Anda à procura das melhores cascatas do Bali? Então, veio parar ao sítio certo. Neste artigo vamos partilhar consigo um guia completo para visitar as mais belas cascatas do Bali perto de Ubud e Munduk, as regiões da ilha com o maior número de cascatas paradisíacas por quilómetro quadrado.
O Bali é uma das ilhas mais maravilhosas do mundo! E se há algo que deixa todos os visitantes (sem exceção) embasbacados, são as suas idílicas cascatas rodeadas de luxuriante vegetação. Quem nos acompanha sabe que um dos nossos hobbies favoritos é andar à “caça” de cascatas e na nossa viagem ao Bali tivemos a oportunidade de conhecer várias mãos cheias delas, cada uma mais apaixonante que a outra. Agora contamos-lhe tudo o que precisa de saber para partir à aventura!
Para além de uma breve descrição das cascatas mais bonitas do Bali, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas, toda a informação prática que precisa para as ir visitar e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir relativamente perto das melhores cascatas do Bali. Prepare-se para momentos de puro deslumbramento!
Conteúdo deste Artigo
Guia completo para visitar as Cascatas mais bonitas do Bali
Como se deslocar para visitar as Cascatas do Bali
Os transportes públicos no Bali são extremamente ineficientes e praticamente inexistentes fora das grandes cidades. Por isso, tem basicamente três opções para visitar as cascatas do Bali: alugar mota, alugar um carro com motorista (os estrangeiros não podem alugar carro sem motorista no Bali) ou recorrer a tours.
Nós optamos por alugar mota para os dias em que as distâncias para visitar as cascatas do Bali eram mais curtas, e por alugar carro com motorista para os dias em que as cascatas que queríamos visitar implicavam fazer maiores distâncias (por exemplo as cascatas Leke Leke, Tukad Cepung e Sekumpul).
Abaixo partilhamos as vantagens e desvantagens de cada uma das opções, baseado na nossa experiência, para @ ajudar a tomar a melhor decisão possível de acordo com os seus interesses e perfil de viajante.
Alugar mota
A grande vantagem da mota é o preço. Um aluguer de mota custa cerca de 5-7€ por dia. Contudo, convém ter consciência que o trânsito no Bali é super caótico e o número de acidentes de mota é mesmo muito elevado. Se não tem experiência em andar de mota, não recomendamos esta hipótese.
Caso esteja familiarizado com as duas rodas, é uma alternativa económica para visitar as cascatas do Bali mais próximas de Ubud e Munduk, como sejam as cascatas Suwat, Tibumana, Kanto Lampo e Banyumala.
Alugar carro com motorista
Para visitar as cascatas do Bali que impliquem percorrer distâncias maiores a melhor opção é, sem dúvida, alugar carro com motorista. Viaja com total conforto, completamente stress-free e, como as viagens são mais rápidas, consegue conhecer mais cascatas do Bali num só dia. E como é você que desenha o roteiro do dia, só visita as cascatas do Bali que lhe interessam. Tal e qual como se alugasse um carro, só que neste caso não precisa de conduzir.
Os valores rondam os 40-60€ por dia (depende sobretudo das distâncias a percorrer), com 10 horas de serviço e gasolina incluída. Nós reservamos o nosso carro com motorista no Bali através do GetYourGuide (clique para ver) cancelável com até 24 horas de antecedência. Sempre que recorremos ao serviço, conseguimos visitar tudo o que tínhamos projetado para esse dia pela ordem pré-definida por nós. Sem esquemas nem complicações!
Tours/Excursões
Se não pretende alugar mota nem carro com motorista, as excursões organizadas são outra boa opção para visitar as cascatas mais bonitas do Bali, sendo que na maioria dos tours terá também a oportunidade de conhecer os terraços de arroz e os templos mais famosos do Bali. Se for essa a sua escolha, recomendamos que monte base em Ubud, pois é de lá que arrancam os melhores tours.
Abaixo colocamos os tours do Bali que apresentam a melhor relação qualidade/preço. Clique nos respetivos links para consultar os programas, ler as avaliações e fazer as suas reservas: podes ver os links no roteiro bali
- Excursão às cascatas Tukad Cepung, Tegenungan e Tibumana
- Excursão à Cascata Tegenungan, Terraço de Arroz de Tegallalang e à Floresta dos Macacos
- Excursão às Cascatas Banyumala, Templo do Lago Bratan, Portão Handara, e Twin Lake (Norte do Bali)
- Excursão aos locais mais instagramáveis do Bali (incluí visita à fotogénica cascata Tukad Cepung)
Alojamento em Ubud e Munduk: onde ficar a dormir perto das cascatas do Bali?
