Little Petra – Al Beidha

Al Beidha

Localizada a apenas alguns quilómetros de Petra, fica Al Beidha, mais conhecida entre os visitantes como Little Petra.  Aquela que é literalmente uma Petra em miniatura fica escondida entre as montanhas da região de Badia (onde hoje habitam a maior parte dos beduínos da região de Petra) e julga-se ter sido um dos principais entrepostos comerciais dos nabateus, e também um lugar utilizado pelas caravanas para descansar.

Ao chegarmos à entrada de Little Petra apenas um beduíno “esperava” por nós oferecendo-nos os seus serviços de guia local. Agradecemos a oferta mas decidimos explorar por nós a pequena maravilha.

Não vimos vivalma à medida que percorremos o pequeno Canyon Siq Al-Barid em direcção a Al Beidha e rapidamente nos apercebemos que éramos os únicos turistas em Little Petra.

Foi uma sensação indescritível o percorrer os inúmeros caminhos e escadinhas que serpenteiam as rochas onde estão cravadas as antigas habitações dos nabateus apenas ao som das cigarras que não se cansavam de cantar naquela manhã de Verão e do balir de um ou outro bode empoleirado nas ravinas que circundam o lugar.

Chamamos a atenção para a boa preservação de vários túmulos e para as pequenas salas de jantar onde se reuniam os comerciantes depois de longas viagens.


Túmulo


Sala de Jantar

Outro dos grandes highlights é o fresco datado do século I que se pode ver num dos tectos de uma das habitações. Apesar do mau estado de conservação, devido ao passar dos anos e ao facto dos beduínos fazerem fogueiras dentro das divisões das casas que outrora eram dos nabateus, é ainda assim o que está em melhor estado de conservação na região de Petra.

Saímos da pequena Petra convencidos de que tínhamos “descoberto” uma pequena maravilha e recomendamos vivamente a visita todos os viajantes que queiram “fugir” por um dia das multidões que sempre invadem a mágica Cidade Rosa.


Clique para ler o nosso Guia da Jordânia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads . São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, que lugar fantástico!
    Já faz um tempo que tenho vontade de conhecer coisas assim, ao invés de centros históricos de cidades Européias. Espero poder me aventurar assim em 2011

    🙂

  2. Olá Valentim. É um segredo bem guardado 🙂
    Abraço

    Olá Anita. Os beduinos ainda as usavam até há bem pouco tempo, daí a deterioração dos monumentos nabateus. Agora, como Património da Humanidade deve ser preservado.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.