As melhores praias da Arrábida: saiba como ir e onde ficar

melhores praias da Arrábida

Passar um dia à beira-mar, com os pés de molho em águas turquesa cristalinas, a quietude dum vasto oceano e o cume duma serra a espreitar acima da cabeça, é a imagem idílica dumas férias de praia que parecem só ser possíveis em paragens distantes. Contudo, esta realidade está bem mais perto do que você julga! Este paraíso natural chama-se Arrábida e dista uns meros 40 minutos de Lisboa. E neste artigo vamos revelar-lhe as melhores praias da Arrábida, das mais badaladas às mais selvagens.

melhores praias da ArrábidaSe há algo pelo qual a Serra da Arrábida é sobejamente conhecida, é pela beleza das suas praias. A combinação das águas de tons azuis, com a fina areia branca e o verde da vegetação da serra dão às praias da Arrábida um look paradisíaco difícil de igualar.

A natureza uniu terra e mar de forma exímia gerando algumas das praias mais incríveis do país, muitas com fama em todo o mundo, outras praticamente selvagens e secretas. Nestes autênticos recantos de tranquilidade o tempo abranda e é tão difícil despedirmo-nos!

melhores praias da ArrábidaO Parque Natural da Serra da Arrábida compreende algumas das mais belas praias de Portugal. Premiadas, umas, merecedoras de louros, outras, mas estupendas todas elas.

No encontro entre a serra e o mar, há praias secretas que só se revelam quando o mar quer. E o deslumbramento é garantido. Entre praias de extensas areias brancas até aquela praia de enseada idílica, há de tudo para todos os gostos.

Leia também os nossos roteiros da Serra da Arrábida e de Setúbal e o nosso artigo com os Melhores Trilhos da Arrábida

Onde ficar a dormir na Arrábida? Sugestões de alojamento

A primeira grande decisão a tomar quando começa a planear as suas férias de praia na Arrábida é escolher onde ficar alojado.

Considere montar base numa só localidade e fazer as suas explorações das melhores praias da Arrábida a partir daí. Tem as vantagens de exigir menos logística e tornar a experiência mais relaxante (andar a fazer e desfazer malas é sempre chato, sobretudo quando se viaja com crianças).

Se procura algo mais prático e cómodo, Setúbal é provavelmente a sua melhor aposta. Para além de ter tudo o que possa precisar, Setúbal fica mais perto das melhores praias da Arrábida para si e para toda a família.

Se é mais aventureiro, quanto mais para oeste mais desafiantes e mais selvagens são as enseadas da Arrábida. Neste caso, Sesimbra é a melhor localidade para se alojar já que gosta de temperar as férias com uma pitada de adrenalina.

Alojamento em Setúbal

A melhor relação qualidade-preço está no Rio Art Hotel. Para além das instalações modernas, a assinatura está nos detalhes de arte que inspiraram a decoração (e nome) deste simpático hotel. Mas ao primeiro contacto com a equipa, sabemos que vamos ser mimados. Quartos amplos, confortáveis e insonorizados, que primam pela limpeza. O pequeno-almoço é soberbo e não o vai querer dispensar.

O RM The Experience é soberbo para aquela escapadinha romântica com luxo e conforto sem arruinar a carteira. O romantismo dos quartos modernos, confortáveis tornam a estadia perfeita (o roupão também é sugestivo). O programa pode incluir passeio de bicicleta à beira mar, pois as da guesthouse são gratuitas para os hóspedes. O pequeno-almoço? Imperdível.

Se procura uma solução mais económica de alojamento, sem beliscar o conforto, espreite as ofertas do Luna Esperança Centro Hotel. Bons quartos, localização central e um pequeno-almoço que nunca desaponta, são os pontos fortes desta unidade hoteleira, que já se tornou um clássico em Setúbal.

Clique para ver mais opções de alojamento em Setúbal

Alojamento em Sesimbra

Recentemente fomos experimentar o Sesimbra Hotel & Spa e foi direitinho para o topo dos nossos alojamentos favoritos em Sesimbra. Adoramos espaços bem pensados, harmoniosos e elegantes e o Sesimbra Hotel & Spa recebe nota máxima nesse aspeto… Bem como no conforto, iluminação e limpeza dos quartos e nas vistas para o mar da varanda onde nos perdemos de amores pelo pôr-do-sol. Nada como começar o dia a tratar corpo e mente no Spa e acabar com um drink no terraço da piscina, à guisa de infinity pool.

