Aarhus foi nomeada Capital Europeia da Cultura 2017, a par de Pafos no Chipre. A segunda maior cidade da Dinamarca tem longa tradição como promotora da cultura e um encanto ímpar entre as cidades dinamarquesas e merece lugar de destaque num roteiro para visitar a Dinamarca. Neste artigo vamos mostrar-lhe o que não pode perder quando visitar Aarhus e partilhar muitas dicas práticas para lhe facilitar a logística.
A segunda maior cidade da Dinamarca, Aarhus, viveu durante muitos anos à sombra de Copenhaga. Contudo, sendo a rainha da cultura no país, tem ganho reconhecimento e o seu charme conquista um número cada vez maior de visitantes, estes dois VagaMundos incluídos.
Aarhus foi a Capital Europeia da Cultura em 2017, porém, esse é um estatuto que lhe pertence de direito dentre todas as cidades dinamarquesas. Para nós a nomeação não foi nenhuma surpresa. A cidade dinamarquesa era já uma velha conhecida nossa e logo na altura afirmámos que era uma cidade que transpirava cultura.
Um dos pontos a seu favor é o tamanho. Pequena, compacta e com uma população a rondar os 300 mil habitantes, as atrações turísticas de Aarhus são facilmente exploradas a pé ou de bicicleta. Entre elas contam-se o museu de arte ARoS, identificável de qualquer ponto da cidade através da sua passarela arco-íris; a zona portuária revitalizada com arquitetura vanguardista; o desenvolvimento espantoso do Godsbanen, um mercado de abastecimento tornado centro cultural e as ruas medievais do seu bairro latino. Como vê não faltam razões para visitar Aarhus.
Conteúdo deste Artigo
Porquê visitar Aarhus?
Apesar do pequeno tamanho e do meio aparentemente provinciano, Aarhus é uma cidade com uma mistura equilibrada e vibrante entre a sua juventude enérgica e a salvaguarda do passado cultural. Já o havíamos notado em 2010, quando da nossa primeira passagem por Aarhus. Tivemos a oportunidade de regressar já depois de ter sido Capital Europeia da Cultura e entre o reconhecimento das ruas e praças que calcorreámos diariamente, Aarhus encarou-nos com novidade: ganhou um novo rosto. Podemos assegurar que Aarhus está ainda melhor.
Aarhus está a fervilhar de novos bares, cafés e restaurantes e uma vida noturna sempre vibrante. Tem já três restaurantes com estrela Michelin e a maioria exibe na sua montra a nova cozinha nórdica cada vez mais apreciada a nível mundial. Para viajantes budgetarians, o novo mercado de street food (Aarhus Street Food) vai fazer as suas delícias.
Um dos pontos a favor, e que consegue atrair o turismo em família, é que os museus (às dezenas) são de entrada gratuita até aos 18 anos. A bicicleta é o transporte por excelência na Dinamarca e em Aarhus é perfeito para circular pela cidade ou explorar outros pontos de interesse da Jutlândia. Em 15 ou 20 minutos estamos perto duma qualquer praia ou floresta.
Os locais gostam de afirmar que Aarhus é a palavra dinamarquesa para “progresso”. Devido à população universitária, Aarhus é a cidade mais jovem da Dinamarca e continua a rejuvenescer já que muitos dos estudantes resolvem fixar-se na cidade.
Quando visitar Aarhus?
Sendo um país nórdico, o clima da Dinamarca é rigoroso. A melhor altura do ano para visitar Aarhus é a primavera. Os meses de março a maio são, geralmente, os mais secos e com temperaturas mais suportáveis. Agosto é tendencialmente o mais quente mas chuvoso. Devido à latitude, os dias de verão são muito longos e os de inverno são muito curtos. O inverno na Dinamarca é bastante rigoroso, frio e chuvoso.
O que visitar em Aarhus?
Museu de Arte ARoS Aarhus Kunstmuseum
A exposição permanente do ARoS é de categoria mundial. Conta com um acervo de obras de arte de autores de origem dinamarquesa e internacional que datam desde 1770 até à arte contemporânea. A instalação de luz e vídeo no piso subterrâneo (The 9 Rooms) é um desafio refrescante para os apreciadores. A coroar o edifício, o arquiteto Olafur Eliasson assinou uma interessante adição: uma passarela circular com excelentes vistas da cidade sempre com o filtro das cores do arco-íris. Esta visita permitiu-nos conhecer finalmente “Your Panorama Rainbow”.
