Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar

As praias de Peniche atraem-nos como imanes para férias de sol e mar com uma pitada de cultura e monumentos! Neste artigo vamos revelar-lhe as nossas praias de Peniche favoritas, perfeitas quer para uma escapadinha de fim-de-semana, quer para umas deliciosas férias de praia.

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Praia do Baleal, uma das melhores praias da Costa de Peniche

Peniche é um destino para saciar os cinco sentidos de mar e foi sem surpresa que a vimos reclamar para si o título de Capital da Onda. Merecidamente, em nossa modesta opinião. Próxima do mar e com condições naturais propícias à prática do surf, Portugal e o mundo sabe que, por estas bandas, encontram-se as melhores ondas para surfar (ou pelo menos tentar).

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar

No verão, este pedacinho de costa da região Oeste de Portugal enche-se de gente cool, de espirito boémio e descontraído. Vêm dos quatro cantos do mundo, para desfrutar das suas ondas, da sua deliciosa gastronomia, dos seus extensos e dourados areais e de algumas das paisagens costeiras mais belas de Portugal, onde brilham as falésias do Cabo Carvoeiro, os extensos areais do Baleal e da Consolação e as ilhas e ilhéus das Berlengas, uma das maiores maravilhas naturais de Portugal.

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Nau dos Corvos – Cabo Carvoeiro
Na preparação da sua viagem para conhecer as mais belas Praias de Peniche não deixe de ler também o nosso Roteiro para visitar a Região Oeste.

Melhores Praias da Costa de Peniche

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Praia do Baleal Norte – Melhores Praias da Costa de Peniche

Para além de uma breve descrição das melhores praias da costa de Peniche, vai também encontrar neste artigo varias sugestões do que ver e fazer em Peniche para além das praias, um mapa interativo com a localização das praias de Peniche e sugestões de alojamento para as suas férias em Peniche.

Vista o fato de banho, calce os chinelos, ponha a toalha ao ombro e venha daí connosco nesta aventura de descoberta da praia de Peniche ideal para si!

Praia da Consolação e Praia do Medão Grande (Praia dos Supertubos)

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Praia das Rochas – Melhores Praias de Peniche

Se quer encontrar uma das melhores praias da costa de Peniche aponte a bússola para o Forte da Praia da Consolação. A intenção é deixar-se seduzir por um dos seus maiores atrativos: as praias de areal a perder de vista. O contraste a norte e a sul do forte é marcante. A sul, rochas, pedras, lajes e fragas dominam o cenário e o nome de Praia das Rochas, dado ao agreste pedaço à beira mar que permite estender a toalha, não podia ser mais adequado.

Praia da Consolação – Melhores Praias de Peniche

A norte estende-se um extenso e largo areal que começa com a Praia da Consolação, no meio tem a Praia do Medão Grande, mais conhecida mundialmente como a Praia dos Supertubos – palco, anfiteatro e bastidores de campeonatos de surf mais badalados do mundo – e termina com a Praia do Molhe Leste, já às portas de Peniche.

Praia dos Supertubos – Melhores Praias de Peniche

Fome de sal no corpo e areia nos pés saciada, passeie-se pelo largo, admire a Igreja Matriz (dedicada, obviamente, a Nossa Senhora da Consolação), entre no forte, suba às suas muralhas e aprecie as vistas.

Praia da Berlenga Grande (Ilhas Berlengas)

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Praia da Berlenga Grande

A Praia da Berlenga Grande é pequena, pouco acessível e escasseia infraestruturas. No entanto, é a mais mirabolante das praias de Peniche. No meio do Oceano Atlântico, nas despovoadas e místicas Ilhas das Berlengas, a praia mais central da Berlenga Grande tem apenas quarenta metros de areia dourada a ser beijada pelo mar.

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Forte das Berlengas

O encanto da Praia do Carreiro do Mosteiro, como também é conhecida, está nas águas incrivelmente cristalinas e na vida marinha que povoa aquele pedacinho de paraíso. Portanto, não se esqueça do equipamento de snorkel em casa. É preciso apanhar um barco em Peniche, encarar a viagem de mar picado e desembarcar no ancoradouro. Sabemos que apetece mergulhar diretamente do barco, mas refreie a vontade. Mergulhe em segurança e deixe o mar lavar-lhe a alma.

