Visitar Loulé | Algarve: o que ver e fazer num roteiro dum dia

Visitar Loulé | Algarve - roteiro com o que ver e fazer

Visitar Loulé raramente está nas prioridades das listas “must-visit” para quem visita o Algarve. Mas há razões para a visitar: o seu centro histórico medieval, o manancial arqueológico, arquitetónico e cultural de influência árabe na região, as ruas movimentadas cheias de caráter e personalidade.

visitar-loulé
Os Músicos do Coreto, são um dos muitos exemplos da estatuária que embeleza a cidade de Loulé

Loulé é uma cidade distinta de todas as restantes cidades algarvias e a “atmosfera genuinamente portuguesa”, como os turistas estrangeiros a percecionam, atrai cada vez mais visitantes. Outra vantagem de que beneficia é a proximidade ao aeroporto de Faro.


Se procura a praia perfeita não deixe de ler o artigo As Melhores Praias do Algarve


Adicione ainda as aldeias pitorescas, como Alte ou Querença, pontilhando a bela paisagem natural da Serra do Caldeirão e o glamour das mais luxuosas estâncias balneares do litoral algarvio, o afamado Triângulo Dourado.

o-que-visitar-em-loulé-num-dia
“Gente Feliz Dançando” frente ao Ateneu de Loulé. Apropriado!

A cidade em si não é um destino de praia, mas a 15 km estão algumas das melhores praias do Algarve. Isso permite manter muito do quotidiano normal duma cidade que não vive exclusivamente do turismo balnear.

A cidade tem um cariz mais comercial, sendo menos popular do que Lagos ou Tavira. Contudo, isso permite-lhe também manter mais autenticidade nos traços culturais do quotidiano algarvio, e essa é a sua grande mais-valia.

Loulé-casa-memoria-duarte-pacheco
Casa Memória Duarte Pacheco, um dos filhos ilustres de Loulé

O que muito pouca gente sabe é que o concelho de Loulé reúne excelentes condições como destino de natureza para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e percursos pedestres. E Loulé é ainda um dos destinos de referência a nível mundial para a prática de golfe, com serviços de excelência.

Quando visitar?

A melhor altura do ano para visitar Loulé é caracteristicamente o verão (junho a setembro) por causa dos grandes eventos musicais e culturais que recebe. Contudo, desde a primavera ao outono é um destino ideal para explorar as aldeias pitorescas da Serra do Caldeirão e do Barrocal Algarvio, sobretudo na época das amendoeiras em flor.

Programe a sua visita para coincidir com um sábado de manhã. É o dia forte do Mercado que enche bancas e as ruas adjacentes com o mercado semanal da cidade que converge aqui. Para além de ver a cidade mais viva, participa ainda numa manifestação cultural autêntica de comércio dos produtos frescos e tradicionais da região. Tem ainda o mercado cigano frente ao Convento de Santo António, onde ainda é habitual praticar-se a arte do regateio, à marroquina.

Eventos e Festividades de Loulé

Carnaval de Loulé

carnaval-de-loulé
Sem corso carnavalesco, é possível ver a bela calçada portuguesa da Avenida José da Costa Mealha

Ponto forte do calendário anual da cidade, o Carnaval de Loulé tem já fama além-fronteiras. Menos glamouroso que o de Veneza e intenso que o do Rio de Janeiro, é certo, mas os 3 dias de festa ininterrupta ao som do samba, o brilho colorido dos carros alegóricos e dos trajes exuberantes granjeou-lhe o lugar do cortejo mais famoso de Portugal. O palco do corso é na Avenida José Costa Mealha.

Festa da Mãe Soberana

A maior romaria de devoção mariana a sul de Fátima acontece em Loulé, todos os Domingos de Páscoa e 15 dias depois na Festa Maior da Mãe Soberana com procissões, peregrinações e celebrações solenes religiosas. Ligada a antigos rituais de maternidade, tudo acontece entre a cidade no vale e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade no monte.

Festival MED

Em junho, o centro histórico de Loulé recebe músicas do mundo num festival com identidade própria. A música é o motor principal, mas o festival é uma imersão de cultura, arte e folclore mundial.

Festival Internacional de Jazz de Loulé

Agosto recebe músicos de todo o mundo que trazem os ritmos do jazz e as suas jam sessions ao castelo de Loulé.

Noite Branca de Loulé

Ainda em agosto, esta é a grande festa noturna em que ruas inteiras do centro da cidade, visitantes e artistas vestem-se integralmente de branco para uma noite especial de festa, música e animação.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Loulé


Clique no canto superior direito para aumentar

O Melhor de Loulé num Roteiro dum dia

visitar-loulé-num-dia
Cine-Teatro Louletano

Cidade com fortes características históricas, das suas origens na Idade do Ferro à civilização árabe, partimos à descoberta de uma variadíssima oferta de monumentos, casas típicas e ruelas singulares. Propomos-lhe um roteiro dum dia em Loulé com os melhores pontos de interesse da cidade.

