Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento

Melhores Praias do Alentejo: guia para visitar e dicas de alojamento

Ano após ano, as praias do Alentejo são as nossas eleitas para abrir a época balnear. Já se tornou uma tradição VagaMundos. Nos quilómetros de Costa Alentejana, da badalada Troia à recôndita Praia da Amália, descobrimos dezenas de praias de sonho. Há até uma praia no Alentejo com água quente. Águas cristalinas, azul-mar, areia fina, piscinas naturais, dunas e falésias majestosas pintam um quadro surreal de azul-mar e ouro nas melhores praias do Alentejo. Neste artigo vamos revelar-lhe as nossas praias do Alentejo favoritas, das mais famosas às mais secretas, perfeitas quer para uma escapadinha de fim-de-semana, quer para umas deliciosas férias de praia na costa Alentejana.

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento
Praia da Galé-Fontaínhas – Melhores Praias do Alentejo

Não faltam praias no litoral alentejano para umas férias de verão tão boas (ou melhores) que outros destinos balneares mais concorridos.

Das praias de Portugal, o Alentejo é um bem-aventurado. Na costa alentejana o sol tem pouco de tímido. Há areais com espaço de sobra para toda a família e enseadas selvagens (quase) desertas. Numas praias do Alentejo o mar é calmo como um cordeirinho; noutras, ruge como um leão. Com a certeza que um bom petisco com sabor a mar e tempero alentejano nunca anda muito longe.

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento
Praia de Almograve – Melhores Praias do Alentejo

As praias do Alentejo reúnem todos os ingredientes para o menino e para a menina, para miúdos e graúdos, para surfar ondas ou simplesmente trabalhar para o bronze. Com tantas opções, é difícil escolher as melhores praias do Alentejo. E saber qual a praia mais adequada para si é meio caminho andado para transformar umas boas férias de verão em algo simplesmente inesquecível. Para lhe dar uma mãozinha, hoje revelamos-lhe a nossa seleção das melhores praias do Alentejo.

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento
Praia dos Alteirinhos (Zambujeira do Mar) – uma das melhores praias do Alentejo

Conteúdo deste Artigo

Praias do Alentejo: descubra as melhores praias da Costa Alentejana, das mais famosas às mais secretas

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento
Península de Troia, o início da Costa Alentejana

Para além de uma breve descrição das melhores praias do Alentejo, vai também encontrar um mapa interativo com a localização das praias do Alentejo e sugestões de alojamento perto de cada uma das praias do Alentejo presentes neste artigo.

Vista o fato de banho, calce os chinelos, ponha a toalha ao ombro e venha daí connosco nesta aventura de descoberta da praia do Alentejo perfeita para as suas férias na Costa Alentejana.

Praia Troia-Mar

Abrimos a nossa lista das melhores praias do Alentejo com a Praia Troia-Mar, no concelho de Grândola. Das praias da Península de Troia é a primeira de mar. Calmo. Protegida pelo cordão de dunas que cinge o areal em forma de meia-lua e marca o extremo norte da Península de Troia, a Praia Troia-Mar é das mais cénicas por causa da vista desafogada para a Serra da Arrábida (que abriga também ela umas quantas praias invejáveis). Por isso, não é de estranhar que seja uma das praias do Alentejo mais populares e concorridas.

Onde ficar perto da Praia Troia-Mar

Troia Design Hotel | Troia Residence Apartamentos Acala | Soltroia lake Dream house

Praia da Comporta

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoQuase com honras hollywoodescas, a praia da Comporta é a vedeta das praias da Península. Ainda preserva a sua beleza natural das dunas, areal branco e mar “caribenho”, protegida por uma mancha de pinhal e campos de arroz. Poucos sabem que foi das primeiras praias do concelho de Grândola a ser galardoada com Bandeira Azul pela qualidade das suas águas. É sem dúvida uma das melhores praias do Alentejo!

Onde ficar perto da Praia da Comporta

Sublime Comporta Country Retreat & SPA | Spatia Comporta | Quinta Da Comporta

Praia do Carvalhal da Península de Troia

Quem a viu e quem a vê! Era das praias do Alentejo mais conotadas com “ninguém à vista”. Agora, de cara lavada, acessos estupendos e infraestruturas de primeira, a Praia do Carvalhal arrecada galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível. E veraneantes!

