Desde Fevereiro, e até ao final do ano de 2010, o primeiro domingo do mês significa andar à borla nos S-Togs (comboios suburbanos da zona metropolitana Copenhaga), sem dúvida uma boa noticia para quem quer conhecer um pouco melhor a Zelândia, até porque os ditos S-Togs permitem-nos ir até lugares bem interessantes como sejam Hillerød (com o seu Frederiksborg Slot), Køge ou Frederikssund, entre muitos outros.
E foi precisamente Frederikssund o destino por nós escolhido para este domingo a modos que nublado. A cidade fica estrategicamente situada na parte mais estreita do fiorde de Roskilde e a apenas 40 kms da capital dinamarquesa, tendo sido fundada em 1655 sob as ordens de Frederico III (daí o seu nome).
A cidade em si é bastante simpática e na mesma pontificam as casas de vigamento de madeira com os seus agradáveis pátios, um pouco à semelhança de Køge, e onde não faltam as cabanas dos pescadores.
Mas a grande atracção da cidade é sem dúvida alguma a sua aldeia Viking reconstruída, que fica localizada dentro de um pequeno bosque a cerca de 10/15 minutos a pé do centro da cidade. E o passeio até lá, pelas margens do fiorde de Roskilde, é mesmo muito agradável, mesmo nesta altura do ano.
A entrada na aldeia é gratuita e nela podemos ver não só as casas vikings reconstruídas, mas também runas, pedras e árvores seculares. Claro que o Verão é a melhor altura para se visitar a aldeia Viking, até porque a partir do solstício e até final de Julho a aldeia recebe um festival Viking enchendo-se assim de cor e animação (no passado Verão assistimos a dois, um em Roskilde e outro na Suécia, em Fotoviken e sem dúvida alguma que recomendamos a experiencia).
E assim foi mais um domingo por terras dinamarquesas, desta feita com o “patrocínio” do S-Tog.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Pois é…ainda tem tanto lugar lindo pra eu conhecer que terei que trabalhar umas 48 horas por dia e viver mais umas 200 vidas!
Que pena esse tal sistema de trasnportes não ter estado operacional quando aí estive em Outubro, adoraria conhecer essa aldeia viking e o cena´rio da neve é poético.
P.S. Já votei no vosso blogue e lembro que também concorro ao mesmo concurso, mesmo "rivais" ainda estão a tempo de votarem no meu!::)))
Bjs
Olá! Você acabou de ganhar um Oscar!
Isso é que é aproveitar bem o domingo… assim como o "patrocínio do S-Tog"…:)
Mais uma vez, excelentes fotos a acompanhar uma boa crónica…
Boa semana de trabalho aí por Copenhaga.
Beijos,
AA
P.S.- Já votei…:)))
Já fui para esses lados, mas não fui a Frederikssund. As fotos estão excelentes e como é a um Domingo, não há qualquer problema em apanhar um dinamarquês à frente da foto. AHAHHAHA… É um case-study interessante… será que emigram todos para a Suécia ao Domingo?
Olha, essa dos S-Togs serem à borla no primeiro domingo do mês é que eu não sabia! Mas agora fica anotado!!! Que linda a cidade viking!! Ah, mas eu tenho uma foto naquelas pedras!! Ehehehehe…
Afinal houve um engano… as pedras da minha foto são parecidas, mas não são essas! Parece que é para o lado contrário! AHAHAHAHAH!
Hola! Feliz día de la Mujer! No para vos, para tu esposa! jajaja
saludos desde Buenos Aires.
Aqui, estrenando Oscar!
Bonitas fotos e excelente descrição!
Também estou a votos no super blog awards, já votei em vocês e se não for o meu espaço a ganhar espero que seja o vosso porque a acontecer, é inteiramente justo.
Cumprimentos.
A Dinamarca é encantadora!!!!!
Foi uma viagem que adorei.
Bjs
Claudia
Olá Deisoca. De facto só mesmo com umas 200 vidas é que se consegue conhecer todo o mundo. E mesmo assim não sabemos 🙂 Sofremos do mesmo 🙂 Obrigado pelo Oscar.
Bjs
olá Paula. Mais um atractivo para regressarem a Copenhaga. É uma boa borla até porque os comboios aqui são bem caros, como sabes. Também já votamos no teu blog. Sem dúvida que mereceu o voto!
Bjs
Olá Alexandrina. Obrigado pelas palavras e pelo voto 🙂 Nós gostamos muito de aproveitar este tipo de patrocinios 🙂 Uma boa semana para ti também.
Bjs
Olá Vitor. Tak. Eh eh eh! É de facto um case-study interessante. Eu acho que eles vão todos para a Alemanha comprar cervejola mais barata 🙂
Abraços
olá Marta. É uma boa borla e nada usual por estes lados 🙂 Temos de planear uma train trip. Quem sabe comer uma bela pizza em Hillerod 🙂
Quanto ás pedras… eles fazem-nas parecidas só para enganar os tugas 🙂
Beijinhos
Hola Alejandra. Gracias. Feliz Dia da Mulher para ti também 🙂
Besos
Olá Lacoste. Obrigado. Também já votamos nas Viagens Lacoste, que sem dúvida merecem estar no topo. Era muito giro que a votação termina-se só com blogs de viagem nos 5 primeiros 🙂 Podia ser que os convence-se a criar uma categoria de viagens para o ano 🙂
Abraços
olá Claudia. Nós ainda temos muito que explorar por aqui, mas temos gostado do que temos visto.
Bjs
Olá Vagamundos!
Aproveitem bem essas borlas. As fotos são lindas e ao vivo deve ser bem melhor.
Abraços
Voçês tem sorte em estar num país junto ao mar, mesmo que não seja o atlântico, frio por frio acho que preferia estar por esses lados, aqui por vezes sinto-me sufocada por me sentir longe do litoral :((. preciso de férias urgentemente!!!
A aldeia deve ser uma delícia.
Beijinhos aos dois
Olá Morgado. Gostaríamos de voltar lá quando chegar o Verão, as cores forem mais "berrantes" e a aldeia Viking se encher de vida 🙂
Abraço
Olá Micas. Vê-se bem que és lusitana 🙂 O mar está aqui ao lado, mas a imensidão do Atlântico visto da costa portuguesa não mora aqui. Também bate uma forte saudade!
Beijinhos nossos
Quando estive na Dinamarca fiz esse trajecto entre Copenhaga e Roskilde de comboio (mas paguei!), e estive no museu de barcos Viking e na catedral de Roskilde, onde estão sepultados uma catrefada de reis e rainhas dinamarquesas. Segundo reza a história, parece que Roskilde foi a primeira capital dinamarquesa.
Saudações do Roadrunner!
Também percorremos exactamente os mesmos lugares quando fomos a Roskilde no Agosto passado e também tivémos que pagar os bilhetes por inteiro 🙂 Ainda não temos crónica dessa visita. Frederikssund fica mais a Norte, na zona mais estreita do fiorde. E valeu bem a pena conhecer, motivados pela "borla" dos S-tog 🙂
Abraço
Olá,
Obrigado por essa paisagem rural e pela mostra dessa aldeia viking!!
Afinal a Dinamarca têm muito mais do que cidades e palacios :))
As fotos estão 5 estrelas.
Cumprimentos
Obrigado pela tua simpatia! A Dinamarca tem bastantes tesouros rurais, é verdade, não é só palacios e cidades 🙂 O que tem de particular é que as cidades se integram muito bem na paisagem natural, que aqui não falta! Esperamos vir a conhecer e dar a conhecer mais locais quando vierem os dias mais quentes.
Abraço