Visitar Albufeira | Algarve: roteiro com o que ver e fazer

visitar albufeira roteiro

Albufeira dispensa apresentações: é o destino de férias de praia do Algarve mais popular, tanto a nível nacional como internacional. Entre junho e setembro, há milhares de pessoas a visitar Albufeira e a cidade vira uma autêntica meca de banhos de sol e mar (onde não faltam praias para estender a toalha e trabalhar para o bronze), da festa sem limites e da nightlife louca.

visitar albufeira roteiroNeste artigo encontra as nossas sugestões do que fazer em Albufeira, principais atrações e pontos de interesse turístico, onde comer e dormir e passeios perto de Albufeira para umas férias bem preenchidas. A par disto, queremos mostrar-lhe a faceta menos mediática, mais tranquila e genuína dum dos destinos de férias no Algarve perfeito para todos os gostos e carteiras.

Clique para ler o nosso roteiro para visitar o Algarve 

Quando ir

visitar albufeira roteiroNada como as temperaturas quentes de verão para desfrutar das suas praias de areia dourada e águas apetecíveis, para isso, planeie visitar Albufeira de junho a setembro.Mas o clima de Albufeira é ótimo o ano todo e a cidade não se resume à praia. Além do mais, a época balnear é a de maior afluência de turistas e veraneantes o que faz disparar os preços de alojamento e restauração.

Natal, Páscoa e, principalmente, Ano Novo são também as épocas altas. Inclusivamente, Albufeira oferece uma das melhores noites de Passagem de Ano do Algarve (senão mesmo do país) e 2020 é o ano ideal para conhecer o novo conceito de Fim de Ano no Albufeira Carpe Nox (tradução: aproveita a noite!)

visitar albufeira roteiroPode visitar Albufeira em qualquer altura do ano. Afinal estamos na região de Portugal que goza de 300 dias de sol por ano. O clima temperado mediterrânico significa que o verão é quente e o inverno beneficia de temperaturas amenas.

A primavera e outono são ótimas para caminhadas de exploração das belezas naturais algarvias ou descobrir as tradições regionais. As promenades e areais num dia de primavera sem as multidões a acotovelarem-se são uma delícia, podemos garantir. Nas épocas baixas aceite o convite descarado  de dolce far niente numa das simpáticas e soalheiras esplanadas de rua.

Onde ficar em Albufeira? Sugestões de alojamento

A oferta de alojamento em Albufeira é vasta e variada, desde o ambiente romântico ao familiar, do all included ao apartamento independente, da animação e juventude do hostel ao requinte e luxo dos 5 estrelas de topo mundial.

O hotel Cerro da Marina (3 estrelas) é um dos hotéis de Albufeira com melhor relação qualidade-preço. É a equipa que conquista com a simpatia e disponibilidade, e geram aquele ambiente de “casa longe de casa” sem stress nem fadiga. Muito elogiado pela limpeza, localização (centro de Albufeira), e pelo pequeno-almoço buffet com opções continental, inglês, americano e sem glúten. E pode levar o seu animal de estimação.

Numa viagem de família (numerosa) ou numa viagem com amigos, vai precisar de espaço e independência. No Garden Hill Relax & Old Town by OCvillas tem apartamentos para as suas necessidades, bem localizados e apetrechados.

Os hóteis “adults only” são dos que esgotam mais rápido em Albufeira, portanto, seja rápido a reservar o Hotel California Urban Beach – Adults Only, que fica a somente dois minutos da Praia dos Pescadores.

Se dinheiro não for problema, o Pine Cliffs Hotel, A Luxury Collection Resort é o que precisa para uma estadia principesca. Premiado como o Melhor Resort de Luxo com Vista Mar da Europa, não precisa de ir mais longe para encontrar la crème de la crème da hotelaria em Albufeira.

Clique para ver mais opções de alojamento em Albufeira

O que visitar em Albufeira

visitar albufeira roteiroEsta antiga vila piscatória tornou-se um dos destinos de férias de verão mais procurados quando, nos anos ’60, os britânicos descobriram este paraíso (na altura, uma pechincha) de sol, praia e mar.

Não foi preciso muito tempo para Albufeira se converter no Algarve das estâncias turísticas da costa, com oferta duma miríade de experiências aos seus visitantes, principalmente para os que procuram um destino completo de veraneio.

Apesar das unidades hoteleiras modernas e dos milhões de turistas que visitam todos os anos, Albufeira mantém a sua atmosfera mourisca e, no âmago, ainda é a vila de pescadores que sempre foi.

Cidade Velha

Albufeira foi ocupada pelos mouros durante cinco séculos. Do legado árabe restam as ruelas empedradas, estreitas e labirínticas, indícios das antigas muralhas do castelo mouro e as casas muito brancas com as suas açoteias e arcos que definem a arquitetura típica.

