – uma das praias a não perder quando visitar a Zambujeira do Mar

E na onda da fama, outras se lhe seguem: a Praia dos Alteirinhos, Praia de Nossa Senhora, Praia das Costas do Lajão, Praia da Baía da Arquinha, Praia do Tonel, Praia da Pedra da Bica… E Praia do Cavaleiro, Praia da Amália, Praia do Carvalhal e Praia dos Machados, já fora dos limites da freguesia mas imperdíveis numa visita à Zambujeira do Mar.

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentos
Praia da Amália

Entre selvagens e vigiadas, há “para o menino e para a menina”: com piscinas e lagoas naturais na maré baixa, para naturistas, para famílias, para surfar na crista da onda ou para trabalhar para o bronze. O acesso à maioria destas praias selvagens não é pera doce, portanto, é preciso coração forte, calçado adequado a caminhadas, experiência de superação de desníveis nas encostas de falésias e cuidados redobrados. Muito importante também, é lembrar-se de ver a tabela das marés senão arrisca-se a ficar encalhado na praia.

Restaurantes onde comer

Zambujeira do Mar rima com sapateira

Boa praia pede bom petisco. Qualquer semelhança com um slogan bem conhecido de todos nós que apreciamos os prazeres da vida, é propositado. No que diz respeito ao bom petisco, a Zambujeira do Mar é destino de referência. Siga o seu olfato para provar iguarias de fazer salivar só de escutar o nome.

O belo do Arroz de Marisco

Quer seja marisco, peixe fresco acabado de chegar do mar, carnes apaladadas de porco preto vindas do campo, igualmente generoso na dádiva de produtos para saciar e satisfazer os vegetarianos, há um lugar à mesa para si em forma de petisco ou para comer que nem um abade. A rua de Miramar reúne grande parte dos melhores restaurantes da Zambujeira do Mar. A qualidade e a vista pagam-se, por isso, vale a pena procurar nas ruas em redor, avaliar os menus e ajuizar dos preços.

Trilhos da Zambujeira do Mar

Para desmoer a barrigada, pegue em si ou na bicicleta e aproveite os trechos dos percursos pedestres que formam a rede de trilhos da Rota Vicentina. Se nos pedissem para escolher um par de etapas que fossem ilustrativas da imensa beleza e variedade do Trilho dos Pescadores, a terceira e a quarta etapa da Rota Vicentina seriam as eleitas. E mesmo no centro, a unir toda esta espetacularidade, está a igualmente espetacular aldeia da Zambujeira do Mar.

A sul, os trilhos de terra batida mostram facetas das fragas de xisto rochoso como lâminas a cortar o mar, como por exemplo as Costas do Lajão e o (semi) ilhéu do Lajão. Na direção norte, vá andando junto ao mar, em morosos passeios pelos passadiços e miradouros sobre as escarpas com vistas para os farilhões da costa.

Porto das Barcas

Quando for visitar Zambujeira do Mar não pode dispensar um pulinho ao cais da Entrada da Barca, no Porto das Barcas, um pequeno porto de pesca com os seus barcos coloridos.  O único problema é que dois dos melhores restaurantes da região estão lá, O Sacas e A Barca Traquitanas. (Mal se fez a digestão do almoço e já estamos a ser tentados com uma irresistível travessa de frutos do mar!)

Cabo Sardão

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentosUm pouco mais a norte, vai encontrar o majestoso Cabo Sardão, o ponto mais ocidental da costa alentejana. Com as boas-vindas assinadas por um altaneiro farol, sentinela silenciosa que guia os bravos homens do mar. Mas são as vistas esmagadoras do topo da falésia e a omnipresente paz, entrecortada pelo bater das ondas nas escarpas e pelo sussurrar do vento, que lhe vão conquistar o coração.

Zambujeira do Mar: o que visitar, praias e dicas de alojamentosPura magia! Não será a primeira vítima do feitiço do Cabo Sardão, nem seguramente a última. Que o digam as cegonhas que do Cabo Sardão fizeram lar, tornando-o no único local da Europa onde as cegonhas nidificam em orla costeira.

