Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na Noruega

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na Noruega

Visitar Tromso, na Noruega, está na lista de desejos de muitos viajantes. E por boas razões. Quando chega a época das auroras boreais é uma das melhores apostas de destinos para assistir ao fascinante fenómeno natural do bailado das Luzes do Norte. Tromso é considerada a capital da aurora boreal na Europa, com localização, cenário, condições e serviços perfeitos para “ir à caça da aurora boreal” na Noruega. Mas acima de tudo, visitar Tromso é abrir uma porta de entrada para o Ártico, para um mundo de experiências que vão muito além do espetáculo de cores do céu noturno.

Os lagos gelados e os animais selvagens, a cultura Sami dos “pastores” de renas, que vagueiam na zona rural, a escassos quilómetros da cidade, fazem deste um dos melhores destinos europeus para abraçar tudo o que a natureza tem para oferecer. Ao visitar Tromsø estará rodeado por imponentes montanhas cobertas de neve de um lado e pelo mar aberto do outro. Esta paisagem montanhosa e repleta de fiordes cria um cenário excecional para ver a aurora boreal em Tromso.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaComece já a planear o seu roteiro para visitar Tromso e ir à “caça da aurora boreal” com as sugestões que lhe revelamos neste artigo, até porque os cientistas estão a prever que o inverno de 2023-24 poderá ser a melhor altura para ver a aurora boreal nos próximos 11 anos. O ciclo solar está prestes a atingir o pico de atividade o que significa que podem surgir mais auroras boreais.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na Noruega

Na preparação da sua viagem para visitar Tromso não deixe de ler também o nosso guia e roteiro para visitar a Noruega.

Informações práticas para visitar Tromso

  • Moeda: coroa norueguesa (clique para ver a taxa de câmbio)
  • Fuso horário: inverno UTC+1; verão UTC+2
  • Indicativo da Noruega: +47
  • Visto Noruega: os cidadãos portugueses não precisam de visto de turismo para visitar a Noruega, só necessitam de passaporte válido. Os cidadãos brasileiros necessitam de visto de turismo para viajar para Noruega para estadias até 90 dias.

Onde fica Tromso?

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaTromso fica situada no norte da Noruega, 300 km acima do Paralelo 66 que determina o Círculo Polar Ártico, mais precisamente ao paralelo 69º N. A maior parte da cidade de Tromsø está situada no lado leste da ilha Tromsøya e abrange ainda dois subúrbios situados respetivamente na ilha de Kvaløya (com ligação rodoviária através da ponte Sandnessundbrua) e no território continental da Noruega ao qual está conectado pela ponte Tromsøbrua e pelo túnel Tromsøysundtunnelen.

Como chegar a Tromso?

A melhor forma de chegar a Tromso é de avião. Como não existem voos diretos de Portugal, terá sempre de se sujeitar a uma ou mais escalas passando por outras cidades europeias com ligação a Tromso. A melhor opção será procurar voos para Oslo, capital da Noruega que dista cerca de 1700 km de Tromso, e depois voar para a cidade no norte da Noruega já que há várias ligações aéreas diárias com uma duração de cerca de 2 horas de viagem.

Como ir do aeroporto ao centro de Tromso

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaO aeroporto internacional de Tromsø-Langnes (TOS) serve a maior cidade do norte da Noruega e toda a região e fica a pouco mais de 4 km do centro da cidade.

Para ir do aeroporto de Tromso para o centro da cidade pode apanhar o shuttle bus Airport Express, as linhas urbanas de bus 40 e 42, ou um táxi. Se quer ir do aeroporto ao centro de Tromso sem complicações, pode reservar o seu transfer privado com antecedência.

Quando visitar Tromso?

Se o objetivo é ver a aurora boreal, a melhor altura para visitar Tromso é de meados de setembro até meados de março.

O fenómeno natural é conhecido por ser bastante esquivo, precisar de noites bem escuras e céus limpos para ser avistado. A mãe natureza nem sempre alinha no jogo, portanto, não é garantido que aconteçam ou veja auroras boreais durante a sua viagem. Para aumentar as probabilidades a seu favor, reserve vários dias para visitar Tromso, aponte para noites longas e datas a rondar a lua nova, quando há menos luz nos céus.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaTromso até dedica um festival anual à aurora boreal, o Northern Lights Music Festival ou Nordlysfestivalen, com eventos musicais que se realizam frequentemente sob um céu verde ardente, em fins de janeiro. Outubro abre a temporada da neve para tornar as atividades mais divertidas, como passeios de trenó ou snowmobile. De novembro a janeiro é a melhor fase do ano para visitar Tromsø e fazer excursões de observação de baleias.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na Noruega

De 27 de novembro a 21 de janeiro, Tromso fica imersa numa noite ártica que dura quase dois meses. Quando o sol volta a aparecer, no dia 21 de janeiro, a cidade celebra o Dia do Sol – Soldagen. Quando chega o verão, o sol não desaparece igualmente durante quase dois meses. É o Sol da Meia-Noite que acontece entre os meses de maio e julho.