Outra excelente opção de alojamento, mesmo no centro da pitoresca Sesimbra é o SANA Sesimbra Hotel. As vistas mar a partir do terraço (e da maioria dos quartos) são estupendas e a piscina (aquecida) é irresistível. E o pequeno-almoço é irrepreensível!

Se procura uma solução de alojamento mais económica, sem comprometer o conforto, aposte no Hotel dos Zimbros. Fica deslocado do centro da vila de Sesimbra mas apresenta uma relação preço-qualidade estupenda.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sesimbra

As melhores praias da Arrábida: das mais badaladas às mais selvagens

melhores praias da ArrábidaA extensa Figueirinha, que de diminutivo só tem o nome, as famosíssimas Galapos e Galapinhos, a recôndita baía do Portinho da Arrábida com a mística Pedra da Anixa… são apenas exemplos de algumas das mais conhecidas. Mas há a Praia dos Coelhos, a Praia do Ribeiro do Cavalo ou a da Cova da Mijona, para quem busca the hiddem gems. Não espere as águas quentes do Algarve, mas espere muita beleza natural.

melhores praias da ArrábidaDa Praia do Albarquel em Setúbal à saída do Estuário do Sado, até à Praia da Foz na falésia a norte do Cabo Espichel, vamos percorrer estes quase 40 km de costa em busca das melhores e mais belas praias da Arrábida. Pequenos paraísos pintados de dourado, verde e azul. Fundos de mar onde rochas e finas areias brancas são a morada de vida selvagem, fauna e flora sem paralelo na Europa e um dos melhores hotspots de biodiversidade do velho continente.

melhores praias da Arrábida

Dica VagaMundos: o Parque Marinho Luiz Saldanha é a parte marítima protegida integrante do Parque Natural da Serra da Arrábida. Dedica-se a proteger a biodiversidade de mais de 1000 espécies de fauna e flora marinha deste local único em toda a Europa. Assim, respeite tanto a água como a serra!

melhores praias da ArrábidaEntre elas há ainda espaço para atividades desportivas onde serra e mar proporcionam os melhores momentos de adrenalina. O leque de escolha é vasto. Entre coasteering, um novo desporto que está a fazer furor na Arrábida onde se conjuga rapel, escalada, mergulho e caminhada, passeios de barco para ver os golfinhos do Sado, canoa ou SUP (standup paddle) para explorar algumas das grutas e enseadas de águas calmas e cristalinas isoladas e só acessíveis por mar, ao mergulho ou snorkel. Ou pura e simplesmente aquilo que todos queremos: banhos de mar em águas cristalinas ou banhos de sol na toalha estendida no areal.

Ao fim do dia, desfrute do peixe fresco, dos frutos do mar e do vinho regional num qualquer restaurante de praia.

Informação Importante – Arrábida sem Carros

Como deve saber a circulação entre Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Saiba mais sobre as condicionantes do trânsito e descubra as melhores alternativas para chegar às praias da Arrábida consultando o site oficial do município de Setúbal.

Praia de Albarquel

Esta é aquela que se pode chamar da praia mais urbana de Setúbal. Fica mesmo à saída da cidade, passando o Forte de Albarquel, às portas do Parque Natural da Serra da Arrábida e na foz do Sado. Pode-se lá chegar a pé, em modo passeio pelo agradável Parque Urbano de Albarquel. Tem uma extensão de areal que já mete respeito e termina a oeste com umas interessantes “paredes” em lajes verticais esculpidas pelos elementos. Tem alguns lugares de estacionamento disponíveis e serviços de restauração.

