Para a maioria dos portugueses visitar Aljezur é sinónimo de visitar as praias de Odeceixe, Arrifana, Amado, Bordeira… Mas, para nós, visitar Aljezur não se resume à busca de sol e mar nos seus areais dourados. Sem qualquer desapreço pelas suas magníficas praias, que consideramos inclusivamente das melhores da Costa Vicentina. Sim, Aljezur é um dos melhores destinos de praia, surf e natureza de Portugal, senão mesmo da Europa. E muito mais.
Visitar Aljezur é entrar no Algarve pela porta secreta. É conhecer um Portugal esquecido de elevado valor histórico. É descobrir um património natural arrebatador calcorreando os seus trilhos no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É ir ao encontro de tradições genuínas duma terra discreta que, o ano inteiro, recebe de braços abertos. É saborear uma das gastronomias que melhor conjuga os sabores do mar, do campo e da serra.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica Aljezur?
- 2 Quando visitar Aljezur e Odeceixe?
- 3 Onde ficar a dormir em Aljezur e Odeceixe? Sugestões de alojamento
- 4 O que ver e fazer em Aljezur: locais a visitar e experiências a não perder
- 5 O que visitar no concelho de Aljezur? Passeios perto de Aljezur
- 6 Praias de Aljezur
- 7 Melhores Trilhos de Aljezur (e arredores)
- 8 Onde comer em Aljezur? Melhores Restaurantes
- 9 Mapa dos principais pontos de interesse turístico a visitar em Aljezur e Odeceixe
- 10 Outros artigos do Algarve
Onde fica Aljezur?
A vila de Aljezur é uma sede de município pertencente ao distrito de Faro, região do Algarve, no sul de Portugal. Na fronteira entre o Alentejo e o Algarve fica a freguesia de Odeceixe, no extremo norte.
O município de Aljezur é cruzado por vários cursos de água, destacando-se a Ribeira de Seixe, a Ribeira de Aljezur e a Ribeira da Carrapateira. Tem mais de 40 km de orla costeira banhada pelo Oceano Atlântico onde se situam algumas das melhores praias de Portugal.
Toda esta área litoral do município faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aljezur faz fronteira terrestre com os municípios de Odemira a norte, Monchique a leste, Lagos a sueste, Vila do Bispo a sudoeste.
Quando visitar Aljezur e Odeceixe?
Saber quando visitar Aljezur e Odeceixe não tem grande ciência. Como destino balnear de excelência, o verão (junho-agosto) é a melhor época do ano para visitar Aljezur e Odeceixe e desfrutar das suas praias. Os veraneantes podem abalar, mas as praias nunca estão vazias.
O resto do ano, o mar agita-se e o vento levanta-se criando as condições almejadas pelos que gostam de andar na crista da onda, ou seja, muitas oportunidades para surfers, windsurfers, kitesurfers, entre outros desportistas náuticos.
No inverno, quando o frio chega, é a época perfeita para usufruir dum roteiro gastronómico no aconchego dos excelentes restaurantes da região a saborear uma gastronomia com identidade. A nós, os pratos típicos da região de Aljezur até nos sabem melhor nesta fase do ano.
As festas religiosas e populares, feiras e mercados, festivais e eventos culturais concentram-se no verão, mas algumas de relevo espalham-se ao longo do ano. Datas a saber para decidir quando visitar Aljezur e Odeceixe:
- Feira do Folar de Odeceixe: na Páscoa, em Odeceixe.
- Feira da Terra: aos sábados, nos meses de julho e agosto, em Aljezur.
- Festa dos Pescadores da Arrifana: último fim-de-semana de julho, no Portinho da Arrifana.
- Noite A: 28 de agosto, Noite Multicultural de Aljezur “invade” a zona histórica – dress code: branco.
- 29 de agosto: Feriado Municipal, Festas de Nossa Senhora D’Alva, em Aljezur, e Banho 29 (tradição centenária de ir a banhos de “água benta”, leia-se mar, na praia de Monte Clérigos).
- Festa de Nossa Senhora da Piedade: 15 de agosto, festas populares da freguesia de Odeceixe.
- Festa da Praia Maravilha: setembro, na praia de Odeceixe.
