Madaba e Monte Nebo – o avistar da Terra Prometida

madaba

A cidade de Madaba, lar da maior comunidade cristã da Jordania, fica localizada a apenas 30kms de Amman e o seu grande highlight é sem dúvida a Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge onde se encontra o famoso mapa da Terra Santa feito em mosaico bizantino. Para quem visita à Jordânia julgamos que Madaba é mais um dos destinos incontornáveis.

O referido mosaico data do século VI, e nas suas cerca de dois milhões de peças, retrata montanhas e vales, aldeias e vilas na Palestina e no Delta do Nilo assim como a mais antiga representação de Jerusalém da era Bizantina.

Para além do referido mosaico pode-se encontrar por toda a igreja muitos mais mosaicos dignos de serem apreciados. Sem dúvida que recomendamos uma visita demorada.

A apenas 10kms de Madaba fica o Monte Nebo, o lugar de onde o profeta Moisés avistou pela primeira vez a Terra Prometida e onde acabou por falecer e ser enterrado. Escusado será dizer que é um local com um áurea muito especial.

Hoje o local é um complexo religioso e lugar de peregrinação tendo já recebido a visita do Papa João Paulo II (que durante a sua visita plantou uma oliveira ao lado da capela bizantina – actualmente em reconstrução – como um símbolo de paz) e do Papa Bento XVI.

A vista do cume é simplesmente espectacular! Consegue-se ter uma vista panorâmica da Terra Santa, do Mar Morto e do vale do rio Jordão.

De acordo com a legenda nos dias sem neblina consegue-se mesmo avistar Jerusalém, Belém, Ramallah e Jericó. Nós não tivemos essa sorte, pois como se pode ver pela fotografia apanhamos um dia com alguma neblina. Ainda assim foi impressionante e um dos pontos altos desta nossa passagem pela Jordânia. O simples facto de podermos estar in loco num local de tamanha simbologia histórica/religiosa é “priceless”.


(Vista Panorâmica – clicar na foto para aumentar)


Clique para ler o nosso Guia da Jordânia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

12 COMENTÁRIOS

  1. Fantástica entrada. La iglesia de San Jorge parece preciosa para visitarla por sí misma – pero además tienes el bono "extra" del famoso mapa de Tierra Santa.
    Hermosos lugares por los que han andado los VagaMundos, sin duda!!

  2. E não encontraram por aí uma pedra com mandamentos?…
    Piada à parte, a coisa parece-me ser digna de uma peregrinação demorada.

    Saudações do Roadrunner!

  3. São tantos detalhes que acho que eu ficaria horas olhando para esse mosaico!

  4. Hola Aledys. De facto a igreja de São Jorge merece por si só visita. A Jordania está cheia de "pequenos" tesouros para explorar 🙂
    Besos

    Hola Merce. Que bom saber que te fizemos recordar a tua passagem pelo Medio Oriente 🙂
    Besos

    Olá Roadrunner. É que merece mesmo! Tivemos pena de não termos ficado por lá mais tempo.
    Abraço

    Olá Deisoca. Nós estivemos a observa-lo muito tempo. Mas não chegou!
    Bjs

    Hola Eugenia. Ainda bem 🙂
    Besos

    Olá Claudia. Um destino a repetir!
    Bjs

    Olá Beatriz. Obrigado! Foi de facto uma experiencia muito boa. Uma das nossas melhores viagens.
    Bjs

    Olá Tiago. Obrigado! É sempre bom ter-te por cá 🙂
    Abraço

    Olá Marshmallow. Ainda te conseguimos mostrar umas novidades da Jordania 🙂 O que não é nada facil.
    Bjs

  5. Olá,
    é engraçado aparecerem tantas igrejas de São Jorge na Europa Oriental e nessa faixa do Médio Oriente, construídas nos primeiros séculos da nossa era. Uma influência dos cruzados de origem inglesa? Algum tipo de simbologia ou crença? Não sei, mas é engraçado verificar isso.
    Cumprimentos

  6. É de facto curioso Valentim! Também não fazemos ideia do porque. Mas a hipotese dos cruzados de origem inglesa faz-nos bastante sentido.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.