Lagoa Azul de Malta | Ilha de Comino: como visitar e o que ver e fazer

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta

Visitar a maravilhosa Lagoa Azul (Blue Lagoon) é absolutamente imperdível numa viagem a Malta! Esta paradisíaca lagoa de águas cristalinas da Ilha de Comino é linda de morrer, sendo considerada, com unanimidade, a melhor praia do arquipélago de Malta.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta
Lagoa Azul e Ilhéu de Cominotto

Os tons de azul-celeste da Lagoa Azul são de uma beleza tão onírica que parecem retirados do Photoshop. Vai ter de se beliscar para ter a certeza que não está a sonhar! Mas o melhor mesmo é arranjar um cantinho nas rochas para colocar as suas coisas (não é fácil, sobretudo quando a meio da manhã começam a chegar os cruzeiros) e dar um mergulho nas suas quentinhas águas e deixar o corpo comprovar que chegou ao paraíso.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta
Lagoa de Cristal, outra das maravilhas da Ilha de Comino

Mas os encantos da ilha de Comino estão longe de se resumir à Lagoa Azul. À sua espera tem ainda mais uma mão cheia de idílicas enseadas perfeitas para mergulhar, maravilhosas grutas esculpidas pelas águas do Mediterrânio, uma imponente torre da Ordem de Malta e paisagens costeiras de cortar o fôlego.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta
Uma das pequenas enseadas da Ilha de Comino perfeitas para mergulhar

Para lhe dar uma mãozinha na hora de ir visitar este cantinho do céu, neste artigo partilhamos consigo um guia completo para visitar a Lagoa Azul e os demais atrativos da Ilha de Comino, recheado de dicas para que tenha um dia inesquecível na melhor praia de Malta.

Onde fica a Ilha de Comino e a Lagoa Azul?

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaA ilha de Comino fica localizada entre as ilhas de Malta e Gozo. Apesar de ser a terceira maior ilha do arquipélago de Malta, tem apenas 2 km de comprimento por 1,7 km de largura. Presentemente a ilha de Comino é uma reserva natural protegida e um santuário de aves.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta
As maravilhosas águas de tons de azul-celeste da Lagoa Azul (Blue Lagoon)

Como já referimos, o principal atrativo de Comino é a deslumbrante Lagoa Azul, uma baía de águas cristalinas pouco profundas e fundo de areia, entre a ilha principal de Comino e a pequena ilhota de Cominotto.

Como ir à Lagoa Azul na Ilha de Comino?

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaOs barcos para ir à Lagoa Azul de forma independente partem ao lado do terminal de ferries de Cirkewwa ou de Sliema. De Sliema a viagem demora aproximadamente 1h30 e de Cirkewwa pouco mais de 15 minutos. Para chegar a Cirkewwa, de Valletta pode apanhar os autocarros 41 ou 42, de Sliema e St. Julians o 222 e do aeroporto de Malta o X1. A viagem entre Valletta e Cirkewwa demora sensivelmente 1 hora de autocarro e 45 minutos de estiver com carro alugado.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de Malta
Para apanhar um chapéu de sol à beirinha da Lagoa Azul é preciso madrugar

Se quiser chegar cedinho à Baía Azul, de forma a fintar as multidões e arranjar um poiso pertinho da água, a melhor aposta é optar por apanhar o barco em Cirkewwa (por norma a primeira viagem sai às 9h).

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaCaso não queira lidar com questões logísticas pode visitar a Lagoa Azul integrando uma excursão de barco à Ilha de Comino que pode ser combinada com uma visita à vizinha Ilha de Gozo. Estas duas excursões do GetYourGuide apresentam uma excelente relação qualidade/preço e permitem cancelamento sem custos até 24 horas de antecedência:

Seguro de Viagem para Malta

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaAlgo que consideramos muito importante numa viagem a Malta é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Malta e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Dicas para visitar a Lagoa Azul (Blue Lagoon) – Ilha de Comino

