Santorini, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 3 e 4 dias

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Se tem uma lista de viagens de sonho, Santorini deve estar no topo. Santorini é não só uma das ilhas mais belas da Grécia, mas também um dos destinos de sonho mais populares do mundo. Para @ ajudar a planear uma viagem épica a Santorini, neste artigo partilhamos um guia e roteiro perfeito para visitar Santorini em 3 e 4 dias, com os principais pontos de interesse a incluir no seu itinerário e muitas dicas práticas.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Quando lhe falam em Ilhas Gregas, a imagem que lhe salta imediatamente à cabeça é muito provavelmente Santorini. Muito além das praias, de pores do sol deslumbrantes e de aldeias fotogénicas perfeitas para o #Instagram, visitar Santorini é uma experiência incrível.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Confessamos que somos muito reticentes a destinos pop e a minúscula ilha de Santorini atrai tantos visitantes que, na época alta, são mais do que os habitantes locais. Mas Santorini não é como o resto do mundo: é mágica e única em todos os sentidos, diferente que qualquer outro lugar no mundo.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Neste roteiro ideal para 3 e 4 dias a visitar Santorini mostramos como maximizar o seu tempo neste pedacinho de paraíso, experienciando o melhor que a ilha lendária tem para oferecer e conciliando aventura e lazer.

Na preparação da sua viagem para visitar Santorini não deixe de ler também o nosso roteiro para visitar Atenas (clique para ler). Até porque o mais certo é acabar por fazer escala na capital da Grécia!

Guia e dicas de viagem para visitar Santorini

Onde fica Santorini?

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Santorini é uma ilha vulcânica no extremo sul do arquipélago das Cíclades das ilhas gregas. Cercada pelo infinito Mar Egeu, Santorini dista 300 km de Atenas, a capital da Grécia em território continental, e 150 km da agitada e sempre animada ilha de Mikonos.

Como chegar à Ilha de Santorini? Dicas de voos

Tratando-se duma ilha, só consegue chegar a Santorini por ar ou por mar. A escolha de como chegar a Santorini vai depender em grande parte do seu roteiro, orçamento e disponibilidade de tempo e datas. Durante a época alta, os valores dos voos para Santorini é bem mais alto e os ferries chegam a esgotar para datas específicas. O nosso conselho é que garanta a sua passagem com antecedência para assim conseguir também preços mais baixos. Não deixe a compra para a última hora.

A maneira mais fácil de chegar a Santorini é de avião, com destino ao Aeroporto Internacional de Santorini-Thira (JTR) localizado a leste da ilha, onde operam grandes companhias aéreas e companhias low cost.

Apesar de não existirem voos diretos de Portugal, encontram-se sempre alternativas diárias com escala, especialmente no verão quando a oferta é maior. Portanto, fazendo simulações num motor de busca de voos, com flexibilidade de datas, pode conseguir arranjar voos baratos de Lisboa ou Porto para Santorini – especialmente válido se reservar com antecedência e fora da época alta dos meses de verão, julho e agosto.

Uma das opções mais usadas pelos viajantes, e a maneira mais rápida de chegar a Santorini, é voar para Atenas já que estão assegurados voos diretos diários entre a capital grega e a ilha de Santorini.

Também há opção de chegar a Santorini de ferry com destino ao Athinios Ferry Port no sudoeste da ilha. As rotas mais comuns para quem pretende visitar Santorini são a partir de Atenas (fast ferry 4 a 5 horas, ferry regular 6 a 8 horas com paradas) ou Mykonos (2h30 a 3h30 de viagem), mas também há ligações de outras ilhas gregas. Os preços variam entre os 37 e os 70 euros. Se vai visitar Santorini incluída num roteiro pela Grécia ou a saltitar as ilhas gregas, pode ser uma hipótese a considerar. Tenha só em atenção os tempos de viagem e compare os preços dos ferries com os dos voos para tomar uma decisão informada.

Como sair do aeroporto de Santorini?

O Aeroporto de Santorini dista 5,5 km de Fira e 17 km de Oia.

Há quatro formas de sair do aeroporto:

De carro alugado: é só ir levantar o carro que reservou na rent-a-car; há várias com pick-up point no aeroporto.

De bus: há uma rota de autocarro/bus, em transporte público, que liga o aeroporto ao centro de Fira, e de lá terá que apanhar outro autocarro até ao seu hotel. Cada viagem custa 2,30€.

De taxi: os valores começam nos 15€ até Fira e são acrescidos de suplementos conforme a bagagem, a distância ao seu destino, a época do ano e o trânsito.

De transfer: o custo pode ser mais alto que o bus, mas para além do benefício de estarem à sua espera à chegada no aeroporto e de ir direto para o hotel, esta alternativa pode “salvar vidas” na época alta. Clique para reservar o seu transfer privado em Santorini.

