Bulnes é um pequeno e isolado povoado nos Picos de Europa, Astúrias, onde moram pouco mais de vinte pessoas. Para se chegar a Bulnes só existem duas opções: ou se vai a pé, ou recorre-se ao funicular subterrâneo (inaugurado em 2001).
Nós optamos por ir a pé, partindo de Poncebos, e seguindo a Ruta del Canal del Tejo (qualquer semelhança com o “nosso” Tejo é uma pura coincidência, pois a única coisa que partilha com o rio que desagua em Portugal é mesmo o seu nome), cujas vistas nos deixaram embasbacados.
Clique para ler o nosso roteiro de carro pelos Picos de Europa
Informação prática da Ruta del Canal del Tejo
Caminhada de Poncebos até Bulnes
Distância: 4 km (8 km ida e volta)
Circular: não
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Poncebos/Bulnes
O trilho começa sensivelmente no mesmo ponto que a Ruta del Cares (mais precisamente junto à ponte de La Jaya) e a distância a percorrer é de sensivelmente 8km (ida e volta).
Nós fizemos um desvio até Bulnes de Arriba (também conhecida por El Castillo) e fomos ainda ao miradouro de Urriellu, de onde se consegue ver o Naranjo de Bulnes, o grande símbolo do Parque Natural dos Picos de Europa (localizado a 2518 metros acima do nível do mar). Como tal fizemos sensivelmente 9km de caminhada.
Mas se pensam que os 8km entre Poncebos-Bulnes-Poncebos são um passeio desenganem-se. Ao contrário da Ruta del Cares, que excetuando os primeiros dois quilómetros é grosso modo plana, para se chegar a Bulnes é preciso superar um desnível de 400 metros, com inclinações que chegam a atingir os 18%.
E a somar ao desnível acentuado há ainda o sinuoso terreno que é extremamente pedregoso. Por outras palavras na ida é sempre a subir, no regresso é sempre a descer. E se a subida custa muito, a descida não se lhe fica atrás. Honestamente não conseguimos dizer qual delas é a pior.
Mas as vistas sobre o desfiladeiro por onde corre o rio Tejo (que à medida que nos aproximamos do pequeno poviado se transforma num vale) e das montanhas em redor compensam todo o esforço.
Para mais chegar a Bulnes, após a árdua subida, tem um sabor especial. Sentimo-nos recompensados pelo esforço e, como tal, apreciamos de outra forma o aconchego e a tranquilidade da pequena aldeia de montanha, onde a vida decorre devagar, pautada pelo ritmo da natureza.
Reserve aqui o seu Alojamento nos Picos da EuropaPara mais informações sobre os Picos de Europa leia o nosso artigo sobre a Ruta del Cares, o trilho mais emblemático dos Picos, e sobre os maravilhosos Lagos de Covadonga.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Andei pelos Picos da Europa três dias.
Não me recordo de ter visto esta indicação, mas vou pesquisar.
Parabéns pela v/ forma física e pela completa documentação que nos deixam.
Embora tenha fotografado o Rio Cares em vários pontos do seu percurso, sinto-me perdido…
Olá João! Obrigado pelos comentários. Pode ser que este link ajude a localizar melhor Bulnes: http://www.picoseuropa.net/rincones/bulnes/bulnes.php
Abraços nossos
Que vistas maravilhosas… Natureza no seu melhor!!! 🙂
Grande abraço, Alexandre e Anabela!
Subscrevemos Clara 🙂 Adoramos os Picos de Europa!
Beijinhos nossos
Vocês! Corajosos pah! Subir e descer não deve ser para meninos, não não! 😉 bem hajam!
Não é preciso coragem e dá para meninos e para meninas 🙂
Esta semana fiz essa subida…foi das melhores caminhadas que já fiz.Ao chegar à aldeia deparamos com uma aldeia pitoresca e umas vistas magnificas.É tudo muito lindo! Já tenho saudades.
Bulnes é um local fantástico. Parece um pequeno povoado saído de um conto. Uma justa recompensa após uma subida rasgadinha 🙂 Também já temos saudades. Esperamos voltar aos Picos este ano. Abraço e obrigado pelo comentário
Penso que foi a aldeia onde atravessámos a Serra no funicular. Os Picos da Europa são uma maravilha Já estive duas vezes e tenho pena de não ter idade (e priincipalmente forma fisica) para explorar como vocês. Parabéns e coragem.
Muito obrigado pela feedback Fátima!