  • Por ser considerada a melhor praia de Malta, a Lagoa Azul está, por norma, sempre à pinha, sobretudo durante os meses do verão. De forma a ter a melhor experiência possível, recomendamos que programe visitar a Lagoa Azul num dia de semana e que tente ir o mais cedo possível de forma a conseguir “agarrar” um chapéu-de-sol à beirinha da água da Lagoa Azul. O preço do aluguer é por norma para meio dia ou dia inteiro, ou seja, se só ficar um par de horas, paga rigorosamente o mesmo do que para meio dia.
  • Apesar de existirem várias vans que vendem fast food e bebidas na Lagoa Azul, recomendamos vivamente que leve alguma comida e bebidas consigo (entre elas muita água) para fazer um picnic. Assim, não só consegue poupar bom dinheiro como ainda se livra das filas para as vans, que à hora de almoço são muito extensas.
  • A Ilha de Comino não tem praticamente sombras nenhumas e a zona da Lagoa Azul não é exceção. Caso não queira (ou não consiga) alugar as típicas cadeiras de praia com chapéu-de-sol, vá preparad@ para apanhar muito sol. É imperativo levar um bom protetor solar, um chapéu (de aba larga, de preferência) e óculos de sol.
  • Não existem estradas pavimentadas na ilha de Comino e a superfície é mesmo muito rochosa. Por isso, caso queira fazer algumas caminhadas pela ilha, recomendamos vivamente que leve calçado apropriado a caminhadas. Andar de flip-flops pelos trilhos de Comino não é, de todo, uma boa ideia.
  • Apesar do solo da Lagoa Azul ser de areia fina, o acesso à água é feito por rochas que, além de magoarem os pés, estão tão polidas ou molhadas que se tornam muito escorregadias havendo sempre sérios riscos de queda. Tenha isso em conta na hora de ir a banhos e não deixe de colocar na sua mochila uns aquashoes.
  • Se gosta de snorkel, tem na Lagoa Azul (e nas demais enseadas de Comino) um pequeno paraíso. Não se esqueça do seu equipamento!
  • Na hora de ir mergulhar na Lagoa Azul, tenha muito cuidado com os seus pertences. Caso vá sozinh@ (ou ninguém queira ficar na toalha a guardá-los), existem cacifos junto às vans e aos balneários onde pode deixar os seus pertences mediante pagamento.
  • Apesar de existirem caixotes do lixo na zona envolvente à Lagoa Azul, devido à enorme afluência de pessoas, os mesmos acabam o dia a abarrotar e consequentemente o lixo a voar um pouco por todo o lado. Leve consigo um saco para colocar o seu lixo e não contribua para poluir este cantinho mágico de Malta.
  • Uma das atividades clássicas na Lagoa Azul é atravessar a nado de Comino para Cominotto, a pequena ilhota que fica na margem oposta da Lagoa Azul. Nos meses de verão não costumam existir problemas de maior, mas fora do período estival existem, por vezes, fortes correntes subaquáticas que colocam em sérias dificuldades até os nadadores experientes. Apesar da Lagoa Azul ser uma praia vigiada, estamos convictos de que não quer dar trabalho aos nadadores salvadores.

O que visitar, ver e fazer na Ilha de Comino (para além da Lagoa Azul)

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaBem sabemos que vai ser difícil arredar pé da Lagoa Azul, mas se conseguir vencer a tentação de passar o dia a marinar nas suas águas, patrocinad@ por uma bebida qualquer, calce as suas botas de caminhada e parta à descoberta dos outros encantos de Comino percorrendo um dos trilhos que circunda a ilha.

Entre mergulhos na Lagoa Azul recomendamos que percorra um dos trilhos da Ilha de Comino

Como toda a ilha de Comino é uma reserva natural protegida e um santuário de aves, o ambiente é bastante tranquilo, livre de carros e betão, sendo simplesmente perfeito para quem, como nós, adora uma boa caminhada.

Lagoa Azul | Ilha de Comino: Guia para visitar a melhor praia de MaltaOs locais que não pode deixar de visitar durante a sua caminhada pela ilha de Comino são os seguintes:

  • Lagoa de Cristal, a outra lagoa mágica de Comino. É bem mais rochosa do que a Lagoa Azul, mas no que a beleza diz respeito não lhe fica nada atrás. As suas águas cristalinas verde-esmeralda são perfeitas para nadar e para praticar snorkel nas cavernas circundantes.
  • Torre de Santa Maria, um imponente bastião construído em 1618 pelos Cavaleiros da Ordem de Malta para defender a ilha de Comino dos frequentes ataques de piratas. Se vir a bandeira da Ordem de Malta hasteada, é porque é possível visitar o seu interior. Nós não tivemos essa sorte.
  • Baía de Santa Maria. Esta linda enseada fica localizada no lado norte da ilha de Comino, e tem uma pequena praia de areia perfeita para estender a toalha. Como fica num local mais remoto, vai encontrar muito menos pessoas que na Lagoa Azul, logo, muito mais sossego.
  • Cavernas de Santa Maria, um dos melhores locais de Comino para praticar mergulho com botija e snorkel.
  • Capela de Santa Maria
Lagoa de Cristal – Ilha de Comino

Onde ficar quando visitar a Lagoa Azul – Comino? Sugestões de alojamento

Na Ilha de Comino não existem hotéis (o único que havia era o Hotel Comino, mas foi permanentemente encerrado), logo, terá sempre de ficar alojad@ na ilha de Malta ou na ilha de Gozo.

Apesar da ilha de Malta ser pequena, tenha em atenção que da zona de Valletta e Sliema até aos ferries, que fazem a ligação à Lagoa Azul, demora cerca de 1 hora de autocarro. Caso queira apanhar o primeiro ferry do dia sem ter de acordar com as galinhas, recomendamos vivamente que, na noite anterior à sua visita a Comino, fique alojado na região de Mellieha visto que é a mais próxima dos ferries.

No que a localização diz respeito o Paradise Bay Resort e o Labranda Riviera Hotel & Spa são simplesmente imbatíveis. Ficam mesmo ao lado dos ferries (até pode ir a pé), e ainda têm o bónus de ficarem a dois passos da maravilhosa Paradise Bay, outra das melhores praias de Malta.

Se optar por ficar mesmo na simpática localidade de Mellieha, onde encontra excelentes restaurantes e a excelente praia Ghadira Bay, recomendamos o Solana Hotel & Spa e o Maritim Antonine Hotel & Spa. Apresentam ambos uma estupenda relação qualidade-preço.

Clique para ver mais opções de alojamento em Mellieha

Dica VagaMundos: se procura as melhores opções de alojamento em Malta, espreite o nosso artigo “Onde ficar em Malta” onde partilhamos as melhores zonas, alojamentos e hotéis de Malta. Acreditamos que vai encontrar um que tem mesmo a sua cara!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.