Percurso Pedestre da Fonte Benémola em Querença – Loulé (LLE PR16)| Mapa do Trilho e rota GPS

Percurso Pedestre da Fonte Benémola em Querença – Loulé (LLE PR16)| Mapa do Trilho e rota GPS

O percurso pedestre da Fonte Benémola é um pequeno trilho circular situado em pleno barrocal algarvio, no concelho de Loulé, mais especificamente na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Mas se o percurso é pequeno em tamanho o mesmo não se pode dizer em relação à sua beleza. A Fonte Benémola consegue a proeza de ter água o ano inteiro, o que a transforma num autêntico oásis no habitualmente verão seco do Algarve.

Essa abundância de água deve-se ao facto do local ser atravessado pela Ribeira da Fonte Menalva e da existência de várias nascentes de onde se destaca o “olho de água” e a Fonte Benémola (what else?).

Tanta água é sinónimo de uma beleza estonteante e de um ecossistema riquíssimo. Como tal são muitos os animais que chamam de lar a este cantinho encantado do nosso Algarve. Entre os mais ilustres estão as lontras, os cágados, os rouxinóis, os abelharucos, os verdilhões, os gaios, o morcego-rato-pequeno e o morcego-de-peluche, os dois últimos em vias de extinção.

Posto isto não é de estranhar que o trilho da Fonte Benémola figure entre os percursos pedestres mais idílicos do Algarve. E como é relativamente curto é simplesmente perfeito para toda a família, mesmo para quem tem crianças pequenas.

Por isso, se gosta de uma boa caminhada na natureza dê uma folga à toalha de praia e rume até ao barrocal algarvio para descobrir um dos tesouros mais bem guardados do Algarve.


Se gosta de caminhadas pela natureza não deixe de ler o nosso artigo com os 15 melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Como chegar à Fonte Benémola – mapa com direcções desde Loulé

Saindo de Loulé, siga em direção a Salir e vire no cruzamento da Tôr para Querença na EM 524. Depois de atravessar a ponte sobre a Ribeira da Menalva, siga na estrada ao longo da ribeira até virar para o lado esquerdo, em caminho de terra batida.

Na secção seguinte deste artigo pode encontrar informação prática sobre o percurso, os pontos mais emblemáticos do percurso pedestre da Fonte Benémola, o mapa do trilho e a rota GPS para download.

Percurso Pedestre da Fonte Benémola em Querença – Loulé (LLE PR16): como chegar, principais pontos de interesse, fotografias dos percursos pedestres, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 4,5km (12km ida e volta)

Tipo de Caminho: a maioria do percurso pedestre da Fonte Benémola é em terra batida.

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil – como referimos atrás este percurso pedestre é apto para toda a família. As crianças vão adorar!

Quando Ir: todas as estações são boas para percorrer o percurso pedestre da Fonte Benémola. Contudo a nossa favorita é a Primavera e o início do Verão, altura em que os cursos de água estão, regra geral, com muita força e a vegetação esplendorosa.

Ponto de Partida/Chegada: o percurso tem o seu início na zona de estacionamento que dá acesso à Fonte Benémola.

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: N37°11’44’’ W08°00’26’’

O que levar: apesar de ser um percurso curto convém levar roupa e calçado adequado a caminhadas (chinelos de praia não são uma boa ideia), mochila com água/bebidas e comida para fazerem um inesquecível pic-nic no parque de merendas. Também não se esqueçam de levar uma toalha, protetor solar, óculos de sol, chapéu e um saco para trazerem convosco o vosso lixo. E claro um smartphone ou uma máquina fotográfica para tirarem a selfie perfeita.

Fotografias do Percurso Pedestre da Fonte Benémola em Querença – Loulé (LLE PR16) e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML

Placa indicativa do percurso pedestre da Fonte Benémola
Placa indicativa do percurso pedestre da Fonte Benémola e da Grande Rota Via Algarviana (que passa pela Fonte Benémola)
Início do Percurso Pedestre da Fonte Benémola propriamente dito
Estradão em terra batida que conduz à ribeira da Fonte Menalva e nascentes de água.
Uma das muitas pequenas cascatas da ribeira. Uma imagem bem diferente do nosso Algarve.
Pode ser difícil de acreditar mas isto não é no Gerês. É mesmo no barrocal algarvio!
Olho de água – uma das nascentes
Após as nascentes o trilho segue em direcção aos montes mas sem subidas acentuadas
Contudo os cursos de água nunca ficam muito distantes. Basta fazer um pequeno desvio do percurso pedestre e encontramos pequenos recantos como este

Mapa do Percurso Pedestre da Fonte Benémola em Querença – Loulé (LLE PR16)

Dica
Se procura mais caminhadas e lugares mágicos no Algarve não deixe de ler o nosso artigo sobre o Trilho dos 7 Vales Suspensos e sobre a Cascata do Pego do Inferno.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.