Do barato (mesmo barato) ao caro (mesmo caro), há de tudo no Bali. Falta de alojamento com qualidade não há, mas durante a época alta os melhores alojamentos esgotam num ápice e os preços sobem em flecha.
A nossa experiência provou-nos que com antecedência arranjam-se autênticas borlas. Por isso, recomendamos vivamente que reserve os seus alojamentos com antecedência através do Booking.com, pois permite cancelamento da reserva sem custos adicionais na maioria dos casos.
Por último, listamos abaixo os nossos alojamentos favoritos em Ubud e Munduk, as melhores localidades para montar base para ir visitar as cascatas mais bonitas do Bali. Todos eles apresentam uma estupenda relação qualidade-preço.
Melhores Hotéis em Ubud
Adiwana Bisma: luxuoso e elegante, este boutique hotel é um oásis de tranquilidade no coração de Ubud. A poucos passos da Monkey Forest, o melhor da hospitalidade balinesa alia-se ao ambiente requintado dos quartos maravilhosamente concebidos, instalações excecionais e um ambiente sereno. Relaxe na infinity pool, mime-se no premiado Tejas Spa ou delicie-se no inovador Pistachio Restaurant.
Dewangga Ubud: conforto e conveniência a bons preços, a guesthouse de 3 estrelas fica a 6 minutos a pé do Palácio de Ubud. Além da infinity pool entre luxuriantes jardins tropicais, disponibiliza quartos ao estilo balinês aclimatizados com varanda e casa de banho privada. Aulas de culinária, sessões de Tai Chi, tratamentos e massagens no Spa, é só escolher como desfrutar deste retiro tranquilo.
Jati Cottage: esta guesthouse a 700 metros da Monkey Forest combina elementos artísticos balineses com comodidades contemporâneas, a par duma piscina exterior, e restaurante. Deixe-se encantar pela hospitalidade duma homestay genuína, aninhada em serenidade absoluta, cujas suites se destacam por serem espaçosas e luminosas.
Komaneka at Rasa Sayang Ubud: do naipe de resorts da cadeia Komaneka, o Rasa Sayang tem a melhor relação qualidade/preço. Luxo acessível com serviços, acomodações e comodidades que pouco deixam a desejar aos “irmãos” de 5 estrelas. Os quartos privados e villas (gigantes) deste elegante hotel de estilo urbano, com infinity pool, Spa e restaurante, são um oásis de paz na Monkey Forest Road.
Bali Sila Bisma: a homestay de gerência familiar com piscina exterior, dispõe de 4 quartos, 2 suites e uma villa tradicional privada, todos aclimatizados e com mini-fridge e chaleira elétrica, a preços bem económicos. Nota máxima para os anfitriões e o pequeno almoço. Fica a uma curta caminhada de atrações como o Mercado e o Palácio de Ubud, de restaurantes, de Spas e de todos os serviços que possa precisar.
Clique para ver mais opções de alojamento em Ubud
Melhores Hotéis em Munduk
Nadya Homestay: com uma ótima relação qualidade-preço, esta homestay (com serviços de hotel) em Munduk superou expetativas. Instalações (piscina, warung e terraços) cuidadas e modernas, quartos confortáveis, modernos, impecavelmente limpos e espaçosos com varandas enormes que transformam num prazer cada momento a desfrutar daquelas vistas de montanha absolutamente estonteantes. A atenção ao hóspede é fantástica e fica praticamente ao lado do início do Trilho das Cascatas de Munduk.
Adila Warung and Homestay: homestay de gerência familiar localizada na estrada principal que cruza Munduk, oferece acomodações económicas com vista para a montanha. Quartos equipados com um terraço ou varanda, casa de banho privada e janela para fornecer luz natural e ar fresco.