Tudo isto encontramos na cidade velha, a mancha branca ofuscante de casario no alto da falésia, onde a cidade nasceu e que apetece calcorrear a pé. Aqui respira-se calma e tranquilidade onde o ritmo de vida é lento e despreocupado. Caminhar pelo centro histórico é sentir em cada pedra o peso do tempo.

Porta de Santa Ana – Visitar Albufeira

Vamos à zona mais antiga da Albufeira medieval da qual temos os painéis de azulejo a assinalar as portas das muralhas defensivas que rodeavam a alcáçova moura: Porta de Santa Ana, Porta da Praia e Porta da Praça.

Torre do Relógio – Visitar Albufeira

A Porta da Praça ficava mesmo por baixo da atual Torre do Relógio, símbolo de Albufeira, encimada por uma estrutura em ferro que, à noite, quando iluminada, lhe dá um ar de graça.

Esta foi uma das torres nos vértices da fortificação quadrangular construída pelos mouros aquando da ocupação árabe. A localização no topo da falésia tornava o castelo praticamente inexpugnável, por isso, Albufeira (Al-Buhera nome de origem islâmica que, numa interpretação lata, significa “castelo do mar”) só foi conquistada pelo rei Afonso III no século XIII, após décadas de batalhas.

As vistas do topo da Torre do Relógio sobre o Oceano Atlântico são de tirar o fôlego.

Mesmo ao lado, na Praça da República, encontramos o conjunto de património histórico mais valioso de Albufeira: os vestígios arqueológicos de casas islâmicas (séc. XII e XIII), com silo e cisterna escavados no solo rochoso, o Museu Municipal de Arqueologia, antigo edifício dos Paços do Concelho com o brasão de armas dos Azevedos, alcaides do castelo de Albufeira a encimar a porta, e do lado oposto, o edifício da cadeia, convertido no atual conservatório de música de Albufeira.

Na continuação da Rua Henrique Calado, encontra-se o conjunto arquitetónico do antigo hospital, hospedaria e Capela da Misericórdia, identificável pelo portal manuelino (relativamente modesto) em arco ogival. Apesar de não haver documentos comprovativos, acredita-se que a capela ocupa o espaço duma antiga mesquita.

Capela da Misericórdia – Visitar Albufeira

No final desta rua fica a Porta do Norte, ou melhor, o que resta dela pois está muito danificada. Só o painel de azulejos nos ajuda a dar com ela.

Ermida de São Sebastião – Visitar Albufeira

Há três igrejas a visitar em Albufeira, mas não visite durante a missa – para além de ser um gesto de respeito, os devotos agradecem.

Começamos pela Igreja de São Sebastião, setecentista, que conserva uma bonita porta em estilo barroco manuelino, em cujo interior se destaca o altar-mor em talha dourada. Alberga ainda o Museu de Arte Sacra de Albufeira, com uma vasta coleção de objetos religiosos provenientes das igrejas do concelho.

Igreja Matriz – Visitar Albufeira

A Igreja Matriz em estilo neoclássico (século XVIII) guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Albufeira.

A Igreja de Santa Ana foi completamente destruída pelo terremoto de 1755, exceto o portal principal que apresenta alguns elementos barrocos. A igreja atual foi construída no final do século XVIII. É especialmente conhecida pelo seu altar-mor.

A estátua de São Vicente de Albufeira (missionário filho da terra que foi martirizado no Japão) fica aqui ao lado.

Rua 5 de Outubro

Visitar Albufeira RoteiroNão é que não se tenha já cruzado com inúmeras lojinhas de artesanato, souvenirs e comércio local na Cidade Velha. Mas nenhuma visita a Albufeira fica completa sem descer a Rua 5 de outubro, pejada de mais lojas e gente.

A maioria não está cá pelas lojas, mas pelo Túnel que dá acesso à Praia do Peneco, outra forma (menos cansativa) de cá chegar é apanhando o Elevador do Peneco lá de cima da Esplanada Dr. Frutuoso da Silva. O miradouro é agradável para um momento descontraído (mas há melhor, na nossa opinião).

Largo Engenheiro Duarte Pacheco

Visitar Albufeira RoteiroDe certeza que não lhe vai escapar o edifício da Central Elétrica no largo, não que seja um highlight, mas dá uma certo ar antigo e sóbrio ao largo onde começa a nightlife para terminar na Rua da Oura. O que poucos sabem é que o edifício alberga uma interessante galeria, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros.

Obviamente, bares, restaurantes, esplanadas e lojas em cada porta. Para que não falte nada ao visitante. Quem conhece Albufeira, sabe que todas as ruas vão dar ao Largo, principalmente a boémia (para ser meigo) Cândido dos Reis. Provavelmente a rua com mais concentração de bares de todo o Algarve.

