Melhores Praias de Malta: conheça as praias mais bonitas para férias de verão

Melhores Praias de Malta

Anda a pensar num destino de verão com maravilhosas praias? Malta! No coração do Mediterrâneo, Malta é um dos destinos balneares mais procurados da Europa, para desfrutar de junho a outubro. E por bons motivos. A par dum clima invejável, as praias de Malta são conhecidas por terem das águas mais límpidas da União Europeia, arrecadando galardões de qualidade ano após ano. Quem diz que Malta não é um destino balnear é porque conhece muito mal as praias de Malta.

Melhores Praias de Malta
Lagoa Azul – Melhores Praias de Malta

A receita do sucesso das praias de Malta está no temperado mar Mediterrâneo que banha as suas baías e enseadas, umas mais secretas que outras, de plácidas águas cristalinas azul-turquesa ou verde-esmeralda, literalmente inseridas em cenários dignos de filme. As paisagens singulares das ilhas de Malta, Comino e Gozo estão entre as mais encantadoras belezas naturais do (muito!) mundo que já vimos. E as praias de Malta contam-se entre elas.

Melhores Praias de MaltaSejam de areia branca, dourada ou vermelha, sejam de seixos ou de rocha, piscinas naturais ou enseadas secretas, enumeramos as melhores praias de Malta para banhos de mar, de sol e aventuras aquáticas. Não esqueça o fato de banho porque Malta tem seguramente a praia paradisíaca para as suas férias de verão.

Melhores Praias de Malta

Melhores Praias de Malta
St Peter’s Pool, a melhor piscina natural de Malta

Para além de uma breve descrição das melhores praias de Malta, neste artigo vai também encontrar um mapa interativo com a localização das praias, as melhores localidades para se alojar perto de cada uma das praias e dicas para desfrutar em segurança destes pedacinhos de paraíso na terra.

Seguro de Viagem para Malta

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Malta é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Malta e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Lagoa Azul e Ilha de Comino

Melhores Praias de MaltaComeçamos a nossa lista das melhores praias de Malta pela joia da coroa: a mundialmente famosa Blue Lagoon. A deslumbrante Lagoa Azul de Malta é uma baía fascinante de águas cristalinas pouco profundas com fundo de areia, entre a ilha de Comino e a pequena ilhota de Cominotto.

Os tons de azul-celeste da baía rochosa são de uma beleza tão onírica que parecem retirados do Photoshop. Vai ter de se beliscar para ter a certeza que não está a sonhar! Mas o melhor mesmo é arranjar um cantinho nas rochas para poisar as suas coisas (não é fácil, sobretudo quando começam a chegar os cruzeiros a meio da manhã) e dar um mergulho nas suas águas tépidas e deixar o corpo comprovar que chegou ao paraíso.

Apesar da única sombra ser garantida apenas pelos guarda-sóis de aluguer, a Lagoa Azul é tão popular que fervilha de gente. Apesar disso e como toda a ilha de Comino é uma reserva natural protegida e um santuário de aves, o ambiente é bastante tranquilo, livre de carros e betão, e convida a caminhadas pelos seus trilhos até outras idílicas enseadas, como a Lagoa de Cristal, ou à Torre de Santa Maria, enquanto faz a digestão (há vans que vendem fast food e bebidas, nadadores-salvadores, instalações sanitárias e equipamento de mergulho e snorkel para aluguer).

Melhores Praias de Malta
Lagoa de Cristal – Melhores Praias de Malta

É praia para passar o dia inteiro (precavido com muito protetor solar e um chapéu de aba larga) e o acesso é feito numa viagem de barco de Malta ou de Gozo. Mesmo assim, sabe a pouco porque é muito difícil arredar pé da Lagoa Azul e vencer a tentação de passar o dia a marinar nas suas águas transparentes, “patrocinado por uma bebida qualquer”.

Como ir à Lagoa Azul na Ilha de Comino?

