Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali

Está a ponderar incluir uma visita à deslumbrante ilha Nusa Penida na sua viagem a Bali, mas o planeamento está a revelar-se um verdadeiro quebra-cabeças? Então veio parar ao sítio certo. Neste artigo vamos partilhar consigo um guia e roteiro detalhado para visitar a ilha Nusa Penida, com os locais e experiências verdadeiramente imperdíveis, as melhores praias, alojamentos onde ficar em Nusa Penida, como chegar à ilha e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir aproveitar ao máximo esta surpreendente ilha da Indonésia.

Clique para ler o nosso guia e roteiro para visitar a ilha de Bali

Onde fica a ilha Nusa Penida?

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Miradouro Pulau Seribu

Nusa Penida é a maior das ilhas Nusa, nas quais se incluem as vizinhas Nusa Lembongan e Nusa Ceningan. Encontra-se localizada ao largo da costa sudeste de Bali, província à qual pertence. A viagem de barco desde o Bali demora menos de uma hora. Apesar de ser a maior das ilhas Nusa, Nusa Penida está longe de ser uma ilha grande tendo pouco mais de 20 km de comprimento e 15 km de largura.

Quando visitar Nusa Penida?

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Broken Beach

Nusa Penida (assim como toda a ilha de Bali) tem um clima tropical, ou seja é muito quente e húmida, sendo que as temperaturas não oscilam muito ao longo do ano, mas os termómetros sobem acima dos 30 ºC com alguma facilidade.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Interior da Ilha

No que a chuva diz respeito a conversa já é outra. À semelhança do que acontece em todo o Sudeste Asiático, Nusa Penida tem uma estação seca e uma estação de chuvas (monções). A estação seca vai de maio a outubro e as monções ocorrem entre novembro e abril, sendo que os meses piores são os de dezembro, janeiro e fevereiro. Posto isto, escusado será dizer, que a melhor época para visitar Nusa Penida é durante a estação seca.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Atuh Beach

Como pode calcular, nesta temporada os preços estão nos píncaros e convém ir mentalizad@ para encontrar a ilha literalmente à pinha, sobretudo nos meses de julho e agosto que coincidem com o verão na Europa e na América do Norte.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Crystal Bay

Para fintar as multidões e obter preços mais em conta, aposte nas shoulder seasons para visitar Nusa Penida: de finais de março a inícios de maio ou de finais de setembro a inícios de novembro. É certo que tem grandes probabilidades de apanhar alguns dias de chuva, mas livra-se das hordas de turistas e irá poupar imenso dinheiro.

Quantos dias são necessários para visitar Nusa Penida?

Diamond Beach

Apesar de ser possível visitar os locais mais badalados de Nusa Penida em apenas 1 dia, para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar Nusa Penida que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos dois dias inteiros à sua viagem.

Mantas Gigantes

Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor. Sobretudo se quiser fazer atividades aquáticas, como seja praticar snorkeling ou mergulho para ver as majestosas mantas gigantes que habitam nas águas das ilhas Nusa, fazer um passeio de barco ao redor da ilha, ou partir à descoberta das praias desertas de Nusa Penida.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Angel’s Bilabong

Está a visitar Bali e quer apenas fazer um passeio de 1 dia a Nusa Penida sem ficar lá a dormir? Nesse caso, a melhor opção é fazer uma excursão que já inclua a viagem de barco desde Bali, pois assim não perde tempo com logística e vai aproveitar muito melhor o seu tempo. Sugerimos que espreite as seguintes excursões do GetYourGuide a Nusa Penida com partida de Bali (clique nos links abaixo para ler avaliações e reservar). Ambas apresentam uma excelente relação qualidade/preço e permitem cancelamento sem custos até 24 horas de antecedência.

Seguro de Viagem para Bali/Nusa Penida

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Bali/Nusa Penida é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Até porque a fatura dos hospitais no Bali está longe de ser meiga e, no caso de ter algum contratempo, vai-lhe sair bem caro não ter adquirido um seguro de viagem. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Bali/Nusa Penida e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Como ir da ilha de Bali para a ilha Nusa Penida?

Porto de Sanur

Os barcos para a ilha Nusa Penida partem todos do novo terminal do Porto de Sanur (inaugurado em finais de 2022). Existem ferries durante todo o ano, mas horários e frequência variam de acordo com a estação.

