Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan

Quer aproveitar a sua viagem a Bali para visitar as paradisíacas Ilhas Gili, mas as questões logísticas estão a revelar-se uma verdadeira dor de cabeça? Não se preocupe que neste artigo vamos dar-lhe uma mãozinha a abrir os portões do paraíso. Nele vamos partilhar consigo um guia e roteiro detalhado para visitar as Ilhas Gili, com os locais e experiências verdadeiramente imperdíveis nas ilhas Gili Air e Gili Trawangan, as melhores praias, alojamentos onde ficar nas Ilhas Gili, como chegar ao arquipélago desde Bali e muitas dicas práticas, que lhe vão permitir desfrutar em pleno destas maravilhosas ilhas da Indonésia. Só vai ter de se preocupar com a escolha do fato de banho!

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan

Apesar de ficarem situadas no mar de Bali, as ilhas Gili pertencem administrativamente a Lombok e não a Bali, mas a sua proximidade e excelentes ligações de barco à Ilha dos Deuses fazem delas a melhor opção para desfrutar de uns relaxantes dias de praia numa viagem a Bali, onde as praias só são realmente boas para praticar surf.

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan
Gili Air – Roteiro para visitar as Ilhas Gili

Ao visitar as ilhas Gili tem à sua espera um verdadeiro pedacinho do paraíso. Praias de areia fina enquadradas por vegetação luxuriante, águas cristalinas com mil tons de azul e recifes de coral povoados de vida subaquática, perfeitos para praticar snorkeling e mergulho. Há até quem lhes chame de Maldivas da Indonésia!

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan
Gili Trawangan – Roteiro para visitar as Ilhas Gili
Na preparação da sua viagem para visitar as Ilhas Gili, sugerimos que leia também o nosso guia e roteiro para visitar Bali.

Onde ficam e quais são as Ilhas Gili?

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganAs Ilhas Gili são um conjunto de três pequenas ilhas da Indonésia, localizadas ao largo da ilha de Lombok, em pleno Mar de Bali. As três ilhas que constituem o arquipélago das Ilhas Gili são: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan.

Qual é a melhor ilha Gili?

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan

Qual das Ilhas Gili escolher? Esta é uma das perguntas que mais nos colocam, sobretudo as pessoas que só conseguem alocar dois ou três dias da sua viagem a Bali para visitar as Ilhas Gili.

Esta questão não tem uma resposta fácil, pois apesar de serem todas igualmente paradisíacas, com praias de sonho, as ilhas apresentam algumas particularidades, sendo que a melhor escolha depende acima de tudo dos seus interesses.

Nós passamos um total de 7 dias/6 noites nas Ilhas Gili, dividindo equitativamente a estadia entre a Ilha Gili Air e a Ilha Gili Trawangan e fazendo um passeio à Gili Meno, o que nos permitiu ganhar uma noção das principais diferenças entre as ilhas. Abaixo partilhamos consigo as nossas impressões, para @ ajudar a tomar a melhor decisão possível de acordo com o seu estilo de viajante.

Gili Trawangan (Gili T)

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganA Gili Trawangan (também conhecida pelo nome de Gili T) é a maior e mais turística das Ilhas Gili, sendo a que fica mais perto de Bali. É conhecida por ser a party island do arquipélago, sendo também a que apresenta melhores infraestruturas turísticas e oferta de atividades náuticas, como sejam passeios de barco e tours de snorkeling e mergulho. Apesar da religião vigente nas ilhas ser o islamismo (e não o hinduísmo como em Bali), não faltam bebidas alcoólicas na ilha e muita animação noturna.

Gili Air

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan

A Gili Air é a menor das Ilhas Gili mas, o que lhe falta em tamanho, sobeja-lhe em beleza. É, indiscutivelmente, a ilha mais romântica do arquipélago, sendo a favorita dos casais e a mais escolhida como destino de Lua de Mel. O cognome de Honeymoon Island assenta-lhe que nem uma luva. É a ilha Gili que fica mais próxima de Lombok e, apesar de ser bem mais calminha que a Gili T, também se encontra bem servida de infraestruturas turísticas, com excelentes ofertas de alojamentos, cafés e restaurantes. Como já deve ter desconfiado, é a nossa favorita!

Gili Meno

A Gili Meno fica situada entre a Gili Air e a Gili Trawangan, sendo a ilha menos turística do arquipélago. É a que tem as ligações mais deficientes a Bali e a Lombok e as infraestruturas turísticas são ainda bastante limitadas. Em contrapartida vai encontrar o maior número de paradisíacas praias desertas das Ilhas Gili. Nós optamos por não pernoitar na ilha, mas fizemos um passeio de barco a partir da Gili T (com snorkeling ao largo da Gili Meno) e adoramos a experiência.

Quando visitar as Ilhas Gili?