- Feira de Aljezur: último domingo de setembro, feira anual em Aljezur.
- Festival da Batata-Doce de Aljezur: último fim-de-semana de novembro, em Aljezur.
Onde ficar a dormir em Aljezur e Odeceixe? Sugestões de alojamento
Quer esteja a planear fazer beach-hopping pelas melhores praias de Aljezur no verão, quer queira experienciar as tradições vivas da região ao longo do ano, e onde ficar a dormir em Aljezur ainda é uma incógnita, nós ajudamos com algumas sugestões. Estamos desconfiados que vai querer descobrir o que estes alojamentos de Aljezur no meio da natureza têm de diferenciador.
Encontra na região de Aljezur alojamento com qualidade, entre hotéis (ainda que poucos), hostels boa onda, casas de férias relaxantes, alojamentos locais com personalidade e casas de turismo rural, com todas as comodidades essenciais para uma escapadinha confortável ou umas férias prolongadas. Eis a nossa seleção dos melhores alojamentos, casas de férias e hotéis em Aljezur.
Monte do Cardal (Odeceixe)
Em Odeceixe e com tudo de bom que a natureza tem para lhe dar. Permita-se (re)viver o cardápio de sensações a condizer com o destino de sonho que é a Costa Vicentina no Monte do Cardal. Sinta-se em casa neste lugar especial de tranquilidade, entre campo e mar, presentes nos espaços comuns e quartos com comodidades fantásticas e decorados com um bom gosto excecional. Não há recanto que não queira sentir neste Turismo Rural da costa alentejana, mas pode começar pelos jardins maravilhosos em redor da sedutora piscina.
Herdade Monte Do Sol (Arrifana)
É apostar num dos melhores alojamentos de turismo rural para férias de verão ou escapadinhas em Aljezur, a escassos quilómetros da praia da Arrifana, com vistas campo-mar. A Herdade Monte Do Sol apresenta 5 villas autossuficientes confortáveis e climatizadas com terraço privativo, piscina exterior, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Famílias, casais, surfistas e trilheiros da Rota Vicentina são muito bem-vindos. Um pequeno-almoço buffet (muito bom) incluído na tarifa é servido diariamente.
Quinta Alma – Ecological Retreat Farm (Aljezur)
O nome diz tudo, só precisa de saber que se trata de um glamping. Quinta Alma junta o melhor de dois mundos: comunhão com a Natureza no seu estado mais puro e um campismo de luxo sofisticado e cómodo. Tem tendas deluxe, teepees e uma cabina romântica em volta dum jardim e lagoa privada. Pequeno almoço para várias dietas, incluído vegan.
Monte Da Vilarinha (Carrapateira)
Uma guesthouse de Turismo Rural inserida numa ampla propriedade com piscina exterior, jardim, estacionamento e WiFi gratuitos, em Vilarinha perto de Carrapateira. Monte Da Vilarinha disponibiliza quartos e suites com todas as comodidades modernas bem como estúdios e chalets totalmente equipados. Serve diariamente um pequeno almoço buffet continental excecional já incluído na tarifa do alojamento.
Herdade Quinta Natura Turismo Rural (Aljezur)
A Quinta Natura é um alojamento de turismo rural em Azenha (5 km a sul de Aljezur) inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Disponibiliza quartos aconchegantes com um belo terraço privativo, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente relação qualidade-preço.
Utopia Guest House (Aljezur)
Localizada em Aljezur, apresenta quartos super confortáveis com uma decoração única, de cores suaves e detalhes em pedra e madeira. A Utopia Guest House possui 2 piscinas exteriores, um campo de ténis, um amplo jardim e 2 salas de estar partilhadas. Pequeno-almoço buffet incluído na tarifa.
Clique para ver mais opções de alojamento em Aljezur e Odeceixe
O que ver e fazer em Aljezur: locais a visitar e experiências a não perder
Se nunca lhe ocorreu entrar no Algarve pela cénica estrada nacional do litoral, a N120 e espinha dorsal do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nem sabe o anda a perder.