Assim que decida quando visitar Tromso, é muito importante fazer a mala de acordo.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaEstamos a falar dum destino ártico, logo, de inverno é preciso trazer roupa quente, dos pés à cabeça, para combater as temperaturas negativas. Vai ficar muito agradecido quando estiver ao relento à espera de ver a aurora boreal. A fórmula mágica posta diariamente em prática pelos locais é lã, muita lã. Pense em roupa interior térmica, botas de neve, calças térmicas, camisolas de lã e parka de inverno, cachecol, gorro e luvas. Dependendo das atividades que escolha fazer durante o seu roteiro para visitar Tromso, no inverno traga refletores (o colete de segurança do carro, pode não ser muito estético mas faz bem o serviço) e uma lanterna frontal – senão, o powerbank para o telemóvel pode não chegar. E nunca se esqueça do tripé.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaNo verão, não dispense a lã e pense em roupa mais leve para vestir em camadas sem nunca esquecer um agasalho – ah, e uma máscara para dormir é absolutamente indispensável.

Seguro de Viagem para Tromso

Algo que consideramos crucial numa viagem a Tromso é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Tromso e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Onde ficar em Tromso? Sugestões de alojamento

Decidido a explorar a capital da aurora boreal para ver as Luzes do Norte ou o Sol da Meia Noite? Vai querer saber onde ficar alojado em Tromso, e o centro da cidade é definitivamente a melhor zona. Tromso é uma cidade relativamente pequena, logo, não tem tanta oferta de alojamento como outras cidades da Europa. Além disso, a hospedagem em Tromso vai-lhe “comer” uma boa fatia do orçamento de viagem pois a Noruega é um país caro. Por isso, reservar hotel em Tromso com antecedência é imperativo.

Radisson Blu Hotel Tromsø

Com localização central, o Radisson Blu Hotel Tromsø é considerado um dos melhores hotéis de luxo de Tromsø. É um hotel de 4 estrelas muito bom, com as comodidades a que a cadeia Radisson já habitou os seus hóspedes. Os quartos e suites recentemente renovados apresentam uma decoração com tons quentes e relaxantes, e comodidades para preparar café e chá no quarto. A tarifa inclui acesso ao centro de fitness e à sauna. Mesmo que não desfrute desses serviços, suba ao 10º piso pelas vistas vistas deslumbrantes sobre a cidade, a Baía de Tromso e as montanhas circundantes.

Clarion Hotel The Edge

Muitos consideram o Clarion Hotel The Edge como o hotel mais bonito de Tromso. Os hóspedes claramente ficam muito impressionados. O design hotel fica à beira-mar, é uma das primeiras escolhas para quem busca acomodações de luxo e tem o único skybar de Tromso com vistas incríveis e um menu de bebidas bastante apelativo – vale a pena mesmo não sendo hóspede.

Scandic Ishavshotel

Embora haja novos hotéis a conquistar o favoritismo, o Scandic Ishavshotel é uma instituição de Tromsø: tem tarifas mais económicas e esgota num ápice. Este hotel de 4 estrelas também fica mesmo à beirinha do mar, numa área pitoresca e parece um navio gigante empoleirado no final do cais, o que significa que cada quarto tem uma vista incrível. O pequeno almoço é um banquete, e ganhou inclusivamente o título de melhor café da manhã da Noruega há uns anos. Recomendamos sem hesitar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Tromso

Guia para visitar Tromso: o que fazer e como ver a Aurora Boreal?

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaAs Luzes do Norte são um espetáculo natural causado pela colisão de partículas (eletrões), provenientes das tempestades solares, com gases existentes na camada superior da atmosfera da Terra, como o nitrogénio e o oxigénio que lhe conferem as diferentes colorações.

Sendo um fenómeno natural, o aparecimento da aurora boreal é notoriamente difícil de prever com mais do que dois dias de antecedência. Portanto, quantos mais dias alocar ao seu roteiro para visitar Tromso, melhor.

Muita coisa depende da atividade solar, da posição do campo geomagnético da Terra e de céu escuro e limpo. Ora, é essa natureza imprevisível da aurora boreal que mantém o seu fascínio místico.

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaÉ imperativo que exista atividade geomagnética para se conseguir observar uma aurora boreal. O melhor amigo de quem persegue uma aurora boreal é o Índice KP (medidor da magnitude das tempestades geomagnéticas) que varia entre 0 e 9. Quanto maior o índice maior a chance de ver uma aurora boreal.

