Rådhuspladsen e Strøget – o pulsar de Copenhaga

Retomamos a rubrica Highlights de Copenhaga com uma visita a um dos seus maiores highlights, a Rådhus de Copenhaga (câmara municipal). Situada na sempre animada Rådhuspladsen (a segunda maior praça da cidade, apenas superada pela Kongens Nytorv), o edifício que já conta com mais de 100 anos de existência, é sem dúvida alguma a grande estrela da praça.


Barómetro visto da Rådhuspladsen – quando está bom tempo a rapariga anda de bicicleta quando chove surge de guarda-chuva.


Vikings de bronze tocando cornetas na Rådhuspladsen


Rådhus de Copenhaga no Inverno

Mas não nos devemos ficar apenas pelo seu exterior. Apesar de ser um edifício oficial a Rådhus tem as suas portas abertas ao visitante. E podemos afiançar que vale a pena entrar. Os grandes destaques vão para o majestoso átrio principal e para o relógio mundial, construído por Jens Olsen, que tem como principal função (entre muitas), a de proporcionar um calendário para os próximos 570 000 anos. Logo por aqui ficamos com a convicção de que os dinamarqueses não acreditam no calendário Maia.


Estátua do bispo Absalon, o fundador de Copenhaga


Emblema de Copenhaga ladeado por dois guardas


Interior da Rådhus

Quem estiver com energia pode sempre subir ao topo da torre da câmara (uns meros 298 degraus) e aproveitar as vistas sobre o centro de Copenhaga.

Rådhus visitada nada como rumar até à mais famosa rua pedonal de Copenhaga, a Strøget. Na realidade a Strøget não é bem uma rua, mas sim cinco ruas interligadas que percorrem o centro da cidade, ligando a Rådhuspladsen à Kongens Nytorv.


Strøget no Inverno

Vale bem a pena percorrer toda a sua extensão apreciando o buliço da cidade, os belos edifícios que a emolduram e as diversas praças que vão surgindo pelo caminho.


Gammeltorv – uma das principais praças da Strøget

De referir ainda que na Strøget a animação é uma constante, independentemente da altura do ano (claro que nos meses quentes é sempre maior). Não faltam portanto bandas de rua a tocar, homens estátuas e banquinhas a vender as famosas pølser dinamarquesas (uma espécie de cachorro) ou as amêndoas torradas.


Amagertorv – provavelmente a praça mais animada da Strøget

A Strøget é sem dúvida o lugar perfeito para se fazer umas compras, para provar gastronomia vinda dos quatro cantos do mundo ou simplesmente para relaxar e tomar um café ou uma cerveja num dos seus vários cafés ou bares.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No Viator encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem da Iati. Têm excelentes preços, atendimento top em português e usando o nosso link terá um desconto de 5%.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.