Pode comprar o seu bilhete numa agência de viagens ou no seu alojamento em Bali (ambos cobram comissão), diretamente nas lojas das companhias marítimas que ficam situadas junto ao Porto de Sanur ou com antecedência através da internet (com cancelamento gratuito até 24 horas).

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Porto de Buyuk

Tenha em atenção que, na ilha Nusa Penida, os barcos aportam em três locais distintos, nomeadamente nos portos de Buyuk, Sampalan e Toya Pakeh, sendo que no último o desembarque é feito diretamente na praia, o que implica molhar os pés ao sair do barco. Tenha isso em conta, bem como a sua bagagem, na hora de comprar o bilhete.

Regra geral o trajeto é feito em fast boats, sendo que a viagem demora sensivelmente 45-60 minutos para qualquer dos locais de desembarque em Nusa Penida.

Como se deslocar na ilha Nusa Penida?

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de BaliOs transportes públicos em Nusa Penida são praticamente inexistentes. Por isso, tem basicamente três opções para visitar os principais locais de interesse de Nusa Penida:

  • alugar mota,
  • alugar um carro com motorista (os estrangeiros não podem alugar carro sem motorista em Bali)
  • ou recorrer a tours.

Apesar da ilha ser relativamente pequena, as viagens entre os locais a visitar em Nusa Penida são bastante morosas devido às deficientes estruturas rodoviárias e ao trânsito caótico, potenciado pelas centenas de excursões que diariamente chegam de Bali para visitar Nusa Penida.

Tendo em conta o trânsito infernal e as péssimas condições das estradas, ao invés de alugar mota, optámos por alugar carro com motorista para explorar Nusa Penida. Até porque os números de acidentes de mota em Nusa Penida são assustadoramente elevados. Se não tem experiência em andar de mota, não recomendamos de todo a hipótese das duas rodas.

Assim, as viagens foram mais tranquilas e, como foram mais rápidas, conseguimos visitar mais pontos de interesse do que se viajássemos de mota. Nós reservamos o nosso carro com motorista em Nusa Penida através do GetYourGuide (clique para ver) cancelável com até 24 horas de antecedência. Conseguimos visitar tudo o que tínhamos projetado para cada um dos dias pela ordem pré-definida por nós. Sem esquemas nem complicações!

Caso prefira mesmo alugar mota, aconselhamos vivamente que acrescente mais um dia ao seu roteiro para visitar Nusa Penida pois, como já referimos, as distâncias entre os locais de interesse a visitar na Nusa Penida são consideráveis e as longas viagens vão tornar os dias muito cansativos.

Onde ficar em Nusa Penida? Sugestões de alojamento

Singabu Bungalows

Em nossa opinião a costa norte de Nusa Penida é a melhor região da ilha para ficar alojado, mais concretamente na linha que vai desde Toya Pakeh e Batununggul. Acaba por ser a zona onde irá encontrar a maior oferta de alojamentos e serviços turísticos da ilha, sendo relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com antecedência.

Abaixo encontra a nossa sugestão de alojamentos para montar base em Nusa Penida, todos eles com uma estupenda relação qualidade-preço.

Singabu Bungalows

Dispõe de bungalows individuais muito confortáveis e limpos, junto à estrada principal de Batununggul, com todos os serviços à porta. Apesar disso, o sossego dos Singabu Bungalows é surpreendente. A equipa desdobra-se em atenções e nada os impede de ajudar os hóspedes em qualquer situação. O pequeno almoço, simples mas delicioso, é feito na hora no restaurante da “casa” que serve boa comida e em conta.

Saka Boutique Hotel

O Saka Boutique Hotel é a opção ideal para quem não dispensa mais espaço e elegância. A localização próxima do porto de Toya Pakeh é conveniente e uma grande vantagem, mas há mais: qualidade das instalações (elogio extensível ao restaurante), camas grandes e confortáveis, serviço atencioso (e simpatia desarmante), piscina divertida, e rooftop para assistir ao pôr do sol no mar.

Atalaya Villas Nusa Penida

Se tiver a sensação de ter chegado ao Paraíso, não está muito longe da verdade. Superando a qualidade, a originalidade, o serviço e a beleza de muitos hotéis de 5 estrelas, o Atalaya Villas Nusa Penida é um hotel de sonho, onde tudo roça a perfeição, e cada detalhe é pensado para satisfazer, surpreender e atender o hóspede. A decoração é única, o enquadramento paisagístico divino e a infinity pool, um pedacinho de céu.

