Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento

As praias de Portimão estão seguramente entre as melhores do Algarve, no sul de Portugal. Muitas delas distinguidas com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro, prémios que confirmam tanto a qualidade ambiental das águas como das infraestruturas. Por isso, Portimão é um destino de férias de praia muito popular no verão. Tão apetecível pelos vastos areais como pelas pequenas enseadas escondidas no fundo das falésias.

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia do Amado, uma das mais belas praias de Portimão

Neste artigo vamos revelar-lhe as melhores praias de Portimão, das mais famosas às mais secretas, tão perfeitas para umas deliciosas férias de praia, como para escapadinha de fim-de-semana – afinal, aqui o sol brilha 300 dias por ano.

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento
Praias selvagens de Portimão junto à Ponta de João de Arens
Na preparação da sua viagem para visitar as melhores praias de Portimão, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Melhores Praias de Portimão: da Praia da Rocha à Praia de Alvor

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia da Rocha – Melhores Praias de Portimão

Em apenas oito quilómetros de costa cénica do Algarve, ora escarpada ora de extensos lençóis dunares, Portimão conta com arrebatadoras faixas de areia dourada duma beleza natural exuberante, desde o estuário do Rio Arade, a nascente, à Ria de Alvor, a poente.

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia do Vau – Melhores Praias de Portimão

Tão diversificada e mutável como o rendilhado das suas arribas fósseis. O que nunca muda nas melhores praias de Portimão é serem banhadas pelas águas cristalinas, plácidas e refrescantes do Atlântico.

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia de Tavira – Melhores Praias de Portimão

Formule o seu desejo de férias de praia no verão e seguramente o verá realizado numa das melhores praias de Portimão. Nestas praias paradisíacas emolduradas por falésias pintadas de tons ocre, há de tudo e para todos os gostos. Irresistíveis para os que só querem trabalhar para o bronze e para os que nunca param quietos.

Praia da Rocha

Começamos a nossa lista das melhores praias de Portimão com uma das mais emblemáticas praias do Algarve, e uma das praias mais conhecidas de Portugal. Afinal, o turismo de praia no Algarve começou na Praia da Rocha.

A Praia da Rocha é a zona balnear eleita por cada vez mais veraneantes. Praia urbana, bem apetrechada de infraestruturas de apoio ao banhista, vigiada, acessível, galardoada com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro, campos de jogos e desportos náuticos, a Praia da Rocha tem tudo para umas férias de verão muito bem passadas.

A visão da Praia da Rocha é marcante: mar calmo, de diferentes tons de azul a bordar a clara areia fina do seu extenso e largo areal que se espraia por 1,25 km, protegido por arribas fósseis de tons quentes.

A Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, na entrada da barra do Rio Arade a leste, oferece uma verdadeira fatia de história. O Miradouro dos Três Castelos a oeste, oferece vistas de pasmar.

No areal, para passear de dia e de noite, tem mais de 1 km de largo passadiço bem servido de restaurantes e esplanadas ideais para uma bela refeição de peixe e uma bebida refrescante a mirar o mar.

É verdade que, se olhar para trás, o enquadramento não é dos mais bonitos, com o topo da falésia dominada por complexos turísticos ao longo de toda a marginal da Avenida Tomás Cabreira. O único ponto positivo é ficar-se perto de tudo, já que a avenida tem uma enorme oferta de alojamento, restaurantes, esplanadas, bares, discotecas e até um casino.

Na avenida, há vários pontos de acesso ao areal, que implicam descer degraus. Como praia acessível a pessoas com mobilidade reduzida, há dois pontos de acesso: por estrada alcatroada íngreme em frente ao Hotel da Rocha, e pela Marina de Portimão, entrando no extenso passadiço junto da Fortaleza De Santa Catarina Ribamar.