As primeiras portas algarvias que se abrem para @ receber são as de Aljezur. Este Algarve diferente, virado a ocidente, contrasta com o Algarve virado a sul em vários aspetos. Um dos mais evidentes é a paisagem paradisíaca, entre serra e mar. Inseridas numa das costas mais bem preservadas da Europa, as praias de Aljezur estão rodeadas pelo perfil serrilhado de altas arribas de xisto negro, apresentando-se ora em extensas dunas ora em pequenas enseadas de areia dourada no sopé de altas falésias de rocha negra.
A par de um património natural arrebatador, Aljezur brinda o visitante com rico património histórico, legado ancestral, espaços museológicos, aldeias pitorescas e ótima gastronomia. Aljezur está muito longe de se resumir às suas maravilhosas praias. É terra de lendas, de gentes afáveis, de tradições piscatórias e da “melhor batata-doce de Portugal”.
Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Aljezur são as seguintes:
- Subir ao lendário Castelo de Aljezur, construído originalmente pelos mouros no século X num cerro de xisto e o último castelo mouro conquistado pelos cristãos no Algarve. Os vestígios arqueológicos revelam a ocupação humana sucessiva do local desde a Idade do Bronze, passando por ocupação dos lusitanos, romanos e visigodos até à chegada dos mouros.
- Calcorrear as muralhas e as duas torres restantes (uma circular e outra retangular), recuperadas das ruínas após abandono no século XV.
- Desfrutar da magnífica vista panorâmica, sobre a várzea de Aljezur, a Ribeira de Aljezur e a Serra de Monchique.
- Descobrir a cisterna muçulmana (algibe) e os silos escavados na rocha. Ouse desvendar as lendas da Fonte das Mentiras se estiver com espírito aventureiro.
- Deambular pelo burgo antigo por entre o casario caiado de branco e ruas estreitas do centro histórico de Aljezur, prestando especial atenção à Igreja da Misericórdia, à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva e à sui generis estátua do Infante D. Henrique.
- Visitar os espaços museológicos da Casa Museu Pintor José Cercas, artista plástico nascido em Aljezur, do Museu Antoniano na extinta capela seiscentista dedicada a Santo António, do Museu de Arte Sacra instalado no antigo hospital da Misericórdia e anexo à Igreja da Misericórdia, de origens quinhentistas mas restaurada após destruição no Terramoto de 1755, e do Museu Municipal de Aljezur sito nos antigos Paços do Concelho.
- Descansar à sombra no Jardim do Largo da Liberdade a mirar a Ribeira de Aljezur, navegável antes do Terramoto de 1755 a ter açoreado. Plante-se a imaginar a azáfama diária do Antigo Porto de Aljezur (sim, Aljezur foi um importante porto fluvial e entreposto comercial algarvio desde a época árabe e o único porto seguro entre Alcácer do Sal e Sagres).
- Virar uma cerveja no Pont’A Pé e literalmente atravessar a ponte a pé, sobre a Ribeira de Aljezur – a nova em metal, que a medieval “perdeu-se” em meados do século XX.
- Dar um pulinho no Mercado Municipal para comprar umas batatas doces de Aljezur, um “pexinho” fresco ou frutos do mar (ouriços, lapas ou perceves), uns amendoins de Rogil ou uns enchidos da “morte-de-porco”.
- Adentrar-se na “vila nova” prestando especial atenção à Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora d’Alva e descobrir a lenda por trás da santa padroeira de Aljezur.
O que visitar no concelho de Aljezur? Passeios perto de Aljezur
Visitar Aljezur soube-lhe a pouco? Pegue no carro e descubra o que o território tem para lhe oferecer, começando pelo norte. De Aljezur a Odeceixe, paragem obrigatória em qualquer roteiro para visitar Aljezur e Odeceixe, são menos de 20 minutos. Avisamos de antemão que temos mais duma dúzia de sugestões para uma semana de férias bem preenchida!
Visitar Odeceixe e a sua maravilhosa praia
Odeceixe é mais conhecida pela sua afamada Praia de Odeceixe, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Praia de Arribas. E com razão. A norte ergue-se uma das arribas mais belas e imponentes de toda a Costa Vicentina.