As Ilhas Gili (assim como Bali e Lombok) têm um clima tropical, ou seja, é muito quente e húmido, sendo que as temperaturas não oscilam muito ao longo do ano, mas os termómetros sobem acima dos 30ºC com alguma facilidade.

No que a chuva diz respeito, a conversa já é outra. À semelhança do que acontece em todo o Sudeste Asiático, as Ilhas Gili têm uma estação seca e uma estação de chuvas (monções). A estação seca vai de maio a outubro e as monções ocorrem entre novembro e abril, sendo que os meses piores são os de dezembro, janeiro e fevereiro. Posto isto, escusado será dizer, que a melhor época para visitar as Ilhas Gili é durante a estação seca.

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganComo pode calcular, nesta temporada os preços estão nos píncaros e convém ir mentalizad@ para encontrar as ilhas Gili Air e Gili Trawangan literalmente à pinha, sobretudo nos meses de julho e agosto que coincidem com o verão na Europa e na América do Norte.

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganPara obter preços mais em conta, aposte nas shoulder seasons para visitar as Ilhas Gili: de finais de março a inícios de maio ou de finais de setembro a inícios de novembro. É certo que tem grandes probabilidades de apanhar alguns dias de chuva, mas livra-se das hordas de turistas e irá poupar bastante dinheiro.

Quantos dias são necessários para visitar as Ilhas Gili?

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganSe quiser visitar todas as Ilhas Gili, o ideal é alocar pelo menos 5 dias, para que tenha tempo para usufruir das suas paradisíacas praias e fazer algumas atividades aquáticas, como snorkeling ou mergulho. Como já referimos, nós passamos 7 dias nas Ilhas Gili. Ainda assim soube-nos a pouco. Sim, é muito difícil deixar para trás o paraíso!

Dica VagaMundos: as Ilhas Gili encontram-se rodeadas de recifes de coral. Logo, na hora de ir a banhos, recomendamos vivamente que leve calçado aquático (aquashoes), para evitar magoar os pés nos corais. Para preservar este frágil ecossistema, evite ao máximo pisar os corais ao entrar na água e tente nadar logo que possível. A vida marinha, que deles faz o seu lar, agradece-lhe!

Seguro de Viagem para as Ilhas Gili /Indonésia

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganAlgo que consideramos muito importante numa viagem às Ilhas Gili/Indonésia é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Até porque a fatura dos hospitais na Indonésia está longe de ser meiga e, no caso de ter algum contratempo, vai-lhe sair bem caro não ter adquirido um seguro de viagem. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem às Ilhas Gili/Indonésia e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Como ir de Bali para as Ilhas Gili?

Os barcos de Bali para as Ilhas Gili partem do porto de Padang Bai, que fica situado a sensivelmente 35 km de Ubud. Existem barcos durante todo o ano, mas horários e frequência variam de acordo com a estação. A viagem demora entre 1h30-2h dependendo do local de desembarque.

Pode comprar o seu bilhete numa agência de viagens ou no seu alojamento em Bali, ou com antecedência através da internet (com cancelamento gratuito até 24 horas).

Como se deslocar nas Ilhas Gili?

Nas Ilhas Gili não há carros nem motas, pelo que todas as deslocações são realizadas a pé, de bicicleta ou recorrendo a carroças puxadas por cavalos que transportam mercadorias e fazem a vez de táxi ( evite ao máximo recorrer a esta última opção pois o sofrimento dos animais é visível).

Para se mover entre as ilhas pode utilizar os barcos públicos, que fazem ligações entre as ilhas algumas vezes ao dia. Pode comprar os bilhetes de barco diretamente no porto. Para ter uma ideia a viagem entre Gili Trawangan e Gili Air demora somente 30 minutos.

Como alternativa, pode recorrer a um barco privado para não estar preso aos (irregulares) horários dos barcos públicos. Existem sempre imensos pescadores e afins a oferecer este tipo de transporte, particularmente útil se quiser dar um saltinho à Gili Meno, a ilha pior servida de barcos públicos.

Onde ficar nas Ilhas Gili? Sugestões de alojamento em Gili Air e Gili Trawangan

Como já referimos, nós optamos por dividir a nossa estadia nas Ilhas Gili, entre a Ilha Gili Air e a Ilha Gili Trawangan, ficando alojados três noites em cada uma delas. Abaixo encontra a nossa sugestão de alojamentos para montar base nas ilhas Gili Air e Gili Trawangan, todos eles com uma estupenda relação qualidade-preço.