Praia de Alvor

A cerca de 8 km a oeste de Portimão, a Praia de Alvor merece lugar de destaque nas melhores praias de Portimão pelo encanto do seu vasto areal, o maior de Portimão. Mas sobretudo pelo santuário natural que as suas vastas dunas protegem do mar. Inserida na península arenosa que se estende por mais de 3,5 km, desde o estuário da Reserva Natural da Ria de Alvor até às dramáticas falésias da Praia dos Três Irmãos.

A praia está munida de todas as infraestruturas de apoio aos banhistas, praia acessível e servida de bons restaurantes, e muita areia para estender a toalha. Quanto mais para oeste for, mais espaço terá. Mas tenha cuidado com o mar que aqui tem correntes fortes.

A Praia de Alvor é ideal para quem gosta de combinar sol e mar com natureza. Para esticar as pernas pode optar por passeios no areal ou nos bonitos passadiços sobre o sapal da Ria de Alvor alimentada pela Ribeira de Odiáxere. Um percurso acessível, de natureza que nos brinda com dunas, laguna e sapais, habitats naturais duma miríade de aves aquáticas, residentes e migratórias.

A barreira arenosa é imensa, com areal a perder de vista que se alinha junto à pitoresca vila de Alvor, com o seu núcleo antigo de típico casario branco. A outrora vila piscatória transformou-se num animado destino turístico com muitos hotéis, restaurantes e bares.

Praia dos Três Castelos

A Praia dos Três Castelos parece uma pintura de mestre em Ouro e Azul (como as bandeiras com que foi galardoada). As cores quentes dominam o extenso areal desta praia idílica (e quase deserta) situada ao lado da famosa Praia da Rocha, à qual está ligada por uma passagem escavada pelos elementos nas rochas que a limitam a leste. Pode desfrutar de ambas planeando um dia de praia 2 em 1.

Para os pés inquietos a Praia dos Três Castelos é uma das melhores praias de Portimão para caminhadas, de alto a baixo. No areal, especialmente na maré baixa, pode explorar as formações rochosas, os algares e as grutas recônditas que lhe deram fama. Se lhe parecer um pouco assustador, aproveite as vistas da trilha sinuosa no topo do penhasco.

O acesso íngreme é feito por escadas que requerem dar ao chinelo, portanto, prepare-se para suar. Mas fique descansad@ que tem sempre uma bebida gelada à sua espera num dos bares e restaurantes que servem a praia.

Dica VagaMundos: sabia que Portimão também tem uma Praia do Amado? Não goza da fama da praia surfista, uma das melhores da Costa Vicentina, mas é uma pequena enseada que vale a pena experimentar se as vizinhas Praia dos Três Castelo e Praia dos Careanos estiverem lotadas.

Praia dos Careanos

Melhores praias portimãoA Praia dos Careanos é uma das mais idílicas praias de Portimão! Vizinha ocidental da Praia dos Três Castelos, igualmente rodeada por uma falésia alta que vale a pena percorrer a pé, para apreciar a paisagem de uma outra perspetiva – principalmente ao pôr do sol. Embora esteja a somente a dois quilómetros da Praia da Rocha, esta é uma das praias de Portimão menos conhecidas, logo, mais tranquila.

Vários fatores contribuem para ser uma praia “menos povoada”: estacionamento complicado e escasso, e é preciso superar a descida íngreme das escadas que descem ao areal, não sendo por isso uma praia acessível. Mas é vigiada e tem serviços de apoio ao banhista na época balnear.

A Praia dos Careanos é uma visão de deslumbre! Enquadrada pelas arribas típicas deste troço de costa, de relevos rochosos modelados nas mais fantasiosas formas, alternando tons de vermelho-vivo e ocre. Numerosas grutas e reentrâncias rochosas sucedem-se pelo areal, nomeadamente os algares e o leixão a nascente.

Praia do Vau

A alternativa mais popular à praia da Rocha é a Praia do Vau, uma das praias de Portimão mais completas. Bandeira Azul, Qualidade de Ouro, estacionamento amplo e ordenado, praia acessível, ótimos e variados serviços de apoio ao banhista, restaurantes bem conceituados e as arribas fósseis em camadas de tons quentes a enquadrar o areal dourado. Esta é uma das melhores praias de Portimão para férias de praia em família.

