Visitar Bulnes – a aldeia isolada dos Picos da Europa

9
1505
bulnes

Bulnes é um pequeno e isolado povoado nos Picos de Europa, Astúrias, onde moram pouco mais de vinte pessoas. Para se chegar a Bulnes só existem duas opções: ou se vai a pé, ou recorre-se ao funicular subterrâneo (inaugurado em 2001).

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-1

Nós optamos por ir a pé, partindo de Poncebos, e seguindo a Ruta del Canal del Tejo (qualquer semelhança com o “nosso” Tejo é uma pura coincidência, pois a única coisa que partilha com o rio que desagua em Portugal é mesmo o seu nome), cujas vistas nos deixaram embasbacados.

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-2
Cabana dos Pastores
bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-3
Ponte La Jaya no início do trilho
bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-4
O cristalino rio Tejo que serpenteia pelo vale

O trilho começa sensivelmente no mesmo ponto que a Ruta del Cares (mais precisamente junto à ponte de La Jaya) e a distância a percorrer é de sensivelmente 8km (ida e volta).

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-6
Neste cruzamento se seguirmos para a esquerda, vamos dar a Bulnes, se atravessarmos a ponte, subimos até Bulnes de Arriba

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-7

Nós fizemos um desvio até Bulnes de Arriba (também conhecida por El Castillo) e fomos ainda ao miradouro de Urriellu, de onde se consegue ver o Naranjo de Bulnes, o grande símbolo do Parque Natural dos Picos de Europa (localizado a 2518 metros acima do nível do mar). Como tal fizemos sensivelmente 9km de caminhada.

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-8
Pico Urriellu, mais conhecido como Naranjo de Bulnes.

Mas se pensam que os 8km entre Poncebos-Bulnes-Poncebos são um passeio desenganem-se. Ao contrário da Ruta del Cares, que excetuando os primeiros dois quilómetros é grosso modo plana, para se chegar a Bulnes é preciso superar um desnível de 400 metros, com inclinações que chegam a atingir os 18%.

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-9

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-10

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-11

E a somar ao desnível acentuado há ainda o sinuoso terreno que é extremamente pedregoso. Por outras palavras na ida é sempre a subir, no regresso é sempre a descer. E se a subida custa muito, a descida não se lhe fica atrás. Honestamente não conseguimos dizer qual delas é a pior.

bulnes

Mas as vistas sobre o desfiladeiro por onde corre o rio Tejo (que à medida que nos aproximamos do pequeno poviado se transforma num vale) e das montanhas em redor compensam todo o esforço.

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-12

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-13

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-14

bulnes-picos-de-europa-trekking-vagamundos-15

Para mais chegar a Bulnes, após a árdua subida, tem um sabor especial. Sentimo-nos recompensados pelo esforço e, como tal, apreciamos de outra forma o aconchego e a tranquilidade da pequena aldeia de montanha, onde a vida decorre devagar, pautada pelo ritmo da natureza.

 Reserve aqui o seu Alojamento nos Picos da Europa

Para mais informações sobre os Picos de Europa leia o nosso artigo sobre a Ruta del Cares, o trilho mais emblemático dos Picos, e sobre os maravilhosos Lagos de Covadonga.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

9 COMENTÁRIOS

  1. Esta semana fiz essa subida…foi das melhores caminhadas que já fiz.Ao chegar à aldeia deparamos com uma aldeia pitoresca e umas vistas magnificas.É tudo muito lindo! Já tenho saudades.

    • Bulnes é um local fantástico. Parece um pequeno povoado saído de um conto. Uma justa recompensa após uma subida rasgadinha 🙂 Também já temos saudades. Esperamos voltar aos Picos este ano. Abraço e obrigado pelo comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.