Quando visitar a Ilha de Santorini?

Santorini assiste a um elevado afluxo de visitantes no verão, sendo muito concorrida entre fins de junho a inícios de setembro. O clima costuma ser quente e ensolarado, o que a torna perfeita para relaxar na praia. Como pode calcular, nesta temporada os preços estão no auge. Não subestime o quão quente Santorini pode ser. É ainda mais ao sul do que a Grécia continental, e o clima árido e a falta de árvores significam que estará frequentemente exposto ao sol.

A melhor época para visitar Santorini é nas shoulder seasons: de maio a inícios de junho ou de finais de setembro a outubro. O clima ainda está quente com dias de céu limpo, há muito menos multidões, os serviços turísticos estão abertos e têm melhores preços, e os voos e ferries estão em operação.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Se gosta mais de passeios turísticos, caminhadas e não tolera muito bem as multidões, recomendamos estas duas alturas do ano para visitar Santorini. Na primeira fase, na primavera, as águas ainda estarão frias, mas na segunda, no outono, tem o bónus de ainda poder desfrutar das praias com as águas aquecidas pelo sol intenso do verão.

Santorini fica bem mais calma no inverno com apenas alguns turistas a aproveitar o sol de inverno dos países do sul da Europa. Mas achamos que não é a melhor época para visitar Santorini porque os invernos em Santorini têm fama de serem cinzentos e chuvosos e a maioria dos serviços turísticos fecha. Ah! E nunca se esqueça que o vento também gosta muito de fazer férias em Santorini, independentemente da época do ano.

Quantos dias são necessários para visitar Santorini?

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Igreja Metropolitana Ortodoxa de Santorini

Santorini é uma ilha bem pequena. Em 45 minutos percorre-se a meia lua da caldeira de norte a sul, dependendo do trânsito (que no verão é caótico). Mas como a ilha tem tanto para oferecer, diríamos que no mínimo dos mínimos precisa de 3 dias para visitar Santorini.

Salada Grega

Assim terá tempo suficiente para visitar todas as atrações turísticas imperdíveis da ilha, enquanto saboreia a comida local deliciosa e desfruta da verdadeira vibe grega.

Alugar carro para visitar Santorini

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Existe uma enorme discussão sobre qual a melhor forma de se movimentar em Santorini.

Começamos já por dizer que alugar carro em Santorini é, na nossa opinião, indispensável. Para realizar o nosso roteiro de 3 dias em Santorini, que vai além dos principais pontos turísticos, precisa da liberdade e facilidade de mobilidade que só um carro alugado dá para explorar toda a ilha ao seu próprio ritmo e parar onde quiser.

Basta alugar um carro pequeno, para ter o conforto do ar condicionado e ser mais fácil de estacionar. Alugar uma scooter ou uma Moto 4 também é uma opção popular em Santorini, mas lembre-se que a exposição ao sol é uma constante.

Na Grécia conduz-se pela direita e, como país membro da EU, a carta de condução portuguesa é válida não sendo necessária licença internacional de condução.

As estradas estão, na sua generalidade, em boas condições de circulação. Não vamos negar que são estreitas, têm bastantes curvas e encontrar lugar para estacionar nas cidades e lugares turísticos é como encontrar uma agulha num palheiro na época alta. Como fomos em fins de setembro, esta foi uma dor de cabeça que não tivemos.

Nós alugamos o nosso carro em Santorini através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro em Santorini

Se o seu orçamento de viagem para Santorini for limitado, pode recorrer ao sistema de transportes públicos. Recomendável apenas para quem esteja hospedado e monte base em Fira, donde partem todas as rotas de autocarros/ônibus para os vários pontos da ilha. Fora de Fira, é mais difícil e moroso mexer-se pela ilha. É verdade que são bem mais económicos, mas o cumprimento dos horários é pouco confiável e os tempos de viagem são mais longos (param em todas as capelinhas e Santorini tem mais de 450).

Seguro de Viagem para Santorini

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Santorini é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Santorini e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Tours, excursões e atividades na Ilha de Santorini

Passeio em barco tradicional à Caldeira de Santorini

Existem inúmeras excursões e atividades que pode fazer em Santorini. Entre elas destacamos as excursões de barco à Caldeira de Santorini e as experiências de degustação dos deliciosos vinhos.

Se optar por não alugar carro, considere uma excursão de dia inteiro que @ levará aos melhores lugares de Santorini para conhecer todas as facetas desta ilha maravilhosa e experienciar de tudo um pouco.

