Visitar Loulé raramente está nas prioridades das listas “must-visit” para quem visita o Algarve. Mas há razões para a visitar: o seu centro histórico medieval, o manancial arqueológico, arquitetónico e cultural de influência árabe na região, as ruas movimentadas cheias de caráter e personalidade.
Conteúdo deste Artigo
Loulé é uma cidade distinta de todas as restantes cidades algarvias e a “atmosfera genuinamente portuguesa”, como os turistas estrangeiros a percecionam, atrai cada vez mais visitantes. Outra vantagem de que beneficia é a proximidade ao aeroporto de Faro.
Adicione ainda as aldeias pitorescas, como Alte ou Querença, pontilhando a bela paisagem natural da Serra do Caldeirão e o glamour das mais luxuosas estâncias balneares do litoral algarvio, o afamado Triângulo Dourado.
A cidade em si não é um destino de praia, mas a 15 km estão algumas das melhores praias do Algarve. Isso permite manter muito do quotidiano normal duma cidade que não vive exclusivamente do turismo balnear.
A cidade tem um cariz mais comercial, sendo menos popular do que Lagos ou Tavira. Contudo, isso permite-lhe também manter mais autenticidade nos traços culturais do quotidiano algarvio, e essa é a sua grande mais-valia.
O que muito pouca gente sabe é que o concelho de Loulé reúne excelentes condições como destino de natureza para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e percursos pedestres. E Loulé é ainda um dos destinos de referência a nível mundial para a prática de golfe, com serviços de excelência.
Quando visitar?
Programe a sua visita para coincidir com um sábado de manhã. É o dia forte do Mercado que enche bancas e as ruas adjacentes com o mercado semanal da cidade que converge aqui. Para além de ver a cidade mais viva, participa ainda numa manifestação cultural autêntica de comércio dos produtos frescos e tradicionais da região. Tem ainda o mercado cigano frente ao Convento de Santo António, onde ainda é habitual praticar-se a arte do regateio, à marroquina.
Eventos e Festividades de Loulé
Ponto forte do calendário anual da cidade, o Carnaval de Loulé tem já fama além-fronteiras. Menos glamouroso que o de Veneza e intenso que o do Rio de Janeiro, é certo, mas os 3 dias de festa ininterrupta ao som do samba, o brilho colorido dos carros alegóricos e dos trajes exuberantes granjeou-lhe o lugar do cortejo mais famoso de Portugal. O palco do corso é na Avenida José Costa Mealha.
Festa da Mãe Soberana
A maior romaria de devoção mariana a sul de Fátima acontece em Loulé, todos os Domingos de Páscoa e 15 dias depois na Festa Maior da Mãe Soberana com procissões, peregrinações e celebrações solenes religiosas. Ligada a antigos rituais de maternidade, tudo acontece entre a cidade no vale e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade no monte.
Festival MED
Festival Internacional de Jazz de Loulé
Agosto recebe músicos de todo o mundo que trazem os ritmos do jazz e as suas jam sessions ao castelo de Loulé.
Noite Branca de Loulé
Ainda em agosto, esta é a grande festa noturna em que ruas inteiras do centro da cidade, visitantes e artistas vestem-se integralmente de branco para uma noite especial de festa, música e animação.
Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Loulé
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse a visitar em Loulé
Visitar Loulé: o que ver e fazer num Roteiro de 1 dia
Cidade com fortes características históricas, das suas origens na Idade do Ferro à civilização árabe, partimos à descoberta de uma variadíssima oferta de monumentos, casas típicas e ruelas singulares. Propomos-lhe um roteiro dum dia a visitar Loulé com os melhores pontos de interesse da cidade.
Começamos na Praça da República para visitar o Mercado Municipal, a atração turística mais emblemática de Loulé. O edifício coberto de estilo clássico com inspirações mouriscas é imperdível.
Ao lado ergue-se a Câmara Municipal e a Torre do Relógio cuja base fazia parte das muralhas medievais da cidade. Mesmo por baixo da Torre do Relógio, entramos no centro histórico ladeando o Convento do Espírito Santo convertido num centro criativo com galeria de arte e escola artística.
Visitamos a Ermida de Nossa Senhora da Conceição cuja fachada simples esconde um magnífico altar em talha dourada e painéis de azulejos do século XVIII.
Seguimos para o mais histórico dos pontos de interesse de Loulé: o seu castelo. O Castelo de Loulé é de origem árabe e remonta ao longínquo século VIII. Um restauro completo após a conquista cristã deu-lhe o atual aspeto de sólida fortificação cujo perímetro das muralhas defensivas vamos entrar para explorar a Cidade Velha. Alberga o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé e a Cozinha Tradicional Algarvia, dignos de visita. Para uma vista total das muralhas e torreões, dirija-se à Praça D. Afonso III.
