Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 

Zermatt é um destino de sonho para todos os amantes de natureza. Esta apaixonante vila alpina da Suíça fica idilicamente localizada aos pés de algumas das montanhas mais emblemáticas dos Alpes, entre elas o super fotogénico Matterhorn, a famosa montanha do chocolate Toblerone. Para o ajudar a planear uma deliciosa viagem ao coração dos Alpes, partilhamos consigo este guia e roteiro para visitar Zermatt, com o que ver e fazer em 1, 2 e 3 dias, os trilhos e experiências imperdíveis, como chegar e quando ir. Damos-lhe ainda sugestões de hotéis onde ficar e muitas dicas práticas para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem a um dos destinos de montanha mais icónicos da Europa.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 

Onde fica Zermatt

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Zermatt fica localizada no cantão de Valais, no sul da Suíça, a dois passos da fronteira com a Itália. Zermatt encontra-se rodeada por algumas das montanhas mais altas dos Alpes, entre elas o Maciço do Monte Rosa, a montanha mais alta da Suíça (4633 metros de altura), o Weisshorn (4505 m de altitude) e o lendário Matterhorn (4478 metros de altura), que do lado italiano é conhecido pelo nome de Monte Cervino.

Como chegar a Zermatt

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Os aeroportos internacionais mais próximos de Zermatt são os aeroportos de Genebra e Zurique e o de Milão, na vizinha Itália. De todos eles existem voos diretos low cost desde Portugal, aos quais se somam os voos das companhias de bandeira, SWISS e TAP. Para obter os melhores preços, sugerimos que faça várias simulações e que reserve o voo com (pelo menos) três meses de antecedência. Clique para ler as nossas dicas para comprar voos baratos.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias De todos os aeroportos referidos atrás existem ligações de comboio para Zermatt, sendo que é sempre necessário mudar de comboio na cidade de Visp. A viagem de comboio demora sensivelmente 3h de Zurique e 3.30h de Genebra e Milão. Pode consultar os horários e comprar os seus bilhetes online no site dos Caminhos de Ferro da Suíça – SBB (inclusivamente para a ligação internacional Milão – Zermatt)

Dica VagaMundos: a forma mais cénica de chegar a Zermatt é no fantástico comboio panorâmico Glacier Express, o comboio expresso mais lento do mundo, que liga St. Moritz e Zermatt. São oito horas de deslumbramento por algumas das paisagens mais fenomenais dos Alpes. A própria linha ferroviária é uma atração turística, com os seus 91 túneis, alguns helicoidais, e mais de 290 pontes. Clique para mais informações sobre o Glacier Express.

Como se deslocar em Zermatt

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 

A primeira coisa que precisa de saber é que em Zermatt não é permitido circular com carros convencionais. Os únicos veículos que estão autorizados a circular na vila são pequenos veículos elétricos, que servem de transportes públicos e para transportar mercadorias. Por norma, os hotéis mais afastados do centro de Zermatt oferecem pick-up gratuito de/para a estação de comboios.

Centro Histórico de Zermatt

Como o centro histórico de Zermatt é bastante compacto e praticamente plano, pode visitá-lo a pé sem qualquer problema. Para visitar os principais pontos de interesse dos arredores de Zermatt e aceder às estações de ski/pontos de partida dos trilhos de montanha, existem comboios de cremalheira, funiculares e teleféricos.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Teleférico do Matterhorn Glacier Paradise

Tenha é em atenção que somente o comboio de cremalheira para plataforma de observação Gornergrat e o teleférico para o Matterhorn Glacier Paradise é que estão em funcionamento durante o ano inteiro. Os restantes teleféricos e funiculares só operam desde finais de maio a meados de outubro e durante a época da neve, quando as condições climatéricas assim o permitem. Pode consultar quais os meios de transporte que se encontram em funcionalmente através do site oficial do Turismo de Zermatt (informação em tempo real).

Quando visitar Zermatt?

