Um passeio por Aarhus!

passeio por aarhus

Num último passeio por Aarhus, esperamos com esta crónica mostrar mais uns recantos desta encantadora cidade dinamarquesa, embora nos tenhamos despedido da cidade há quase uma semana.

Vor Frue Kirke, a protestante

Uma igreja curiosa nesta cidade do centro da Jutlândia é a Vor Frue Kirke. Na verdade, são três igrejas que comunicam entre si e ocupam o mesmo quarteirão: a Igreja de Nossa Senhora, a Igreja da Cripta e a Igreja do Claustro. Com mais de 1000 anos de história, este local sagrado reúne uma comunidade bem actual e activa.

Vor Frue Kirke, a católica

Não confundir com a igreja do mesmo nome que se situa na Stroget de Aarhus. É que esta igreja barroca é bem mais recente e serve a comunidade católica da cidade.

Mackie’s Pizza, a pausa para acalentar o estômago

Para acalmar o estômago que já dava horas, resolvemos entrar no Mackie’s Pizza. A escolha recaiu sobre um generoso prato de hambúrguer e, enquanto esperávamos, não nos faltaram pormenores do restaurante para descobrir. A decoração é uma infinda memorabilia de vida do simpático dono. Desde uma bola e sapatilhas com pitons do tempo dos nossos avós até à camisola 7 da selecção portuguesa assinada pelo Cristiano Ronaldo. Desde estátuas tailandesas de metro e meio até totens índios que chegavam ao tecto. You name it!

Marselisborg Skov

A tarde deste passeio por Aarhus foi passada no Marselisborg Skov, uma enorme floresta a Sul da cidade. Uma passagem obrigatória pelos jardins do Marselisborg Slot, a residência de verão da família real dinamarquesa já que o castelo em si não está aberto ao público.

Aproveitámos a oportunidade para deambular pelo jardim botânico onde os sinais dum Outono no seu auge eram evidentes numa miríade de plantas, árvores e arbustos dos cinco continentes.

Mindeparken

Prosseguimos até à beira-mar atravessando o Mindeparken onde se ergue o memorial em honra dos combatentes da Primeira Guerra Mundial.

Chegados ao passeio marítimo, percorremos a promenade que acompanha a linha costeira respirando aquele cheirinho a mar que tanto nos acalenta a alma. Ali nos demorámos… Com saudades do nosso mar português!

Para despedida deste passeio por Aarhus, ainda procurámos os veados no Dyrehaven, mas não fomos bem sucedidos. Bichinho esquivo!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No Viator encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem da Iati. Têm excelentes preços, atendimento top em português e usando o nosso link terá um desconto de 5%.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vagamundos!

    Como sempre, belas fotos e interessantíssimas narrações.

    A arquitetura dessa graciosa cidade dinamarquesa fez-me lembrar algumas cidades italianas na divisa com a Áustria.

    Gostei muito do parque e com as cores do outono, ficou com um toque especial (imagino como deve ser lindo na primavera, todo cheio de flores).

    Fiquei com uma fominha ao ver a foto dos hambúrgueres com batatinhas fritas! 😀

    Beijos

  2. Parece-me muito interessante. Não achei Odense grande pistola e coloquei Aarhus no mesmo sem conhecer. Pode ser que ainda dê para lá ir (de preferência com Billund incluido)

  3. Olá Vagamundos.

    Artigo excelente e como sempre bem documentado por quem nestas lides sabe como endereçar um verdadeiro convite. E como vão sendo horas de ir almoçar e os hambúrgueres fizeram-me crescer água na boca.

    Excelente domingo para vós.
    Recebam p.f. meu kandando

  4. Olá Juliana. Obrigado pelas tuas palavras. Na Primavera o parque também deve ser mesmo muito bonito. Curioso de saber as semelhanças entre Aarhus e algumas cidades italianas. Não faziamos ideia!
    Bjs

    Olá Vitor. Nós gostamos mais de Aarhus do que de Odense. Aarhus também não é muito grande mas tem um centro bem aprazivel e um espirito muito vivo. E nos arredores também há muito para ver. Se poderem vale a pena!
    Abraço

    olá Beatriz. Obrigado! Bom de saber que este destino te encheu as medidas 🙂
    Bjs

    Olá Deisoca. Isso é sinal de que está na hora de fazer as malas 🙂
    Bjs

    Olá Guida. Obrigado. O mar para nós portugueses é sempre um enorme atractivo. É o chamamento…
    Bjs

    Olá Valentim. Achamos que ias adoras o jardim. Com o teu gosto pela natureza irias "perder-te" por lá umas boas horas 🙂
    Abraço

    Olá Kimbanda. Obrigado pelas sempre amaveis palavras. E já agora bom apetite 🙂
    Um bom resto de domingo para ti também!
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.