É preciso um índice de Kp<5 no Kp Index para que uma tempestade solar se traduza numa aurora boreal bem visível, especialmente na faixa terrestre em latitudes compreendidas entre os paralelos 66 e 69, tanto do hemisfério norte como do hemisfério sul. Ora, Tromso fica acima do Círculo Polar Ártico, localizado bem no coração dessa zona auroreal, a 69º norte.

Para além da atividade magnética, é extremamente importante haver noites escuras para se conseguir observar a aurora. E quanto mais longas, melhor. Logo o outono e inverno, do hemisfério norte, são as melhores estações para se ver as auroras boreais, mais especificamente entre setembro e março.

As auroras também ocorrem durante outros meses mas a claridade não permite desfrutar do fenómeno na sua plenitude.

Ver a Aurora Boreal em Tromso

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaVer a aurora boreal é muito provavelmente o principal objetivo do seu roteiro para visitar Tromso, um dos melhores destinos para assistir ao espetáculo celestial noturno da dança das Luzes do Norte no outono e inverno. Ver a aurora boreal em Tromso de terra (ou do mar como preferem os locais) é um sonho a realizar pelo menos uma vez na vida.

Pode alugar carro para partir na sua aventura de “caça à aurora boreal” de forma independente. Mas para viver esta experiência única da vida, a melhor aposta é reservar um tour guiado por especialistas.

Estes guias são craques a encontrar os melhores céus limpos noturnos, em clareiras remotas, longe da poluição luminosa da cidade e rodeado de natureza selvagem e montanhas espetaculares, para aumentar as probabilidades de ver a aurora boreal. Além disso, fornecem roupa quente para aguentar o frio enquanto espera e, muitas vezes, tiram as suas fotos sob o fascinante céu esverdeado.

Nós optamos pelo tour guiado em detrimento de alugar carro porque as estradas tinham neve e gelo. Pela nossa segurança, obviamente que não íamos correr o risco de conduzir em estradas nessas condições.

A nossa escolha de tour recaiu neste Tour Aurora Boreal em micro-ônibus a sair de Tromso com tudo incluído: transporte, guia, roupa térmica, bebida e comida quente, e até tripé. Como esgota rápido, compramos com antecedência.

A grande incógnita era se o mau tempo nos impediria de ver a aurora boreal. Mas estávamos tranquilos porque podíamos cancelar com até 24 horas de antecedência, receber o reembolso integral e reagendar para outra noite enquanto estivéssemos a visitar Tromso.

Felizmente, desfrutamos duma experiência completa no Ártico, com direito a bebidas quentes, marshmallows assados na fogueira e uma dose de lapskaus, um guisado local, enquanto esperávamos pela chegada duma fascinante e indescritível aurora boreal!

Fazer um passeio de trenó puxado por cães Husky

O que fazer em Tromso está longe de se resumir a ver a aurora boreal. Uma das melhores experiências é fazer um passeio de trenó puxado por cães Husky sobre a neve.

As excursões propõem um escape da cidade pelas amplas e dramáticas paisagens nevadas do Círculo Polar Ártico no território selvagem de Tromso.

Nesta excursão de 4 horas, com guia especializado, terá a oportunidade interagir com os huskies antes, e depois, de ser musher por um dia a liderar uma equipa de Huskies seguindo a trilha atrás dum guia experiente. No fim do passeio, desfrute do aconchego da tenda lavvu aquecida pela fogueira para desfrutar de comida quentinha e bolo de chocolate.

Fazer um passeio de trenó puxado por renas e visitar um Campo Sámi

Outra atividade de inverno que poder fazer em Tromso, é visitar um campo rural Sámi para conhecer o modo de vida deste povo do Ártico e ver as simpáticas renas.

Alimentar as renas, aprender detalhes da cultura do povo indígena Sámi (ou Lapões) e até fazer um pequeno passeio de trenó puxado por renas é uma vivência autêntica que não vai querer perder. As renas são parte integrante das zonas rurais da Noruega e a poucos quilómetros de Tromso há algumas quintas tradicionais abertas a visitas.

Esta excursão de dia inteiro (clique para ver no GetYourGuide) leva-o de van até um acampamento Sámi para descobrir como vivem os criadores de renas do povo Sámi, fazer um passeio mágico de trenó puxado por uma rena sobre a neve, conhecer a vida dos pastores de renas nas florestas da Noruega entre o lavvu (uma tenda Sami que os pastores desmontam e reconstroem enquanto seguem seus rebanhos pela natureza) e a gamme (cabana de madeira Sámi), alimentar um rebanho de renas, saborear a autêntica gastronomia Sámi numa refeição tradicional quente e deliciosa enquanto ouve histórias e canções tradicionais em torno de uma fogueira.

