De Trinidad de Arre a Pamplona (5km)

69km percorridos

744km para Santiago

Arrancámos ao raiar do dia e em apenas uma hora e meia fizemos a míni etapa de hoje, chegando a Pamplona por volta das 9.30. Não foi o dia de descanso que havíamos planeado, mas foi quase.

Foi uma etapa desprovida de grande beleza, atravessando núcleos urbanos, o típico das entradas e saídas nas grandes cidades. Mas diga-se em abono da verdade que a entrada, naquela que é a primeira grande cidade do Caminho de Santiago Francês, até está muito bem conseguida.

A sinalização está boa e as setas amarelas conduzem-nos quase sempre por amplos passeios e zonas residenciais com pouco trânsito e relativamente calmas.

Entramos na grande cidade basca propriamente dita atravessando o Rio Arga, pela medieval Ponte da Madalena. Logo de seguida rodeamos as muralhas da cidade, junto ao baluarte da Nossa Senhora de Guadalupe, penetrando no centro histórico pela Porta de França.

Como chegámos muito cedo, optámos por ficar numa pensão barata em vez de recorrermos ao albergue de peregrinos. Não julgamos ser justo “tirar” um lugar no albergue a peregrinos que iriam nesse dia percorrer 20 ou mais quilómetros.

Uma vez instalados fomos tratar da logística, ou seja lavar roupa e comprar comida para o grande dia que se seguia: subir ao Alto do Perdão numa etapa que prometia ser mais um teste de fogo à nossa resistência.

O que nos restou do chuvoso dia foi para descansarmos e conhecermos um pouco da encantadora cidade de Pamplona, com destaque para a linda Catedral de Santa Maria, para o Ayuntamiento, para a Plaza del Castillo e para a mítica Praça de Touros onde sempre se encerram as internacionalmente famosas festas de São Firmino.

Catedral de Santa Maria

 

Ayuntamiento

 

Plaza del Castillo
Praça de Touros
Monumento às famosas largadas das Festas de São Firmino

 

Etapa Anterior: De Zubiri a Trinidad de Arre
Etapa Seguinte: De Pamplona a Puente la Reina


Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads . São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Vagamundos e suas viagens encantadoras…….Que delícia de lugar! Estive na Espanha (terra de meus avós) há seis meses e fiquei completamente apaixonada!!!!
    Pena que daqui do Brasil é um longo caminho……mas irei a Pamplona qualquer dia desses, sem dúvida!

    Beijinhos

    Bia

  2. Olá Beatriz. A Espanha tem lugares muito bonitos e mágicos que merecem ser explorados. Apenas estivemos de passagem por Pamplona, visto estarmos em peregrinação, mas pelo que vimos ficamos com vontade de voltar e conhecer melhor 🙂
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.