Ao contrário do que acontece na sua vizinha Praia da Comporta, aqui o mar já reúne condições para surf, bodyboard ou kitesurf, há até uma escola. Irresistível também para birdwatching, já que os habitats naturais da Lagoa da Travessa e a Lagoa Formosa são mesmo ao lado.

Onde ficar perto da Praia do Carvalhal da Península de Troia

Sublime Comporta Country Retreat & SPA | Spatia Comporta | Quinta Da Comporta

Praia do Pego

Para os sonhadores: águas cristalinas, azul-turquesa aqui, verde-esmeralda ali. Areia branca e fina. Cenário paradísico. Deserta a sul. Quase deserta a norte. Magníficos passeios à beira-mar.

Para os pragmáticos: vigiada. Bons acessos, bons apoios de praia e bons equipamentos. Ambiente familiar sossegado. Mar calmo e ondulação baixa para as crianças andarem à vontade.

A fechar o cordão dunar que dá areia branca e fina às praias da Península de Troia está a Praia do Pego, uma das nossas praias favoritas do Alentejo. Cada vez mais procurada pelos veraneantes. Talvez pelas infraestruturas melhoradas do parque de estacionamento, do bar/restaurante, dos passadiços na praia. Talvez pela beleza natural das dunas, pinhal e campos de cultivo em redor da Lagoa Formosa. Talvez por causa dos quilómetros de “praia deserta” que se estendem para sul que, nos dias que correm, são sinónimo de distanciamento social e paz de espírito. Vá lá e decida por si. Mas vá cedo.

Onde ficar perto da Praia do Pego

Sublime Comporta Country Retreat & SPA | Spatia Comporta | Quinta Da Comporta

Praia da Galé-Fontaínhas

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento

A Praia da Galé-Fontaínhas é um dos segredos mais bem guardados da costa alentejana. Aqui o cenário muda por completo com a Arriba Fóssil da Galé. As dunas dão lugar a arribas areníticas com 5 milhões de anos, e quando pisamos a Praia da Galé-Fontaínhas e, num instante, regressamos à Capadócia, na longínqua Turquia. Mas aqui dá pra ir a banhos!

O acesso à praia é a pé, cruzando o parque e campismo. Isto se quiser ficar na área vigiada e concessionada onde estão todos os apoios para banhistas. Senão, o melhor acesso é no lado norte, sempre junto ao gradeamento do parque de campismo e descendo a arriba pelas escadas de madeira e cimento. Depois é só abrir o chapéu de sol, estender a toalha e desfrutar de uma das mais belas praias do Alentejo. É só preciso ter cuidado com as falésias sinalizadas com perigo de derrocada. Boas para apreciar, não para se “deitar à sombra da bananeira”.

Onde ficar perto da Praia da Galé-Fontaínhas

A Serenada Enoturismo | The ONE | Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping | Ponte Pedra

Praia de Melides

A Praia de Melides ganhou o nosso favoritismo entre as praias do Alentejo logo na primeira visita. E anos depois, ainda não perdeu estatuto. Até porque é uma espécie de dois em um. Lagoa ou Mar?

O areal dá acesso tanto a banhos na enorme e mais calma Lagoa de Melides (ideal para famílias), como a mergulhar diretamente no Atlântico. Não há muitos vizinhos de que fugir, mas se isso for determinante, saiba que há espaço de sobra na Praia de Melides. Também não faltam serviços de apoio completos e com opção nesta praia do Alentejo.

Onde ficar perto da Praia de Melides

A Serenada Enoturismo | The ONE | Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping | Ponte Pedra

Praia da Costa e Lagoa de Santo André

Simultaneamente banhada pelo Oceano Atlântico e pelas plácidas águas da Lagoa de Santo André, a Praia da Costa é mais uma das praias do Alentejo que junta o útil ao agradável. Integrada na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, é local de nidificação de milhares de aves e um paraíso para os amantes de birdwatching, principalmente nos meses frios. No verão, as aves dão-lhe licença e “paletes” de espaço no extenso areal para secar ao sol depois de mergulhos com e sem sal. As águas com sal estão certificadas pela elevada qualidade. As águas sem sal são mais quentinhas. E boas para windsurf e canoagem. Não perca um passeio nos passadiços, no areal ou nas margens lagoa ao pôr do sol, pelo amor de Deus!