Fazer um Cruzeiro pelos Fiordes de Tromso

A Noruega tem o maior número de fiordes existentes à face da Terra, lugares de espetaculares panorâmicas e autênticas plateias para o mundo mágico da Natureza. Nós podemos confirmar: tudo o que dizem sobre a beleza natural destes braços de mar que entram terra adentro por vales profundos ladeados de majestosas montanhas, é verdade.

E Tromso tem fiordes que são um deleite visual para uma primeira vez desta experiência sensorial: além do espetáculo paisagístico, pode ter a sorte de avistar fauna digna dum episódio do BBC Vida Selvagem.

Se programar o seu roteiro para visitar Tromso quando o sol já brilha, coloque um passeio de cruzeiro pelos fiordes de Tromso na sua lista “o que fazer em Tromso” e renda-se ao encanto da extraordinária beleza da região de Tromsø a bordo de um barco tradicional, navegando em direção ao Mar Ártico por fiordes repletos de maravilhas. Se quiser reservar com antecedência a sua espetacular excursão polar, esta excursão guiada de 5 horas num cruzeiro pelos fiordes de Tromso inclui almoço, bebida e snacks.

Fazer um passeio de snowmobile pelos Alpes Lyngen

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaQuer sentir-se como um explorador por um dia repleto de emoções e diversão no seu roteiro para visitar Tromso? Aventurar-se profundamente na natureza, mergulhar num mundo mítico e experienciar o espetáculo glorioso da natureza ártica? É o que vai viver num passeio de snowmobile pelos magníficos Alpes Lyngen, a cordilheira montanhosa dos glaciares, fiordes, rios e lagos… E trolls. Mas quem melhor lhe explica como esses gigantes de rocha inspiraram o folclore norueguês é o seu guia desta excursão de dia inteiro num safari de snowmobile aos Alpes Lyngen.

Fazer um passeio de barco no Ártico para observar baleias e orcas

Se as datas do seu roteiro para visitar Tromso forem entre outubro e janeiro, saiba que coincide com a chegada das orcas e baleias jubarte que migram para os mares de Tromso para se alimentarem.

Para fazer um safari de observação de baleias, a melhor opção é recorrer a um tour de barco.

Há muitas empresas a oferecer passeios de barco, de meio dia a dia inteiro, para observação de baleias. Nós recomendamos este passeio para observação de baleias com saída do porto de Tromso, em catamarã híbrido silencioso, por estar muito bem cotado e apresentar a melhor relação qualidade-preço.

Passear pelo centro histórico de Tromso

Visitar Tromso: o que fazer e como ver Aurora Boreal na NoruegaPara complementar as emoções das atividades dos seus dias de roteiro para visitar Tromso, aproveite para deambular pelo centro da cidade, visitar os seus pontos de interesse mais emblemáticos e conhecer algumas das suas particularidades.

Catedral do Ártico, um dos locais imperdíveis quando visitar Tromso

Afinal, Tromso soma superlativos como a universidade, o jardim botânico, o planetário, a igreja católica, a mesquita, a equipa de futebol e a destilaria mais setentrionais do mundo.

Os lugares a não perder num roteiro para visitar Tromso são:

  • Catedral de Tromso: na rua Storgata, a rua principal de Tromso, aprecie a única catedral de madeira da Noruega em estilo gótico revivalista inaugurada em 1861 e sede desta diocese luterana da Igreja da Noruega;
  • Catedral do Ártico: devido à sua forma impressionante e à sua arquitetura arrojada, a igreja de Tromsdalen ficou conhecida como Ishavskatedralen, Catedral do Ártico, logo após a sua inauguração em 1965. Como um farol no horizonte, as suas luzes são visíveis de praticamente toda a cidade de Tromso, mas precisará de atravessar a ponte Tromsøbrua para a ver de perto.
  • Museu Polar: na zona mais antiga da cidade, este museu conta a fascinante história de Tromso como “porta do Ártico” para os exploradores das expedições polares, a par de explicar algumas tradições locais de sobrevivência nesta região gelada.
  • Teleférico Fjellheisen: suba confortavelmente e sem canseiras ao topo do Monte Storsteinen, a 421 metros de altitude, numa viagem de 4 minutos de teleférico, para vistas panorâmicas imbatíveis sobre a cidade de Tromso
  • Polaria: conheça animais marinhos do Ártico, como focas brincalhonas, no aquário mais a norte do mundo;
  • Planetário Nordlysplanetariet: centro de ciências onde a aurora boreal nunca falha uma aparição (projetada na cúpula, todos os dias à 14:00h).
Vista do Monte Storsteinen

Mapa dos principais pontos de interesse a visitar em Tromso


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os pontos de interesse a visitar em Tromso.

Outros artigos da Escandinávia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.