Praia da Comenda

Segue-se a Praia da Comenda, cujo futuro incerto ou a fará “desaparecer do mapa” ou a vai restituir ao público. A praia da Comenda é um areal de aluvião formado por uma ribeira que desce da serra e que desagua mesmo antes de se chegar ao Outão. O parque de merendas da Comenda tem feito as delícias de quem procura uma zona fresca, sombreada e arejada para fazer um picnic em família, conciliando a vegetação da serra com uma vista desafogada para o mar e para Tróia. Acontece que a Casa da Comenda e respetivos hectares de quinta em redor, que estiveram abandonados durante anos, foram recentemente comprados por uns franceses que já iniciaram os trabalhos de recuperação, e,diz-se, vão vedar o parque de merendas ao público já que este está dentro dos limites da propriedade privada. Portanto, se ainda a quiser conhecer, apresse-se.

Praia da Figueirinha

Obviamente que numa lista das melhores praias da Arrábida não pode faltar a Figueirinha. Provavelmente, a mais famosa de todas elas. É o areal mais extenso entre Setúbal e Sesimbra, com vistas magnificas para a península de Tróia e para o Portinho da Arrábida (já lá vamos!) Na maré baixa mostra uma língua de areia que parece fazer a praia crescer mar adentro, formando uma enseada perfeita para a prática de windsurf. Como é uma praia acessível, com todas as estruturas de apoio aos veraneantes, é também bastante concorrida e estender a toalha pode ser um problema se não chegar bem cedo. O azul das águas pouco profundas é simplesmente incrível e a ondulação calma é convidativa, mas não se deixe enganar, as águas da Arrábida são também das mais frias deste lado do Atlântico. Apesar disso, é a melhor praia para famílias, onde os garotos adoram andar à solta.

Praia dos Galapos

A Serra da Arrábida a desenhar-se suavemente no mar é uma das imagens de costa mais deslumbrantes do mundo. A Praia dos Galapos é o prelúdio dum desses cenários idílicos que parecem existir apenas no outro lado do mundo, numa qualquer costa longínqua paradisíaca. Uma pequena praia sossegada e abrigada pelas arribas, que depressa nos faz esquecer a canseira que foi descer os degraus para cá chegar. A praia vigiada com serviços de apoio, é ainda um dos spots favoritos de mergulho para observação da vida marinha por causa das águas claras, tranquilas e de fraca ondulação.

Praia dos Galapinhos

E se os Galapos impressionam, os Galapinhos maravilham! Não somos só nós a dizê-lo, é a imprensa internacional que elegeu a praia dos Galapinhos como uma das mais belas praias do mundo – foi eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations. Os distraídos nem sabem que Galapinhos é nossa e estende-se num extenso (bem extenso) areal aos pés da Serra da Arrábida. Envolvida pela deslumbrante paisagem da Arrábida, oferece águas límpidas e cristalinas e um areal de fina areia branca que fecha em meia lua. O lugar não podia ser mais instagramável e não será muito difícil enamorar-se deste pequeno paraíso azul. Os acessos não são propriamente fáceis, mas o enquadramento é incrível, entre o verde da serra, os ocres das rochas e os azuis marinhos a protagonizar este cenário de sonho.

Praia dos Coelhos

Uma das nossas praias favoritas, a idílica Praia dos Coelhos é um dos segredos mais bem guardados da Arrábida – bem, talvez já não seja um segredo assim tão bem guardado. Localizada numa pequena enseada, a Praia dos Coelhos é uma praia selvagem (ou seja, não tem serviços de apoio) ideal para quem gosta de estender a toalha num recanto de natureza no seu estado mais puro. Uma praia tranquila e de mar sereno que constitui uma excelente alternativa às praias mais “comerciais” da Arrábida. A Praia dos Coelhos é um pequeno paraíso para os amantes da natureza e esta predileção deve-se ao seu isolamento. Ao contrário do que acontece com a maioria das praias da Arrábida, a Praia dos Coelhos não conta com qualquer acesso por estrada, nem placas a indicar a sua direção (ou sequer a sua existência). Ou seja a única forma de chegar à praia é a pé, percorrendo um pequeno trilho da Arrábida algo inclinado que, não sendo para todos, não apresenta dificuldades de maior, a nosso ver.

Dica VagaMundos: Clique para ler o nosso artigo com tudo sobre a Praia dos Coelhos, informações sobre o acesso e como chegar a uma das praias mais bonitas da Arrábida, com mapa GPS do trilho para download.

