Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das Júnias

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das Júnias

A altaneira aldeia de Pitões das Júnias, plantada a praticamente 1200 metros de altitude, é uma das mais encantadoras do Gerês transmontano, no concelho de Montalegre. E não há melhor forma de conhecer os seus encantos naturais do que percorrendo o fantástico Trilho de Pitões das Júnias.

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das Júnias

O trilho tem pouco mais de 4 km e é um dos melhores trilhos do Gerês para se fazer em família, mesmo para quem tenha crianças pequenas. A caminhada vale muito a pena, não só porque passa nos dois principais highlights de Pitões das Júnias, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias e a Cascata de Pitões das Júnias, mas também pela envolvente natural de rara beleza entre carvalhais, zonas de mosaico agrícola e afloramentos graníticos das montanhas.

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das JúniasO Trilho de Pitões das Júnias arranca junto ao cemitério da aldeia e segue até às ruínas do enigmático Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o mosteiro cisterciense mais isolado que se tem conhecimento.

O mosteiro está, literalmente, escondido num vale idílico do Parque Nacional da Peneda-Gerês, tendo de um lado o planalto da Mourela e do outro a Serra do Gerês. Ao fundo corre ligeiro um ribeiro que alimenta o vale de vida e do som tranquilizante de água pulando as pedras. É difícil imaginar uma localização mais idílica para um mosteiro. Explore as suas ruínas com calma e deixe-se envolver pelo enorme misticismo do lugar.

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das JúniasDas ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias espera-o uma longa descida, primeiro por estradão e trilhos de terra batida, e posteriormente por passadiços, até ao miradouro da imponente Cascata de Pitões das Júnias, a maior maravilha da natureza do Trilho de Pitões das Júnias.

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das JúniasA cascata é alimentada pelas águas do ribeiro de Pitões que, devido aos desníveis do terreno forma várias quedas de água, tendo a maior delas uns impressionantes 30 metros de altura. O enquadramento paisagístico é verdadeiramente arrebatador!

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das Júnias

A subida de regresso é algo cansativa (sobretudo as escadarias, até porque os passadiços não se encontram nas melhores condições). Mas, se for devagar, vai ver que até se faz bem. Quando regressar à aldeia, procure o horizonte. Em dias limpos é possível usufruir de maravilhosas vistas sobre a albufeira da Barragem de Paradela!

Trilho de Pitões das Júnias: percurso da aldeia à Cascata de Pitões das JúniasNas secções seguintes deste artigo irá encontrar informação prática sobre o percurso, fotografias dos pontos mais emblemáticos do Trilho de Pitões das Júnias, o mapa do percurso e a rota GPS para download.

Pitões das Júnias está longe de se resumir ao seu fantástico trilho. Para saber tudo aquilo que deve visitar na região, não deixe de ler o nosso artigo com o que ver e fazer em Pitões das Júnias.

Trilho de Pitões das Júnias ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias e à Cascata de Pitões das Júnias: como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 4,5 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Cemitério de Pitões das Júnias

Clique para conhecer os melhores Trilhos do Gerês

Quando ir?

O trilho de Pitões das Júnias é belo em todas as estações até porque cada uma delas nos revela uma face diferente desta encantadora região do Gerês.

As nossas estações favoritas são a primavera e o outono, altura em que o tempo está mais ameno, e logo mais propício a caminhadas. Na primavera os montes pintam-se do amarelo da carqueja e da urze lilás. Já no outono, e porque por aqui abunda o carvalho e o castanheiro, fica tudo pincelado de apaixonantes tons outonais.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Água e alguns snacks
  • Casaco quentinho (a altitude faz com que esta região seja bastante fria, portanto, se for em meses de frio, recomendamos vestir-se em camadas)
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está na serra, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • Um saco para trazer consigo o seu lixo.
Está a preparar uma viagem ao Parque Nacional da Peneda Gerês? Então não deixe de ler o nosso Roteiro do Gerês