As arribas ocres e rubras que protegem os extremos da praia, vão rebaixando até desaparecerem no centro do areal. O que facilita muito mais o acesso, já que não precisa de enfrentar descidas e subidas íngremes na falésia.

Mas se valoriza o sol tanto como manter-se ativ@, para cá chegar nem hesite em fazer o calçadão panorâmico que acompanha o alto das falésias da Rocha ao Vau. É um dos nossos passeios favoritos em Portimão, ao fim do dia quando o pôr do sol torna esta costa ainda mais mágica!

Praia do Alemão (Barranco das Canas)

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamentoContinuamos a lista das melhores praias de Portimão avançando pelo cenário idílico das suas arribas até à Praia do Alemão. Separada da vizinha Praia do Vau por um pequeno promontório, exceto na maré baixa, a enseada abrigada da Praia do Alemão é uma delícia algarvia enquadrada por falésias de cor ocre, areia dourada fina e água azul cristalina. Também conhecida como Praia do Barranco das Canas, o nome Praia do Alemão advém do facto duma família alemã ter construído a primeira casa do lugar.

A partir daqui pode explorar o percurso pedonal “Varandas sobre o Mar” que percorre o topo das arribas, até perto da Prainha. Tem apoios de praia como nadador salvador, primeiros socorros, WC, bar e aluguer de guarda-sóis e espreguiçadeiras,

Esta é uma praia popular, mas ainda pode ser uma boa alternativa para fugir às “multidões” da Praia da Rocha em agosto. No extremo poente da praia encontram-se várias formações rochosas e grutas que oferecem uma infinidade de locais para explorar. A partir daqui, a baía serpenteia até ao promontório da Ponta de João de Arens.

Praia de João de Arens

A razão principal porque incluímos a Praia de João de Arens nesta lista das melhores praias de Portimão prende-se com a beleza idílica desta enseada escondida entre falésias. Banhada com um mar de azuis incríveis, grutas, algares e a Ponta de João de Arens a permitir a formação dum pequeno cordão de areia, a Praia de João de Arens é uma praia selvagem de pequeno areal.

Para aceder ao areal, só de barco ou enfrentando a descida do penhasco. Até mesmo o difícil acesso à praia é compensado quando olhamos a paisagem. Há trilhos pelas arribas que conduzem a fantásticos miradouros naturais, com as praias do Alemão, Vau e Rocha a nascente, Alvor e Lagos a poente.

Embora não seja uma praia de naturismo oficial, é possível que encontre por aqui quem só veste pele de sol. Portanto, se procura uma praia em Portimão onde seja possível tirar a roupa e mergulhar sem preconceitos na natureza, a Praia de João de Arens é para si.

O estacionamento fica longe, no aldeamento do Prainha Clube. Depois tem de seguir a pé por trilhos de terra batida que cruzam um pinhal e rodeiam vários algares – é preciso ir de olho bem aberto. E a descida implica dotes de trekker e calçado apropriado a caminhadas. Mas a beleza natural e as vistas espetaculares fazem tudo valer a pena!

Praia da Prainha

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamentoNem hesitamos em afirmar que a Prainha é uma das melhores praias de Portimão. Em particular para os apaixonados. As formações rochosas são um sequência de arcos, leixões, algares e grutas, um mais magnífico que o outro. Água e vento esculpiram as rochas que resguardam os areais em concha. Os amantes esculpiram as promessas de amor. Não é à toa que é conhecida como a mais romântica das praias de Portimão (senão mesmo de todo o Barlavento Algarvio).

A Prainha é formada por pequenos areais, intimistas e tranquilos, ideais para quem gosta de estar longe da confusão. É vigiada e tem serviços de apoio ao banhista básicos. Só é pena que não seja tão bem-aventurada de espaço como é de beleza natural. É que a Prainha é uma praia de uso limitado, por causa de praticamente todo o areal estar inserido em zona de risco de derrocada.