Museu Moesgaard Museum
O museu Moesgaard situa-se nos subúrbios da cidade a uns escassos minutos de bicicleta e é de paragem obrigatória para quem visita Aarhus. O cenário bucólico que o envolve é uma exposição sobre a pré-história que mais se assemelha a uma aventura de exploração e faz do Moesgaard num dos melhores museus escandinavos. O acervo compreende tesouros arqueológicos e etnográficos apresentados de forma inteligente: uma escada da evolução. O Moesgaard orgulha-se de duas coisas: o Grauballe Man, a múmia da idade do ferro mais bem preservada da Escandinávia, e uma vista panorâmica espetacular que se pode desfrutar dos seus telhados relvados inclinados.
Den Gamle By, a Cidade Velha
Igualmente atrativa, a Cidade Velha (Den Gamle By) é um museu ao ar livre que mostra a vida quotidiana das populações dinamarquesas em três décadas históricas específicas: 1860, 1920 e 1970. A cidade foi reconstruída para permitir ao visitante conhecer e explorar cerca de setenta casas históricas que foram trazidas de vários pontos do país para este local. Habitada pelas suas gentes vestidas a rigor com vestuário da época, a arte do vidro soprado, da encadernação de livros ou do sapateiro são apenas alguns exemplos dos mesteres de antão que os curiosos podem observar e os entusiastas, experimentar.
Jardim Botânico
A uma curta distância da Den Gamle By, encontra-se o Jardim Botânico de Aarhus. Uma atração turística premiada e cujo ponto alto se traduz nas quarto estufas de clima controlado dedicadas a regiões climatéricas dstintas – desde o deserto à montanha. É ainda possível visitar exposições temáticas na área da botânica. Obviamente que este é um espaço extremamente convidativo para as famílias já que oferece espaços dedicados à brincadeira e aprendizagem para os miúdos – e os graúdos podem tomar parte também.
Latin Quarter, um bairro castiço
Às ruas empedradas ladeadas por típicas casas em estilo enxaimel, com os seus simpáticos pátios, no Bairro Latino (Latin Quarter) aliam-se os restaurantes temáticos, cafés oferecendo a típica pastelaria dinamarquesa, galerias de arte e comércio local. As lojas de artesanato são um dos pontos fortes neste bairro da cidade de Aarhus. Não se iniba de visitar uma e meter conversa com o artesão.
Aarhus Ø, o porto revolucionou-se
Aarhus Ø é a zona renovada do porto interno da cidade de Aarhus. É verdadeiramente surpreendente a transformação duma área que havia sido dotada ao esquecimento, mas é hoje um novo e convidativo bairro. É impossível ficar indiferente ao polémico Iceberg, uma obra de arquitetura vanguardista amada por uns, odiada por outros. O que é um facto é que o Iceberg se tornou na imagem de marca de Aarhus Ø. Promenades, bares para todos os gostos, o amplo espaço público Ø-Haven onde os locais podem cultivar flores ou vegetais, torres de observação no topo das quais somos presenteados com vistas sobre a cidade e a baía, e recente “estrela”, o Navitas, um edifício dedicado à ciência e tecnologia com amplos espaços, são as novidades que atraem locais e visitantes para um momento de lazer onde o relógio não comanda o tempo.
Dokk1, a biblioteca do futuro
Muito além duma mera biblioteca virada para o futuro, Dokk1 é um projeto visionário. O projeto de arquitetura incorpora os princípios de sustentabilidade, conhecimento, tecnologia e humanismo num só espaço onde o princípio basilar assenta no cidadão e na comunidade. “Dokk1 deverá ser um santuário flexível e dinâmico para todos os que buscam conhecimento, inspiração e desenvolvimento pessoal – um ambiente de aprendizagem aberto e acessível que apoie a democracia e a comunidade.” Não há melhor forma de descrever o Dokk1 do que através das próprias palavras dos agentes envolvidos na criação deste novo conceito de órgão autárquico ao serviço do cidadão.
Godsbanen, a incubadora cultural
Godsbanen, é um polo criativo que acolhe dezenas de negócios e espaços criativos, dos teatros às empresas de design passando pelas oficinas e ateliers, nos antigos edifícios ferroviários agora renovados. Concertos, mercados, feiras, workshops e exposições são alguns exemplos do que está sempre a acontecer aqui.
