Visitar os Lagos de Covadonga – Picos de Europa

6
1819
Visitar lagos de covadonga - Picos da Europa

Os Lagos de Covadonga são um dos destinos mais emblemáticos do Parque Natural dos Picos de Europa e não é de todo difícil de compreender a razão de tamanha popularidade. Os lagos são de fácil acesso, as paisagens são maravilhosas e os trilhos que ladeiam os lagos não apresentam qualquer dificuldade, o que faz com que sejam excelentes para um passeio em família.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-1

O conjunto de lagos de Covadonga é formado por três lagos, o lago Enol, o lago Ercina e o lago Bricial (todos de origem glacial), se bem que este último apenas tem água durante o degelo.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-2A melhor maneira para se visitar todos os Lagos de Covadonga é percorrendo o trilho PR-PNPE 2, que está soberbamente bem cuidado e marcado. O trilho é circular e a distância a percorrer é de somente 5km. Para quem queira apenas ver o lago Enol e o lago Ercina, basta percorrer 2km, recorrendo a uma versão mais curta do referido trilho.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-3Nós recomendamos vivamente percorrer a totalidade do trilho até porque a zona do lago Bricial é, de longe, a mais tranquila de todo o percurso e tem lugares excelentes para se fazer um picnic e disfrutar da natureza.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-4Como o trilho é circular, pode ser iniciado em qualquer ponto, mas o mais usual é começá-lo no parque de estacionamento do Lago Ercina, até porque o mesmo fica ao lado do Centro de Visitantes Pedro Pidal, onde se pode obter um mapa do percurso. Foi precisamente isso que fizemos.

Mas ainda antes de nos dirigirmos ao centro de visitantes, desviámo-nos cerca de 200 metros do trilho e fomos até ao Miradouro do Príncipe, de onde se tem espetaculares vistas sobre as montanhas.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-5
Vista do miradouro do Príncipe

Retomando o trilho, passamos pelo centro de visitantes, e seguimos em direção às Minas de Buferrera, onde antigamente se extraía ferro e magnésio. Em 1979 foram encerradas e mais tarde reabilitadas e transformadas no museu a céu aberto que hoje podemos visitar.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-6

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-7

Após as minas o trilho conduz-nos até ao fotogénico lago Ercina, em cujas margens dezenas de pachorrentas vacas pastam. Aqui existe a opção de atalhar até ao lago Enol e dar por terminado o passeio, como já referimos.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-9

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-10

Nós optamos por continuar em direção ao lago Bricial, percorrendo as margens do lago Ercina. A partir daqui o número de visitantes cai a pico o que torna o passeio ainda mais aprazível.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-11
Refúgio de pastores com vista para o Lago Ercina

Apesar do lago Bricial estar a somente um par de quilómetros dos lagos principais, a sensação de isolamento é enorme e neste troço não nos cruzamos com mais do que uma dezena de outros caminhantes.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-12
Lago Bricial que só tem água no degelo.
lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-13
A caminho do Lago Enol.
lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-14
Refúgio de pastores entre o Lago Bricial e o Lago Enol

Após o lago Bricial o trilho segue pelo Bosque Palomberu em direção ao maior lago da região, o lago Enol, em cujas margens se encontram lugares perfeitos para nos estendermos ao sol, fechando assim esta pequena caminhada, pelos Lagos de Covadonga, com chave de ouro.

lagos-de-covadonga-picos-de-europa-trekking-vagamundos-15

 Reserve aqui o seu Alojamento nos Picos da Europa

Para mais informações sobre os Picos de Europa leia o nosso artigo sobre a Ruta del Cares, o trilho mais emblemático dos Picos, e sobre Bulnes, um pequeno e isolado povoado nos Picos de Europa apenas acessível a pé ou de funicular.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Quais os horários de abertura e fechamento do Parque Picos da Europa, na região dos Lagos de Covadonga?
    É preciso pagar alguma taxa para entrar?
    Obrigada!

    • Boa tarde. Não é cobrado ingresso nos Lagos de Covadonga e os mesmos estão sempre abertos (há quem faça trilhas e pernoite em tendas e abrigos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.