Onde ficar perto da Praia da Costa e Lagoa de Santo André

A Serenada Enoturismo | The ONE | Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping | Ponte Pedra

Praia de São Torpes

São Torpes tem as águas mais quentes das praias do Alentejo, logo, é muito concorrida apesar do cenário industrial. Tal deve-se à termoelétrica de Sines que expele as águas de arrefecimento das turbinas naquela zona.

A praia de São Torpes foi colocada no mapa pelos surfistas: as ondas regulares e suaves eram ótimas para a iniciação no desporto. Agora todos, do neto ao avô, conhecem o areal de São Torpes talhado pela Ribeira da Junqueira. E você também vai querer conhecer!

Onde ficar perto da Praia de São Torpes

Hotel Dom Vasco | Hotel Veleiro

Praia da Samoqueira

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoPrimeiro, vai-lhe cair o queixo com esta praia de Porto Covo. Depois lá vai conseguir balbuciar que é uma das praias mais belas que já viu na sua vida. A seguir, vai querer conhecer cada recanto desta praia selvagem do Alentejo que serpenteia por entre recortes da falésia: grutas, farilhões, piscinas naturais e até uma cascata de água doce (se for num dia de muita sorte!)

A culpa do ambiente paradisíaco é das areias douradas e dum mar usualmente calmo de águas cristalinas de cor esmeralda. E na maré baixa, as piscinas naturais são um deleite para os miúdos. Contudo, encha a geleira e vá (vi)ver in loco porque não há foto que faça justiça a todos os seus atributos. Não é à toa que nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das melhores praias do Alentejo!

Onde ficar perto da Praia da Samoqueira

Ahoy Porto Covo Hostel | Monte do Cerro | Pé na Areia Alojamento Local

Praia Grande de Porto Covo

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoPorto Covo é aldeia de praia, petiscos, passeios e paz. Muita paz! Se procura um refúgio de eleição na Costa Alentejana, Porto Covo tem de constar da sua lista. Será sempre um dos nossos destinos favoritos para uma escapadinha da cidade.

A Praia Grande em Porto Covo é das mais praias do Alentejo mais procuradas, o que não é de admirar já que é uma praia urbana espaçosa, abrigada e munida de todas as infraestruturas: vigiada, com estacionamento e restaurante.

Acessível por uma escadaria na arriba, as areias brancas e as águas límpidas do areal da Praia Grande fazem as delícias de miúdos e graúdos que gozam férias de verão em Porto Covo. Bodyboarders e surfistas também por lá andam.

Onde ficar perto da Praia Grande de Porto Covo

Ahoy Porto Covo Hostel | Monte do Cerro | Pé na Areia Alojamento Local

Praia da Ilha do Pessegueiro

De todas as praias do Alentejo esta é provavelmente aquela que mais portugueses imaginam. Rui Veloso deu-lhe voz, Carlos Tê a alma em palavras e a Ilha do Pessegueiro passou a estar nas bocas de Portugal inteiro. Valha-nos que nem todos conhecem o areal que inspirou a música! Assim, mantem-se como um reduto menos populoso.

A ilha, de rica flora e fauna e um forte em ruínas, é visitável no verão, quando andam por ali uns pescadores nos seus botes a fazer uns biscates como barqueiros. Senão vir nenhum, pergunte no restaurante.

Para além da praia, das singulares arribas de areia sob uma gigante laje de pedra que se vai partindo e despenhando, encontra o altivo Forte da Nossa Senhora da Queimada saudosa do seu parceiro de defesa, o arruinado Forte de Santo Alberto na ilha do Pessegueiro. A ilha do Pessegueiro, essa há de sempre permanecer no nosso imaginário, mística e “inalcançável”.