Fotografias do Trilho de Pitões das Júnias – principais pontos de interesse

A caminho do Mosteiro de Santa Maria das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias
Mosteiro de Santa Maria das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias
Troço do percurso que liga o Mosteiro de Santa Maria das Júnias à Cascata de Pitões das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias
Passadiços de Pitões das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias
Miradouro para a Cascata de Pitões das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias
Cascata de Pitões das Júnias – Trilho de Pitões das Júnias

Mapa do Trilho de Pitões das Júnias e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso do Trilho de Pitões das Júnias

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir em Pitões das Júnias

Vale a pena considerar passar pelo menos uma noite em Pitões das Júnias para poder desfrutar melhor dos muitos encantos e do relaxante ambiente serrano das Terras de Barroso. E para a escapadinha perfeita nada se compara a ficar a dormir numa casa tipicamente barrosã: confortável e aconchegante. Abaixo encontra as nossas favoritas.

Casa do Preto

Este é o nosso alojamento de eleição em Pitões das Júnias. Com a melhor relação qualidade-preço de todos, a Casa do Preto tem outros atributos imbatíveis. Em total harmonia com a vila, tanto na simpatia, amizade e familiaridade de todo o pessoal, como na simplicidade da decoração (sem frescuras como se quer numa terra de gente simples), mas, acima de tudo, pela reconfortante e deliciosa comida.

Os quartos têm tudo o que se precisa para uma estadia tranquila: acolhedores e aconchegantes, muito limpos, com mobiliário prático, camas confortáveis e casa de banho privada. Fornecidos com aquecimento central que dá muito jeito para combater as noites frias na montanha. O pequeno almoço é delicioso, com bolinho e produtos caseiros – e quando se fala em caseiro, na Casa do Preto significa de produção própria.

Saborosa (saborosíssima!) foi também a janta no restaurante da casa com oferta de pratos de cozinha regional. Uma entrada de morcela e alheira caseiras, uma feijoada transmontana de topo e uma posta de vitela de comer e chorar por mais. E para fechar um dos bolos de chocolate mais saborosos que alguma vez comemos!

Casa da Fonte

A recentemente renovada Casa da Fonte é um alojamento de turismo rural em Pitões das Júnias que tem uma ótima relação qualidade-preço. Aproveitando detalhes duma casa tipicamente barrosã (como a lareira), foram introduzidos os confortos modernos.

Cada casa tem quartos confortáveis e limpos, munidos de casas de banho privadas, uma área de estar/jantar e cozinhas atualizadas com forno, frigorífico, chaleira e até máquinas de lavar-loiça e roupa (prático se programar uma férias de longa duração.) A Casa da Fonte recebe hóspedes desde 2018 nas duas casas de turismo rural. Uma das casas é ideal para um casal ou uma família de 4 membros, a outra, para uma viagem de amigos até 11 pessoas. Pode levar o patudo também, é só avisar de antemão.

Casa D’Campo Ferreira

Uma casa rústica, com mobiliário recuperado que nos faz lembrar a casa da avó, bem no coração de Pitões das Júnias, é o que pode encontrar na Casa D’Campo Ferreira. A casa de férias dispõe dum terraço. Esta será uma opção a considerar para uma viagem de amigos até 9 pessoas, para partilharem o espaço: 3 quartos com camas de casal e 1 quarto triplo todos insonorizados e impecavelmente limpos. À noite, vai saber bem o quentinho da lareira da sala e a amena cavaqueira. Se for em casal, não compensa de todo pois o alojamento é reservado em regime de casa inteira.

 Clique para ver mais opções de alojamento em Pitões das Júnias

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Patricia Santos Patricia Santos

    Bom dia. Estava a tentar fazer o download do trajeto mas nao descarrega. Será por see iphone?

    • Olá Patricia,
      Precisa de ter uma app que leia ficheiros GPX ou KML.
      Boas caminhadas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.