Melhores Hotéis onde ficar em Gili Trawangan

Pearl of Trawangan

Pearl of Trawangan é um dos resort de 4 estrelas mais icónicos de Gili T. Fica junto à praia e tem opções de alojamento para todos os gostos. Luxo acessível com uma localização estupenda, serviços de topo, padrões de qualidade e limpeza louváveis. A harmonia entre o design minimalista contemporâneo e o rústico tropical é admirável. Admiráveis também são as piscinas (uma com bar submerso), Spa, e restaurante. Cinco estrelas para a equipa de funcionários e pequeno almoço. E a fachada é uma obra de arte em bambu.

Ponte Villas

Com um look mais moderno, este resort de 4 estrelas é um dos melhores hotéis da Gili Trawangan. O Ponte Villas é um oásis de sossego, resguardado da movimentação mas com a praia a dois passos. Quando não apetece mergulhos de sal, sai do quarto e está com um pé na piscina, comprida o suficiente para exercitar todos os estilos de natação. Isto se não optar pela villa com piscina privada, perfeita para famílias. Restaurante, bar e Spa para sua comodidade.

Bale Sampan Bungalows

Na costa leste, com área de praia privada mas longe de confusões, o Bale Sampan Bungalows apresenta quartos com um look clean fresh em bungalows com comodidades modernas, confortáveis e limpos. Facilmente nos entregamos à vibe descontraída no restaurante-bar e ao relax junto da piscina.

Clique para ver mais opções de alojamento em Gili Trawangan

Melhores Hotéis onde ficar em Gili Air

Jago Gili Air

Se procura instalações modernas e ambiente descontraído, este hotel de 3 estrelas é para si, com quartos privados aclimatizados muito confortáveis. O Jago Gili Air fica no interior da ilha mas com tudo à porta. Se é daquelas pessoas que gosta dos simples prazeres, nem precisa de ir longe: o bar, a piscina com espreguiçadeiras, os puffs de água, e o lounge com um cantinho de leitura, sobejam para descontrair. Não dispense o pequeno almoço à la carte. Dica: os bowls são fabulosos.

The Koho Air Hotel

Se quiser algo mais informal e fiel ao espírito tropical da ilha, este hotel 3 estrelas (com piscina, óbvio!) é uma opção agradável. O The Koho Air Hotel tem decoração rústica inspirada no mar, ambiente colorido, atmosfera jovial, boa música e boa vibe. Tudo mérito dum staff incrível, empenhado em ter tudo num brinco e mimar o hóspede além do expectável. Além de convenientes, restaurante e bar valem bem a pena de experimentar.

PinkCoco Gili Air

O mundo “cor de rosa” do PinkCoco Gili Air não deixa ninguém indiferente. Das paredes, às espreguiçadeiras, dos guarda-sóis ás bicicletas. Nem o barco exclusivo escapa. Nos quartos e suites, só umas pinceladas para criar ambiente. Na ilha mais romântica das Gili tinha que haver um hotel à altura, ideal para luas de mel e celebrações especiais. O conforto, as instalações e a limpeza levam nota 10. Só a equipa de funcionários consegue bater a escala. For cool adults only! Sorry kids!

Clique para ver mais opções de alojamento em Gili Air

O que ver e fazer em Gili Trawangan | Ilhas Gili: locais a visitar e experiências a não perder

Apesar de ser a maior das Ilhas Gili, a paradisíaca Gili Trawangan, está longe de ser grande. A melhor maneira de explorar esta ilha mágica do Mar de Bali é alugando uma bicicleta e dar uma volta completa à ilha, algo que sem paragens, demora pouco mais de uma hora a realizar.

Contudo, o mais certo é ocupar-lhe um dia inteiro e ficar com vontade de repetir no dia seguinte. É que a única estrada que circunda a ilha fica sempre junto à costa. Resultado, pelo caminho vai encontrar uma miríade de paradísicas praias simplesmente irresistíveis, de onde vai ser muito difícil arredar pé. Nós repetimos a voltinha três vezes e não nos aborrecemos nem um bocadinho.

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganComo já referimos a Gili Trawangan é conhecida por ser a Party Island das Ilhas Gili, mas isso não implica que toda a ilha esteja pejada de bares e discotecas. Muito pelo contrário. A maioria dos bares, discotecas e restaurantes concentra-se ao redor do porto, na costa leste da ilha (virada para a Ilha Gili Meno).

É aí o epicentro da animação (diurna e noturna) e onde irá encontrar os melhores bares de praia para desfrutar de uma refrescante bebida no intervalo dos mergulhos nas quentinhas águas azul-turquesa do Mar de Bali. Se procura praias desertas e bares de praia e restaurantes mais sossegados é só rumar à costa oeste e norte da ilha.

