A altaneira aldeia de Pitões das Júnias, plantada a praticamente 1200 metros de altitude, é uma das mais encantadoras do Gerês transmontano, no concelho de Montalegre. E não há melhor forma de conhecer os seus encantos naturais do que percorrendo o fantástico Trilho de Pitões das Júnias.
O Trilho de Pitões das Júnias arranca junto ao cemitério da aldeia e segue até às ruínas do enigmático Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o mosteiro cisterciense mais isolado que se tem conhecimento.
O mosteiro está, literalmente, escondido num vale idílico do Parque Nacional da Peneda-Gerês, tendo de um lado o planalto da Mourela e do outro a Serra do Gerês. Ao fundo corre ligeiro um ribeiro que alimenta o vale de vida e do som tranquilizante de água pulando as pedras. É difícil imaginar uma localização mais idílica para um mosteiro. Explore as suas ruínas com calma e deixe-se envolver pelo enorme misticismo do lugar.
Das ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias espera-o uma longa descida, primeiro por estradão e trilhos de terra batida, e posteriormente por passadiços, até ao miradouro da imponente Cascata de Pitões das Júnias, a maior maravilha da natureza do Trilho de Pitões das Júnias.
A cascata é alimentada pelas águas do ribeiro de Pitões que, devido aos desníveis do terreno forma várias quedas de água, tendo a maior delas uns impressionantes 30 metros de altura. O enquadramento paisagístico é verdadeiramente arrebatador!
Nas secções seguintes deste artigo irá encontrar informação prática sobre o percurso, fotografias dos pontos mais emblemáticos do Trilho de Pitões das Júnias, o mapa do percurso e a rota GPS para download.
Conteúdo deste Artigo
Trilho de Pitões das Júnias ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias e à Cascata de Pitões das Júnias: como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Distância: 4,5 km
Circular: sim
Dificuldade Técnica: Fácil
Local de Partida/Chegada: Cemitério de Pitões das Júnias
Clique para conhecer os melhores Trilhos do Gerês
Quando ir?
As nossas estações favoritas são a primavera e o outono, altura em que o tempo está mais ameno, e logo mais propício a caminhadas. Na primavera os montes pintam-se do amarelo da carqueja e da urze lilás. Já no outono, e porque por aqui abunda o carvalho e o castanheiro, fica tudo pincelado de apaixonantes tons outonais.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Água e alguns snacks
- Casaco quentinho (a altitude faz com que esta região seja bastante fria, portanto, se for em meses de frio, recomendamos vestir-se em camadas)
- Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está na serra, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
- Um saco para trazer consigo o seu lixo.
Fotografias do Trilho de Pitões das Júnias – principais pontos de interesse
Mapa do Trilho de Pitões das Júnias e rota GPS
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso do Trilho de Pitões das Júnias
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir em Pitões das Júnias
Vale a pena considerar passar pelo menos uma noite em Pitões das Júnias para poder desfrutar melhor dos muitos encantos e do relaxante ambiente serrano das Terras de Barroso. E para a escapadinha perfeita nada se compara a ficar a dormir numa casa tipicamente barrosã: confortável e aconchegante. Abaixo encontra as nossas favoritas.
Este é o nosso alojamento de eleição em Pitões das Júnias. Com a melhor relação qualidade-preço de todos, a Casa do Preto tem outros atributos imbatíveis. Em total harmonia com a vila, tanto na simpatia, amizade e familiaridade de todo o pessoal, como na simplicidade da decoração (sem frescuras como se quer numa terra de gente simples), mas, acima de tudo, pela reconfortante e deliciosa comida.
Os quartos têm tudo o que se precisa para uma estadia tranquila: acolhedores e aconchegantes, muito limpos, com mobiliário prático, camas confortáveis e casa de banho privada. Fornecidos com aquecimento central que dá muito jeito para combater as noites frias na montanha. O pequeno almoço é delicioso, com bolinho e produtos caseiros – e quando se fala em caseiro, na Casa do Preto significa de produção própria.
Saborosa (saborosíssima!) foi também a janta no restaurante da casa com oferta de pratos de cozinha regional. Uma entrada de morcela e alheira caseiras, uma feijoada transmontana de topo e uma posta de vitela de comer e chorar por mais. E para fechar um dos bolos de chocolate mais saborosos que alguma vez comemos!
A recentemente renovada Casa da Fonte é um alojamento de turismo rural em Pitões das Júnias que tem uma ótima relação qualidade-preço. Aproveitando detalhes duma casa tipicamente barrosã (como a lareira), foram introduzidos os confortos modernos.
Cada casa tem quartos confortáveis e limpos, munidos de casas de banho privadas, uma área de estar/jantar e cozinhas atualizadas com forno, frigorífico, chaleira e até máquinas de lavar-loiça e roupa (prático se programar uma férias de longa duração.) A Casa da Fonte recebe hóspedes desde 2018 nas duas casas de turismo rural. Uma das casas é ideal para um casal ou uma família de 4 membros, a outra, para uma viagem de amigos até 11 pessoas. Pode levar o patudo também, é só avisar de antemão.
Uma casa rústica, com mobiliário recuperado que nos faz lembrar a casa da avó, bem no coração de Pitões das Júnias, é o que pode encontrar na Casa D’Campo Ferreira. A casa de férias dispõe dum terraço. Esta será uma opção a considerar para uma viagem de amigos até 9 pessoas, para partilharem o espaço: 3 quartos com camas de casal e 1 quarto triplo todos insonorizados e impecavelmente limpos. À noite, vai saber bem o quentinho da lareira da sala e a amena cavaqueira. Se for em casal, não compensa de todo pois o alojamento é reservado em regime de casa inteira.
Clique para ver mais opções de alojamento em Pitões das Júnias
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Bom dia. Estava a tentar fazer o download do trajeto mas nao descarrega. Será por see iphone?
Olá Patricia,
Precisa de ter uma app que leia ficheiros GPX ou KML.
Boas caminhadas!