As Melhores Praias do Algarve | Fotos e Mapa Interativo

0
1799
As Melhores Praias do Algarve

Fomos desafiados e andámos atarefados à procura das melhores praias do Algarve que prometam satisfazer todos os gostos. Agora, veste o fato de banho, calça os chinelos, põe a toalha ao ombro e vem daí connosco nesta aventura de descobrir a praia do Algarve ideal para ti.

Melhores Praias do Algarve

Desde praias de extenso areal de finas areias douradas às sublimes enseadas bordadas por majestosas falésias, todas as praias do Algarve prometem ser banhadas por águas cristalinas. Não é por isso de admirar que algumas delas figurem, há anos consecutivos, nos tops das melhores praias a nível mundial.

As melhores Praias do Algarve

A paisagem diversificada das praias do Algarve oferece uma variedade de opções de férias de praia para todos os gostos. A escolha é difícil e as opiniões divergem, temos a certeza. Isso só prova que dentre a mais duma centena de praias do Algarve, há certamente uma perfeita para ti.

De Vila Real de Santo António na fronteira com a Espanha a Odeceixe na Costa Vicentina estendem-se mais de 200 km de costa banhada pelo Oceano Atlântico. As praias do Algarve têm águas frias e maior ondulação a oeste, na zona do Barlavento e Costa Vicentina.

Já a zona do Sotavento é conhecida pelas praias terem águas mais quentes e tranquilas. Mas todas partilham duma característica: são uma tentação. E convidam a ser apreciadas durante o ano inteiro, tanto pela incitação ao mergulho como pela sua beleza paisagística.

As melhores Praias do Algarve

A maioria das praias do Algarve têm Bandeira Azul, uma distinção de qualidade pelo respeito ao meio ambiente, à segurança, à qualidade das águas e areal e instalações de apoio ao banhista.


Procurar alojamento para férias de praia no Algarve


As Melhores Praias do Algarve – Sotavento 

Os areais do Sotavento Algarvio com a deslumbrante paisagem lagunar do Parque Natural da Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é o ideal para famílias com crianças pequenas.

No concelho de Vila Real de Santo António, desde a foz do Guadiana até à Praia de Cacela Velha, passando pela Praia Verde pertencente ao concelho de Castro Marim, são praticamente 15 km de areal com algumas das melhores praias do Algarve. Quanto mais para oeste for, menos multidões encontra, podendo mesmo descobrir o seu cantinho de “praia deserta”.

Monte Gordo
Barcos de pesca na Praia de Monte Gordo

Junte um areal extenso, um mar plácido e as águas mais quentes do Algarve e encontra Monte Gordo. É como uma passadeira vermelha estendida a quem procura as férias de praia em Portugal mais próximas do estilo mediterrânico. Este é o destino de praia do Algarve favorito da grande maioria dos portugueses e até de “nuestros hermanos” que viajam da Andaluzia em busca das cálidas águas de Monte Gordo. Outrora, a praia de Monte Gordo era o ponto perfeito para os pescadores se fazerem ao mar saindo com os barcos de pesca para a faina. Hoje, esta atividade mais artesanal está em declínio e muitos dos barcos são meramente decorativos. No entanto ainda se podem ver alguns homens resistentes cuidando das redes.

Se procuras maior tranquilidade, Manta Rota é para ti. Para fugir às multidões de Monte Gorde, Manta Rota oferece-se como uma praia serena, um areal que se estende por quilómetros e as águas são igualmente convidativas.

Praia de Manta Rota
Praia de Manta Rota

A Praia de Cacela Velha é uma ilustre desconhecida de muitos portugueses e, provavelmente por isso, uma das praias com mais autenticidade da costa algarvia. Na nossa opinião, Cacela Velha possui a melhor vista do Sotavento Algarvio.

Praia de Cacela Velha
Praia de Cacela Velha vista do seu altaneiro forte

Em mais nenhum ponto da costa algarvia é tão definida a linha oceânica, o complexo dunar das ilhas-barreira e a Ria Formosa beijando as vilas e cidades costeiras. E tudo isto ao alcance da vista! É praticamente aqui que nasce o fenómeno da Ria Formosa: uma enorme língua de fina areia que resguarda a costa algarvia do Oceano Atlântico. Vire-se para sul e terá um cheirinho da bravura das ondas oceânicas. Vire-se para norte e terá a placidez das águas rasas e cálidas da Ria.