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias A melhor época do ano para visitar Zermatt depende muito dos seus interesses pois todas as estações revelam uma faceta diferente deste cantinho dos Alpes Suíços.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 

Pode dizer-se que Zermatt tem duas temporadas altas, pois é muito popular no verão (de junho a meados de setembro) e no inverno (de dezembro a março). No inverno a vila e as colossais montanhas dos Alpes que a rodeiam vestem-se de branco e Zermatt transforma-se num verdadeiro playground de desportos de inverno. Há uma infinidade de pistas de ski, perfeitas quer para iniciantes quer para os esquiadores mais veteranos.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Já no verão, as montanhas alpinas trocam o branco pelo verde, e tornam-se numa autêntica meca para os amantes da natureza. É a melhor altura do ano para percorrer os fantásticos trilhos de montanha da Suíça, fazer passeios de BTT, praticar escalada e atividades náuticas ou simplesmente mergulhar ou apanhar banhos de sol nos lagos de montanha de Zermatt.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Contudo, num país que não é propriamente barato, os preços dos alojamentos e da restauração em Zermatt podem ser incomportáveis para algumas carteiras. Para evitar estourar o orçamento, considere o final da primavera e o início do outono como épocas do ano para visitar a Zermatt.

Onde ficar a dormir em Zermatt? Sugestões de alojamento

Hotel Derby

Aqui sentimo-nos em casa. Localizado na famosa e animada Bahnhofstrasse em Zermatt, perto da estação ferroviária e do funicular do Gornergrat, o Hotel Derby permite desfrutar da atmosfera única da charmosa Zermatt em quartos modernos, a cheirar a novo e super confortáveis, que reinterpretam a tradição dos chalets de Vallais de forma única: forrados a madeira com toques de sofisticação.

Hotel Butterfly

Numa localização privilegiada do centro da Zermatt sem-carros, o Hotel Butterfly BW Signature Collection Hotel exibe 3 estrelas mas bem merecia mais uma. A começar pelo pequeno almoço, farto e com opções para várias dietas. Continuando no bar, no restaurante, no centro de bem estar e, acima de tudo no conforto dos quartos privados.

Alpen Resort Hotel

Se procura comodidades mais luxuosas, o Alpen Resort Hotel dispõe de Spa, 3 piscinas, centro de fitness, restaurante e bar – todos elogiáveis. Os elegantes quartos privados são aclimatizados, espaçosos e luminosos, oferecendo máximo conforto e decorados com pormenores em madeira que lhes confere um ambiente acolhedor. Todos os quartos incluem casa de banho privativa, um minibar e comodidades para preparar chá e café, TV, acesso Wi-Fi gratuito.

Clique para ver mais opções de alojamento em Zermatt

Zermatt, o que visitar num roteiro de 1 dia?

Zermatt tem imenso que ver e fazer, sobretudo para quem adora atividades de outdoors. Se dispõe de pouco tempo para visitar Zermatt, é virtualmente impossível visitar todos os pontos de interesse. Contudo, com um bom plano de viagem, é possível conhecer o melhor de Zermatt num roteiro de 1 dia, tendo inclusivamente tempo para fazer um par de pequenas caminhadas. O efeito colateral é que vai ficar com uma enorme vontade de regressar a Zermatt o mais rapidamente possível.

Gornergrat

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Wolli, a simpática mascote de Zermatt

Sugerimos que comece o seu roteiro para visitar Zermatt com uma viagem de comboio de cremalheira até à altaneira plataforma de observação Gornergrat, situada a 3089 metros de altitude. Para ter um termo de comparação, Zermatt fica a 1600 metros de altitude. Ou seja, em somente 30 minutos, o tempo que demora a viagem, o comboio supera um desnível de quase 1500 metros.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Gornergrat – Roteiro para visitar Zermatt

A estação do comboio fica mesmo ao lado da estação central Bahnhof Zermatt e, para desfrutar das melhores vistas, recomendamos que, na subida, se sente do lado direito do comboio.

