Visitar Ystad | Suécia: roteiro com o que ver e fazer

ystad

A província da Skåne na Suécia tem muitos recantos encantadores para conhecer e explorar. É o caso da cidade de Ystad a sudeste da província cuja geografia lhe permite gabar-se dumas praias de areia branca invejáveis. Como o frio apertava e o tempo era pouco, ficámo-nos pela bonita cidade para apreciar o seu ambiente. E convidamos-vos a deambular connosco.

Vamos até ao centro, ou seja à Stortorget, onde bate o coração desta pacata cidade. A câmara municipal destaca-se pelo seu aspecto alvo e algo jovial quando comparado com os edifícios de tijolo vermelho que estão à sua volta.


A uns escassos metros visitamos o primeiro grande highlight de Ystad: a igreja de Santa Maria. A igreja de estilo românico foi aqui construída no princípio do séc. XIII, mas os anos votaram-na a uma “conversão” ao estilo gótico com os numerosos acrescentos, reconstruções e restauros a que foi sujeita.

Seguimos depois para o mosteiro do qual Ystad tem motivos de orgulho. É que o mosteiro franciscano Gråbrödraklostret (“mosteiro dos frades cinzentos”, devido ao hábito cinzento que usavam) é o mais bem preservado da Suécia. Não sem antes ter servido múltiplos propósitos ao longo de mais de 700 anos de existência. Para além de mosteiro já foi uma casa de acolhimento de pobres, uma destilaria, um asilo, um hospital, um celeiro, um sério candidato a demolição. Hoje é um museu.

A arquitectura da cidade caracteriza-se essencialmente pelas casas de vigamento em madeira e pelas casas apalaçadas do séc.XIX devido à prosperidade financeira que viveu nesse século. Um bom exemplar dessas casas antigas, algumas mesmo medievais, é o quarteirão da Per Helsas gård. Não se inibam de entrar no pátio interior, explorar as inúmeras galerias e lojas de artesanato, e com o sol a sorrir, nada como saborear uma bebidinha quente na esplanada do café.

Mas não se fiquem por aqui… Vale mesmo a pena deambular pelas ruas empedradas desta pacata mas muito agradável cidade sueca. E pode ser que sejam apanhados pelas câmaras do cinema pois Ystad é a cidade onde o detective Kurt Wallander resolve os crimes mais difíceis.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Alexandre, Anabela… que agradável surpresa encontrá-los na Fugas. Muito bom, principalmente porque já por aqui não passava há algum tempo.

    Continuem por esse mundo fora. Abraço

  2. Olá Carriço. Ficamos contentes pela tua visita e pelos teus votos. Temos de agradecer à Fugas 🙂
    Abraço

  3. Tenho que ir á Suécia, está decidido!!! Excelente reportagem, gostei muito da zona que ainda conserva a sua arquitectura medieval.

  4. Olá Marta. Não te vais arrepender. A Suecia tem mesmo muito para ver, seja a nivel de cidades seja a nivel de natureza. E é um excelente destino para se aprender mais sobre a cultura Viking!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.