Clique para ver mais opções de alojamento em Munduk
Dicas práticas para visitar as Cascatas do Bali
- Para conhecer as cascatas do Bali terá de descer empinadas escadarias e percorrer alguns trilhos pedestres pelas luxuriantes florestas balinesas. Posto isto, recomendamos vivamente que leve calçado adequado a caminhadas. Ir visitar as cascatas do Bali de flip flops não é, de todo, uma boa ideia pois o terreno é por norma muito escorregadio.
- A maioria dos trilhos para ir visitar as cascatas do Bali encontram-se bem sinalizados. Contudo, há alguns mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas mais bonitas do Bali.
- Se quiser ir a banhos nas lagoas das cascatas do Bali sugerimos que utilize calçado aquático (aquashoes) para evitar escorregar e magoar os pés. E claro, não se esqueça de levar fato de banho e toalha de banho (as toalhas de microfibra são super compactas, leves e de secagem rápida).
- A grande maioria das cascatas do Bali presentes neste artigo podem ser visitadas sem guia, mas todas elas implicam pagar uma entrada. Os bilhetes são por norma vendidos no início do trilho de acesso.
- As cascatas do Bali são super fotogénicas e rapidamente se tornaram num fenómeno do Instagram. Como tal, nas cascatas mais populares, convém ir mentalizado para longas filas de gente à espera de tirar aquela fotografia especial para colocar nas redes sociais. Para fintar as multidões, tente visitar as mais famosas ao início ou ao final do dia. Por norma, quanto maiores são as caminhadas para visitar as cascatas do Bali, menor é a afluência. Por exemplo, ao longo do Trilho das Cascatas de Munduk conseguimos estar sozinhos em todas as cascatas. Fica a dica!
Seguro de Viagem para o Bali
Algo que consideramos muito importante numa viagem ao Bali é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. Até porque a fatura dos hospitais no Bali está longe de ser meiga e, no caso de ter algum contratempo, vai-lhe sair bem caro não ter adquirido um seguro de viagem. Só assim é possível viajar com tranquilidade.
Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.
Melhores Cascatas do Bali perto de Ubud
Cascata Suwat
Cascata Kanto Lampo
A Cascata Kanto Lampo é uma das cascatas mais fotogénicas do Bali, como tal, não é de admirar que seja uma das mais visitadas. Para aceder às pedras na base da cascata, onde são tiradas as instagramáveis fotografias, terá de caminhar alguns metros no leito do rio (convém levar calçado aquático para evitar escorregar) e esperar numa longa fila. Se só quiser ver a cascata, não precisa de esperar nem molhar os pés. O que não se livra é de ter de descer e subir a empinada ladeira desde o parque de estacionamento.
Cascata Tibumana
A Cascata Tibumana é outra das cascatas do Bali perto de Ubud que nos encheu as medidas. Para além da vistosa queda de água tem um maravilhoso enquadramento paisagístico e uma lagoa estupenda. O acesso desde o parque de estacionamento implica fazer uma pequena caminhada por entre apaixonantes arrozais, descer uma pequena escadaria e atravessar algumas pontes de bambu. O caminho encontra-se bem sinalizado e não apresenta qualquer dificuldade.
Cascata Tegenungan
A Cascata Tegenungan é uma das cascatas mais majestosas do Bali. Infelizmente, o seu entorno foi transformado num autêntico parque de diversões onde não faltam baloiços, miradouros, uma ponte com fundo de vidro e até mesmo um bar/club com uma piscina infinita, tudo fabricado para o Instagram. A beleza da cascata continua lá, mas é preciso abstrair-se do ruído e das multidões. O acesso desde o parque de estacionamento é feito por uma longa e extenuante escadaria.
Cascata Tukad Cepung
Imagine uma incrível queda de água oculta num estreito desfiladeiro que parece recortado de um filme do Indiana Jones e fica com uma ideia do que o espera quando for visitar a Cascata Tukad Cepung. O percurso até à cascata desde o estacionamento tem aproximadamente 2,5 km de extensão (ida e volta), sendo que no final do trajeto terá de caminhar diretamente no leito do rio pelo que recomendamos vivamente que leve calçado aquático. Um pequeno preço a pagar para poder ver ao vivo e a cores uma das cascatas do Bali mais surpreendentes.