Dica VagaMundos: se estiver a planear visitar Zermatt durante a época alta recomendamos que compre com antecedência o seu bilhete de comboio para o Gornergrat (com cancelamento gratuito até 24 horas de antecedência). Assim, não só garante o seu lugar no comboio, como ainda se livra das filas da bilheteira.
Vista de Gornergrat

Em Gornergrat espera-@ uma vista panorâmica de fazer cair o queixo. Perante os seus olhos vão desfilar 29 picos com uma altitude superior a 4000 metros, com destaque para o Maciço do Monte Rosa, a montanha mais alta da Suíça (o seu maior pico, o Pico Dufour tem uns impressionantes 4633 metros de altura) e para o majestoso Matterhorn, o maior símbolo da Suíça, com 4478 metros de altura.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Glaciar Gorner

Às colossais montanhas que parecem tocar o céu, somam-se à paisagem 7 glaciares, entre eles o maravilhoso Glaciar Gorner, o segundo maior glaciar da Suíça, só superado pelo Glaciar Jungfrau-Aletsch. Infelizmente, devido às alterações climáticas, a cada ano que passa fica mais pequeno.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
360° Loop Gornergrat

Para desfrutar destas vistas de cortar a respiração, nada como percorrer o pequeno trilho circular 360° Loop Gornergrat, que tem somente 1 km de extensão. Como ganhar fôlego a esta altitude é a modos que para o difícil, convém caminhar devagar, logo, reserve pelo menos 30 minutos para fazer o percurso.

Capela de Gornegrat

No final do passeio panorâmico recomendamos que visite a pequena capela de Gornegrat e que vá vivenciar a experiência multimédia Zoom the Matterhorn, inaugurada em 2021. Para fechar em grande a sua visita a Gornegrat, vá comer ou beber algo à esplanada do restaurante do 3100 Kulmhotel Gornegrat, o hotel mais alto de toda a Europa.

Trilho do Lago Riffelsee

Trilho do Lago Riffelsee

Gornegrat visitado, continue o seu roteiro para visitar Zermatt apanhando o comboio até à estação de Rotenboden para ir percorrer o Trilho do Lago Riffelsee, um trilho linear de aproximadamente 4 km que liga a estação de Rotenboden à estação de Riffelberg. Apesar de ser um trilho de alta montanha, que se desenvolve entre os 2800 e os 2600 metros de altura, se percorrer no sentido Rotenboden – Riffelberg é praticamente sempre a descer, pelo que não oferece dificuldades de maior.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Lago Riffelsee – Roteiro para visitar Zermatt

Como o próprio nome indica, a grande estrela deste percurso pedestre é o Lago Riffelsee, em cujas águas irá ver refletido o sublime Matterhorn. É a montanha mais fotografada da Suíça. Mas quando a vir ao vivo e a cores, vai ver que nenhuma foto faz justiça a tamanha beleza. É uma visão simplesmente esmagadora!

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
O lago irmão do Riffelsee

Logo após o Riffelsee irá encontrar outro lago de menores dimensões, que em beleza não lhe fica muito atrás. Como é menos visitado que o seu famoso irmão, torna-se um excelente lugar para fazer um picnic durante a caminhada.

Informação prática do Trilho do Lago Riffelsee

  • Distância: 4 km
  • Circular: não
  • Dificuldade: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Rotenboden/ Riffelberg

Rota/Track GPS do Trilho do Lago Riffelsee

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Centro histórico de Zermatt

Bahnhofstrasse – Roteiro para visitar Zermatt

Caminhada terminada, apanhe o comboio de regresso a Zermatt. Feche o roteiro de 1 dia para visitar Zermatt com um passeio pelo centro histórico da vila alpina.

Rio Matter Vispa

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Zermatt são as seguintes:

  • Percorrer a animada Bahnhofstrasse, a principal artéria de Zermatt, pejada de lojas das grandes marcas e excelentes cafés e restaurantes.
  • Passear pelo histórico bairro Hinterdorf, o bairro mais antigo e castiço de Zermatt, onde irá encontrar casas típicas, celeiros, estábulos e armazéns. Preste também atenção à fonte memorial do lendário guia da montanha Ulrich Inderbinen, que escalou o Matterhorn mais de 370 vezes.
  • Visitar a Igreja de St. Mauritius, o principal templo religioso de Zermatt.
  • Visitar o Museu Matterhorn.
  • Visitar o Cemitério dos Alpinistas, uma merecida homenagem aos bravos homens e mulheres que perderam a vida a tentar conquistar o Matterhorn, uma das escaladas mais difíceis dos Alpes.
  • Fazer um passeio pelas margens do rio Matter Vispa e assistir ao pôr-do-sol na Ponte Kirchbrücke. Assistir ao cair da noite com o Matterhorn como pano de fundo vai certamente figurar entre os melhores momentos da sua viagem a Zermatt.
  • Para terminar o dia em beleza, sugerimos que vá degustar um delicioso fondue no restaurante Cheese Factory. Até porque um roteiro para visitar a Zermatt não fica completo sem um bom fondue de queijo!
Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Hinterdorf