Disputada entre Alentejo e Algarve, a Praia de Odeceixe tem belas vistas panorâmicas e alia praia de mar e rio na perfeição. A enorme duna de areia tem espaço para todos e agrada todos os gostos. Dum lado, as plácidas águas da serpenteante Ribeira de Seixe são escolhidas por pais, filhos e avós. Do outro, as ondas dum mar azul agitado são ideais para os aventureiros. Seja qual for a sua preferência, a praia de Odeceixe é um autêntico remédio natural antisstress.
Se a praia não lhe roubar as atenções todas (e o tempo), lembre-se de visitar Odeceixe, a localidade. Pacata, pequena e castiça, adoramos deambular pelas ruas (à cata de miradouros) caracterizadas por uma arquitetura rural que fica no Algarve mas sabe a Alentejo.
Não deixe de visitar o Moinho de Odeceixe, no Serro da Igreja, onde é possível conhecer todo o processo artesanal de moagem de cereais, e deitar uma vista de olhos à Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Bordeira
A Bordeira é uma das aldeias mais típicas de Aljezur, no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A vida acontece no largo frente à Junta de Freguesia e ao único café da terra.
Perca-se pelas suas ruelas estreitas enquanto aprecia o seu característico casario, visite a bonita Igreja da Nossa Senhora da Encarnação e suba até ao local onde outrora ficava o seu castelo e delicie-se com uma das paisagens rurais mais bonitas da Costa Vicentina.
Ruínas da Fortaleza e Ribat da Arrifana
Quanto mais para sul for no concelho de Aljezur, melhores spots para apanhar ondas encontra. E as ondas da Praia da Arrifana casam bem com uma prancha de surf. Esta é das melhores praias surfistas de Aljezur, sempre frequentada e bem famosa além-fronteiras.
Mas quem só vem para o banho de mar e sol, também tem lugar na Arrifana. Mesmo que a maré alta quase os roube todos. Mas ninguém se incomoda de mudar de poiso, ceder um bocadinho de espaço ou mesmo subir para as pedras rolantes. Por falar nisto, fica já prevenid@ que é preciso “sola rija” para entrar na praia.
O que muitos desconhecem é que, a par da povoação, no topo da falésia existe um “castelo”. O altaneiro Ribat da Arrifana, também conhecido pelo nome de Castelo da Arrifana, um complexo religioso e militar do período muçulmano ímpar em Portugal. Para além do enorme interesse arqueológico as vistas sobre a Costa Vicentina são de cortar a respiração.
Povoado Islâmico da Ponta do Castelo
Outro dos segredos bem escondidos da região, mas que vai descobrir quando visitar Aljezur e Odeceixe seguindo esta nossa dica: visitar o promontório Ponta do Castelo, entre a Praia do Portinho do Forno e a Praia do Amado, onde irá encontrar as ruínas de um antigo povoado islâmico de pescadores que era utilizado sazonalmente. Do pouco que restava do povoado, foi feito um esforço de restauro (que louvamos) para dar a noção do espaço arqueológico. E as vistas da costa são, uma vez mais, arrebatadoras!
Praias de Aljezur
As praias de Aljezur estão longe de se esgotar na Praia de Odeceixe e Praia da Arrifana que referimos atrás. O que não é de admirar já que, como acima dissemos, o concelho de Aljezur tem 40 km de costa.
À sua espera tem praias com boas infraestruturas turísticas, galardoadas com Bandeira Azul pela qualidade das águas, mar dum azul cristalino incrível, areais a perder de vista, e paraísos selvagens de natureza e beleza intocadas.