Posto isto, para além do imperdível passeio de bicicleta ao redor da ilha, os locais e experiências a não perder quando visitar Gili Trawangan são os seguintes:

  • Dar um mergulho na Praia das Tartarugas, onde poderá literalmente nadar com as simpáticas tartarugas que vivem no Mar de Bali a meras dezenas de metros da costa (convém levar aquashoes devido aos corais). Existem inúmeras barraquinhas onde pode alugar óculos de snorkeling e barbatanas de natação.
  • Fazer um passeio pela marginal da costa leste da ilha, ao longo da qual irá encontrar inúmeros restaurantes e aprazíveis bares de praia, perfeitos para tomar uma bebida com o pé na areia tendo o relaxante som do mar como banda sonora.
  • Fazer um passeio de barco aos melhores locais para a prática de snorkeling/mergulho ao largo da Gili Trawangan e da vizinha ilha Gili Meno. Irá ver lindíssimos corais, imensa vida aquática e vários locais instagramáveis, como seja a famosa escultura subaquática The Nest, uma obra criada pelo escultor britânico Jason deCaires Taylor. Nós reservamos este passeio de barco através do GetYourGuide (clique para ver) e adoramos a experiência.
  • Passear pelas praias desertas da costa ocidental da ilha e desfrutar dos baloiços e camas de rede colocados em pleno Mar de Bali. São super fotogénicos.
  • Sunset Beach, o melhor local para assistir ao pôr-do-sol na Gili Trawangan, com o Monte Agung, a imponente montanha do Bali, a marcar o horizonte sob um céu de mil tons de laranja, rosa e lilás. Simplesmente divinal!
  • Tomar um copo ao pôr-do-sol num dos bares de praia Gili Trawangan, aproveitando a happy hour ao final da tarde. Aproveite para fazer um jantar romântico num dos restaurantes à beira mar plantados (têm peixe e marisco fresquíssimo a preços convidativos) e/ou para uma noite de festa noite dentro num dos vibrantes bares/discotecas da Gili T.
Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili Trawangan
Escultura subaquática The Nest – Roteiro para visitar as Ilhas Gili

Mapa dos principais locais a visitar em Gili Trawangan | Ilhas Gili


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar na ilha Gili Trawangan.

O que ver e fazer em Gili Air | Ilhas Gili: locais a visitar e experiências a não perder

Como já referimos a Gili Air é a menor das Ilhas Gili mas, o que lhe falta em tamanho sobeja-lhe em beleza. Sim, a Gili Air consegue ser ainda mais paradisíaca que a sua vizinha Gili Trawangan. Para além de ter praias de areia fina com águas azul-turquesa igualmente fantásticas, é muito mais tranquila e romântica, o que faz dela uma ilha perfeita para descontrair e namorar.

Não faltam corais onde fazer snorkeling, a umas meras braçadas mar adentro, para ver tartarugas e peixes coloridos, instagramáveis baloiços dentro de água e agradáveis bares de praia com puffs e espreguiçadeiras, perfeitos para petiscar ou tomar uma bebida entre mergulhos nas quentinhas águas do Mar de Bali. Ah, e os pores-do-sol são simplesmente mágicos!

Ilhas Gili: o que fazer e visitar na Gili Air e Gili TrawanganComo na Gili Air também não existe transporte motorizado, a melhor opção para explorar a ilha é, uma vez mais, alugando uma bicicleta. À semelhança da Gili Trawangan também existe uma estrada que circunda a ilha, mas no caso Gili Air metade do trajeto é feito em estradas de areia, o que obriga a desmontar e caminhar com a bicicleta pela mão, o que faz com que a volta à ilha seja um pouco mais cansativa. Nada que um revigorante mergulho não resolva.

Posto isto, os nossos destaques do que ver e fazer na Gili Air são os seguintes:

  • Fazer um passeio de bicicleta ou a pé ao redor da ilha, entrecortado por deliciosos mergulhos salgados nas paradisíacas praias da Gili Air. Se é fã de praias de areia, saiba que as melhores estão localizadas na costa norte e ocidental. É lá que encontra também os bares de praia mais aprazíveis e os instagramáveis baloiços sobre a água.
  • Praticar snorkeling na costa oriental de Gili Air. Para além de ter uma enorme barreira de coral é aí que vive a maior comunidade de tartarugas da ilha pelo que é praticamente impossível não as ver.
  • Visitar a Mesquita Central de Gili Air, o templo mais bonito das Ilhas Gili.
  • Fazer um passeio de barco à vizinha Gili Meno, onde para além de encontrar uma infinidade de praias desertas irá poder ver um surpreendente lago salgado.
  • Assistir ao pôr do sol na costa ocidental da Gili Air, com a Gili Meno como pano de fundo. A praia de areia situada em frente do Island View Bar & Bungalow é simplesmente perfeita para o efeito!
Pôr do sol, com a Gili Meno como pano de fundo – Roteiro para visitar as Ilhas Gili

Mapa dos principais locais a visitar em Gili Air | Ilhas Gili


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar na ilha Gili Air.

Outros artigos da Indonésia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.