Praia de Cacela Velha

Desde a Cacela Velha à Praia do Ancão, as penínsulas e ilhas-barreira da Ria Formosa formam um sistema lagunar único. O ecossistema singular tem uma biodiversidade à qual é impossível ficar indiferente, se for amante da natureza. A maioria das praias só é acessível de barco já que o conjunto natural é formado por cinco grandes ilhas dunares, a saber, Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas. Estas extensas dunas de areia separam o turbilhão das ondas oceânicas do Atlântico dos sapais da Ria, e são convite aberto aos praticantes de desportos aquáticos para todos os gostos.

Numa extensão tão grande, é natural encontrarmos aqui muitas das melhores praias do Algarve. O destaque vai para a incontornável Ilha de Faro. Permeada por uma estrada outrora ladeada por cabanas de pescador, hoje há mais betão. Menos agradável ao olho, é certo, mas com uma boa oferta de alojamento e serviços para quem procure aquela semana de praia sem bulício citadino.

Ilha de Faro
O extenso areal da Ilha de Faro convida a longos passeios

Seria um pecado falhar a Ilha de Tavira nesta escolha das melhores praias do Algarve. O parque de campismo é dos mais concorridos do Algarve nos meses de verão e com razão de ser. Estende-te numa cama de rede sob a sombra refrescante do pinhal, queima calorias calcorreando quilómetros de areal e sapal, ou deleita-te com banhos de sol algarvio. E tudo isto rodeado de pura natureza.

Cabanas de Tavira é uma pequena e castiça vila do concelho de Tavira que preserva muito do seu encanto original. Escapou ao desenvolvimento turístico desenfreado do Algarve que transfigurou muitas destas vilas piscatórias. A Praia de Cabanas é a praia marítima na ilha do mesmo nome que permite banhos num mar ainda calmo. A travessia só é possível por barco e vale bem o passeio.

Cabanas de Tavira
Cabanas de Tavira

E não poderíamos deixar de destacar a Praia do Barril. A pé ou num pequeno comboio, o passeio cénico de acesso à praia a partir de Pedras D’El Rei é dos mais espetaculares. A imagem de marca da Praia do Barril é o seu Cemitério das Âncoras.

No concelho de Loulé, Vilamoura, Vale do Lobo e a Quinta do Lago formam o hoje mundialmente famoso “Triângulo Dourado” do Algarve para os golfistas. Este é o Algarve dos resorts de golfe procurado pelo turista mais exigente.

Praia da Falésia

Mas não escapa à nossa listagem das melhores praias do Algarve com a Praia de Vilamoura e a Praia da Falésia a convidar a banhos. A Praia da Quinta do Lago fica na península oeste da Ria Formosa e tem um dos passadiços de madeira mais instagramáveis do Algarve a ligar terra ao agradável areal. Pelo caminho, vais apreciar os sapais com a vegetação única desta maravilha natural nacional.

Sapal Ria Formosa

Mapa com as Melhores Praias do Algarve – Sotavento


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

As Melhores Praias do Algarve – Barlavento 

Chegamos ao Barlavento Algarvio e aqui temos uma mudança radical de cenário. Pode ter águas com temperaturas menos convidativas, mas tem das praias mais belas do mundo. Entre Albufeira e Lagos vais ser surpreendido pelas mais belas e dramáticas formações rochosas, grutas e algares que são autênticas galerias de arte da natureza e encantadoras baías escondidas em recantos das falésias.

Albufeira dispensa apresentações. É destino de férias de eleição para milhões de pessoas, principalmente para ti que procuras muita animação e festa, tanto diurna como noturna. Um elevador leva-te ao sopé da falésia até à Praia do Peneco e uns metros adiante podes encontrar mais espaço para a toalha na Praia dos Pescadores. Se tens pernas e procuras uma zona mais silenciosa, caminha para leste onde a Praia do Inatel ou a Praia dos Alemães podem ser a tua escolha.