Cascata Leke Leke
A Cascata Leke Leke é outra das cascatas do Bali que mais gostamos de conhecer. A queda de água está longe de ser das mais impressionantes da ilha mas o enquadramento paisagístico, no meio da densa selva balinesa, faz dela uma das cascatas mais fotogénicas do Bali. E é também uma das mais acessíveis pois desde o parque de estacionamento só terá de fazer uma curta caminhada pela floresta tropical (não mais de 15-20 minutos), ao longo do qual irá encontrar algumas castiças pontes de bambu.
Cascata Nungnung
A Cascata Nungnung fica localizada a uma curta distância da Cascata Leke Leke mas ao contrário da sua vizinha vai obrigá-lo a suar bastante para a ir conhecer. É que esta majestosa cascata do Bali fica encaixada num escarpado desfiladeiro e para ir até à sua base terá de descer (e subir) mais de 500 degraus desde o parque de estacionamento. Mas, estamos convictos, que quando lhe botar o olho em cima não vai dar por mal empregue o esforço.
Melhores Cascatas do Bali perto de Munduk
Trilho das Cascatas de Munduk (Cascatas Laangan Melanting, Labuhan Kebo e Red Coral)
O Trilho das Cascatas de Munduk, é um percurso circular com cerca de 6,5 km de extensão que arranca na aldeia de Munduk e que pode ser feito de forma completamente independente.
O trilho desenvolve-se maioritariamente pela densa floresta que cobre os vales e montanhas de Munduk e vai permitir-lhe conhecer três divinais cascatas do Bali, nomeadamente a Cascata Laangan Melanting, a Cascata Labuhan Kebo e a Cascata Red Coral.
O trilho apresenta um nível de dificuldade moderada, ou seja vai ter de suar um bocadinho para ir conhecer estas maravilhosas cascatas do Bali. O troço mais difícil é a empinada subida que surge imediatamente após a primeira cascata, nomeadamente a Cascata Laangan Melanting. Terá de superar um desnível positivo de 250 metros em apenas 1 km.
Por último, importa referir que, apesar de não ser muito difícil de seguir, o trilho não se encontra bem sinalizado pelo que recomendamos vivamente que leve consigo o track GPS que disponibilizamos abaixo. Até porque é completamente grátis!
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Cascatas Banyumala
As Cascatas Banyumala são mais um par de deslumbrantes quedas de água localizadas perto de Munduk. Para além da beleza das quedas de água e das lagoas formadas a seus pés, tem um entorno que é um autêntico Jardim do Éden! Para chegar ao paraíso e dar um mergulho nas refrescantes águas destas cascatas do Bali, terá de fazer uma caminhada de sensivelmente 2 km (ida e volta). Mas ver ao vivo estas obras-primas da natureza vale cada gotinha de suor!
Cascata Git Git
A Cascata Git Git é uma das cascatas mais famosas do Bali e a popularidade tem toda a razão de ser. Esta colossal queda de água, rodeada de luxuriante vegetação, é de uma beleza desarmante e como o acesso não apresenta qualquer tipo de dificuldade é acessível a praticamente todos os viajantes. Ir e vir desde o parque de estacionamento é pouco mais de 1km por um caminho bem cuidado e uma vez na base da cascata até encontra balneários para o caso de querer ir a banhos neste autêntico cartão postal do Bali.
Cascata Sekumpul
Fechamos a nossa lista das melhores cascatas do Bali com a Cascata Sekumpul, duas gigantescas quedas de águas com mais de 80 metras de altura, o que faz desta a maior das cascatas do Bali. E, em jeito de bónus, tem como vizinha a Cascata Fiji, uma tripla queda de água igualmente colossal. Não é à toa que este conjunto de quedas de água ganhou o cognome de Niagara Falls do Bali.
Ir até à sua base é uma extenuante caminhada pela floresta de sensivelmente 5 km (6 km caso queira conhecer também a Cascata Fiji) que, infelizmente, tem de ser feita obrigatoriamente na companhia de um “guia certificado”. Dizemos infelizmente pois o preço dos serviços do guia roça o exorbitante, sobretudo tendo em conta os padrões locais.
Mapa das cascatas mais bonitas do Bali (perto de Ubud e Munduk)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das cascatas mais bonitas do Bali.
Outros artigos sobre Bali
- Roteiro para visitar o Bali (15 dias)
- Guia e Roteiro para visitar a ilha Nusa Penida
- Melhores Hotéis onde ficar em Ubud – Bali
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!