Roteiro para visitar Zermatt em 2 dias

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Se tem dois dias para visitar Zermatt, sugerimos que que vá percorrer o Trilho dos 5 Lagos (5-Seenweg em alemão), o nosso percurso pedestre favorito de Zermatt.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Blauherd, o ponto de partida do Trilho dos 5 Lagos

Este trilho pedestre de sensivelmente 10 km de extensão desenvolve-se entre os 2500 e os 2600 metres e vai levá-l@ a conhecer 5 maravilhosos lagos alpinos, nomeadamente os lagos de Stellisee, Grindjisee, Grünsee, Moosjisee e Leisee (ordem pela qual os vai encontrar). Para além dos lagos poderá desfrutar de maravilhosas vistas sobre as montanhas e os glaciares da região de Zermatt.

Stellisee – Roteiro para visitar Zermatt

O trilho arranca na estação de Blauherd e termina na estação de Sunnegga. Para chegar ao início do percurso terá de apanhar o funicular subterrâneo Zermatt – Sunnegga e posteriormente o teleférico que liga Sunegga a Blauherd. No regresso a Zermatt basta apanhar o funicular em Sunnegga.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Moosjisee

O trilho encontra-se bem sinalizado (basta seguir as placas que indicam 5-Seenweg) e é de dificuldade baixa, sendo mesmo possível de percorrer com crianças maiores de 6 anos.

Grünsee, um dos melhores lagos de Zermatt para nadar no verão

O troço mais exigente do trilho é a subida que separa o Lago Moosjisee do Lago Leisee, praticamente no final do percurso. Nos lagos de Grünsee e Leisee é possível tomar banho, logo, se quiser dar um mergulho nas cristalinas águas glaciares dos Alpes, não se esqueça do fato de banho!

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Leisee – Roteiro para visitar Zermatt

Dicas para percorrer o Trilho dos 5 Lagos de Zermatt (5-Seenweg)

  • Só aconselhamos percorrer o Trilho dos 5 Lagos de Zermatt entre junho e inícios de outubro. Não só porque o tempo é muito agreste e instável no resto do ano, mas sobretudo porque o funicular que liga Zermatt a Sunnegga só opera desde finais de maio a meados de outubro. Caso queira percorrer o Trilho dos 5 Lagos sem recorrer ao funicular terá de percorrer sensivelmente 25 extenuantes quilómetros. A não ser que esteja muito habituado a caminhadas em alta montanha, não é de todo recomendável.
  • O Lago Grindjisee e o Lago Leisee são o melhor lugar para fazer um picnic. No Lago Leisee (que fica mesmo ao lado da estação de Sunnegga) até tem um parque de merendas e um parque infantil.
  • Na estação de Sunnegga e na estação de Blauherd existem dois bares/restaurantes com excelentes esplanadas, perfeitos para comer ou tomar algo no início ou no final da caminhada. Ao longo do Trilho dos 5 Lagos (após o Lago Grünsee) irá encontrar outro restaurante, mas os preços são bem mais picantes.
  • Se quiser esticar um bocadinho a caminhada, quando chegar ao Lago Stellisse pode fazer um pequeno desvio até ao restaurante de montanha Fluhalp. Terá de adicionar mais 2,5 km ao percurso, mas as vistas mais que recompensam o esforço.
Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias 
Grindjisee

Informação prática do Trilho dos 5 Lagos de Zermatt

  • Distância: 10 km
  • Circular: não
  • Dificuldade: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Blauherd/Sunnegga

Rota/Track GPS do Trilho dos 5 Lagos de Zermatt

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Roteiro para visitar Zermatt em 3 dias

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias Se tem 3 dias para visitar Zermatt já lhe permite fazer mais algumas caminhadas e/ou visitar o Matterhorn Glacier Paradise, sendo que este último é inclusivamente uma excelente alternativa ao Trilho dos 5 Lagos se visitar Zermatt entre novembro e maio.