Praia dos Pecadores em Albufeira
Praia dos Pescadores em Albufeira

Entre Albufeira e a Galé a costa está bordada de pequeníssimas praias de enseada. O próximo areal para estender a toalha está exatamente na Praia da Galé.

Segue-se Armação de Pêra, o pedacinho de costa dada a Silves. Armação de Pêra é o destino de férias de praia escolhido por muitas famílias. Quilómetros de areal unem Armação de Pêra à sua Praia Grande, divididas pela Ribeira de Alcantarilha.

Praia da Cova Redonda
Praia da Cova Redonda

A partir daqui, há uma boa vintena de praias para ti que buscas praias em recantos off the beaten track. A Praia da Cova Redonda é daquelas de deixar qualquer alminha de queixo caído e foi a que mais nos encantou: areia dourada esfuziante, águas duma pureza cristalina estonteante e um enquadramento perfeito da enseada ao fundo da arriba. Mesmo ali ao lado, na direção oeste, a ponta da Nossa Senhora da Rocha coroada pela encantadora ermida divide duas pequenas mas deliciosas pérolas das praias do Algarve: a leste a Praia da Senhora da Rocha e a oeste a Praia Nova, maior e mais isolada – por isso, sem serviços de apoio e com um acesso exclusivo por escadas.

Praia da Senhora da Rocha
Ponta da Senhora da Rocha

A Praia da Marinha marca o ponto inicial do Percurso Pedestre dos 7 Vales Suspensos: cerca de 6 quilómetros de formações rochosas estupendas entre grutas, cabos e arcos naturais. Se fores amante das caminhadas e te aventurares neste trilho, vai-te ser difícil resistir a um mergulho nas águas límpidas destas praias cénicas: a já mencionada Praia da Marinha, Praia de Benagil, Praia do Carvalho, e a Praia do Vale de Centeanes.

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Se a palavra Benagil não te trouxer logo à lembrança o Algarve, quer dizer que conheces pouco do teu próprio país. Benagil é uma das atrações turísticas mundiais mais badaladas do Algarve: as Grutas de Benagil, um incrível e imponente templo inteiramente construído pelas mãos da Natureza. A praia de Benagil pode ser pequena em tamanho mas é enorme em fama… E nós acrescentamos, em beleza natural.

Praia de Benagil
Praia de Benagil

Ainda no concelho de Lagoa não deixes de visitar as maravilhosas formaçães rochosas do Algar Seco e de dar um mergulho na Praia do Carvoeiro, eleita a melhor praia da Europa em 2018, pela European Best Destinations.

Praia do Carvoeiro
Praia do Carvoeiro

E já estamos em Portimão. Chegamos àquela que é a nossa favorita dentre as praias do Algarve com areal extenso e largo: a Praia da Rocha. É verdade que o enquadramento não é dos mais bonitos com a falésia dominada por complexos turísticos. Mas tem quase dois quilómetros de passadiço bem servido de restaurantes e esplanadas ideais para uma bela refeição de peixe e uma bebida refrescante.

Praia da Rocha
Praia da Rocha

A Praia do Vau é uma das praias dotadas com Bandeira Azul. Com uma extensão que permite agradáveis passeios no areal ou por entre formações rochosas que permitem chegar a outras pequenas praias. Acessível a pessoas com mobilidade condicionada, a Praia do Vau tem vários restaurantes e outros apoios de praia.

A praia Três Irmãos é caracterizada por ter formações rochosas únicas na costa algarvia. Esta é a praia de eleição para os adeptos do Alvor que procuram a combinação de águas calmas e beleza paisagística das falésias algarvias.

praia Três Irmãos
Praia Três Irmãos

Seguimos para oeste e deparamo-nos com o extenso areal da Praia do Alvor. Servida por bons restaurantes, acessibilidade facilitada e muita areia para estender a toalha. Quanto mais para oeste for, mais espaço terá. Ideal para quem gosta de esticar as pernas, com opção de escolha entre o areal ou bonitos passadiços sobre o sapal da Ria de Alvor alimentada pela Ribeira de Odiáxere.

passadiços sobre o sapal da Ria de Alvor
Passadiços sobre o sapal da Ria de Alvor

Chegamos ao concelho de Lagos e a escolha é farta. Lagos tem das formações rochosas mais bonitas do Algarve, senão mesmo a mais bonita. Falamos da Ponta da Piedade, a rainha das falésias algarvias. A Praia Dona Ana merece o nosso destaque por ser uma das praias do Algarve que mais vezes aparece nos tops mundiais dos media internacionais.