Os barcos para ir à Lagoa Azul de forma independente partem ao lado do terminal de ferries de Cirkewwa ou de Sliema. De Sliema a viagem demora aproximadamente 1h30 e de Cirkewwa pouco mais de 15 minutos. Se quiser chegar cedinho à Baía Azul, de forma a fintar as multidões e arranjar um poiso pertinho da água, a melhor aposta é optar por apanhar o barco em Cirkewwa (por norma a primeira viagem sai às 9h).

Caso não queira lidar com questões logísticas pode visitar a Lagoa Azul integrando uma excursão de barco à Ilha de Comino. Estas duas excursões do GetYourGuide apresentam uma excelente relação qualidade/preço e permitem cancelamento sem custos até 24 horas de antecedência:

Onde ficar a dormir perto da Lagoa Azul?

Mellieha (ilha de Malta) | Mgarr – Ilha de Gozo (não há alojamentos na ilha de Comino)

St Peter’s Pool (Piscina de São Pedro)

Melhores Praias de MaltaDas praias de Malta, Saint Peter’s Pool era o segredo mais bem guardado até surgirem as redes sociais. Porque é que a designamos uma das melhores praias de Malta quando se trata duma piscina natural? Porque é simplesmente maravilhosa, desafiante e divertida.

Saint Peter’s Pool é no fundo uma estreita baía em forma de U, como uma piscina criada pela erosão das águas do mar Mediterrâneo na base de uma escarpada falésia de calcário, onde até uma gruta se formou. As águas profundas são de um azul-turquesa simplesmente divinal e a falésia em redor dá uma ilusão de entorno 100% natural. Os mais aventureiros e corajosos optam por dar vertiginosos (e artísticos) mergulhos do topo da falésia. Os mais temerários, usam as escadinhas de piscina na hora de ir a banhos.

Não existe praia propriamente dita, mas há espaço mais que suficiente para estender a toalha na rocha plana ao redor da baía. Por estar num local recôndito não existe qualquer tipo de infraestrutura de apoio nem nadador salvador. Por isso, não se esqueça de levar comida e muita água.

Como chegar a Saint Peter’s Pool?

No porto da vila piscatória de Marsaxlokk há barcos-táxi regulares operados pelos pescadores locais para Saint Peter’s Pool. O preço do bilhete é de 10€ por pessoa (ida e volta) e pode combinar de antemão a que horas pretende regressar.

Também é possível chegar à Saint Peter’s Pool de carro, sendo que boa parte do troço é feito por uma estreita estrada de terra batida e depois a descida é feita a pé. Contudo, em nossa opinião, o passeio de barco desde Marsaxlokk à Saint Peter’s Pool é bem mais recompensador e vale bem a pena o dinheiro!

Onde ficar a dormir perto de Saint Peter’s Pool?

Marsaxlokk

Paradise Bay

Melhores Praias de MaltaLocalizada no norte da ilha de Malta, Paradise Bay fica situada numa isolada e paradisíaca enseada natural de águas cristalinas (daí o seu nome), rodeada por altas falésias do topo das quais se tem vista panorâmica para a baía e as ilhas de Comino e Gozo (com o Paradise Beach Resort no horizonte).

Apesar da praia ser relativamente pequena, tem boas infraestruturas de apoio, areia onde estender a toalha (em Malta há pouco mais de 10 praias de areia fina) e águas simplesmente deliciosas. Com fácil acesso a águas pouco profundas, é uma praia family-friendly, mas Paradise Bay geralmente atrai um público mais jovem entre os habitantes locais. É também excelente para praticar snorkeling ou aventurar-se no mergulho.

Onde ficar a dormir perto da Paradise Bay?

Mellieha | Saint Paul’s Bay

Mellieha Bay / Ghadira Bay

Melhores Praias de MaltaA maravilhosa Baía de Mellieha ou Gahdira Bay, como é mais conhecida localmente é uma das melhores praias de Malta por ter o maior areal da ilha banhado por águas límpidas azul-turquesa de sonho. A somar a isso, tem águas pouco profundas (pode andar largas centenas de metros com água até à cintura), infraestruturas de apoio de topo, uma mão cheia de bons restaurantes e até uma área reservada para fazer um picnic ou até uma bela de uma grelhada.