Clique para ver mais opções de alojamento em Nusa Penida

O que visitar em Nusa Penida? Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Agora que já leu as nossas dicas práticas para visitar Nusa Penida, está na hora de lhe mostrarmos os principais locais de interesse que deve incluir no seu roteiro para visitar Nusa Penida.

Roteiro para visitar Nusa Penida: Dia 1

Pura Giri Putri (Templo da Gruta)

O primeiro dia do nosso roteiro para visitar Nusa Penida será dedicado a explorar a costa leste da ilha. A primeira paragem será no fascinante Pura Giri Putri, o principal templo da ilha localizado no interior de uma enorme gruta acessível através de uma estreitíssima passagem (entrada paga por donativo). Dentro da gruta vai encontrar vários altares onde se realizam diariamente cerimónias religiosas hindus. Nós tivemos a sorte de assistir a uma e foi simplesmente mágico!

Pura Segara Watu Klotok Celagilandan (Templo da Água)

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de BaliA segunda paragem do dia será no singular Pura Segara Watu Klotok Celagilandan, um pequeno templo hindu localizado no mar, cujo acesso é feito percorrendo uma estreita plataforma que o liga à costa. Sim, o templo é como que uma pequena península, sendo que durante a maré cheia chega mesmo a ser uma ilha. Aproveite e faça um passeio pela orla costeira até à Tamarind Beach, onde irá poder ver vários barcos de pesca tradicionais.

Miradouro Pulau Seribu (Miradouro das Mil Ilhas)

Continue o seu roteiro para visitar Nusa Penisa rumando até ao sudeste da ilha, mais concretamente até ao Miradouro Pulau Seribu (Thousand Islands Viewpoint), um alucinante miradouro localizado à beira de uma falésia onde será brindado com uma vista panorâmica esmagadora sobre a dramática costa sudeste de Nusa Penida, pejada de pequenos ilhéus das mais variadas formas e feitios (daí o seu nome Pulau Seribu, que significa “Mil Ilhas” em balinês). Para desfrutar desta vista digna dos deuses, terá de suar um bocadinho, pois o acesso desde o parque de estacionamento implica descer (e posteriormente subir) uma íngreme escadaria.

Mesmo ao lado do miradouro irá encontrar também a famosa Rumah Pohon, uma fotogénica casa de madeira que faz furor no Instagram. Caso deseje tirar a foto de praxe na escada da casa, vá preparado para esperar numa longa fila. E, claro, para pagar.

Diamond Beach

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Diamond Beach

A poucos quilómetros do Miradouro da Mil Ilhas irá encontrar a Diamond Beach, uma praia selvagem com um enquadramento paisagístico simplesmente divinal. Este autêntico cartão postal de Nusa Penida fica escondido no fundo de uma vertiginosa falésia, acessível por uma íngreme escadaria escavada na rocha. Infelizmente, o mar é mesmo muito perigoso pelo que é altamente desaconselhável ir a banhos.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Vistas das falésias que rodeiam a Diamond Beach

Para visitar a Diamond Beach terá de pagar entrada, mas o bilhete inclui o acesso à vizinha Atuh Beach e permite-lhe fazer uma caminhada ao longo das falésias circundantes, que o vão brindar com um sem número de vistas de babar.

Atuh Beach

Feche o primeiro dia do seu roteiro a visitar Nusa Penida na Atuh Beach, outra cénica praia a dois passos da Diamond Beach, muito mais segura para dar um mergulho e onde já vai encontrar algumas infraestruturas de apoio. O acesso também implica descer uma escarpada falésia, mas o declive é consideravelmente inferior ao da Diamond Beach. Se decidir ir a banhos sugerimos vivamente que leve consigo calçado aquático (aquashoes), pois o fundo do mar tem imensas pedras e corais.

Roteiro para visitar Nusa Penida: Dia 2

Cascata Peguyangan

O segundo dia do nosso roteiro para visitar Nusa Penida será dedicado a explorar a costa oeste da ilha e arranca com uma visita à Cascata Peguyangan, uma sucessão de pequenas quedas de água que desaguam diretamente no mar e junto às quais os habitantes da ilha fazem rituais de purificação.

