De Población de Campos a Carrión de los Condes (16km)

384,5km percorridos
428,5km para Santiago

Mais uma vez uma etapa teoricamente fácil veio a revelar-se extremamente difícil. Como já aqui referimos algumas vezes o Caminho, mais do que um desafio físico é um desafio psicológico e espiritual, e o dia de hoje foi mais um bom exemplo disso mesmo.

Población de Campos e Carrión de los Condes estão separadas por um longo e monótono “andadero”, um passeio pedonal paralelo à estrada nacional que carece de sombras e lugares de descanso. São retas que parecem não conhecer fim e a ausência de arvoredo faz com que o peregrino seja muito castigado pelas condições atmosféricas. No nosso caso fomos fustigados por um fortíssimo vento frio que soprava de frente e que muito dificultou os nossos avanços.

O que vale é que aqui a Meseta é de facto “flat” e o caminho cruza um par de pequenas terras, que sempre dispõem de um bar onde se pode fazer uma pausa, passando ainda ao largo de Villalcázar de Sirga, cuja Igreja Templária Santa Maria la Blanca, nos levou a desviar do caminho.

Revenga de Campos, a primeira terreola após Población
Uma foto para a posteridade com a simpática mascote do albergue de Villarmentero de Campos
Ao longe já se distinguia a silhueta da igreja templária de Villalcázar

Infelizmente a Igreja estava fechada (devido a obras de restauro) mas o facto de termos encontrado por lá uma amiga peregrina, que estava a precisar de uma palavra de ânimo (pois havia-lhe sido diagnosticado uma tendinite que a iria tirar do Caminho), mais do que compensou o desvio.

Igreja Santa Maria la Blanca
A Anabela também fez um amigo!

Faltavam agora pouco mais de 6kms para o final da nossa etapa e foi a partir daí que começou o verdadeiro calvário. Somente dois quilómetros após Villalcázar começo a sentir uma dor lancinante no pé direito. Lá tivemos de improvisar uma paragem em pleno “andadero” e com a ajuda da Anabela lá descalcei e voltei a calçar as botas (que tinham ficado demasiado apertadas desde a última paragem) na esperança de ter algumas melhoras. Contudo a dor não mais me largou e foi a coxear que fiz os 4kms que nos separavam do Mosteiro de Santa Clara em Carrión de los Condes.

A caminho de Carrión… com uma valente dor no pé

 

Mosteiro de Santa Clara onde nos esperava duas belas caminhas
Igreja de Santa Maria del Camino em Carrión de los Condes
Igreja de Santiago, também em Carrión de los Condes

Se no dia seguinte o pé não apresentasse melhorias havia uma forte hipótese de ter de dizer adeus ao Caminho. Talvez Carrión de los Condes estivesse destinado a ser o meu Santiago! Os sinais do corpo apontavam para isso mas o espírito não queria aceitar, não aspirava a despedidas. Foi com uma enorme dor de alma que apaguei as luzes para enfrentar uma noite que se previa turbulenta.

Etapa Anterior: De Itero de la Vega a Población de Campos
Etapa Seguinte: De Carrión de los Condes a Calzadilla


Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads . São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.