Com tanto argumento de peso, não é de espantar que seja bastante popular entre locais e turistas. É uma das melhores praias de Malta para ir com crianças, mas avisamos já que vai ser difícil arrancá-las de lá!

Onde ficar a dormir perto de Ghadira Bay?

Mellieha | Saint Paul’s Bay

Għar Lapsi

Melhores Praias de MaltaGħar Lapsi é uma praia isolada perto de Siggiewi, popular entre os locais e frequentada por mergulhadores. A pequena e recôndita baía de Għar Lapsi é um dos segredos mais bem guardados da ilha de Malta, o que faz dela uma das praias de Malta (ainda) livre de multidões.

Nesta enseada rochosa, ladeada por uma enorme caverna e com vistas para a ilhota desabitada de Filfla, vai encontrar uma das melhores piscinas naturais de Malta, com águas cristalinas perfeitas tanto para banhos como para praticar snorkeling.

Não existe um espaço extenso para banhos de sol, mas dá para arranjar poiso em algumas pequenas áreas de rocha plana. Existe ainda um pequeno porto de pesca e alguns restaurantes que servem peixe e marisco fresquíssimo (é de aproveitar).

Onde ficar a dormir perto de Għar Lapsi?

Mdina | Rabat

Golden Bay Mellieha

Melhores Praias de MaltaA Golden Bay é uma das mais famosas praias de Malta. Esta maravilhosa praia de areia dourada fica localizada numa idílica baía, encaixada entre duas escarpadas falésias. Como tem pouca ondulação é uma excelente praia para ir com crianças.

Além disso, a praia é vigiada, conta com excelentes acessos (até mesmo de transportes públicos) e no que diz respeito a infraestruturas não lhe falta rigorosamente nada: cadeiras e chapéus para alugar, balneários e bar/restaurante de apoio. Dá vontade de passar lá o dia inteiro entre banhos de mar e sol!

Melhores Praias de Malta

Dica VagaMundos: na hora da digestão, vá até ao extremo sul da praia e siga pelo trilho até ao topo da falésia. O esforço é recompensado com vistas de cortar a respiração sobre a Golden Bay e ainda poderá conhecer uma torre de vigia da Ordem de Malta, a Torre Ghajn Tuffieha.

Onde ficar a dormir perto da Golden Bay?

Mellieha | Saint Paul’s Bay

Riviera Beach (Ghajn Tuffieha)

Melhores Praias de MaltaDa Golden Bay é um saltinho até à Ghajn Tuffieha, mais conhecida pelo nome de Riviera Beach. Se tivéssemos de entregar o óscar da melhor praia de Malta, a Riviera Beach seria a vencedora. E tem argumentos mais do que suficientes para lhe darmos o prémio!

Este extenso areal de tonalidades laranja, águas limpíssimas e um enquadramento paisagístico selvagem de beleza desarmante está integrado numa reserva natural. Mas o melhor de tudo é que, apesar do seu look selvagem, é vigiada durante a época balnear e conta com infraestruturas suficientes para um dia de praia em cheio (entre as quais balneários, bar/restaurante).

Melhores Praias de MaltaIr até à praia exige descer (e subir no regresso) uma enorme escadaria, mas nem pestaneje na hora de dar um mergulho naquelas águas estupendas.

Onde ficar a dormir perto da Riveira Beach?

Mellieha | Saint Paul’s Bay

Baía de Gnejna

Na recôndita Baía de Gnejna encontra-se mais uma das melhores praias de Malta, idilicamente aninhada entre encostas de argila e falésias calcárias. Dominando a baía, no topo de um escarpado promontório, está a Torre Ta’Lippija (também conhecida como Torre Ġnejna), a eterna guardiã destas paragens.

Apesar de ser uma praia bastante isolada e de só no verão ser acessível de transportes públicos, a praia da Baía de Gnejna tem areia, é vigiada e conta com boas infraestruturas de apoio, como WC, bares e possibilidade de alugar guarda-sóis, espreguiçadeiras e caiaques para navegar pela baia. Como está fora da rota turística, é também mais tranquila o que faz da praia de Gnejna uma das melhores praias de Malta para fugir das multidões.