Visitar Santorini Roteiro
Prova de Vinhos em Santorini

Abaixo encontra os nossos tours e atividades favoritas em Santorini. Clique nos respetivos links para consultar os programas:

Excursão highlights de Santorini (dia inteiro)

Excursões e Cruzeiros (meio dia):

Degustação de Vinhos

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que têm boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Onde ficar em Santorini? Sugestões de alojamento

Provavelmente decidiu visitar Santorini porque sonha com aquele cave hotel com piscina privada e vistas deslumbrantes! Eles realmente existem, mas prepare-se para preços exorbitantes.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Desde já avisamos, o alojamento em Santorini é caro. Apesar do leque bastante alargado de oferta de alojamentos e hotéis em Santorini, os que têm a melhor relação qualidade-preço esgotam num ápice. Uma casa de alojamento local com vistas para a Caldeira de Santorini esgotar nos 6 a 12 meses anteriores não é coisa rara. Dito isto, se as datas da sua viagem estão definidas e encontrar um alojamento em Santorini que goste, reserve logo!

Escolher bem onde ficar em Santorini é determinante para uma melhor experiência de viagem. Antes de listarmos os melhores hotéis em Santorini, eis uma rápida lição de geografia, importante se for a sua primeira visita a Santorini.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Santorini fica à borda dum vulcão antigo e tem uma forma em meia lua. Do lado interior virado a oeste, como um anfiteatro para a designada Caldeira de Santorini, estão as cidade de Oia (hotéis de luxo, destino favorito para luas de mel e viagens românticas), Fira (a capital, para quem está sem carro alugado), Imerovigli (para tranquilidade e sossego) e Firostefani (para famílias). São as melhores zonas onde ficar em Santorini se quer vistas incríveis, pôr-do-sol idílico e a oportunidade de ficar numa das cidades mais fotogénicas. São também as zonas onde os alojamentos e hotéis de Santorini são mais caros.

Do outro lado da ilha, virado a leste, estão as cidades de praia de Santorini: Kamari, Perissa e Perivolos. Destas pode caminhar direto para a praia do seu resort balnear ou apartamento e os preços tendem a ser mais baixos, por isso, são uma boa opção para famílias.

Como um dos destinos mais procurados da Grécia, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Santorini – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Onar Villas – Onar Hotels Collection: se dinheiro não é problema, o puro luxo dum cave hotel no coração de Oia é para si. Este elegante complexo de villas dispõe de suites estilo caverna, todos com aquela piscina ou jacuzzi exclusivo de sonho, e vistas panorâmicas para a Caldeira, o mar e o vulcão.

Aethrio Sunset Village – Oia: idealmente localizado no centro de Oia, providencia estúdios, apartamentos e quartos superiores de construção tradicional com comodidades e confortos modernos. Todos com varanda e casa de banho privativa. Com piscina exterior e fabuloso pequeno almoço incluído.

San Giorgio: no coração da cidade de Fira, a preços bastante razoáveis, é um hotel familiar recém-renovado, composto por 2 edifícios (piscina exterior num deles) que combinam uma atmosfera amigável e uma excelente localização. Fica a 100 metros do centro de Fira, de restaurantes, cafés e apenas a 5 minutos a pé da estação rodoviária central.

Limestone: oferece luxuosas e elegantes suites, inauguradas no verão de 2018, todas com terraço e jacuzzi privados e vistas deslumbrantes, num bairro histórico e tranquilo de Fira, mas a curta caminhada do centro. O pequeno-almoço grego caseiro é confecionado com ingredientes frescos e orgânicos locais, servido todas as manhãs no conforto das suites.

Georgia Studios: opção económica, no centro de Fira, com terraço comum, oferece quartos e estúdios tradicionais aclimatizados, equipados com kitchenette, varandas espaçosas e vistas do mar. Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Pequeno almoço básico mas incluído no preço.

Santorini Kastelli Resort: possui uma localização isolada, apenas a 2 minutos a pé da praia de Kamari. Rodeado de exuberantes jardins perfumados, este resort de 5 estrelas dispõe de quartos elegantes, 2 piscinas, um Spa e um restaurante/bar à beira da piscina.

Clique para ver mais opções de alojamento em Santorini

O Melhor de Santorini num Roteiro de 3 dias: lugares a visitar e experiências imperdíveis na Ilha de Santorini

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Santorini é um destino muito popular e está no topo das listas de desejos de muitos viajantes, por muitas e boas razões. Esta pitoresca ilha atrai visitantes dos quatro cantos do mundo e é fácil perceber porquê!

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

É famosa pelas pitorescas aldeias talhadas a pique na encosta, casas caiadas de branco imaculado, cúpulas de igrejas pintadas de azul-celeste, o intenso rosa das buganvílias caindo em cascata pelos muros e paredes, mar incrivelmente azul, um litoral dramático com vistas impressionantes da caldeira em forma de meia-lua do seu vulcão (semiadormecido) e pores do sol hipnóticos, idealmente observados do seu jacuzzi privado com uma taça na mão de delicioso vinho local.