Onde ficar em Aarhus? Dicas de alojamento
O alojamento na Dinamarca é um bem que sai caro e Aarhus não foge à regra, muito menos em ano de maior afluxo e com tantos eventos culturais a decorrerem. Portanto, estude bem as opções atendendo ao seu orçamento de viagem.
O centro da cidade tem maior oferta, logicamente, mas sendo a região de Aarhus tão adequada ao uso da bicicleta, não descarte a hipótese de ficar numa casa de campo nos arredores, rodeado de natureza e paisagens deslumbrantes, onde os preços são mais convidativos.
A hospitalidade é algo de que os serviços de alojamento em Aarhus se podem orgulhar. Dependendo das suas necessidades, carteira e gosto, encontrará de certeza um alojamento que o satisfaça: hotéis de qualidade, hostels que primam pelo convívio e boa disposição, acolhedores B&B sempre com um toque pessoal, o campismo ou abrigos de floresta para amantes do ar livre.
Cabinn Aarhus
O campeão de vendas na cidade de Aarhus faz parte da rede hoteleira Cabinn. A cadeia opera sob o princípio de soluções de aproveitamento de espaço mas com condições de conforto. Um quarto económico para duas pessoas, duas camas em beliche, WC privado com duche, chaleira e TV, terá um preço a começar nos €80 – não esquecer que estamos na Dinamarca. A localização central é o aspeto mais elogiado pelos utilizadores.
Hotel Royal
Na nossa opinião, o Hotel Royal é a estrela dos hotéis de luxo no centro da cidade de Aarhus. Clássico e requintado, o toque de classe é a imagem inconfundível do Royal: um edifício neoclássico do século XIX decorado com peças de arte, lustres e vitrais. A localização central, apenas a alguns minutos a pé de distância de todos os atrativos principais da cidade, é decisivo para quem procura conforto, luxo e requinte.
Clique para ver mais opções de alojamento em Aarhus
Onde comer?
As três estrelas Michelin colocaram a cidade de Aarhus no mapa da elite gastronómica mundial. Os padrões já de si elevados são honrados pelo número crescente de chefs gourmet criativos que primam pela qualidade. A cozinha nórdica usa produtos frescos locais e da época. Não estranhe se o menu mudar com regularidade. A cozinha internacional também marca presença numa cidade cuja população jovem é também multicultural.
Com restaurantes para todos os gostos, simpáticos cafés e pastelarias, espalhados um pouco por toda a cidade, não terá dificuldades em encontrar algo que desperte as papilas gustativas. Destacamos o Aarhus Street Food (Ny Banegårdsgade 46), onde a criatividade dos jovens cozinheiros e o conceito de food court se misturam na perfeição. A mais valia sendo, a nosso ver, preços mais económicos com escolha variada, tudo no mesmo espaço.
Informação prática para visitar Aarhus
- O posto de informação turística está situado na biblioteca Dokk1. (Hack Kampmanns Plads 2, DK-8000 Aarhus C). Peça informação sobre os eventos a decorrer durante a sua estada, tours, aluguer de bicicletas entre outros. A equipa é muito simpática. Mapas e folhetos gratuitos.
- Na nossa opinião o Aarhus Card não compensa pelos transportes já que para apreciar verdadeiramente a cidade é muito mais agradável percorrê-la a pé ou de bicicleta. E sendo a “grande cidade mais pequena do mundo”, como os locais gostam de brincar, não se justifica. Contudo, permite descontos consideráveis num número grande de atrações bem como entrada livre em vários museus e atividades.
- A gratificação (gorjeta) não é prática comum nem esperada por parte dos turistas. No caso dum atendimento extraordinário, pode optar por recompensar a atenção.
- Moeda: coroa dinamarquesa DKK; 1 DKK=100 øre. Leve algumas coroas dinamarquesas consigo para qualquer eventualidade à chegada mas existem ATM em praticamente todo o lado onde pode fazer levantamentos faseados. Informe-se sobre o limite de levantamento diário na Dinamarca na sua instituição bancária.
Outros Roteiros de Cidades Europeias
Amesterdão | Atenas | Barcelona | Berlim | Bruxelas | Budapeste | Copenhaga | Cracóvia | Dublin | Dubrovnik | Edimburgo | Estocolmo | Florença | Genebra | Hamburgo | Liubliana | Londres | Madrid | Munique | Nápoles | Oslo | Paris | Praga | Sarajevo | Roma | Valletta | Viena | Vilnius | Zagreb
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!