Praia do Monte Branco e Praia da Anicha

Outras duas praias de acesso complicado, que se escondem entre as encostas da serra da Arrábida são as praias do Monte Branco e da Anicha. O acesso mais facilitado é pela Praia do Creiro, e é preciso ter sorte com a maré, já que assim que a água sobe, só nos restam umas rochas para não ficarmos com tudo de molho. São duas pequenas enseadas que só alguns corajosos – ou pessoas em busca de maior isolamento – ousam frequentar. A Praia da Anicha recebe o nome da Pedra da Anixa, um promontório de fragas rochosas mesmo no meio do oceano que lhe fica em frente e a Praia do Monte Branco deve-se ao facto de ali ter existido uma duna de areia branca, agora desaparecida. Ideais para apreciadores de praias pequenas e calmos recantos, abrigados por entre as rochas.

Praia do Creiro

A Praia do Creiro viu o acesso facilitado de há uns anos a esta parte, com a construção duma estrada e alguns lugares de estacionamento, uma coisa rara por estas bandas. Ali perto fica um complexo de salga de peixe da época romana, assim, junta o útil ao agradável e para além dum dia de praia, soma-lhe um passeio cultural com dois mil anos de história. Os serviços de apoio da Praia do Creiro compreendem vigilância, serviços de restauração, aluguer de toldos e embarcações sem motor para diversão dos veraneantes. Os WC não são públicos, pertencem aos privados que exploram os negócios da praia.

Praia do Portinho da Arrábida

Uma das “7 Maravilhas de Portugal”, o Portinho da Arrábida vai deixá-lo boquiaberto! É uma das imagens-postal mais famosas das melhores praias da Arrábida. E tem razão para o ser. É uma pequena baía com uma encantadora vila de pescadores situada num local idílico à beira de claras águas esmeralda ou turquesa, com um par dos melhores restaurantes da região. Uma estrada estreita onde se passa à vez pelo histórico Forte de Santa Maria da Arrábida faz-nos chegar à castiça aldeia piscatória que, diz a lenda, foi criada pelos frades franciscanos para proteger pescadores fugidos à pirataria. O Portinho da Arrábida não é só uma das mais belas praias da Arrábida, é um destino para relaxar e comer bem em qualquer dia do ano. Com o estômago bem refastelado duma iguaria vinda do mar, um moroso passeio pela borda da água até à Praia do Creiro vai saber que nem ginjas. Na baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a vida marinha. Este é o último grande areal antes de se chegar a Sesimbra

Praia de Sesimbra

Seria um crime não incluirmos a Praia de Sesimbra nas praias mais bonitas da Arrábida. Na verdade são duas praias: a oeste a do Ouro, a leste a da Califórnia, com a Fortaleza de Santiago bem no meio das duas a alindar o enquadramento urbano. Em frente estende-se um mar que convida a banhos e mergulhos, de águas profundas onde nasce o melhor peixe do mundo. Nas nossas costas estão os restaurantes que o vão servir, bem fresquinho e acabado de chegar, alinhados numa marginal deliciosa de percorrer. Não é um lugar pacato, é praia para ver e ser visto. Terá que “lutar” pela areia para estender a toalha, mas quem não quer dar um mergulho em Sesimbra?

Praia da Ribeira do Cavalo

Quem conhecia a Praia do Ribeiro do Cavalo de há umas décadas atrás, queixa-se que agora já não é a mesma coisa. Acreditamos. O segredo bem guardado deles foi estrondosamente revelado e hoje é das praias “secretas” e selvagens mais badaladas do país. É importante referir que a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia selvagem (o que não significa que seja deserta), ou seja, a praia não é vigiada e não tem qualquer tipo de serviços. Por isso, não espere por lá encontrar nadadores-salvadores, cafés, esplanadas, espreguiçadeiras, vendedores ambulantes e afins. Assim sendo, não se esqueça de levar consigo tudo o que necessita para um dia bem passado neste pequeno paraíso!