Santorini é um “local histórico de beleza natural excecional” e a Unesco confirma, listando a caldeira e as ilhas centrais Velha e Nova Kameni, com as suas fontes termais, como monumentos geológicos do Património Mundial.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Eis a nossa proposta de roteiro para visitar Santorini em 3 e 4 dias, bem preenchidos. Está desenhado para tirar o máximo partido do seu tempo, mas pode perfeitamente adaptar ao seu gosto, necessidades e interesses. Duma coisa estamos certos: Santorini é apaixonante e um dos lugares do mundo onde, na hora de dizer adeus, fica um nó no coração.

Roteiro para visitar Santorini: Dia 1

Fira

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

O primeiro dia do nosso roteiro para visitar Santorini começa em Fira (Thera em grego), considerada a capital da ilha por ser a maior e mais cosmopolita cidade. Fira é animada e vibrante, numa mistura ideal de beleza natural, vida social encantadora e uma cena noturna distinta. Surpreendentes casas caiadas de branco e vielas estreitas adornadas por vários importantes monumentos culturais e históricos.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Igreja Católica da Dormição – Três Sinos de Fira

Localizada no topo duma falésia de 220m, a noroeste da ilha, oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da caldeira, desde o Cabo Akrotiri no sul ao Cabo Nikolaos no norte. De ficar sem palavras. Tem ainda vistas desafogadas para outras cidades e vilas, para o azul incrível do Mar Egeu, e para as ilhas vulcânicas de Palaia Kammeni e Nea Kammeni, localizadas bem no meio da Caldeira de Santorini, a cratera submersa do vulcão que gerou Santorini e ainda para a Ilha de Thirassia, a outra ilha habitada.

Catedral Católica de São João Batista – Roteiro para visitar Santorini

Tudo isto está ao alcance da vista enquanto calcorreia as castiças e pitorescas ruas, ruelas e escadinhas de Fira, da praça principal, do teleférico, das esplanadas dos cafés, bares e restaurantes virados ao mar.

A empinada descida para o Porto Antigo de Fira – Roteiro para visitar Santorini

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Fira são as seguintes:

  • Percorrer as ruas de Fira até à praça principal (Theotokopoulou).
  • Admirar a proeminente Igreja Metropolitana Ortodoxa de Santorini (1827), na parte inferior da cidade de Fira, visível de muitos pontos de Santorini. Reconstruída após os graves danos causados pelo catastrófico terramoto de 1956, tem belos mosaicos ao estilo bizantino, uma torre sineira, um adro com arcos e o interior de detalhes preciosos é adornado com frescos do artista local Christoforos Asimis.
  • Visitar o Museu Pré-Histórico de Thera, um dos mais importantes da Grécia, guarda os tesouros arqueológicos que desvendam os mistérios da evolução da antiga civilização Minoica nas Ilhas Cíclades, como os primeiros sistemas de escrita da Europa, descobertos em construções de Akrotiri.
  • Os amantes de arte podem preferir uma visita à Mati Art Gallery. Em alternativa, as casas-museu etnográficas Megaro Gyzi e “Emmanuel A. Lignos” Santorini Folklore Museum são uma boa introdução à cultura local e não tomam muito tempo.
  • Rumar a norte e aventurar-se a descer os 587 degraus da escadaria Karavolades até ao cenário bucólico do Porto Antigo, ponto donde partem alguns dos tours de barco pelo vulcão de Santorini e às fontes termais. Aproveite para tomar um snack ou almoçar num dos restaurantes. Caso não seja um fanático do fitness, entre no funicular/teleférico que o levará de volta ao topo até Fira e desfrute das excelentes vistas mar e falésias (por favor, não use os pobres dos burros!)
  • Sabia que a ilha de Santorini tem mais de 450 locais religiosos ortodoxos e católicos entre templos, mosteiros, capelas, ermidas e alminhas? Verá muitos enquanto caminha pela cidade e, sendo-nos impossível nomear todos, merecem destaque a Catedral Católica de São João Batista em estilo barroco, o Mosteiro das Irmãs Dominicanas, a Igreja Católica da Dormição com a característica cúpula azul onde estão os icónicos Três Sinos de Fira, já a caminho de Firostefani.
  • Encantar-se com o charme pacífico que abraça Firostefani. Embora considerada uma povoação à parte, Firostefani é na verdade uma extensão de Fira. Firostefani em grego significa “coroa de Fira”, nome atribuído por estar situada a maior altitude. Pode imaginar as vistas!
  • Iniciar-se na deliciosa gastronomia grega num dos muitos restaurantes com vista mar.
  • Aproveitar a animada vida noturna. Para sair à noite em Santorini, tomar um copo ou dançar até às tantas, Fira is the place!
  • Admirar o pôr do sol! Qualquer roteiro para visitar Santorini que se preze, tem que incluir um pôr do sol. O nosso roteiro de Santorini terá três.

