Trilho das Brandas de Sistelo PR14 | Arcos de Valdevez: mapa do percurso pedestre e rota GPS

Trilho das Brandas de Sistelo

Todos os amantes de caminhadas encontram no Sistelo uma verdadeira meca. É que a pequena aldeia de montanha, famosa pelos seus arrebatadores socalcos, guarda alguns dos trilhos mais bonitos do Parque Nacional da Peneda Gerês. Entre eles figura o extraordinário trilho das Brandas de Sistelo, o nosso favorito do Pequeno Tibete Português, e para muitos um dos percursos pedestres mais bonitos de Portugal.

Socalcos do Sistelo

Este percurso pedestre circular tem início no centro da Aldeia de Sistelo e conduz-nos até à Branda do Alhal e do rio Covo. Pelo caminho podemos apreciar os fantásticos socalcos de Sistelo, que lhe conferiram o título de Monumento Nacional, atravessar um bosque encantado e usufruir de paisagens de montanha simplesmente arrebatadoras.

É de salientar que o trilho das Brandas de Sistelo está muito bem sinalizado pelo que é fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas pela natureza. Mas, for peace of mind, pode sempre levar a trilha/rota, que disponibilizamos neste artigo, no seu smartphone ou aparelho GPS.

Descrição do Trilho das Brandas de Sistelo PR14|Arcos de Valdevez

Como já referimos o trilho das Brandas de Sistelo começa no centro da aldeia medieval do Sistelo e segue em direção ao rio Vez, o ponto com menor elevação deste percurso (cerca de 250 metros).

A partir do rio Vez é sempre a subir até chegar à Branda do rio Covo, a cota máxima do percurso (nos 800 metros). A subida é rasgadinha mas com calma faz-se bem, até porque pelo caminho somos brindados com vistas de cortar a respiração sobre os socalcos do Sistelo.

Nota: é importante referir que o Trilho das Brandas do Sistelo partilha a rota com o Trilho dos Socalcos do Sistelo (PR 24) até às portas do pequeno povoado de Padrão – primeiros 2,5km do percurso pedestre. O primeiro continua a subir até às Brandas e o segundo começa a descer em direção à Aldeia do Sistelo. Portanto se vir marcações a indicar para descer ignore as mesmas e continue a subir.

Ainda antes de chegarmos às brandas cruzamos a pequena e autêntica aldeia de montanha de Padrão (500 metros de altura). Bom spot para recuperar o fôlego antes de enfrentar o que falta da subida. E durante a merecida pausa pode aproveitar para adquirir alguns produtos regionais diretamente aos produtores.

Depois de Padrão o declive acentua-se até chegarmos à Branda do Alhal (740 metros de altura). Mas não se preocupe o esforço é recompensado. Para além de poder ver in loco a Branda do Alhal (hoje praticamente em ruínas) pode ainda desfrutar de um quadro maravilhoso, fruto do trabalho conjunto do homem e da natureza: a aldeia de Sistelo ao longe, bordejada pelos seus socalcos e com a majestosa paisagem montanhosa da Serra da Peneda como pano de fundo. Inesquecível!

Daí até à Branda do rio Covo a subida é muito ténue e o trilho leva-nos a atravessar um idílico bosque onde, com alguma sorte, vai encontrar uma manada ou duas de cachenas a pastar (vacas típicas do Gerês). Não se assuste. Por norma as cachenas são muito pacíficas. Basta estar em silêncio, não se meter com elas e tranquilamente prosseguir o seu caminho.

A partir da Branda do rio Covo tem início a descida até à Aldeia do Sistelo. O trilho das Brandas do Sistelo conduz-nos por uma calçada centenária, e brinda-nos, mais uma vez, com paisagens de montanha deslumbrantes. Apaixonante!

Uma vez de regresso ao Sistelo recomendamos que rume até ao café da Dona Amélia e celebre a caminhada com uns petiscos caseiros e um bom vinho. Afinal de contas acabou de percorrer um dos trilhos mais bonitos do Gerês.

O que são as Brandas?
As Brandas e as Inverneiras fazem parte sistema de transumância típico da região do Gerês. As brandas são os aldeamentos habitados durante a Primavera e o Verão e, regra geral, encontram-se em locais de altitude superior a 500 metros. A Inverneira, por seu lado, é a aldeia onde a família passa o Outono e o Inverno, e regra geral, localiza-se em vales de baixa altitude.

Na secção seguinte deste artigo podem encontrar informação prática sobre o percurso, os pontos mais emblemáticos do Trilho das Brandas de Sistelo, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download.

Trilho das Brandas de Sistelo em Arcos de Valdevez (PR14): como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 9 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Centro da Aldeia de Sistelo

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 41°58’24.14”N; 8°22’27.67”W

Quando Ir: em todas as estações o trilho das Brandas de Sistelo tem o seu encanto. Só recomendamos evitar meter-se ao caminho em dias de muita chuva e de intenso calor, visto que o percurso pedestre carece de sombras (com a exceção do troço do bosque).

O que levar:

  • Mochila leve e confortável
  • Calçado adequado a caminhadas
  • Comida e bebida (entre elas muita água pois não há cafés nem lojas pelo caminho)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu
  • Impermeável/capa de chuva (estamos no Gerês, logo pode chover a qualquer altura)
  • uma máquina fotográfica ou um smartphone para registarem os melhores momentos da caminhada
  • Um saco para trazerem convosco o vosso lixo.

Fotografias do Trilho das Brandas de Sistelo em Arcos de Valdevez (PR14)

Descida até ao rio Vez
Rio Vez
Sistelo e os seus socalcos
Padrão
Subida rasgadinha até à Branda do Alhal
Branda do Alhal

Bosque encantado
Branda do rio Covo
No regresso à Aldeia de Sistelo somos brindados com paisagens fantásticas

Sistelo

Mapa do Trilho das Brandas de Sistelo e rota GPS


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

Altimetria do Trilho das Brandas de Sistelo PR14|Arcos de Valdevez

Altimetria do Trilha das Brandas de Sistelo

Outros Trilhos do Sistelo | Arcos de Valdevez

  • PR2 – Romeiros da Peneda (18km)
  • PR24  – Trilho dos Socalcos de Sistelo (5km)
  • PR25 AVV – Trilho dos Passadiços (2km).
  • PR 27 – Trilho do Miradouro da Estrica (4,5km)
  • PR19  – Trilho das Pontes (1km)
  • GR1 (Grande Rota) – Travessia das Serras da Peneda e Soajo (77km)

Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.