Praia Dona Ana
Praia Dona Ana

Mas se procuras recantos protegidos do vento por entre as falésias de cores ocre que são hoje imagem de marca do Algarve, então Lagos vai satisfazer o teu desejo. Praia do Pinhão e Praia do Camilo, por terem um acesso apenas por escadas, desencorajam os mais preguiçosos, deixando espaço para os corajosos. Queres quilómetros de areia? A Meia Praia é a resposta à tua vontade.

Praia do Camilo
Praia do Camilo

Mapa com as Melhores Praias do Algarve – Barlavento


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

As Melhores Praias do Algarve – Sagres e Costa Vicentina

Acercamo-nos da Ponta de Sagres e chegamos às águas mais frias e agitadas da costa sul do Algarve. Sagres reúne o maior número de praias de eleição para praticantes de surf, kitesurf e windsurf. Praia do Martinhal embelezada pelos Ilhotes do Martinhal, a Praia da Mareta mesmo no “centro” de Sagres e a Praia do Tonel já do lado da Costa Vicentina são imprescindíveis para ti que procuras ondas no Algarve.

Praia da Mareta
Praia da Mareta

E finalmente, as praias praticamente desertas do Algarve. Tens que te voltar para a Costa Vicentina entre Sagres e Aljezur, subir para norte e percorrer largos quilómetros de agreste paisagem, testada pelos fortes ventos característicos de Sagres. Vento violento e mar bravo juntaram esforços e criaram uma zona de costa portuguesa das mais belas e dramáticas. A terra muda do dourado para um ocre escuro, como se pisássemos terra queimada.

Cabo de Sagres
Cabo de Sagres

Ideal para quem busca zonas de natureza intocada, esta costa é igualmente popular entre os praticantes de desportos extremos. Associar tranquilidade a esta zona é um eufemismo. Poucos se aventuram para estas bandas pois os serviços são escassos, inexistentes ou muito distantes. O mar é revolto, traiçoeiro, enraivecido e mete respeito. Portanto, se queres praia para a família, não escolhas Sagres. Se tens aversão a multidões, só queres banhos de sol e limitas-te a molhar o pézinho na água, esta é a tua praia. Perdão! Estas são as tuas praias.

Costa Vicentina
Costa Vicentina ainda no Algarve

A Praia do Castelejo e a Praia da Cordoama são, a nosso ver, as mais belas. As ondas altas e sempre encadeadas conferem-lhe majestade. E têm a vantagem de até haver um restaurante em cada uma delas. Mas como o seguro morreu de velho, vai preparado com um avantajado picnic, não vá o restaurante estar em dia de “descanso do pessoal”. A Praia do Amado é um destino de eleição para surfers.

Praia da Cordoama
Praia da Cordoama

Levamos-te ao concelho de Aljezur e já encontras praias mais calmas. Uma enseada protege a Praia da Arrifana acalmando a bravura das águas. Mas é preciso sola rija – a praia está pejada de seixos. Areia podes encontrar na Praia do Monte Clérigo ou na Praia da Amoreira, onde desagua a Ribeira de Aljezur.

Last but not least, a concha de areia da Praia de Odeceixe fecha a nossa lista de melhores praias do Algarve. Disputada entre Alentejo e Algarve, esta praia tem belas vistas panorâmicas dos penhascos e alia praia de mar com o areal da foz da Ribeira de Seixe.

Mapa com as Melhores Praias do Algarve – Sagres e Costa Vicentina


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

Com mais de uma centena de praias e um clima quase mediterrânico, não é de admirar que as praias do Algarve sejam o destino de férias mais popular de Portugal. Agora é só escolheres entre as melhores praias do Algarve que aqui te propomos… Ou despertares o Indiana Jones que há em ti e aventurares-te na descoberta da tua praia de eleição.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.