Escolhemos a cidade universitária de Lund para fecharmos este capítulo das nossas deambulações pela província da Skåne na Suécia. Lá por ser a última não significa que nos tenha impressionado menos. A começar pela experiência de dormirmos numa pousada da juventude diferente. O nosso quarto nessa noite foi um vagão de comboio!
Como cidade universitária que é, Lund caracteriza-se por um ambiente boémio, enérgico, muito dinâmico e excêntrico. Consequentemente a cena cultural de Lund é vasta e inovadora. Longe vão os tempos (mais de 350 anos) em que os professores eram pagos com carne e cereais. No séc. XX a Universidade de Lund impôs-se como o centro académico e de investigação científica mais importante de toda a Suécia.
Para quem se passeie pelas ruas empedradas desta agradável cidade e observe os detalhes da sua arquitectura de várias influências e tempos, nota uma sensação vibrante e a sua arquitectura mesclada dá-lhe um charme único muito próprio.
Mas a pérola da cidade é sem dúvida a Catedral. A Domkyrkan destaca-se pela diferença do material escolhido para a sua construção em estilo romanesco: arenito branco.
Obviamente que os restauros e reconstruções a que foi submetida ao longo dos anos lhe deu o aspecto actual bem diferente da sua construção inicial que se crê ser do séc. XI. No seu interior o destaque vai para os seus 5 órgãos, sendo o principal um dos maiores da Suécia, para o retábulo gótico no altar, e para o relógio astronómico de 1424.
No painel superior, o relógio astronómico com as fases da Lua e o local onde se põe o Sol.No painel inferior, o calendário de 200 anos até 2123.
Destaque ainda para a cripta, que permanece grosso modo igual à original de 1123, com as numerosas colunas esculpidas. A mais intrigante coluna retrata um homem agarrado a uma das colunas, e uma outra retrata uma mulher. Conta a lenda que para a construção da catedral, um monge pediu ajuda a um trol. Este prometeu ajudar mas em troca ele teria que adivinhar o seu nome antes de terminar a catedral, senão arrancar-lhe-ía os olhos e o coração. Quando o trol ultimava a construção, o monge ainda não tinha resposta. É então que, em sonhos, ouve a esposa do gigante trol cantar uma canção de embalar em que esta revelava o seu nome: Finn. Quando o monge grita pelo nome de Finn, este, possesso de raiva, agarra uma das colunas para a retirar e destruir a catedral, mas nesse exacto momento… transforma-se em pedra.
Sejam as figuras das colunas Finn, o Gigante e a sua esposa… ou Sansão e Dalila, o importante é que deixam margem para a imaginação.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Lund: deixaram-me curioso vcs, com essa cidade 🙂
A Suécia é muito simaática.
Claudia
Olá Marco. Nada como fazer as malas e ir conhecer Lund 🙂 A easyjet começa a ter voos desde Lisboa para Copenhaga em 2012. E de Copenhaga é um instantinho até Lund. É de aproveitar!
Abraço
Olá Claudia. É muito simpatica mesmo 🙂