Dica VagaMundos: Tenha em atenção que as Berlengas têm número limitado de visitantes diários. Para garantir o seu lugar com antecedência, opte por comprar o bilhete de ida e volta de barco clicando neste link do GetYourGuide. É um tour de apenas meio dia (cerca de 4 horas), que inclui uma visita às grutas da ilha e uma caminhada guiada. Tem cancelamento gratuito até 24 horas de antecedência, o que é perfeito, pois os imprevistos acontecem.

Praias da Baía do Baleal: da Praia da Gambôa à Praia do Baleal

Praia do Baleal Sul – Melhores Praias de Peniche

Falar das melhores praias de Peniche é quase sinónimo de falar da Baía do Baleal, uma maravilha natural que não deixa ninguém indiferente. A meia-lua é formada por um cordão dunar vivo, com um frágil mas diversificado ecossistema. Na verdade, há dois looongos areais. Um dos lados tem uma maré mais calma, o outro é ideal para quem prefere pegar na prancha e surfar.

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Praia da Gâmboa – Melhores Praias de Peniche

Começa literalmente às portas da cidadela fortificada de Peniche, na Praia da Gambôa. Segue-se a Praia de Peniche de Cima, a Praia da Cova da Alfarroba, a Praia do Campismo e a Praia Baleal Sul. Os mais aventureiros viram-se para a Praia do Baleal Norte.

Praia do Baleal Norte – Melhores Praias de Peniche

Uma vez chegado ao Baleal tem à sua espera uma das mais belas povoações do nosso Portugal, airosa e cheia de graça, um encantamento a que ninguém consegue fugir. No cume dum farilhão de formações rochosas que têm tanto de belo como de assustador. Tem de ver com os seus próprios olhos pois não há palavras nem fotos que lhe façam justiça.

Melhores Praias de Peniche: o que ver e fazer e onde ficar
Ilhéu de Fora visto das ruínas do fortim do Baleal

Atravesse a língua de areia e perca-se por entre as pitorescas casinhas brancas de frisos coloridos, vielas e escadinhas estreitas. Visite também a Ermida de Santo Estevão do Baleal e as ruínas do fortim na ponta norte da península do Baleal, com vista privilegiada para o Ilhéu de Fora.

Dica VagaMundos: a melhor maneira de conhecer cada uma destas praias da costa de Peniche é pegando na bicicleta e percorrer os 3 km da ciclovia plana da Avenida da Praia que começa em Peniche e vai até Baleal. Cabelo ao vento e sem canseiras!
Quer conhecer mais praias da Região Oeste de Portugal? Então, clique para ler o nosso artigo com uma seleção das Melhores Praias do Oeste.

O que visitar em Peniche para além das praias?

Península de Peniche

Peniche está muito longe de se resumir às suas maravilhosas praias. A pequena península avança mar adentro, como um desafio de bravura contra um mar inclemente e irado. O resultado desta “guerra infinita” dos elementos é uma das paisagens naturais mais belas e diversificadas de Portugal.

Forte de Peniche

A cidade portuária e piscatória conquista-nos ainda através do património que atesta a sua relevância histórica, uma cultura de forte ligação ao mar e uma gastronomia que sobressai a nível nacional.

Ilhéu da Papôa

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Peniche são as seguintes:

