Aarhus é “amor à primeira vista” para os amantes da cultura, história e artes. A segunda maior cidade da Dinamarca tem uma vida cultural vibrante. Reflexo de dezenas de museus, galerias de arte, livrarias e teatros. A arte está presente em cada esquina nas dezenas de esculturas que decoram os espaços e a arquitetura não é deixada ao acaso.
Após uma semana de férias em Portugal, regressámos ao frio das terras dinamarquesas para retomar a labuta, nomeadamente à cidade de Aarhus. Estes últimos dias foram preenchidos de boa comezaina lusitana, excelente companhia de família e amigos, descanso q.b. e a benesse de alguns dias de sol. Não muitos, para não nos habituarmos mal.
Um Primeiro Olhar Sobre a Cidade de Aarhus
Já há uns dias que a cidade de Aarhus, a segunda maior da Dinamarca, acolhe os VagaMundos. Logo à chegada, causou-nos uma boa sensação. Apesar de ser uma cidade portuária com alguma importância, a sua dimensão permite a descoberta dos espaços históricos mais importantes em poucos dias e sempre a pé.
Começámos pelo bairro mais antigo desta cidade Viking onde nos embrenhámos pelas estreitas ruelas empedradas. Atentos aos detalhes, depreendemos logo que esta devia ser uma cidade dedicada às artes, com forte vida cultural.
Confirmámos a nossa suspeita ao chegarmos à Store Torv e depararmo-nos com os cartazes anunciando a oferta da Noite Cultural. Nesta mesma praça, não faltam ofertas para os amantes da História. O Museu Viking, o Museu das Mulheres e o Museu da Dinamarca Ocupada encontram-se a escassos metros. Só para nomear apenas alguns dos muitos museus que a cidade tem.
Para quem goste das artes da representação, pode começar pelo Teatro da Store Torv e partir à descoberta duma boa dezena de teatros espalhados pela cidade. Os dedos das mãos não chegam para contar as galerias de arte que convocam os apreciadores das artes plásticas. Passando pelas livrarias, e mesmo não dominando a língua dinamarquesa, o nosso olhar deteve-se nas montras repletas de livros, uma das nossas paixões.
A Riqueza Cultural da Cidade de Aarhus
A responsabilidade desta riqueza cultural é imputável à Universidade de Aarhus fundada em 1928. Um motivo de orgulho para esta instituição académica foi o momento, ainda na passada segunda-feira, em que o Prof. Dale Mortensen deu a sua primeira conferência de imprensa após receber o Prémio Nobel da Economia. Por coincidência, o professor Mortensen está em Aarhus para leccionar um curso na Universidade, com a qual colabora há anos. Talvez a sua costela dinamarquesa a falar mais alto.
Agora, o Alexandre vai descobrir se o espírito descontraído e simpático do laureado Nobel se mantém numa sala de aula perante os alunos!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Ótimo post, VagaMundos!
Aarhus parece ser bem pitoresca e, como descrito, com diversos atrativos culturais.
Boa dica pra quem está por aí, o Museu Viking deve ser bem interessante.
Belas fotos!
Abraços,
Equipe Milevo.
http://www.milevo.com.br
@milevocom
O único contacto que nós temos com galardoados Nobel são dois livros com autógrafos: um do Saramgo outro do Gunter Grass.
Abraço
Olá Vagamundos,
isso de ter ai um museu das mulheres deve ser uma coisa interessante. 🙂
Cumprimentos
Olá Equipa Milevo. Muito Obrigado pelas amáveis palavras. O Museu Viking vale a pena ser visitado e tem o atractivo extra de ser de entrada gratuita 🙂
Abraços
Olá Viagens com Guia. Dois excelentes contactos diga-se 🙂
Abraço
Olá Valentim. É interessante sim senhor 😉
Abraço