Onde ficar perto da Praia da Ilha do Pessegueiro

Ahoy Porto Covo Hostel | Monte do Cerro | Pé na Areia Alojamento Local

Praia do Malhão

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoDois fenómenos geológicos conferem à praia do Malhão uma beleza única. Delimitada a este por um cordão dunar e a sul pelas Galés, umas formações rochosas que impõem respeito, a praia do Malhão é uma das mais surpreendentes praias do Alentejo. Só não dizemos de toda a Costa Alentejana porque o Malhão tem adversários de peso.

Tem uma rede de passadiços que não pode perder. Facilitam a descida pela arriba à Praia do Malhão e a mais duas enseadas maravilhosas, um delas a eleita dos naturistas. Dos miradouros no topo da falésia há vistas panorâmicas que deixam qualquer visitante pasmado. E para norte estão metros e metros de areia fina a perder de vista que só para na Praia dos Aivados, onde a areia passa a pedras rolantes. (Não, não são seixos. São pedregulhos mesmo!)

Onde ficar perto da Praia do Malhão

Casa da Eira Boutique Houses | Naturarte Campo | Três Marias | Herdade Do Freixial

Praia das Furnas

Campeã das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia das Furnas parece que foi feita para agradar os desejos de algum deus caprichoso. E sete devem ter sido os desejos da divindade: mar transparente, rio plácido, areia fina, duna dourada, verde luxuriante, enquadramento natural selvagem e sol sem limites. Só se esqueceu de pedir águas quentinhas, mas nós perdoamos.

Este areal espaçoso, onde o estuário do rio Mira abranda as vagas do Oceano Atlântico, junta o melhor de dois mundos: tranquilidade e inspiração. Deixamos a confusão urbana de Vila Nova de Milfontes do outro lado do rio e estendemos a toalha para nos libertarmos das preocupações nesta que é sem reservas uma das melhores praias do Alentejo. A vila até que não fica nada mal vista desta banda: dá um bonito cartão-postal!

Onde ficar perto da Praia das Furnas

Casa da Eira Boutique Houses | Naturarte Campo | Três Marias | Herdade Do Freixial

Praia da Franquia

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoMuito frequentada por famílias por causa das águas calmas, esta praia do Alentejo é uma velha conhecida de todos os que já puseram os pés em Vila Nova de Milfontes. As águas são salgadas vindas do mar, mas a calmia é do estuário do rio Mira. Tem condições muito favoráveis à prática de windsurf e stand-up paddle. E é uma das melhores praias do Alentejo para ensinar os mais pequenos a nadar. Quando chegar ao fim da aula, é mudar a preguiça da toalha de praia para a cadeira na esplanada dum dos bares da praia. Como recusar uma bebida fresquinha depois de tanta trabalheira?

Dica VagaMundos: quer conhecer mais praias de Vila Nova de Milfontes e saber o que ver e fazer para além da praia? Então, clique para ler o nosso roteiro para visitar Vila Nova de Milfontes.

Onde ficar perto da Praia da Franquia

Casa da Eira Boutique Houses | Naturarte Campo | Três Marias | Herdade Do Freixial

Praia de Almograve

A beleza cénica da praia de Almograve desarma qualquer argumento contra esta ser uma das melhores praias do Alentejo. É aqui que o cordão dunar da Costa Alentejana é mais surpreendente. Além de ser grande em dimensão é grande em beleza, variedade de formas, fenómenos geológicos, fauna e flora. Aficionados de birdwatching, ponham a praia de Almograve na vossa lista.

Grande é também a praia de fina areia que convence qualquer um a trabalhar para o bronze. Se é amante das caminhadas, explore mais além para impressionar os amigos com as suas descobertas. Aventure-se pela estrada de terra batida, deslumbre-se com o cordão dunar onde ele é mais vasto e pasme-se com a beleza cénica do Porto da Lapa das Pombas e da sua praia secreta.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada não deixe de ir percorrer o Trilho das Dunas de Almograve, um dos nossos percursos pedestres de pequena rota favoritos no Alentejo. Clique para mais informações.

Onde ficar perto da Praia de Almograve

Almograve Beach Hostel | Vicentina Rooms by Isa

Praia do Cavaleiro

A Praia do Cavaleiro é uma das mais selvagens e secretas praias do Alentejo. Não é de todo fácil dar com ela, mas as coisas boas são assim: difíceis de encontrar! A dificuldade começa no GPS que nos troca as voltas, depois vem a gincana na estrada de terra batida e finalmente o desafio de não se deixar tomar por vertigens a descer as escadas da arriba.