Vamos ao encontro das Bicas Velhas e uma subidinha ligeira à Praça D. Pedro I leva-nos a uma viagem no tempo até aos Banhos Islâmicos, a mais recente descoberta arqueológica do período árabe e um achado único em Portugal.
Embrenhamo-nos pelas ruelas estreitas e labirínticas, escadinhas e vielas onde pequenas lojas, oficinas e estúdios de artesanato tradicional ou inovador mostram uma arte em risco que ganha novo fulgor. Aliás, Loulé clama para si o título de Capital do Artesanato do Algarve.
Um detalhe que falha a muitos é o Arco do Pinto na travessa do mesmo nome. Trata-se dum arco que une duas casas da mesma família, algo que se vê muito nas cidades de Marrocos.
Mantenha a cabeça erguida para descobrir as famosas chaminés em filigrana do Algarve.
Visitamos a sublime igreja matriz, a Igreja de São Clemente, padroeiro da cidade de Loulé por a sua conquista ter acontecido no dia dedicado ao santo.
Ao lado o Jardim dos Amuados, antigo cemitério, é hoje um chamariz para os casais de namorados. Descanse num dos seus bancos enquanto usufrui da magnífica vista deste miradouro com vista para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Continue o seu roteiro para visitar Loulé dirigindo-se ao arco da Travessa de Nossa Senhora do Pilar. A Ermida de Nossa Senhora do Pilar data do século XVII e funciona hoje como capela mortuária. Mas um verdadeiro segredo, que não surge nos guias convencionais é a Torre da Vela, uma torre albarrã do século XII construída pelos mouros na antiga Porta de Faro, a entrada sul do burgo na época medieval e única sobrevivente do castelo mouro.
Regresse ao centro da cidade e encontre uma esplanada soalheira para um lanche rápido no Café Calcinha, café emblemático das gentes da cidade. E há delícias gastronómicas que são um desafio que não pode recusar. Não faça esperar a cataplana de marisco ou peixe fresco vindo da costa ou uma galinha cerejada à Loulé.
Dedique algum tempo do seu roteiro para visitar Loulé para uma subida ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Passará certamente frente ao Convento de Santo António, imediatamente reconhecível pelo seu aspeto abandonado.
A subida ao santuário pelo caminho dos peregrinos pode ser puxada, mas o seu esforço será recompensado com magnificas vistas panorâmicas da cidade de Loulé. Não deixe de espreitar a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, templo religioso antigo e original mas que carrega o peso da devoção mariana que atrai milhares de peregrinos todos os anos.
O concelho de Loulé tem muito mais para oferecer. Na costa considere Vilamoura com a sua espetacular marina, as praias de Quarteira, ou o esclarecedor Museu Arqueológico do Cerro da Vila.
Loulé fica inserido bem dentro do barrocal algarvio e a a Serra do Caldeirão é um destino muito procurado pelos amantes do turismo de natureza e das caminhadas. Aliás, Loulé tem dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve, como por exemplo o da Fonte Benémola inserido numa zona protegida, ou a Via Algarviana.
Por causa do excelente enquadramento natural, testemunhos históricos e o dinamismo de voluntários e instituições, Loulé passou a fazer parte oficial dos Caminhos de Santiago em 2017, com o Caminho Português Central do Sul que liga Faro a Almodôvar, sendo o concelho algarvio com o traçado mais longo.
Onde dormir em Loulé? Sugestões de Alojamento
A oferta de alojamento para dormir na cidade de Loulé não é muita. Se pretende pernoitar na cidade, terá que reservar com muita antecedência pois a disponibilidade de alojamento depressa se esgota. Considere reservar alojamento mais perto da costa onde há ampla oferta.
Aconselhamos o Loulé Jardim Hotel, é um favorito nosso por fica num lugar tranquilo, tem uma piscina no terraço muito convidativa e um pequeno almoço buffet que satisfaz o paladar.
O Loulé Coreto Hostel tem preços muito económicos e a qualidade do alojamento supera as expetativas dos hóspedes.
O Dom Fernando II fica em frente ao Mercado Municipal, bem no centro da ação. Quartos tradicionais alguns com varanda com vista sobre a cidade. Tem um restaurante no piso inferior.
Clique para ver mais opções de Alojamento em Loulé
Veja também estes artigos do Algarve
- Roteiro para visitar o Algarve
- Melhores Hotéis e Casas de Férias do Algarve
- Albufeira
- Alcoutim
- Aljezur e Odeceixe
- Cascata do Pego do Inferno
- Faro
- Lagos
- Melhores Praias do Algarve
- Melhores Praias de Aljezur
- Melhores Praias de Portimão
- Melhores Trilhos do Algarve
- Passadiços do Alvor
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Portimão
- Rota Vicentina
- Tavira
- Trilho da Fonte Benémola
- Trilho dos 7 Vales Suspensos
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Quando lá forem outra vez têm de ir à fonte do Cadoiço 🙂 cascata linda no meio da cidade!