Imerovigli

Está na hora de rumar a Imerovigli. A pequena vila de Imerovigli foi a antiga capital de Santorini. A vila é conhecida por oferecer spots com vista para a Caldeira de Santorini para admirar o pôr do sol hipnotizante e conhecida entre os locais como “varanda para o Egeu”. Plantada no topo da falésia, é uma das cidades mais tranquilas de Santorini, com bares, lojas e restaurantes dos mais conceituados de Santorini, muitas vezes eleita para viagens de lua de mel.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Rochedo de Skaros – Roteiro para visitar Santorini

O seu maior atrativo é o Rochedo de Skaros, um promontório elevado que se projeta caldeira adentro. Admirar esta maravilha natural exige um curta caminhada (não aconselhável na hora do calor) e, como bónus, passará pela fortaleza veneziana de Skaros. Certifique-se de admirar e fotografar a icónica Igreja Ortodoxa Anastasi, de típicas paredes alvas, cúpula azul e buganvílias rosadas floridas.

Oia

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Miradouro das Três Cúpulas – Roteiro para visitar Santorini

Há um adágio inglês que diz save the best for last. Pois, não vamos contrariar a sabedoria popular e o primeiro dia na nossa proposta de roteiro para visitar Santorini em 3 dias acaba exatamente com o melhor: Oia, a joia da coroa de Santorini e a cidade que invade os seus sonhos, das casas caiadas talhadas nos cumes acidentados dos penhascos e das cúpulas azuis das igrejas. Quem lhe põe os olhos em cima, é amor à primeira vista! Para a cortejar, nada como conhecer os seus encantos.

O espetáculo glorioso do pôr do sol em Santorini é muito mais do que a melhor coisa que pode fazer no seu roteiro de 3 dias em Santorini. É um culto!

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Igreja Panagia Platsani – Roteiro para visitar Santorini

Os locais acreditam piamente que têm o melhor pôr do sol do mundo e nenhum lugar é tão famoso como Oia. Oia assiste todo o santo fim de dia a uma autêntica peregrinação de devotos vindos dos quatro cantos da ilha e do mundo. A romaria ao Castelo de Oia é de tal devoção que o templo é minúsculo demais para acolher os milhares de fervorosos crentes à espera do momento da revelação divina. (a dura verdade: são multidões de voyeurs apinhados em cima de tudo quanto é folha!)

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Pôr do Sol visto do Castelo de Ori – Roteiro para visitar Santorini

Mas antes de ir assistir ao mundialmente famoso pôr do sol de Santorini, aproveite para se familiarizar com a realidade (sem multidões!) Pode começar no Castelo de Oia, oficialmente Castelo Veneziano de Agios Nikolaos, nome tomado duma capela vizinha cravada na rocha e, na verdade, as ruinas dum forte costeiro do século XV, contra ataques piratas. Do original só resta parte da torre de vigia contra ataque piratas da fortificação que cingia as faustosas residências dos governantes venezianos dessa época. Mas vale muito a pena visitar, especialmente pelo panorama que é definitivamente uma das vistas mais impressionantes da ilha!

Moinhos de Vento de Oia – Roteiro para visitar Santorini

Depois, deixe-se simplesmente perder apaixonar pelos recantos de Oia! Talvez lhe interesse saber que, pelas ruas de encantos mil de Oia, pode encontrar o Museu Marítimo de Santorini, os pitorescos Moinhos de Vento de Oia, o instagramável Miradouro das Três Cúpulas e a lendária igreja greco-ortodoxa de Panagia Platsani, a mais interessante das dezenas de igrejas de Oia que marcam o horizonte com as suas cúpulas azuis. Mas o mais certo é passar o tempo a apanhar o queixo do chão… E de lente apontada ao dobrar de cada esquina.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Porto de Oia – Roteiro para visitar Santorini

A próxima atração do seu roteiro para visitar Santorini é um dos locais mais deslumbrantes da ilha: a Baía de Amoudi (Amoudi Bay). Mesmo aos pés de Oia, terá que descer a escadaria (também pode ir de carro) até ao Porto de Oia com os seus pitorescos barcos de pesca entrando e saindo da baía. Escusado será dizer que o peixe e marisco dos restaurantes na Baía de Amoudi é do mais fresco que encontra. Num contraste notável com os penhascos vermelhos em redor, a água aqui é incrivelmente azul e irresistível. Portanto, de manhã, não se esqueça de enfiar o fato de banho, a toalha e os aquashoes na mochila, porque vai querer sentir estas águas cristalinas na pele.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Como dias não são dias, termine este primeiro do seu roteiro para visitar Santorini com tudo a que tem direito: um ritual de iniciação à deliciosa gastronomia grega (uma das nossas favoritas do mundo inteiro) e aos prestigiados vinhos de Santorini num belíssimo jantar al fresco com vistas para o infinito Mar Egeu. Deixe-se enfeitiçar mais um pouco por Oia, mais sedutora ainda quando iluminada à noite, enquanto caminha para o seu cave hotel de sonho.