Melhores Praias de Malta
Baía Qarraba – Melhores Praias de Malta
Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, recomendamos vivamente que percorra o trilho costeiro que liga a Baía de Gnejna à Riviera Beach. Algumas das paisagens costeiras mais espantosas de Malta acompanham este quilómetro e meio de trilho, como a formação geológica “14 Soldados”, a praia selvagem da Baía Qarraba (muito famosa entre nudistas, se bem que a prática do nudismo seja ilegal em Malta) e vistas soberbas sobre a Praia de Gnejna e a Riviera Beach. O trilho não é de todo fácil, mas vale cada gotinha de suor. O pôr-do-sol do enorme promontório de Qarraba é um dos mais memoráveis para quem conhece bem as melhores praias de Malta.

Onde ficar a dormir perto da Baía de Gnejna?

Mellieha | Saint Paul’s Bay

Baía de Ramla (ilha de Gozo)

Se pretende visitar a ilha de Gozo, a Baía de Ramla deve estar no topo da sua lista das melhores praias de Malta. Conhecida como Ramla Bay, é a maior e mais popular praia de areia da ilha de Gozo, e por boas razões.

A imagem icónica de Ramla Bay é a sua grande faixa de areia quase vermelha (o nome dado pelos locais diz isso mesmo, Ramla il-Ħamra significa a Praia de Areia Vermelha). Inserida numa zona rural livre de betão, o panorama em redor é espetacular, ladeada por duas altas falésias.

Melhores Praias de Malta

É obviamente uma das favoritas na ilha de Gozo tanto para os locais como para os turistas. O entorno é tranquilo, mas no pico do verão a Ramla Bay fervilha de gente. É vigiada durante os meses da época balnear, muito limpa, está bem apetrechada com infraestruturas de apoio (bar, restaurante, WC ), há muito espaço para estender a toalha e as águas pouco profundas e de fácil acesso tornam a praia segura para ir com crianças.

Onde ficar a dormir perto da Ramla Bay?

Nadur | Xagħra

Mapa das melhores praias de Malta


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias de Malta e Gozo.

Onde ficar a dormir perto das melhores praias de Malta?

Radisson Blu Resort & Spa, um dos melhores hotéis perto das praias de Malta

Quando começar a planear umas férias de verão para aproveitar as melhores praias de Malta, a primeira grande decisão a tomar é escolher os locais onde ficar alojado. Essa escolha depende do seu gosto pessoal e necessidade, mas, em grande medida, do fator “mobilidade”. Estas são as nossas dicas caso esteja:

  • Com carro alugado: As melhores praias de Malta aqui destacadas são todas acessíveis de carro (exceto a Lagoa Azul, é óbvio), portanto, a escolha do alojamento depende do seu gosto pessoal e orçamento de viagem. Pode escolher uma zona para montar base e ir “saltitando” entre as melhores praias de Malta com total liberdade de mobilidade, ou dividir as noites por várias localidades de acordo com a proximidade de cada praia. Afinal, a ilha de Malta percorre-se de ponta a ponta em menos de 1 hora.
  • Sem carro alugado: Se optar por não alugar carro e está dependente de transportes públicos, o nosso conselho é reservar alojamento em Valetta (ou Victoria se for visitar a ilha de Gozo) por ser o hub dos autocarros com acesso direto, ou quase direto, às praias de Malta aqui destacadas. A não ser que tenha elegido uma das melhores praias de Malta para passar dias seguidos de dolce far niente a relaxar à beira-mar, num dos melhores resorts de Malta.

Esteja ciente que Malta é um dos destinos de praia mais procurados da Europa. Logo, e sobretudo se viajar durante a época alta (junho-setembro), recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Os hotéis e alojamentos com a melhor relação custo-benefício esgotam num ápice.

A oferta é tão vasta de de tal qualidade em Malta que temos a certeza que vai encontrar um hotel ou alojamento que tem mesmo a sua cara! Espreite também o nosso artigo Onde Ficar em Malta? no qual partilhamos as melhores zonas, alojamentos e hotéis de Malta.