Posto isto, para o terceiro dia do seu roteiro para visitar Zermatt temos não uma, mas duas propostas para si, para escolher de acordo com os seus interesses. Se não se conseguir decidir por apenas uma (o que compreendemos perfeitamente), pode sempre acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar Zermatt e fazer as duas.

Opção 1: Matterhorn Glacier Paradise e Gorner Gorge

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias A primeira sugestão que temos para si é que vá visitar o Matterhorn Glacier Paradise, a estação de teleférico mais alta da Europa, situada a 3883 metros de altitude. De lá poderá avistar 38 picos com mais de 4000 metros de altura, (entre eles o Mont Blanc, na França, o pico mais alto dos Alpes) e 14 glaciares. Para além das vistas, pode visitar o Glacier Palace, uma gruta escavada no glaciar dentro da qual irá encontrar inúmeras estátuas de gelo.

E se for amante de neve no Matterhorn Glacier Paradise vai sentir-se literalmente no paraíso, pois tem neve durante o ano inteiro. Mesmo no pico do verão é possível praticar ski pois existem sempre pistas abertas, incluindo a área do Glaciar Theodul, a porta de entrada de eleição para a maior área de ski de verão de toda a Europa.

A subida ao Matterhorn Glacier Paradise é feita apanhando dois teleféricos, sendo que o primeiro deles parte da estação Zermatt Bergbahnen AG, localizada a sensivelmente 1,5 km da estação central de Zermatt. Clique para comprar o seu bilhete de acesso ao Matterhorn Glacier Paradise (com cancelamento gratuito/reembolso integral até 24 horas de antecedência).

Depois da visita ao Matterhorn Glacier Paradise), sugerimos que vá percorrer os passadiços do Gorner Gorge, um maravilhoso desfiladeiro junto ao rio Gornera pejado de cascatas e arrebatadoras formações rochosas. O percurso tem pouco mais de 500 metros e a entrada fica a sensivelmente 20 minutos a pé do centro de Zermatt. Clique para mais informações.

Opção 2: Trilho da Ponte Suspensa Charles Kuonen

A outra sugestão que temos para o terceiro dia do seu roteiro para visitar Zermatt é ir percorrer o trilho da Ponte Suspensa Charles Kuonen, a maior ponte suspensa pedonal dos Alpes, com quase 500 metros de extensão e 85 metros de altura.

Visitar Zermatt: o que fazer | Roteiro de 1, 2 e 3 dias O trilho arranca da estação de comboios de Randa, um pequeno vilarejo localizado a somente 15 minutos de comboio de Zermatt. O percurso pedestre é circular e tem uma extensão de sensivelmente 8,5 km e, para além da alucinante ponte suspensa, vai brindá-lo com soberbas vistas sobre o vale de Zermatt – Matterhorn. Não vá é a contar com um passeio no parque, pois, apesar de ser relativamente curto, o trilho tem um desnível acumulado de 1600 metros, não sendo de todo aconselhado a quem esteja a dar os primeiros passos no mundo das caminhadas de montanha.

Atenção: a Ponte Suspensa Charles Kuonen só se encontra aberta entre maio e outubro, logo, se visitar Zermatt fora destes meses, não é uma opção a ter em conta. Ah, e se sofrer de vertigens também não, pois a ponte suspensa é mesmo muito vertiginosa.

Informação prática do Trilho da Ponte Suspensa Charles Kuonen

  • Distância: 8,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Estação de Comboios de Randa

Rota/Track GPS do Trilho da Ponte Suspensa Charles Kuonen

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa do roteiro para visitar Zermatt


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Zermatt.

Outros artigos da Suíça

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.