Dica VagaMundos: Clique para ler o nosso artigo com tudo sobre a famosa Praia do Ribeiro do Cavalo, informações sobre o acesso e como chegar a uma das praias mais bonitas da Arrábida, com mapa GPS do trilho para download.

Praia da Cova da Mijona

A enseada da Cova da Mijona até é bem larga, tendo em conta que estamos na zona onde as falésias e arribas da Serra da Arrábida se despenham a pique no mar. Chegar à Praia da Cova da Mijona, ou Praia do Ilhau como também é conhecida, por terra é uma autêntica odisseia (mais vale ir de barco, muitos dirão). O trilho é difícil, esboçado na ravina da falésia na vertente ocidental. Não é fácil dar com ele, muito menos com as escadas escavadas na rocha. Só para quem conhece. Aliás, a partir da Praia do Ribeiro do Cavalo, é preciso alguém com verdadeiros dotes de cabra montanhesa para chegar a estes recantos de águas cristalinas. São verdadeiros segredos escondidos que só “os da terra”, ou quem aluga barcos de passeio de lazer, conhecem. A Cova da Mijona identifica-se por ter uma casa isolada que, dizem, servia de abrigo noturno aos pescadores. Espere calhaus e pedras, penedos e rochas a decorar o cenário.

Praia do Inferno

As melhores praias da ArrábidaAlguém vai ter que se decidir em relação ao nome deste pequeno pedaço de “mau caminho”: Praia do Inferno, do Temporal, dos Penedos ou da Tranca? Enquanto se decidem e não decidem, este pequeno areal, com um ilhéu mesmo em frente e formações rochosas de grandes dimensões, guarda uma escultura natural de excelsa beleza: uma das saliências da falésia forma um arco perfeito o que faz com que a Praia do Inferno se destaque dentre as melhores praias da Arrábida.  É uma praia selvagem de acesso bastante difícil, mas com um cenário que sabe a troféu quando se desce a escarpa que a alberga. Considerada pelos amantes do snorkeling e mergulho recreativo como um excelente spot, é ainda frequentada por pescadores à linha.

Praia do Lagosteiros

A Praia dos Lagosteiros é das mais fotografadas das belas praias da Arrábida, mas poucos se atrevem a descer às suas águas bravas. Não, não é um desafio para lá ir, até porque a Praia dos Lagosteiros bate a escala de Richter no que a praia com perigos vários diz respeito. Logo a norte do Cabo Espichel, a Praia dos Lagosteiros é a praia selvagem que fica no fundo da falésia visível da Ermida da Memória em Espichel. Mais para ver do que para banhos. O Oceano Atlântico deste lado do Cabo Espichel é bem bravo, a ondulação é muito forte e as pequenas enseadas servem mais para relaxar do que para ir a banhos. As águas são mais profundas fazendo com que as linhas de verde marinho e azul-turquesa que roçam as mantas de seixos, de calhaus rolantes e alguma areia, depressa se torne em azul-marinho profundo e escurecido. O mar aqui é bravo, pouco convidativo a banhos por causa da ondulação forte. Mas não há como ficar indiferente à beleza deste manto de seixos ao fundo duma ravina que parece tirada duma lenda, onde os pores-do-sol são inesquecíveis.

Praia da Foz

A última das praias mais belas da Arrábida é a Praia da Foz, no ponto exato onde termina o Parque Natural da Serra da Arrábida. Esta praia selvagem da Arrábida, virada a oeste caracteriza-se por um areal com alguma extensão com algumas rochas de dimensão considerável, seixos e pedras rolantes. Tem fácil acesso por estrada de terra batida, tanto vindo da aldeia do Meco como da Azóia, e um parque de estacionamento à entrada. Ainda desconhecida de muitos, é ideal para quem prefere estar longe das multidões das praias mais comerciais da Arrábida. Não nos cansamos de alertar: aqui o mar é agitado e tem correntes fortes, por isso, aconselhamos toda a cautela se pensar em ir a banhos.

Mapa das Melhores Praias da Arrábida


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa de localização das melhores praias da Arrábida.

Dica
Se procura mais ideias de escapadinhas perto de Lisboa e Setúbal não deixe de espreitar estas 25 sugestões de passeios a menos de 1 hora de Lisboa.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.