Contudo, o esforço é recompensado com uma paisagem de louvar os céus. O Cabo Sardão está ali ao lado e as vistas do topo da falésia são de tirar o fôlego. Uma praia protegida por arribas que desafiam os elementos, selvagem e desconhecida o suficiente para nos acharmos uns eleitos no mundo. Parece que a natureza ergueu uma fortaleza a proteger a enseada. É estender a toalha e esquecer que o mundo existe. Nesta praia da Costa Alentejana isso é (muito) fácil.

Onde ficar perto da Praia do Cavaleiro

Monte Soalheiro | Herdade Do Touril | Hostel Nature

Praia da Zambujeira do Mar

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamentoBoa praia, bom petisco. Qualquer semelhança com um slogan bem conhecido de todos nós que apreciamos os prazeres da vida, é propositado. A fama da praia da Zambujeira do Mar já atravessou fronteiras. Entre as praias do Alentejo esta é provavelmente a mais fotografada de tão fotogénica que é.

Arrevessada do vento pela alta falésia que a circunda, as vistas panorâmicas onde urbano e natureza casam tão bem, são categoricamente do melhor que temos na Costa Alentejana. Vamos ao mergulho?

Quanto ao bom petisco, siga o seu olfato. A única coisa que poderá faltar aqui é tempo (e dinheiro) para provar iguarias de fazer salivar só de escutar o nome. Para variar do peixe, a Pizzeria Piccolino tem uma ementa apelativa e justa.

Onde ficar perto da Praia da Zambujeira do Mar

Monte Soalheiro | Herdade Do Touril | Hostel Nature

Dica VagaMundos: quer conhecer mais praias da Zambujeira do Mar e saber o que ver e fazer para além da praia? Então, clique para ler o nosso roteiro para visitar Zambujeira do Mar.

Praia do Carvalhal

Não confundir com a sua homónima da Península de Troia. Esta praia do Alentejo fica bem mais a sul, em São Teotónio. Das praias do Alentejo é uma das que mantem intacta a sua atmosfera de praia intimista e relaxante com que saúda todos os que a visitam, sem descriminação. Encantou-nos no primeiro encontro e sabemos que @ vai encantar a si.

Acessos, estacionamento e praia muito bons. Com menos rochas na água, o convite a mergulhos é imediato. As águas pouco profundas também ajudam. Tem um restaurante com o básico (mas a preços de luxo). Como encontrar a porta aberta não é coisa de fiar, vá por nós: vá prevenido com a geleira bem recheadinha.

Onde ficar perto da Praia do Carvalhal

Quinta do Paraíso | Cerca do Sul | TEIMA, Alentejo SW

Praia da Amália

Melhores Praias do Alentejo: Guia para visitar e dicas de alojamento

Fechamos a nossa lista das melhores praias do Alentejo com um dos maiores segredos da Costa Alentejana. A praia da Amália, em Brejão, era mesmo a praia onde Amália Rodrigues gostava de ver, sentir e desfrutar do mar. Inclusivamente, comprou lá uma herdade com acesso direto.

Espere o inesperado pois tudo nestas curtas centenas de areal parece fruto da imaginação. A nossa versão alentejana de Alice nos País das Maravilhas. Para lá chegar só a pé, por um estreito carreiro coberto de cerrada vegetação e caniços. Coberto não é um eufemismo, é literal. Há trechos em que temos que atravessar um túnel vegetal. Ao nosso lado corre a Ribeira das Cobras (o nome não é fruto da imaginação). Findo o trilho, um vale verdejante por entre fragas enormes de xisto, uma casa de xisto em ruínas que nos põe logo a sonhar com vida ermita, o cantarolar da ribeira a correr cada vez mais rápido até se despenhar diretamente na praia. País das Maravilhas: cortesia da mãe Natureza!

Onde ficar perto da Praia da Amália

Herdade Amália | Cerca do Sul | TEIMA, Alentejo SW

Mapa com a localização das melhores Praias do Alentejo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores Praias do Alentejo.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.