Começamos na Praça da República para visitar o Mercado Municipal, a atração turística mais emblemática de Loulé. O edifício coberto de estilo clássico com inspirações mouriscas é imperdível.

loulé-camara-municipal-torre-do-relógioAo lado ergue-se a Câmara Municipal e a Torre do Relógio cuja base fazia parte das muralhas medievais da cidade. Mesmo por baixo da Torre do Relógio, entramos no centro histórico ladeando o Convento do Espírito Santo convertido num centro criativo com galeria de arte e escola artística.

loulé-ermida-nossa-senhora-da-conceicaoVisitamos a Ermida de Nossa Senhora da Conceição cuja fachada simples esconde um magnífico altar em talha dourada e painéis de azulejos do século XVIII.

castelo-de-louleSeguimos para o mais histórico dos pontos de interesse de Loulé: o seu castelo. O Castelo de Loulé é de origem árabe e remonta ao longínquo século VIII. Um restauro completo após a conquista cristã deu-lhe o atual aspeto de sólida fortificação cujo perímetro das muralhas defensivas vamos entrar para explorar a Cidade Velha. Alberga o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé e a Cozinha Tradicional Algarvia, dignos de visita. Para uma vista total das muralhas e torreões, dirija-se à Praça D. Afonso III.

loulé-roteiro-dum-diaVamos ao encontro das Bicas Velhas e uma subidinha ligeira à Praça D. Pedro I leva-nos a uma viagem no tempo até aos Banhos Islâmicos, a mais recente descoberta arqueológica do período árabe e um achado único em Portugal.

Embrenhamo-nos pelas ruelas estreitas e labirínticas, escadinhas e vielas onde pequenas lojas, oficinas e estúdios de artesanato tradicional ou inovador mostram uma arte em risco que ganha novo fulgor. Aliás, Loulé clama para si o título de Capital do Artesanato do Algarve.

Um detalhe que falha a muitos é o Arco do Pinto na travessa do mesmo nome. Trata-se dum arco que une duas casas da mesma família, algo que se vê muito nas cidades de Marrocos.

Mantenha a cabeça erguida para descobrir as famosas chaminés em filigrana do Algarve.

Visitamos a sublime igreja matriz, a Igreja de São Clemente, padroeiro da cidade de Loulé por a sua conquista ter acontecido no dia dedicado ao santo.

Ao lado o Jardim dos Amuados, antigo cemitério, é hoje um chamariz para os casais de namorados. Descanse num dos seus bancos enquanto usufrui da magnífica vista deste miradouro com vista para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Dirija-se ao arco da Travessa de Nossa Senhora do Pilar. A Ermida de Nossa Senhora do Pilar data do século XVII e funciona hoje como capela mortuária. Mas um verdadeiro segredo, que não surge nos guias convencionais é a Torre da Vela, uma torre albarrã do século XII construída pelos mouros na antiga Porta de Faro, a entrada sul do burgo na época medieval e única sobrevivente do castelo mouro.

Regresse ao centro da cidade e encontre uma esplanada soalheira para um lanche rápido no Café Calcinha, café emblemático das gentes da cidade. E há delícias gastronómicas que são um desafio que não pode recusar. Não faça esperar a cataplana de marisco ou peixe fresco vindo da costa ou uma galinha cerejada à Loulé.

Dedique algum tempo para uma subida ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Passará certamente frente ao Convento de Santo António, imediatamente reconhecível pelo seu aspeto abandonado.

A subida ao santuário pelo caminho dos peregrinos pode ser puxada, mas o seu esforço será recompensado com magnificas vistas panorâmicas da cidade de Loulé. Não deixe de espreitar a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, templo religioso antigo e original mas que carrega o peso da devoção mariana que atrai milhares de peregrinos todos os anos.

O concelho de Loulé tem muito mais para oferecer. Na costa considere Vilamoura com a sua espetacular marina, as praias de Quarteira, ou o esclarecedor Museu Arqueológico do Cerro da Vila.

Loulé fica inserido bem dentro do barrocal algarvio e a a Serra do Caldeirão é um destino muito procurado pelos amantes do turismo de natureza e das caminhadas. Aliás, Loulé tem dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve, como por exemplo o da Fonte Benémola inserido numa zona protegida, ou a Via Algarviana.

Por causa do excelente enquadramento natural, testemunhos históricos e o dinamismo de voluntários e instituições, Loulé passou a fazer parte oficial dos Caminhos de Santiago em 2017, com o Caminho Português Central do Sul que liga Faro a Almodôvar, sendo o concelho algarvio com o traçado mais longo.

Onde dormir?

A oferta de alojamento para dormir na cidade de Loulé não é muita. Se pretende pernoitar na cidade, terá que reservar com muita antecedência pois a disponibilidade de alojamento depressa se esgota. Considere reservar alojamento mais perto da costa onde há ampla oferta.

Loulé Jardim Hotel

Aconselhamos o Loulé Jardim Hotel, é um favorito nosso por fica num lugar tranquilo, tem uma piscina no terraço muito convidativa e um pequeno almoço buffet que satisfaz o paladar.

Loulé Coreto Hostel

O Loulé Coreto Hostel tem preços muito económicos e a qualidade do alojamento supera as expetativas dos hóspedes.

Dom Fernando II

O Dom Fernando II fica em frente ao Mercado Municipal, bem no centro da ação. Quartos tradicionais alguns com varanda com vista sobre a cidade. Tem um restaurante no piso inferior.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Loulé

Veja também estes artigos do Algarve

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.