Dica VagaMundos: Quer um cenário romântico para aquela declaração de amor memorável? Surpreenda a sua cara-metade no cenário idílico da Fonte de Santa Catarina ao fim do dia. Fica na falésia sul da praia da Zambujeira do Mar: está a imaginar as vistas?

Quando visitar?

Como vê, na aldeia da Zambujeira do Mar o tempo corre devagar. Manhãs vagarosas, tardes pachorrentas e noites pacientes.

Chega o “meu querido mês de agosto” e tudo muda. A Zambujeira do Mar transmuta-se em lugar santo, destino de romaria de milhares de piedosos crentes. Devotos da música, de Nossa Senhora do Mar e das feiras. No calendário zambujeirense, parece que “tudo” o que tem de acontecer, acontece em agosto.

Na primeira semana de agosto há romaria à Herdade da Casa Branca, para assistir a um dos maiores festivais de música de verão do país, o Festival do Sudoeste. A meados do mês, no dia 15, a procissão é mesmo religiosa: a padroeira da aldeia, Nossa Senhora do Mar, sai da sua capela para percorrer as ruas adornadas. A rematar o fervor, no dia 29 de agosto, a Feira Anual traz feirantes, compradores, banquinhas e pregões.

Onde ficar a dormir na Zambujeira do Mar? Sugestões de alojamento

E porque a Zambujeira do Mar é um dos melhores destinos verão, uma férias bem passadas a curtir sol, praia e mar terão como resultado o recarregar baterias que tanto se deseja. Decidir onde ficar a dormir na Zambujeira do Mar já foi tarefa fácil. Na aldeia e arredores a oferta de alojamento é vasta e agrada a todos os bolsos. A fasquia da qualidade foi elevada a outro patamar e o hóspede mais exigente já encontra soluções de luxo capazes de meter inveja outros destinos de veraneio nacionais e internacionais.

Monte Soalheiro

Nunca é demais relembrar: reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços e opte sempre por reservar alojamentos que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha à Zambujeira do Mar – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Monte Soalheiro

Renove energias no Monte Soalheiro, onde encontra muito mais do que sol. Encontra a intimidade de 7 quartos de traça típica dum monte alentejano com comodidades modernas, conforto revigorante e tranquilidade. Os quartos com varanda e terraço privados (Sol e Lua) são os mais requisitados, mas o sol é para todos no terraço, na piscina ou na zona exterior de descanso.

Herdade do Touril

Para @ relembrar que o tempo é uma escolha, a Herdade do Touril tem uma casa para repousar no campo com o mar por perto. Quartos duplos, suites e casas de diferentes tipologias, com terraço privado, provam que o conforto articula-se bem com a tradição rural. Se não quiser sair para a badalada praia da Zambujeira do Mar ou para as praias selvagens da Costa Vicentina, a piscina de água salgada está lá para lhe fazer as delícias. Arranje vagar para deambular, a pé ou de bicicleta, pelos caminhos que rendilham os mais de trezentos hectares da herdade. Ao cair da noite, pondere as propostas de jantar al fresco ou uma bebida no terraço-lounge.

Hostel Nature

O bem cotado Hostel Nature na Zambujeira do Mar é excelente para quem procura um alojamento mais descontraído e económico com todas as vantagens de poder ainda fazer a própria comida e cuidar da roupa mesmo ao lado da praia. Os funcionários são cinco estrelas no que a simpatia, disponibilidade e informação diz respeito. Limpo e bem cuidado, muita simpatia, mimos extra na cozinha e ótima localização, só podemos recomendar.

Clique para ver mais opções de alojamento na Zambujeira do Mar

Mapa dos principais pontos de interesse a visitar na Zambujeira do Mar


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos melhores pontos de interesse da Zambujeira do Mar.

Outros artigos do Alentejo

Roteiro do AlquevaCascatas da Serra de São MamedeCastelo de VideCosta VicentinaCromeleque dos AlmendresElvasÉvoraMarvãoMértolaMonsarazMelhores Hotéis do AlentejoMelhores Hotéis da Costa VicentinaPassadiço do AlamalPassadiço do GameiroRota VicentinaSerra de São MamedeTrilhos do Conhal – NisaTrilhos Parque Natural do GuadianaTróia e ComportaTurismo Rural no Alqueva | Vila Nova de MilfontesVila Viçosa

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.