Praia dos Três Irmãos

Melhores Praias Portimão: guia para visitar e dicas de alojamentoA Praia Três Irmãos é caracterizada por ter formações rochosas únicas na costa algarvia. Esta é a praia de eleição para quem procura a combinação das águas mais tranquilas do Alvor com a beleza paisagística das falésias algarvias. E ninguém escapa ao seu feitiço ao pôr do sol: apaixonante!

É uma praia acessível e está munida de todas as infraestruturas para um belo dia de praia, inclusivamente, bons restaurantes – nem precisa de andar a carregar o farnel.

A Praia dos Três Irmãos, também conhecida por Praia do Alvor Nascente, situa-se no extremo oriental da longa e ampla barreira arenosa do Alvor e brinda o veraneante com as suas arribas muito esculpidas. Recebe o seu nome dos três rochedos alinhados no areal associados à lenda dos três irmãos pescadores. A baixa-mar permite passeios cautelosos pelas enseadas e algares e dá acesso à Prainha.

Onde ficar perto das melhores praias de Portimão?

A primeira grande decisão a tomar quando começa a planear uma escapadinha de beach hopping ou as suas férias de praia em Portimão, é escolher onde ficar alojado. E quanto mais perto da praia, melhor.

Como pioneira do turismo de praia na região algarvia, Portimão tem vasta oferta de alojamento, perfeito quer para escapadinhas românticas, quer para uma ou duas semanas de férias de praia no Algarve.

Entre Portimão e Alvor encontra de tudo, desde o hotel de luxo ao hostel baratucho, passando por alojamentos boutique, aldeamentos e aparthotéis com serviço completo. Se busca apartamentos ou casas de férias em Portimão, encontra uma multiplicidade de soluções para satisfazer as necessidades de privacidade e independência, as suas, da família e do patudo.

Abaixo encontra uma seleção dos melhores hotéis (com piscina e vista mar), aparthotéis e casas de férias entre a Praia da Rocha e Alvor, os nossos favoritos – testados e aprovados por nós – e alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Melhores Hotéis na Praia da Rocha (Portimão) e Alvor com piscina e vista mar

Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux: nada menos do que a perfeição! 5 estrelas em todas as frentes (mais uma Michelin) para férias palacianas exclusivas.

Hotel da Rocha: em frente à praia, moderno, sofisticado e glamoroso. Para usufruir do melhor, escolha uma suite com vista mar para si e para a família.

Jupiter Algarve Hotel: com a renovação, está cada vez melhor. Na primeira linha da praia, com Spa maravilhoso e piscina, aberta no verão, coberta e aquecida no inverno.

AP Oriental Beach: sinta-se como uma princesa ou um príncipe das Arábias nos quartos super espaçosos onde moram o conforto e a elegância. Que tal uma varanda para o oceano?

Longevity Health & Wellness Hotel – Adults Only (Alvor): a quintessência da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida! Nem olhe para mais nada.

Melhores Casas de Férias e Aparthotel na Praia da Rocha (Portimão) e Alvor

Tivoli Marina Portimão: expetativas superadas! Estúdios e apartamentos para 2, 4 ou 6. Piscinas e restaurantes. Fabuloso pequeno-almoço e opção meia-pensão (nem vai querer saber da kitchenette).

Flor Da Rocha: a 600 metros da praia, apartamentos modernos autossuficientes com piscina sazonal no piso térreo. Preços muito económicos. Esgota muito depressa, portanto reserve com antecedência.

Tapada dos Machados (Alvor): que tal uma casinha de campo? Perto da natureza, longe dos empreendimentos. Tem até uma piscina de água salgada para matar saudades do mar. E um pequeno almoço caseirinho de babar… E animais da quinta que os miúdos adoram…

Pestana Alvor Park Hotel Apartamento (Alvor): aparthotel com ótimos serviços a 1 km da praia do Alvor. Escolha o estúdio superior (para 2) ou apartamento superior (para 4) para garantir varanda com vista mar. Seja precavido: esgotam rápido.

Mapa com as melhores Praias de Portimão


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias de Portimão.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.