Trilho das 7 Lagoas do Xertelo | Gerês: caminhada para ir visitar as 7 lagoas do Gerês

Trilho das 7 Lagoas | Gerês: caminhada até às lagoas do Xertelo

Um dos nossos trilhos favoritos em Portugal é o extraordinário Trilho das 7 Lagoas do Gerês, que começa e acaba na pequena e pitoresca aldeia transmontana de Xertelo.

É certo e sabido que o Parque Nacional da Peneda-Gerês guarda alguns dos tesouros naturais mais bonitos de Portugal. Verdadeiros cantinhos isolados, selvagens (e quase desconhecidos), onde não é possível (ou pelo menos, não aconselhável) chegar de carro.

Trilho das 7 Lagoas | Gerês: caminhada até às lagoas do XerteloUm dos nossos favoritos são as paradisíacas 7 Lagoas do Xertelo, abrilhantadas por outras tantas pequenas cascatas que fazem as delícias de todos os amantes da natureza que nelas botam o olho.

Trilho das 7 Lagoas | Gerês: caminhada até às lagoas do XerteloAs 7 Lagoas do Gerês são uma apaixonante maravilha da natureza e o trilho que até elas conduz não se lhe fica atrás. Pelo caminho é possível ver um Fojo do Lobo (estrutura antiga utilizada para caçar lobos) e caminhar por uma antiga levada. As vistas são soberbas e fazem-nos recordar a icónica Ruta del Cares, nos Picos da Europa.

Trilho das 7 Lagoas | Gerês: caminhada até às lagoas do XerteloFicou com vontade de partir à descoberta das lagoas secretas do Gerês? Acreditamos vivamente que sim, como tal, nas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do trilho (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas sobre o Trilho das 7 Lagoas do Gerês, onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho das 7 Lagoas do Gerês.

Vai ver que até nem é muito complicado dar com o paraíso!

Clique para conhecer os melhores Trilhos do Gerês

Descrição do Trilho das 7 Lagoas do Gerês (Xertelo) e principais pontos de interesse da caminhada até às lagoas secretas do Gerês

Cruzeiro da Aldeia do Xertelo – ponto de partida do Trilho das 7 Lagoas do Gerês

Como já referimos, o Trilho das 7 Lagoas do Gerês arranca da aldeia transmontana do Xertelo e, se seguir a nossa sugestão de percurso circular, tem aproximadamente 12 km de extensão.

Caso queira cortar um pouco a quilometragem, pode optar por ir e vir pela levada, tornando o trilho num percurso linear. Nesse caso só terá de percorrer 10 km e como bónus ainda se livra de alguns declives.

Algo que deve ter em especial atenção antes de partir à descoberta das lagoas secretas do Gerês é que o trilho pedestre não está muito bem sinalizado. Logo, é importante que leve o track GPS que disponibilizamos neste artigo.

No caminho de ida até às lagoas, o Trilho das 7 Lagoas do Gerês segue quase sempre por estradão. Tirando a subida inicial e a descida mais íngreme até às lagoas, não apresenta dificuldades de maior. Já as paisagens são de cortar a respiração!

Quando der por si já estará a chegar às paradisíacas 7 Lagoas do Gerês. Escusado será dizer que nos dias quentes de final da primavera ou verão é quase irresistível ir a banhos nas idílicas águas azuis das lagoas. Tenha é muito cuidado com os mergulhos. Praticamente todos os anos há acidentes nas lagoas (muitos deles mortais), logo, não convém levar os seus dotes de mergulhador aos limites.

Trilho das 7 Lagoas | Gerês: caminhada até às lagoas do XerteloIndependentemente da estação do ano, não deixe de visitar todas as 7 Lagoas, apreciando as suas belas cascatas, e de fazer um picnic com o som das cascatas das lagoas e o chilrear das aves como banda sonora. Retemperador e apaixonante!

O regresso à aldeia do Xertelo faz-se acompanhando a levada de água e, não só vai brindá-lo com vistas esmagadoras sobre os vales e montanhas, como ainda terá a oportunidade de ver um sem número de curiosas formações rochosas, que fazem lembrar animais.

Se for com crianças, motive-as a dar largas à imaginação. Acredite, que elas nunca mais se vão esquecer da experiência.

Praticamente no final do Trilho das 7 Lagoas do Gerês, quase às portas da aldeia do Xertelo, irá encontrar à sua direita um fantástico Fojo do Lobo recuperado. Feche a sua caminhada com uma visita a esta estrutura que, em tempos de outrora, foi utilizada pelos locais para caçar os lobos que atacavam o gado.

Clique para ler o nosso Guia e Roteiro do Gerês

Trilho das 7 Lagoas do Gerês (Xertelo): como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone 

Informações Práticas

  • Distância: 12 km
  • Circular: tecnicamente não. Mas se seguir o nosso track, na ida vai por um estradão e no regresso segue pela levada.
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Xertelo

Quando ir?

O Trilho das 7 Lagoas do Gerês pode ser percorrido em todas as estações. A menos aconselhável de todas é o inverno, devido ao frio e à chuva, que no Gerês é quase uma constante nesta estação.

Escusado será dizer que o final da primavera e o verão são de longe a melhor altura para quem quer desfrutar das paradisíacas lagoas e cascatas.

Porém, tenha em atenção que o trilho não tem praticamente sombras. Como tal, convém fugir das horas do calor. Contudo, se não se importar de ir cedo pela manhã e regressar ao final da tarde, o verão não será um impeditivo.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas de montanha (ir de sandálias pelo caminho não é, de todo, uma boa ideia. Se as quiser utilizar nas 7 Lagoas, leve-as na mochila, podem dar jeito);
  • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso, nem nas 7 Lagoas do Gerês. É um local 100% Into the Wild);
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está no Gerês, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.
A natureza é de todos e cabe a todos cuidar dela.  Deixe apenas pegadas, leve somente memórias!

Mapa e rota GPS do Trilho das 7 Lagoas do Gerês (Xertelo)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho das 7 Lagoas do Gerês.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho das 7 Lagoas do Gerês (Xertelo)

Trilho 7 Lagoas do Geres - Xertelo

Onde ficar quando for percorrer o Trilho das 7 Lagoas do Gerês

Hotel Rural Misarela

O Hotel Rural Misarela em Sidrós responde na perfeição a quem procura os benefícios dum hotel 4 estrelas em ambiente rural. Fica a somente 15 km da aldeia do Xertelo e, para além de ter quartos extremamente espaçosos e confortáveis, oferece ainda um pequeno-almoço fabuloso e uma piscina exterior. Como bónus tem ainda o Trilho e a Ponte de Misarela mesmo ao lado. Assim aproveita e conhece outro recanto mágico do Gerês.

Quinta do Bento

A Quinta do Bento fica um pouco mais longe do Xertelo, em Vieira do Minho, mas também apresenta uma relação qualidade preço estupenda. Tem também uma fantástica piscina e um pequeno-almoço capaz de destruir a mais inabalável das dietas. As vistas da propriedade para a Barragem da Caniçada são mesmo de cortar a respiração. É uma excelente base se quiser somar ao Trilho das 7 Lagoas do Gerês uma visita às vizinhas Cascatas de Pincães e Tahiti.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.

    Que app usam ou aconselham nos smartfones para seguir os tracks dos percursos? Tenho um iPhone.
    Há aplicações gratuitas?
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.