Miradouro do Pau da Bandeira

Visitar Albufeira RoteiroContinuando até ao Largo 25 de Abril, deparamo-nos com a Praia dos Pescadores, contígua à do Peneco, mais desafogada e com areal mais extenso, para subirmos as escadas rolantes até ao Miradouro do Pau da Bandeira (este é o nosso favorito).

O pôr-do-sol neste miradouro é algo a não perder quando visitar Albufeira. Mas não se limite às nossas sugestões. Dentro da cidade há muitos miradouros, como o do Rossio, do Porto de Pesca, do Peneco e da Bateria.

Marina de Albufeira

Visitar Albufeira RoteiroUm passeio à beira-mar na promenade da Marina de Albufeira pode ser uma atividade de fim de dia muito interessante. Entre iates e embarcações de lazer ancorados, encontramos ainda os barcos dos pescadores locais que dão um colorido ao porto. É ainda da Marina que saem os barcos que lhe o convidam às experiências mais memoráveis.

Tours e Experiências a partir de Albufeira

Há uma infinidade de atividades para ocupar os seus dias de férias em Albufeira. Consoante o seu interesse, condição física e tempo, apresentamos algumas das mais populares e das que consideramos mais interessantes, com mais ou menos adrenalina, da costa aos montes algarvios. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas

Uma das atividades mais populares em Albufeira são os passeios de barco pela costa para explorar grutas, como a celebérrima Gruta de Benagil, e formações rochosas. Com um pouquinho de sorte, ainda consegue observar golfinhos selvagens em alto mar.

Quer visitar as grutas e formações rochosa da bela costa algarvia, mas não tem estômago para barcos, escolha um passeio mais tranquilo e simpático sobre 4 rodas.

Quer sentir adrenalina dentro de água?

Um dia aventureiro, entre aldeias rurais e os montes algarvios, a emoção das 4 rodas no Algarve para além das praias, com degustação de produtos locais.

A sua primeira experiência de mergulho num meio controlado e com acompanhante profissional ou aquela aula divertida de iniciação no surf.

Dica VagaMundos: na escolha das actividades, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Praias de Albufeira

Visitar Albufeira RoteiroAlbufeira reúne o melhor de dois mundos no que a praias diz respeito: dos areais extensos à praia de enseada escondida entre dramáticas formações rochosas.

Nos 30 km de costa, Albufeira tem mais duma vintena de praias, é inclusivamente o concelho com mais Bandeiras Azuis, símbolo europeu da qualidade das praias.

A diversão dentro de água é garantida com uma vasta oferta de atividades e desportos aquáticos desde escorregas insufláveis para toda a família à adrenalina do parasailing ou jet-ski.

Um elevador leva-o ao sopé da falésia até à Praia do Peneco e uns metros adiante pode encontrar mais espaço para a toalha na Praia dos Pescadores. Estas são as duas praias que ficam mesmo na cidade, por isso, as mais frequentadas.

Se tem pernas e procura uma zona mais silenciosa, caminhe para leste onde a Praia do Inatel ou a Praia dos Alemães podem ser a sua escolha.

Segue-se a Praia dos Aveiros para os fans de snorkeling. A Praia da Oura é muito elogiada pelo cenário dramático das suas enseadas.

Para oeste, entre Albufeira e a Galé, a costa está bordada de pequeníssimas praias de enseada. O próximo areal para estender a toalha está exatamente na Praia da Galé com instalações para a prática de ski aquático e jet-ski. Como vê não lhe vão faltar praias quando visitar Albufeira.

Clique para conhecer as Melhores Praias do Algarve

O que fazer em Albufeira à noite

Visitar Albufeira RoteiroDesde o pôr-do-sol ao nascer do dia, a noite de Albufeira é considerada uma das melhores do sul da Europa. Albufeira tem a fama de ser o palco das melhores festas, acolher clubes que fizeram história onde os melhores DJs mundiais já atuaram.

Os néons psicadélicos, a música a alto e bom som, o tilintar de copos e a euforia dos turistas é uma das imagens mais marcantes da noite de Albufeira. Todas noites há centenas de festas a acontecer em simultâneo, portanto, há de tudo e para todos os gostos, quer queira dançar pela noite dentro ou apenas tomar um copo ao fim do dia.

Visitar Albufeira RoteiroA festa começa ainda de dia, com as Boat Parties ao largo da costa ou as Sunset Parties de pé descalço na areia.

À noite, começa a romaria para a cidade velha, normalmente o ponto de encontro é no Largo Duarte Pacheco. Corre as capelinhas da Cândido dos Reis e da Av. 25 de Abril.

