Visitar Xian (China) – Roteiro da cidade incontornável da Rota da Seda

roteiro xian

Xian é um destino incontornável para aqueles que querem conhecer a dimensão histórica e cultural da China, as famosas estátuas do Exército de Terracota e a forma como este grandioso país influenciou e foi influenciado pelo Ocidente desde os primórdios da Rota da Seda.

Todos sabemos a importância da Rota da Seda nos contactos entre os povos do Ocidente e do Oriente mesmo antes da nossa era. Xian era “o fim da reta” no lado oriental. Logo, tornou-se crucial no intercâmbio comercial, cultural, ideológico e científico. Não é por isso de admirar que Xian reúna tantos indícios desse contacto entre povos.

Em Xian  o islamismo está quase sempre presente
A comunidade muçulmana, na sua grande maioria da etnia Hui, é disso testemunho. Assim como a diversidade e variedade da sua gastronomia de fusão das mais variadas influências, pela qual Xian também se tornou mundialmente conhecida.
O Multi-colorido e sempre animado Bairro Muçulmano
Rostos de Xian
Não lhe faltam também monumentos, museus e bairros que merecem demorada exploração. As habituais “irmãs gémeas” das cidades chinesas são sempre um bom ponto de partida. Falamos da Torre do Sino, usado para anunciar a alvorada, e da Torre do Tambor, usado para marcar o crepúsculo. São consideradas as mais bem preservadas do país.
Torre do Sino
Torre do Tambor
Mesmo ao lado, percam-se na “cidade dentro da cidade” o colorido, buliçoso e “apetitoso” Bairro Muçulmano. Não deixem de visitar a Grande Mesquita, um monumento digno de visita onde podemos descobrir a religiosidade islâmica em fusão com a cultura chinesa.

 

Yangrou pao mo, uma das especialidades de Xian – caldo de carne aromático sobre pão não-levedado, pedaços de carne e vegetais
Torre de Cestos de Dumplings
Dar ao Dente – um dos hobbies favoritos dos chineses a qualquer hora do dia
Grande Mesquita
Um passeio pela Muralha da Cidade é sem dúvida uma experiência a viver. A melhor entrada é no Portão Sul e aconselhamos alugarem uma bicicleta se querem percorrer os seus 13km de extensão.
Grande Muralha
O Pagode do Grande Ganso Selvagem é visível dum dos bastiões e este é outro dos marcos da cidade que merecem a deslocação, principalmente se reservarem tempo para explorarem os 4 relaxantes jardins que o rodeiam.
Pagode do Ganso Selvagem
Templo Guang Re
Jogando Mahjong
A Vida Suspensa – esperando que o comboio chegue
Para os amantes da caligrafia chinesa, a Floresta das Estelas de Pedra reúnem o melhor acervo de História esculpida na pedra de todo o país; e com o benefício de podermos passear pelo bairro artístico ali mesmo ao lado com uma escolha infinda de souvenirs.
Museu Floresta das Estelas de Pedra
Caçando souvenirs no Bairro Artístico
Difíceis de resistir!

Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

8 COMENTÁRIOS

  1. Espectacular! Adorei esta crónica tal como adorei Xian 🙂
    Acho até que acabei de ser transportada para aquele restaurante de banquinhos azuis na rua, que vocÊs fotografaram! Foi onde experimentei o paomo! Muito bom! Que bela recordação!
    Bem hajam!

  2. Olá Vento no Cabelo!
    Ficamos muito contentes por teres gostado e por termos conseguido teletransportar-te para Xian 🙂 Nós adoramos a cidade, sobretudo o bairro muçulmano. Foi um dos highlights da nossa viagem pela China.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.