Abaixo encontra a nossa seleção das melhores praias para visitar em Aljezur:
- Praia de Odeceixe
- Praia das Adegas
- Praia do Vale dos Homens
- Praia da Carreagem
- Praia da Amoreira
- Praia de Monte Clérigo
- Praia da Fateixa
- Praia da Arrifana
- Praia de Vale Figueiras
- Praia da Bordeira
- Praia do Amado
Melhores Trilhos de Aljezur (e arredores)
Aljezur está finalmente a ocupar o lugar que merece nas listas de desejos dos amantes das caminhadas. Existem vários percursos pedestres devidamente marcados e com vários níveis de dificuldade aos quais se soma mais uma mão cheia de trilhos não sinalizados. O maior destaque vai inevitavelmente para a Rota Vicentina que cruza o concelho. Abaixo encontra uma breve descrição dos nossos trilhos favoritos em Aljezur e Odeceixe:
Trilho da Endiabrada e Lagos Escondidos
O Trilho da Endiabrada e Lagos Escondidos é um percurso pedestre circular de Aljezur com 17 km e um dos nossos trilhos favoritos do Algarve. Tem início e fim na castiça e muito típica aldeia algarvia da Bordeira que, apesar de estar mesmo ao lado do mar, tem uma personalidade serrana muito vincada. O Trilho da Endiabrada e Lagos Escondidos desenvolve-se por bosques tipicamente mediterrânicos, no sopé da Serra de Espinhaço de Cão passado pelos dois lagos escondidos no vale, fruto da construção de represas de terra, sempre acompanhado de belas paisagens rurais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Trilho do Pontal da Carrapateira
Com início na Carrapateira e combinando paisagens costeiras soberbas, formações rochosas de cair o queixo e uma praia cinco estrelas, o Trilho do Pontal da Carrapateira (11 km, circular) é um dos melhores percursos pedestres de Aljezur. O Pontal da Carrapateira reúne uma série de fenómenos geológicos e tem uma variedade de flora e fauna merecedores de um episódio de vida selvagem narrado pelo David Attenborough. Some-lhe a beleza e imensidão do areal da Praia da Bordeira, um autêntico deserto do Saara, versão algarvia. Todos os adjetivos que nos vêm à cabeça parecem redutores para descrever esta maravilha da natureza.
Onde comer em Aljezur? Melhores Restaurantes
Visitar Aljezur e Odeceixe é sinónimo de prazenteiros momentos passados à mesa, pois a gastronomia de Aljezur concilia o melhor do mar e do campo. Feijão ou couvada com batata-doce, papas mouras com “piques”, arroz de mexilhão, feijoada de búzios, sargos, douradas ou robalos cozidos ou grelhados no carvão, perceves, mexilhão, morcela frita, entre outros, são algumas das iguarias servidas à mesa.
Os doces da região que se destacam são os pastéis, bolo e pudim de batata-doce, o folar de Odeceixe, e os fritos, cobertos de calda de açúcar ou mel, também este um produto local de excelência.
Restaurante Pont’a pé
Largo da Liberdade 12, Aljezur
Especialidades: Biqueirão Anchovado c/ azeite, alho e alcaparras; Feijoada de Búzios, Cação da Arrifana c/ Batata Doce, Feijoada de Choco c/ Gambas; Bochechas de Porco Preto, Ensopado de Borrego, Couvada à Moda de Aljezur; Torta de Batata Doce c/ amêndoa, Pudim de Batata Doce c/ pinhão, Pudim de Mel.
Cervejaria Mar
Rua da Escola 13, Aljezur
Especialidades: Salada de Polvo; Mariscada Neptuno, Arroz de Marisco à Mar, Cataplana de Polvo; Bife à Mar, Lombinhos de porco, Plumas de porco.
O Paulo
Fortaleza da Arrifana
Especialidades: Vieiras e camarão au gratin à Paulo; Feijoada de buzinas, Feijoada de choco c/ gambas, Mariscada à Paulo, Polvo suado c/ batata-doce; Bife do lombo à Paulo, T-Bone, Carré de Borrego à provençal, Costeletas de borrego c/ molho de menta.
Mapa dos principais pontos de interesse turístico a visitar em Aljezur e Odeceixe
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos lugares de visita obrigatória e as experiências a não perder quando visitar Aljezur e Odeceixe.
Outros artigos do Algarve
- Roteiro para visitar o Algarve
- Melhores Hotéis e Casas de Férias do Algarve
- Albufeira
- Alcoutim
- Cascata do Pego do Inferno
- Faro
- Lagos
- Loulé
- Melhores Praias do Algarve
- Melhores Praias de Aljezur
- Melhores Praias de Portimão
- Melhores Trilhos do Algarve
- Passadiços do Alvor
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Portimão
- Rota Vicentina
- Tavira
- Trilho da Fonte Benémola
- Trilho dos 7 Vales Suspensos
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!