Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Visitar a Serra de Monchique é a prova cabal de que o Algarve está muito longe de ser apenas um estupendo destino para férias de praia. Na serra mais alta do Algarve, o mar salgado dá lugar a admiráveis caldas e cascatas; os passeios à beira mar, a fascinantes trilhos e passadiços; as ondas do mar, às ondulantes montanhas; as extensas marginais, às sinuosas ruelas empedradas; e as mariscadas, à gastronomia serrana.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Sim, visitar Monchique é conhecer uma face completamente distinta do Algarve, bem diferente daquela que, por norma, figura nos principais folhetos turísticos.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Para que não perca pitada do muito que Monchique tem para lhe oferecer partilhamos consigo um roteiro com o que ver e fazer em Monchique, vila e serra homónima. E, claro, encontra também as nossas habituais dicas VagaMundos, sugestões de alojamentos e restaurantes, e um mapa orientador com os principais pontos de interesse a visitar em Monchique e arredores. Prepare-se para ser surpreendido!

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Na preparação da sua viagem para visitar Monchique, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica Monchique?

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | RoteiroMonchique é uma vila portuguesa do distrito de Faro situada no coração da Serra de Monchique, em pleno Barlavento Algarvio.

Sede de município, Monchique tem como vizinhos os concelhos algarvios de Portimão, Silves, Aljezur e o concelho alentejano de Odemira. A vila dista de sensivelmente 25 km de Portimão, 85km de Faro, 250 km de Lisboa, 420 km de Coimbra e 530 km do Porto.

Quando visitar Monchique?

No Algarve o sol costuma brilhar 300 dias por ano e Monchique não representa exceção. Por outras palavras, todas as estações são boas para uma escapadinha a esta serra algarvia, sendo que a escolha da melhor época do ano para visitar Monchique depende, acima de tudo, dos seus interesses e do tipo de atividades que pretende realizar.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro
Passadiços do Barranco do Demo

Já visitamos Monchique em todas as estações e nunca nos desiludimos. Ainda assim as nossas favoritas são a primavera e o outono, altura em que o tempo está mais ameno, logo, mais propício a caminhadas, algo que para nós é indispensável sempre que vamos visitar a Serra de Monchique.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro
Cascata do Penedo do Buraco

Se apostar na primavera, terá o bónus de encontrar as cascatas de Monchique em todo o seu esplendor.

Onde ficar a dormir em Monchique? Sugestões de alojamento

Monchique Resort & Spa

O Monchique Resort & Spa é um autêntico refúgio no meio da serra algarvia. É um hotel elegante onde poderá desfrutar do equilíbrio entre o luxo de um hotel de cinco estrelas e as dádivas da natureza. Construído de forma a minimizar o impacto ambiental, o hotel dispõe de suites espaçosas e luminosas, super confortáveis e absolutamente harmoniosas. Entre as comodidades encontra piscinas exterior e interior, um Spa, dois restaurantes, bar e centro de fitness.

Vilafoia

Uma joia escondida no topo dum monte com uma vista inesquecível, o Vilafoia é um alojamento moderno com piscina exterior e deck de ioga, hammocks e cama balinesa no jardim. Dispõe de amplos quartos duplos, familiares e estúdios, aclimatizados e muito confortáveis, todos com varanda e casa de banho privadas. Acorde para um pequeno almoço excecional e relaxe no jacúzi ao fim do dia.

Clique para ver mais opções de alojamento em Monchique

O que ver e fazer em Monchique: locais a visitar e experiências a não perder

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | RoteiroO que visitar em Monchique? Bem, para a vila propriamente dita, não vai precisar de alocar muito mais do que uma tarde ou uma manhã. Mas não nos interprete mal! É que os maiores tesouros de Monchique não se encontram todos concentrados na vila, mas sim espalhados pela serra homónima, como vai perceber ao ler este artigo.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro
Igreja Matriz

Posto isto, os pontos de interesse a visitar e experiências a não perder na vila de Monchique são as seguintes:

  • Apreciar o colorido casario típico e altivos solares de Monchique passeando pelas empinadas ruelas e escadarias do labiríntico centro histórico, onde se escondem fotogénicas estátuas. É de cair de amores!
  • Visitar a Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora da Conceição, que se destaca pelo seu lindo pórtico manuelino.
  • Largo dos Chorões, a sala de estar de Monchique, onde para além de um aprazível jardim e vários cafés com esplanadas irá encontrar interessantes esculturas e instalações artísticas.
  • Desfrutar das fantásticas vistas do miradouro do Parque São Sebastião.
  • Visitar a Igreja de São Sebastião e a Igreja do Senhor dos Passos.
  • Passear pelo verdejante parque urbano da vila.
  • Degustar os pratos típicos serranos (como seja a Assadura, o Feijão com Arroz e o Grão com Massa) acompanhado de um bom vinho da serra e rematado com a incontornável aguardente de medronho.
  • Visitar as ruínas do altaneiro Convento de Nossa Senhora do Desterro (estão urgentemente a precisar de reabilitação, mas as vistas sobre a vila conseguem justificar a empinada subida).
Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro
Miradouro do Parque São Sebastião

O que visitar no concelho de Monchique? Passeios pela Serra de Monchique

Depois de visitar a vila de Monchique, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar na Serra de Monchique. Tem pano para mangas para uma inesquecível escapadinha de fim de semana, prolongado de preferência.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro

Nota importante: infelizmente, a Serra de Monchique tem sido vítima de violentos fogos nos últimos anos, o último dos quais em 2022. Aos poucos a natureza vai-se renovando, mas vai demorar alguns anos até que a vegetação recupere todo o esplendor de outrora.