Trilho de caminhada de Fira a Oia

A atração mais épica de Santorini é o Trilho de Fira a Oia. Este trilho desenvolve-se à borda da caldeira, sempre acompanhado pelas paisagens alucinantes da ilha, e passa por todos os pontos de interesse que mencionamos acima. Se é amante das caminhadas, esta é realmente uma experiência inesquecível e uma das melhores coisas que pode fazer em Santorini. Foi das nossas experiências favoritas em Santorini, portanto, na nossa opinião, é obrigatória.

O trilho tem cerca de 10 km e a caminhada demora entre 3 a 5 horas, dependendo do ritmo do seu passo e quantas vezes pause para tirar fotos, que serão muitas mesmo (nós enchemos um cartão de memória). O trilho está relativamente bem marcado e é de dificuldade baixa/moderada.

Contudo, não é recomendável no verão porque basicamente não há sombras nesta caminhada e pode ficar extremamente quente! Só é viável se arrancar ao raiar do sol e andar a passo muito rápido para evitar a exposição solar.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Independentemente da época do ano, leve bastante água para se hidratar, comida (ou dinheiro para comprar) para repôr energias, e calçado adequado para caminhadas.

Pode ser feito nos dois sentidos mas a nossa recomendação é fazer de Fira a Oia: tem menos subidas e as vistas são muito melhores. Como é linear, para o regresso facilmente encontra um táxi que o leva de volta ao seu hotel ou apanha o autocarro de volta a Fira.

Roteiro para visitar Santorini: Dia 2

Não, o dia de ontem não foi sonho e sim, está a viver o seu conto de fadas. Mas se quiser continuar o segundo dia do seu roteiro para visitar Santorini num estado onírico, desperte bem cedinho e assista ao nascer do sol! Poucos sabem que, além do pôr do sol, assistir ao nascer do sol em Oia é igualmente mágico. Melhor só se for da sua varanda privada, caso tenha escolhido ficar hospedad@ num hotel de Oia com vista desafogada para a caldeira.

Quando se libertar do feitiço (poderá ter que aplicar a técnica do belisco na pele), pegue no carro pois está na hora de explorar o resto da ilha. Já colocou o fato de banho, toalha e aquashoes na mochila? Vai precisar deles!

Este segundo dia do roteiro para visitar Santorini será bem preenchido e variado. Terá direito a passeio cultural, mergulhos na praia e entrega aos prazeres do paladar.

Akrotiri

Rume a sul, até à lendária Cidade Pré-Histórica de Akrotiri. Um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia, a ancestral Akrotiri data da Idade do Bronze e está associada com a Civilização Minoica. Akrotiri ficou subterrada debaixo de cinza vulcânica após a erupção do vulcão Thera há mais de 3500 anos atrás; como resultado (igual às ruínas romanas de Pompeia perto de Nápoles), está muito bem preservada e revelou ser habitada por uma sociedade avançada, técnica e culturalmente, com um alto padrão de vida. Há teorias que associam Santorini e o desastre vulcânico à lenda da desaparecida Atlântida. Teorias à parte, merece visita. Não deixe também de visitar o Castelo Veneziano da “nova” Akrotiri.

Castelo de Akrotiri
Dica VagaMundos: não é um imperdível, mas como melhor spot para assistir ao pôr do sol no lado sul da ilha de Santorini, tínhamos que incluir o Farol de Akrotiri como sugestão neste roteiro para visitar Santorini em 3 dias. Se tiver tempo, guarde uma hora para estas vistas assombrosas!

Red Beach

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

A Red Beach é, como o próprio nome indica, vermelha. Para os aventureiros, é uma das praias mais populares de Santorini pelas vistas cénicas e dramáticas da baía de areia vermelha, rochas e calhaus, de águas cristalinas em contraste com uma escarpada falésia rochosa de fortes tons vermelhos.

Fica a escassos minutos de carro de Akrotiri e há estrada até um parque de estacionamento no cabo que antecede a praia. Depois exige uma caminhada, contornando o cabo ao longo da falésia rochosa, mas é desaconselhado pelas autoridades e há alertas de quedas de rochas e deslizamentos de terra neste acesso. Portanto, está à sua conta e risco se quiser descer à praia. Se não quiser arriscar, fique-se pelo miradouro ao lado do estacionamento.

A forma mais segura de chegar à Red Beach é apanhando um barco-taxi ou reservando um dos passeios de meio dia dos cruzeiros que fazem o tour pela Caldeira.