  • Fortaleza de Peniche (antiga prisão política do “Estado Novo” e onde presentemente está instalado o Museu Municipal de Peniche com um interessante sector dedicado à resistência antifascista).
  • Molhe e Farol de Peniche (de onde obtém as melhores vistas sobre o Porto e o Forte de Peniche).
  • Igreja Matriz de Peniche dedicada a São Pedro.
  • Museu das Rendas de Bilros de Peniche.
  • Praça do Jardim (Praça Jacob Rodrigues Pereira).
  • Parque do Baluarte.
  • Igreja da Misericórdia.
  • Edifício da Câmara Municipal, o Pelourinho de Peniche, a Capitania e o “velhinho” Posto de Despacho de Peniche.
  • Percorrer a Avenida do Mar (onde ao longo de 350 metros vai encontrar a maior concentração de restaurantes da cidade onde se serve o melhor e mais fresco peixe e marisco, acabados de pescar).
  • Adoçar a boca com uma Renda Doce ou um Penichense.
  • Farol e Miradouro do Cabo Carvoeiro (onde pode observar formações rochosas peculiares entre elas a emblemática Nau dos Corvos).
  • Varanda de Pilatos (um extraordinário varandim natural com vista para as Berlengas).
  • Miradouro da Cruz dos Remédios e o Miradouro do Revelim dos Remédios (que devem o nome ao belíssimo Santuário de Nossa Senhora dos Remédios).
  • Ilhéu da Papôa (deixe-se enfeitiçar pelo pôr-do-sol).
Quer mais dicas sobre a cidade de Peniche? Então, não deixe de ler o nosso Roteiro para visitar Peniche.

Onde ficar quando for visitar as Praias de Peniche? Sugestões de alojamento

Como destino de férias de praia muito procurado, Peniche tem vasta oferta de alojamento e hospedagem. A escolha depende muito do seu gosto e interesse. Pode preferir dormir à beira mar, numa casa típica da velhinha vila piscatória ou até numa casa da árvore rodeado de floresta. De seguida, sugerimos-lhe os nossos alojamentos favoritos (testados e aprovados por nós) que apresentam a melhor relação qualidade-preço na região de Peniche.

Star inn Peniche

Ao fim dum dia de praia em Peniche quer-se um duche muito calmante, um quarto muito bom e uma cama muito confortável. Foi o que encontrámos no Star inn Peniche , somando outras comodidades (piscinas interior e exterior, bar, centro de fitness, salão de jogos, parking grátis e pet-friendly) que nos levam a recomendar sem hesitação. O mar deu o mote da decoração, colorida e jovial, tanto nas áreas comuns espaçosas e de ambiente descontraído como nos quartos funcionais e amplos. A equipa jovem, super atenciosa, disponível e simpática, e o pequeno almoço, delicioso e variado, são outros trunfos a destacar.

MH Peniche

A qualidade de serviços do 4 estrelas MH Peniche faz desta unidade hoteleira, com atitude ecológica e sustentável, a escassos metros da praia da baía do Baleal e às portas de Peniche, uma das favoritas dos hóspedes. Piscinas interior e exterior, sauna, jacuzzi, banho turco e um soberbo pequeno-almoço estarem incluídos no preço conferem-lhe uma relação qualidade-preço imbatível.

Bukubaki Eco Surf Resort

Torne o sonho de criança realidade e durma, numa casa da árvore no Bukubaki Eco Surf Resort, em Ferrel. Este resort familiar é a resposta para amantes da natureza, do skate e do surf com opção entre maravilhosos bungalows privados e encantadoras tendas (casa de banho partilhada). Escolha complicada? Venha a Peniche passar uma semana de férias com a família e experimente os dois tipos de alojamento.

Supertubos Beach Hostel

A excelente relação qualidade-preço do Supertubos Beach Hostel é inegável. Neste hostel muito boa onda brilha a hospitalidade dum anfitrião 5 estrelas. Se bem que acordar com vista para o mar, também não sabe nada mal. O ambiente é muito acolhedor e a familiaridade depressa se instala. Vai dar por isso ao pequeno almoço, incluído em todas as tarifas. A maioria dos quartos tem casa de banho partilhada mas há alguns privados. Com um pátio interior com grelhadores e cozinhas comuns totalmente equipadas, ainda se poupa mais uns euros nas refeições.

Clique para ver mais opções de alojamento em Peniche

Mapa com a localização das Praias de Peniche

Para que não se perca na hora de procurar o melhor spot para estender a toalha e apanhar umas ondas, deixamos-lhe abaixo o mapa interativo da localização das praias de Peniche.


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das praias de Peniche.

Outros artigos da Região do Oeste de Portugal 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.