De Itero de la Vega a Población de Campos (18km)

camc368,5km percorridos

444,5km para Santiago

Mais um dia para nos maravilharmos com a imensidão da Meseta, a Tierra de Campos com as suas searas a perder de vista, o já habitual chilrear matinal dos passarinhos… e uma calma que se quis instalar logo de manhãzinha e acompanhar-nos ao longo do dia.

À saída de Itergo de la Vega, searas, papoilas, montes, um sol tímido… paz!
Canal de Pisuerga, abençoada água para tanto campo de cereal!
– Como vão essas forças? – 5 estrelas… perdão… 2 estrelas!
Uipi! Vamos descansar um bocadinho.

O primeiro troço foi longo, 8km, mas em menos de duas horas chegamos a Boadilla del Camino, o que nos deixou deveras animados.

A igreja de Nuestra Senõra de la Asunción, o pelourinho e o surpreendente Albergue En El Camiño

Em Boadilla faríamos a primeira pausa do dia. Como foi negado a todos os peregrinos o uso das casas de banho do albergue municipal, tivemos que andar à procura de outro poiso. Descobrimos um albergue bem simpático mesmo ao lado da Igreja Nuestra Señora de la Asunción e dum imponente e rendilhado pelourinho gótico.

Apesar de ser uma pequena localidade, Boadilla tem vários albergues para acolher os peregrinos. Contudo, não tinha os serviços que precisávamos para reabastecer de comida e farmácia. Já estávamos um pouco preocupados.

Animo!
Uau!

 

O Canal de Castilla, o espelho do céu

Umas centenas de metros à saída de Boadilla, tomamos o “andadero” que ladeia o Canal de Castilha, uma obra de engenharia da segunda metade do séc.XVIII cujo propósito era o de fazer chegar a massiva produção de cereais da região ao Mar Cantábrico, usando barcaças puxadas por bois. Hoje funciona como abastecimento de água de regadio.

E para estes dois peregrinos constituiu uma excelente variação na paisagem durante aqueles 3km que nos acompanhou.

Plataforma elevatória no Canal de Castilla, a única forma de as barcas superarem os 14m de desnível do canal, mesmo à entrada de Fromista

Num dia de poucos desníveis, as distâncias eram percorridas mais rapidamente. Depois das pistas pelos campos, entramos na zona urbana de Fromista, onde nos abastecemos de comida e medicamentos. Finalmente, ficamos sossegados com estas questões de logística que são mais complicadas na Meseta e nos vinham a preocupar há alguns dias.

Igreja San Martin, séc.XI

Após a pausa para almoço, havia tempo ainda para visitar a quase milenar igrega de San Martin, um exemplo perfeito de arquitectura românica do séc.XI com uma cúpula octogonal, duas torres cilíndricas e 46 antigos e interessantes capitéis no seu interior.

Palavras de encorajamento e ânimo dão nisto… sorrisos rasgados!

Também um grupo de turistas espanhóis visitavam o monumento, e ficámos surpreendidos quando se apressaram para nos apanhar na saída. É que queriam dar-nos palavras de ânimo e não resistiram a tirar umas fotografias.

Saída de Fromista e Población à vista

 

Um belo banco para descansar as pernas e uma bela sombra para nos proteger do sol

Estávamos tão cansados que não resistimos a um banco de madeira que encontrámos já no fim, apesar de Población de Campos, o destino final da nossa jornada, estar praticamente ao virar da esquina.

Chegar a Población e sermos recebidos pela Imaculada foi uma bênção. A Imaculada é uma daquelas pessoas que tem um coração de ouro. Tem um hostal, mas ainda tem à sua responsabilidade cuidar do albergue municipal. À noite, tinha um generosíssimo jantar preparado para os peregrinos. Sempre a correr, lá roubava uns minutos para falar connosco, e partilhou que, apesar do cansaço, aquilo era o que gostava mesmo de fazer na vida: ajudar os peregrinos.

Etapa Anterior: De Hontanas a Itero de la Vega
Etapa Seguinte: De Población de Campos a Carrión de los Condes


Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Encontre os melhores tours locais e compre antecipadamente os bilhetes para os principais monumentos no Get Your Guide ou no Viator.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.