Praias de areia preta: Vlychada, Perivolos e Perissa

Praia de Perissa – Roteiro para visitar Santorini

Tudo a postos para o primeiro mergulho de mar do dia? O seu roteiro para visitar Santorini em 3 dias não estaria completo sem sal no corpo e areia nos pés. E as melhores praias para o fazer (em segurança) são na extensa língua de areia preta que integra duas das mais famosas praias de Santorini: Perivolos e Perissa. Esta região é conhecida como a zona dos resorts balneares. Portanto, se o seu plano de viagem a Santorini é passar uma semana de papo para o ar na praia, aponte a bússola para a costa sudeste de Santorini, mais precisamente para Perissa.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Praia de Vlychada – Roteiro para visitar Santorini

Mas a praia que nos caiu no goto foi mesmo a praia de Vlychada. Falésias com formas inconcebíveis e uma extensa língua de areia preta, espetacular! O enquadramento está mais perto duma paisagem lunar do que praia, daí ser conhecida também como a Praia da Lua. Mas as ilhas vulcânicas são assim: uma surpresa a cada curva com variações paisagísticas inacreditáveis.

Dica VagaMundos: se quiser fazer uma mega surpresa à sua cara-metade, espreite este romântico passeio a cavalo entre a Praia de Vlychada e a Praia de… Eros! (sugestivo, não?)
Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer
Black Beach – Roteiro para visitar Santorini

Praticamente todas as praias de Santorini têm areia vulcânica preta mas, curiosamente, só uma se chama Black Beach. E, mais curioso ainda, a sua antítese, a White Beach, fica ao lado. São outras duas praias bastante cénicas de Santorini. A primeira é acessivel de carro. À segunda só se chega de barco.

Passeio de barco na caldeira do vulcão de Santorini

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Explorar a Caldeira de barco é um must-do imperdível! Sugerimos que reserve o passeio para a tarde do seu segundo dia, mas pode incluir esta experiência no seu roteiro para visitar Santorini no dia que lhe seja mais conveniente (ou que arranje vaga).

Há vasta oferta de passeios de barco pela Caldeira com saídas de manhã e de tarde. A maioria dos passeios de cruzeiro dura 5 horas e vão levá-l@ às termas, uma ou duas praias em Santorini, com possibilidade de incluir almoço ou jantar. Decidir exatamente qual o cruzeiro a escolher, depende do seu estilo de viajante e do ambiente de passeio que deseja para o seu roteiro em Santorini.

Nea Kameni

Para os aventureiros: caminhar numa cratera de vulcão e nadar em fontes termais vulcânicas parece tentador? Em Santorini, é possível e melhor ainda do que soa. A ilha deserta de Nea Kameni (tradução livre, Nova Queimada) não é uma mera ilha, “é” a cratera do vulcão em grande parte submerso. E será um dos pontos “quentes” do seu roteiro para visitar Santorini. É que mesmo ao lado estão fontes termais vulcânicas para pôr o corpo de molho e relaxar, uma espécie de Spa cortesia da natureza. Como bónus, ainda vai visitar a ilha de Thirassia, menos turística, logo, mais genuína.

Reserve seu passeio de barco na cratera do vulcão e fontes termais hoje

Para quem procura luxo: admirar Santorini do mar é como assistir a um espetáculo de brilho de pequenas estrelas cintilantes. O seu dia a bordo de um catamarã de luxo pode ser uma pequena extravagância mas você merece! Com acesso a bar aberto e sem canseiras (não há caminhadas), há banhos de mar na privacidade da Praia Vermelha, banho de lama curativo nas fontes termais, jantar de comida grega deliciosa numa baía privada na Ilha Palea Kammeni, e pôr do sol no meio do Mar Egeu.

Reserve seu cruzeiro de luxo ao pôr do sol em Santorini!

Roteiro para visitar Santorini: Dia 3

Pyrgos

Primeira paragem do dia: Pyrgos. Pyrgos, literalmente “Torre”, é a vila mais alta de Santorini no Monte Profitis Ilias. Portanto, vir aqui é tudo sobre as vistas… Da ilha inteira!

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

A disposição em anfiteatro desta muito bem preservada vila medieval na encosta da colina, rodeada de vinhas que produzem os célebres vinhos brancos Assyrtiko, permite desfrutar de vistas magníficas de Santorini em quase todas as direções. No topo, permanecem as ruínas de um castelo veneziano (Kasteli) que já foi o centro administrativo da ilha.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

É uma das aldeias de Santorini menos estragadas pelo turismo, por isso tem uma vibração muito mais relaxada do que Oia ou Fira. Pyrgos é um exemplo típico da arquitetura medieval com ruas estreitas e labirínticas, muralhas fortificadas e passagens escondidas. Nas ruelas medievais íngremes, encontra bares de vinhos e tabernas, galerias e lojas. E o museu Santorini of the Past focado na vida insular tradicional.