Acaba (quase invariavelmente) na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro. É aqui que a festa atinge o auge. Mais conhecida por Rua da Oura, a Strip de Albufeira reúne os maiores e melhores bares para cocktails (cada vez mais inovadores e ousados), e discotecas que ficam abertas até altas horas da noite.

É dificílimo aconselhar os melhores spots para a noite de Albufeira, porque a oferta é tanta, os ambientes tão diversos e os preços tão díspares, que o melhor é ir experimentando. Os nossos bares favoritos são o Sal Rosa com um ambiente super cozy e cocktails deliciosos, e o Havana Meets Jamaica Bar por causa do ambiente descontraído, bebidas em conta e a música que sempre nos põe o pezinho a bater ao ritmo.

O que fazer em Albufeira no inverno

O Algarve está longe de só servir quem procura um destino de férias de praia. No inverno há muito com que ocupar os dias, mais curtos, é verdade, mas com sol e temperaturas amenas.

Para os amantes de outdoors, o leque abre-se com propostas mundialmente reconhecidas no mundo do golfe, passando pelas caminhadas e pedaladas em BTT pelos trilhos das falésias, aulas de iniciação ao mergulho em piscina aquecida, aulas de surf para começar a encarar as ondas, ou até kayaking pelas costa para descobrir as grutas e algares escondidos nas arribas. No plano cultural parta em busca das feiras e mercados temáticos com produtos regionais e artesanato local.

E se o dia for de chuva vá à Marina de Albufeira, planeie uma tarde divertida com a família a jogar bowling, a sentir adrenalina numa pista fechada de karting, dê asas ao enólogo em si com uma prova de vinhos algarvios, arrisque a sorte num casino ou mime-se numa sessão de Spa para rejuvenescer corpo e mente.

Afinal, o Algarve tem uma agenda preenchida 365 dias por ano, não lhe vai faltar programa quando visitar Albufeira.

O que visitar perto de Albufeira

Visitar torres que vigiavam a costa algarvia contra os corsários que cobiçavam os nossos tesouros, ver nascentes de água doce em pleno areal de água salgada, observar aves e conhecer a riqueza biológica do interior, são algumas das coisas que pode fazer em Albufeira para além da praia.

7 Vales Suspensos

O percurso pedestre dos 7 Vales Suspensos (na vizinha Lagoa, mais concretamente na Praia da Marinha) é um dos trilhos mais bonitos do Algarve e foi eleito recentemente como melhor destino de caminhadas da Europa. Se gostam de uma boa caminhada e de vistas de cortar a respiração, esta é uma atividade imperdível quando visitar Albufeira.

O Castelo de Paderne, um dos sete castelos representados da bandeira nacional, apesar de estar num estado de ruína muito avançada, é uma proposta para ter um gostinho do Algarve histórico.

A Torre da Medronheira, bem pertinho da Praia Maria Luísa, era uma das torres de vigia da costa do século XVI que ainda está em bom estado de conservação.

A Lagoa dos Salgados é perfeita para a observação de aves em estado selvagem numa área protegida de rica fauna e flora.

O parque do Zoomarine Algarve é um “mar de diversão” para toda a família com os shows de golfinhos e focas, o parque aquático com escorregas alucinantes, o parque de diversões com direito a montanha-russa e roda gigante, aquários para conhecer o mundo marinho e até aves de rapina.

Dica VagaMundos: O Zoomarine tem um afluência grande no verão, é aconselhável comprar o bilhete de ingresso online com antecedência ou arrisca-se a perder horas na fila à entrada. Clique para comprar o seu Bilhete de Entrada no Parque Zoomarine. Para a experiência inesquecível de nadar e interagir com golfinhos, terá mesmo que agendar a atividade com antecedência. Clique para viver emoções únicas comprando o Zoomarine Algarve: Ingresso Dolphins Emotions.

Lémures no Algarve? Sim, no Krazy World Zoo em Algoz (pertence a Silves mas fica a 20 minutos de carro de Albufeira) onde se juntam crocodilos e répteis com paintball e Minigolfe.

Santuário de Nossa Senhora da Rocha

Num pulinho põe-se em Armação de Pêra, com dois recantos encantadores num cenário que lhe vai ficar gravado na memória: a praia da Cova Redonda e o singelo Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

Veja e faça-se ver passeando pelas promenades sofisticadas, luxuosas e cheias de gente bonita de Vilamoura. Vilamoura é (e será) um dos spots mais in do Algarve, onde muitos vão para um drink na esplanada ou para testar a sorte no casino.

Desperte o Indiana Jones que há em si e explore as profundezas das arribas, as suas grutas e túneis como o Cerro do Malpique, o Lajem do Cónego ou a Cova do Xorino.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Albufeira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa para visitar Albufeira.

Veja também estes artigos do Algarve

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.