Miradouro da Fóia

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | RoteiroDa vila de Monchique é um saltinho até ao Miradouro da Fóia, o ponto mais alto de todo o Algarve, situado a cerca de 900 metros de altitude. A viagem é pequena em distância, mas grande em beleza. O troço da N266, que liga a vila à Fóia, é uma das estradas mais cénicas do nosso roteiro para visitar a Serra de Monchique.

Uma vez no miradouro da Fóia, desfrute das maravilhosas paisagens sobre a serra e arredores. Em dias com boa visibilidade consegue-se avistar o Cabo de São Vicente, Faro e até mesmo a Serra da Arrábida.

Trilho das Cascatas da Serra de Monchique

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | Roteiro
Cascata do Barbelote

O Trilho das Cascatas da Serra de Monchique é o nosso trilho de montanha favorito no Algarve. Este desafiante percurso pedestre arranca e termina junto ao Miradouro da Fóia e ao longo do percurso irá cruzar bosques de castanheiros, ver curiosas formações rochosas e, claro, conhecer três das cascatas mais bonitas do Algarve: a Cascata do Barbelote (a nossa favorita), a Cascata do Chilrão e a Cascata do Penedo do Buraco. Se gosta de caminhadas, não hesite em adicioná-lo ao seu roteiro para visitar Monchique.

Clique aqui para ler mais informações sobre o Trilho das Cascatas e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Caldas de Monchique

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | RoteiroAs Caldas de Monchique são um autêntico paraíso escondido numa pequena encosta rodeada de bosques e onde o som da água a correr é omnipresente. Este é inclusivamente o único complexo termal do Algarve, e já o é desde o tempo da ocupação romana. Por isso nem pestaneje na hora de a incluir no seu roteiro a visitar Monchique.

Passeie pelos seus encantadores jardins, tire uma selfie na sua fotogénica ponte, visite a Capela de Santa Teresa, prove a puríssima água de Monchique diretamente da fonte e, indo com tempo, faça um tratamento termal na Villa Termal das Caldas.

Miradouro da Picota

O Miradouro da Picota é o segundo ponto mais alto da Serra de Monchique. Apesar de não granjear da fama do seu irmão mais alto, no que a vistas diz respeito não se lhe fica nada atrás.

O acesso é um pouco mais complicado, pois a estrada é estreita e obriga a uma curta caminhada, mas lá do alto será brindad@ com vistas de cortar a respiração sobre os ondulantes montes da serra algarvia entrecortados pelo lençol de água da albufeira da ribeira de Odelouca, com a costa de Portimão e Lagoa a marcar o horizonte. Há ainda uma periclitante plataforma de observação que promete vistas ainda melhores, mas nós não corremos o risco de a subir.

Passadiços do Barranco do Demo | Alferce

Percorrer os Passadiços do Barranco do Demo é outra das atividades imperdíveis num roteiro a visitar a Serra de Monchique. O percurso desenvolve-se nas imediações da aldeia de Alferce e tem, como estrela maior, uma vertiginosa ponte suspensa que permite atravessar o escarpado desfiladeiro em total segurança.

Monchique: o que visitar e fazer na vila e serra | RoteiroA sensação de tranquilidade está omnipresente em todo o trajeto e a envolvente paisagística é simplesmente apaixonante, sendo coroada por uma fotogénica ribeira que corre pelas profundezas do desfiladeiro formando pequenas quedas de água e lagoas.

Clique aqui para ler mais informações sobre os Passadiços do Barranco do Demo e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Onde comer em Monchique? Melhores Restaurantes

A Charrete
Rua do Doutor Samora Gil 32

Luar da Fóia
N266-3 4

Jardim das Oliveiras
Sitio do Porto Escuro

O que visitar perto de Monchique (para umas férias perfeitas)??

Lagos

Quando for visitar Monchique, aproveite para conhecer outros encantos da região do Algarve. Até porque relativamente perto encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Monchique:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Monchique


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse num roteiro para visitar Monchique.

Outros artigos do Algarve

Roteiro para visitar o Algarve | Melhores Hotéis e Casas de Férias no Algarve | Melhores Praias do Algarve | Melhores Trilhos do Algarve | Albufeira | Alcoutim | Aljezur e Odeceixe | Faro | Lagos | Loulé | Portimão | Tavira | Cascata do Pego do Inferno | Melhores Praias de Aljezur | Melhores Praias de Portimão | Passadiços do Alvor | Passadiços do Barranco do Demo | Passadiços da Ponta da Piedade | Rota Vicentina | Trilho da Fonte Benémola | Trilho dos 7 Vales Suspensos

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.