Para lhe dar uma mãozinha na escolha do hotel onde ficar perto das praias de Malta, listamos abaixo os nossos alojamentos favoritos para montar base nas ilhas de Malta e Gozo – testados e aprovados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis que apresentam a melhor relação qualidade-preço dentro da respetiva categoria. Clique nos nomes para informação detalhada e ver disponibilidade e preços.

Dicas práticas para desfrutar das melhores praias de Malta

Melhores Praias de Malta

  • Por serem as melhores praias de Malta, por norma, estão “à pinha”, sobretudo nos fins de semana da época balnear (junho-outubro). Planeie as suas idas à praia nos dias de semana de forma a evitar as multidões e ter a melhor experiência possível.
  • Os lugares de estacionamento perto das praias de Malta esgotam depressa, principalmente no verão. Programe chegar cedo à praia escolhida ou só encontrará estacionamento a uma distância que pode obrigar a longa caminhada.
  • Apesar de existirem serviços de restauração ou vans de street food na maioria das praias de Malta, ou imediações, é aconselhável levar comida e bebida (entre elas, muita água) para um picnic – particularmente válido para a Lagoa Azul e Saint Peter’s Pool.
  • Traga uma mochila leve e confortável. Na nossa, andava sempre o fato de banho, a toalha de microfibra (super compacta, leve e de secagem rápida), uma muda de roupa interior e os aquashoes –  e todos os dias foram úteis!
  • É imperativo levar um bom protetor solar, um chapéu (de preferência de aba larga) e óculos de sol. O protetor solar deve ter um fator de proteção elevado (FPS 50+) contra os raios ultravioletas UVA e UVB. As autoridades maltesas recomendam evitar exposição solar entre as 11h e as 16h devido aos níveis altos de raios UV.
  • Leve chinelos e calçado aquático (aquashoes) para, no caso de ir a banhos em praias de rocha, seixos ou nas piscinas naturais, evitar escorregar e magoar os pés, tanto nos acessos à água como dentro de água. Deram-nos tanto jeito!
  • Lembre-se de levar calçado confortável ou adequado a caminhadas caso queira fazer algumas caminhadas nas imediações das praias de Malta. Andar de flip-flops pelos trilhos de Malta não é de todo uma boa ideia.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às praias de Malta.
  • Se gosta de snorkel, tem nas praias de Malta excelentes oportunidades de observar a vida submarina nas suas águas cristalinas. Traga o seu equipamento!
  • Nunca deixe os seus pertences sem vigilância. Na hora de ir a banhos, é aconselhável um elemento do grupo de viagem ficar na toalha a guardar os objetos. Se estiver sozinh@, alugue um cacifo para guardar os seus pertences, caso o serviço esteja disponível.
  • Cumpra, siga e respeite as normas de utilização e segurança das praias de Malta ditadas pelas autoridades.
  • Mantenha-se dentro das zonas seguras de natação, demarcadas pelas boias. Há o perigo de encontros indesejados nas zonas designadas para embarcações e desportos náuticos nas baías que integram as melhores praias de Malta.
  • Para sua segurança, preste atenção e respeite o sistema de bandeiras que indica as correntes. Malta está muito sujeita a agueiros (corrente submarinas) por ficar no meio do Mar Mediterrâneo. Mesmo na época balnear, mas principalmente nas épocas que balizam o verão. Por mais tentador que o mar lhe pareça, respeite e cumpra as indicações da bandeira vermelha ou dupla bandeira vermelha que proíbe terminantemente a entrada na água, e nunca nade sozinh@. Não é raro as pessoas serem apanhadas por correntes ocultas.
  • A prática de nudismo é ilegal nas praias de Malta (aliás, nudismo é ilegal em Malta, ponto.)
  • E o mais importante: recolha todo o seu lixo, inclusivamente o orgânico, num saco e deposite-o no contentor público adequado mais próximo (ou menos apinhado). A visão de lixo e restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas praias de Malta.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.