Mosteiro do Profeta Elias

E já que subiu ao céu, aproveite para visitar o mosteiro Moni Profiti Ilia, um dos lugares religiosos mais antigos da ilha. A visita ao mosteiro é gratuita, possui uma torre sineira e outras quatro igrejas e capelas em redor.

Vista do Monte Profitis Ilias, o ponto mais alto de Santorini

Situada no cume do Monte Profitis Ilias (556 m), é literalmente o ponto (mais) alto do seu roteiro de 3 dias em Santorini. Fica a somente 3 km da vila de Pyrgos e dá para ir de carro, mas a estrada é sinuosa, estreita e terá que lidar com a situação de cruzar-se com um ou outro autocarro de turismo.

Ancient Thera

Continue o seu passeio pela história ancestral de Santorini no sítio arqueológico de Ancient Thera. Muitos roteiros para visitar Santorini excluem a antiga capital (construída no século VIII a.C.) mas injustamente. As ruínas descobertas em 1896, revelam arquitetura, ruas, templos, mercados e arte da época em que Ancient Thera era o principal centro comercial de Santorini e ponto de vigia defensiva da ilha. A coroar o cume dum monte, a antiga capital oferece uma das panorâmicas mais impressionantes da ilha.

A estrada para Ancient Thera é, para nós, um dos passeios mais espetaculares do mundo. A estreita estrada costeira inclui mais de 22 curvas em cotovelo (semelhante à estrada Cetinje-Kotor em Montenegro), desde Kamari ao nível do mar até ao topo do monte Mesa Vouno a 365 metros de altitude. Emoções fortes e adrenalina a cada curva!

Kamari Beach

Roteiro para visitar Santorini

No regresso, terá a Kamari Beach à sua espera para mais um momento de puro relax no seu roteiro para visitar Santorini. São 5 km de areia preta vulcânica e águas cristalinas irresistíveis numa praia com qualidade certificada Bandeira Azul. Apesar da vila de Kamari ser um muito popular resort balnear de Santorini, o ambiente é tranquilo e tem todas as infraestruturas de apoio aos banhista que possa precisar.

Enoturismo em Santorini

Roteiro para visitar Santorini

Não saia de Santorini sem viver uma experiência de enoturismo fantástica. Os vinhos de Santorini são deliciosos! Passar uma tarde explorando as afamadas adegas e provando os muitos vinhos fabulosos da ilha é uma maneira imbatível de fechar o seu roteiro de 3 dias a visitar Santorini. Esta excursão de meio dia é a maneira perfeita de explorar algumas das melhores vinícolas e degustar alguns dos vinhos mais incríveis de Santorini – escolha a opção ao pôr do sol para rematar com chave de ouro!

Roteiro para visitar Santorini em 4 dias?

Tem mais de 3 dias e quer expandir o seu roteiro para visitar Santorini? É tão fácil de fazer!

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Santorini é daqueles lugares que se saboreiam devagar. Passamos mais de 3 dias na ilha e saímos com a sensação de que adoraríamos ficar mais tempo, não tanto por causa de uma longa lista de pontos imperdíveis na ilha, mas pura e simplesmente porque é tão delicioso estar em Santorini que não queríamos vir embora.

Santorini, o que visitar | Roteiro de 3 e 4 dias com o ver e fazer

Se tiver mais de 3 dias em Santorini, pode conhecer outras povoações encantadoras menos apinhadas de turistas (como as que sugerimos abaixo), assistir a um filme num cinema ao ar livre, relaxar nas praias badaladas de areia preta vulcânica ou nas enseadas secretas do nordeste da ilha, ou fazer um dos passeios acima sugeridos se ainda não os tiver conseguido encaixar no seu roteiro para visitar Santorini.

Emporio

A vila mais antiga e muitas vezes considerada a mais tradicional de Santorini, Emporio é o lugar perfeito para observar o que já foi a vida tradicional em Santorini, enquanto também desfruta de um local deslumbrante na ilha. Para uma ilha tão pequena, Santorini é lar de um número surpreendente de belas e distintas aldeias.

Megalochori

A encantadora vila de Megalochori é um labirinto de ruelas serpenteantes, casas caiadas e igrejas com cúpulas azuis e campanários ornamentados. Nada que não tenha visto já, mas o que é que a diferencia? Há música, arte e mitologia no Symposion um centro cultural numa vinícola secular, as tabernas e os hotéis boutique oferecem vista para o mar e as encostas circundantes estão forradas de vinhas. Acessíveis por um caminho íngreme com vistas para a Caldeira de Santorini, as igrejas de Agios Nikolaos e Nossa Senhora de Plaka estão construídas em pleno penhasco.

Mapa do roteiro para visitar Santorini


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Santirini.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.