O problema é que a Cascata Peguyangan fica localizada no fundo de uma abrupta falésia, e o acesso implica descer uma longuíssima escadaria azul engenhosamente cravada na rocha e cuja verticalidade não é de todo aconselhável a quem sofra de vertigens. Honestamente, as quedas de água estão longe de impressionar, e não são das melhores cascatas de Bali, mas as vistas costeiras justificam bem o esforço da descida/subida.

Praia e Piscinas Naturais de Tembeling

Praia de Tembeling

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Nusa Penida vai exigir algum espírito de aventura. É que o acesso à Praia e Piscinas Naturais de Tembeling implica percorrer uma estreita e vertiginosa estrada que se encontra em péssimas condições e que na prática só pode ser transitada a pé ou de moto, sendo que para esta última hipótese convém ser praticante de motocross.

Caminho para a praia e piscinas naturais de Tembeling

Nós optamos por ir a pé mas, apesar de serem somente cerca de dois quilómetros desde o local onde se consegue chegar de carro ou mota (quatro ida e volta), a caminhada torna-se algo extenuante devido ao calor e humidade pelo que convém ir prevenido com muita água e algo para comer. Pode sempre recorrer aos campeões locais que, por um valor a combinar, o vão levar de moto ladeira abaixo até perto das Piscinas Naturais de Tembeling. Passaram várias motos por nós e, pelo que vimos, é uma viagem verdadeiramente alucinante.

Piscina Natural de Tembeling

Independentemente do método escolhido, terá à sua espera duas idílicas piscinas naturais, rodeadas de luxuriante vegetação, onde poderá tomar uma refrescante banhoca. A nossa favorita é a que fica localizada junto à praia de Tembeling, um autêntico jacuzzi com uma linda vista mar. Os banhos de mar na praia é que são de evitar pois o mar é por norma agitado e as correntes super perigosas.

Kelingking Beach

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de BaliDepois de terminar a aventura de Tembeling, continue o seu roteiro para visitar Nusa Penida rumando até à Kelingking Beach, a praia mais famosa de Nusa Penida, mais conhecida pelo nome de Praia do T-Rex. É que devido à singular forma das falésias que a rodeiam, quando vista de cima, a praia assemelha-se à cabeça e pescoço de um dinossauro. Existe um miradouro onde pode observar este ímpar quadro paisagístico em total segurança mas, se quiser ir à praia, terá de descer uma vertiginosa escadaria que se torna extenuante no regresso. Ir a banhos está, mais uma vez, fora de hipótese pois o mar é do mais perigoso que existe, tendo ocorrido vários afogamentos nos últimos anos.

Angel’s Bilabong e Broken Beach

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Nusa Penida será no Angel’s Bilabong e na Broken Beach, mais dois cenários mágicos da ilha.

Angel’s Bilabong é uma piscina natural de águas azuis cristalinas ligada ao mar, particularmente encantadora durante a maré baixa. Uma autêntica infinity pool criada pela natureza (banhos proibidos devido ao perigo das ondas galgarem as rochas e arrastarem as pessoas, algo que já aconteceu inúmeras vezes).

A uma curta caminhada de distância encontrará Broken Beach, uma incrível enseada quase fechada, em que a água do mar entra através de um impressionante arco natural que pode inclusivamente atravessar. Imperdível!

Crystal Bay

O nosso roteiro para visitar Nusa Penida termina em Crystal Bay, a melhor praia para ir a banhos em Nusa Penida e um autêntico paraíso para os amantes do snorkeling e mergulho. É também um dos melhores lugares da ilha para assistir ao pôr-do-sol e assim fechar com chave de ouro a sua viagem pela ilha Nusa Penida.

Visitar Nusa Penida: roteiro, o que fazer e como ir de Bali
Pandan Beach
Dica VagaMundos: se quiser acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar Nusa Penida sugerimos que que vá conhecer também a Pandan Beach e a Puyung Beach, duas idílicas praias de areia completamente selvagens cujo acesso é feito percorrendo um trilho pela floresta que arranca na Crystal Bay com sensivelmente 4 km e extensão (ida e volta). Pode aproveitar também para fazer uma excursão de snorkeling/mergulho para ver as lindas mantas gigantes das ilhas Nusa.

Mapa dos principais locais a visitar em Nusa Penida


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar a ilha indonésia de Nusa Penida. 

Outros artigos sobre Bali

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada a ambos pelo vosso blog maravilhoso, antes de ir a qualquer lugar sempre venho aqui ver o vosso roteiro . Felicidades para vocês! 🙃

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.