Visitar Sistelo: o que ver e fazer no Tibete Português

Visitar Sistelo, Tibete Português

Uma visita ao Gerês não fica completa sem visitar a aldeia do Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal, no município de Arcos de Valdevez. Apreciar os seus arrebatadores socalcos, que lhe deram o epíteto de Pequeno Tibete Português, e percorrer a pé os Passadiços do Sistelo, deve fazer parte de qualquer roteiro pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Acredite que se vai fazer rodear dum cenário digno dum filme.

Estes foram os principais propulsores da sua fama: os Passadiços do Sistelo passaram do segredo mais bem guardado do Gerês para o destino mais procurado em menos dum ano; os socalcos, que sempre ali estiveram desde o século XVI, foram declarados Monumento Nacional em 2017 pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Socalcos SisteloÉ a primeira vez que tal classificação é dada a uma aldeia no seu todo, património cultural e natural, que até ao momento era só atribuída ao património edificado. Mas pelas características tão particulares desta aldeia e da paisagem natural envolvente, não nos espanta que haja consciência da necessidade de salvaguarda.


Clique para ler o nosso artigo sobre as Aldeias Históricas do Gerês


Mapa dos Principais Pontos de Interesse do Sistelo


Clique no canto superior direito do mapa do Sistelo para aumentar

O que ver e fazer no Sistelo?

Castelo do Sistelo

A Casa do Castelo, ou Castelo do Sistelo, é a joia da coroa do património edificado da aldeia. Quando Manuel Gonçalves Roque regressou do Brasil nos finais do século XIX, aplicou a sua fortuna na construção dum palácio revivalista na aldeia que o vira nascer: o Sistelo. O Castelo do Sistelo, como é hoje conhecido, foi a casa do Visconde do Sistelo e alberga hoje um centro interpretativo da paisagem cultural, para acolher os turistas.

Igreja Matriz do Sistelo

Igreja SisteloPerderam-se na história as origens do templo religioso. Só no século XVI é que surge a primeira referência à igreja do Sistelo nos livros da arquidiocese, aquando da passagem da comarca de Valença para a de Braga.

Património Cultural e Etnográfico do Sistelo

Os socalcos são a base da economia agro-pastoril desta região com relevo acentuado. Os socalcos permitem um aproveitamento do solo para a agricultura de subsistência do milho, feijão e batata e pastagem dos animais, principalmente da vaca barrosã e cachena adaptadas ao clima e relevo da região.

O casario da aldeia encontra-se muito bem preservado, tendo já sido recuperadas algumas casas típicas de granito – e ao deambular pelas ruas da pequena aldeia, são essas casas castiças que o vão deliciar.

Os espigueiros, celeiros para espigas de milho, pontuam um pouco por toda a aldeia, quer seja nos pátios e quintais das casas, quer junto a muros dos prédios agrícolas. Aquando da nossa visita, havia um projecto de recuperação da eira comunitária onde se junta uma trintena de espigueiros típicos. Pode ser que ao visitar o Sistelo já encontre a obra feita.

Os lavadouros públicos são outro dos testemunhos etnográficos da aldeia. Como a região beneficia de muitos regatos e cursos de água, trazer água aos fontanários que alimentavam os lavadouros era tarefa facilitada.

Aos testemunhos mais visíveis desta riqueza etnográfica, somam-se uns mais impercetíveis mas igualmente importantes na vida quotidiana destas gentes que procuram aproveitar todos os recursos que a montanha lhes dá.

Os regadios tradicionais em sistema de levada de água, os caminhos de laje de granito com séculos de existência e uso, as seculares calçadas dos montes que nos levam às brandas e os cortelhos, onde pastores e gado se protegiam do tempo inclemente.

O que são as Brandas?

As Brandas e as Inverneiras fazem parte sistema de transumância típico da região do Gerês. As brandas são os aldeamentos habitados durante a primavera e o verão e, regra geral, encontram-se em locais de altitude superior a 500 metros. A Inverneira, por seu lado, é a aldeia onde a família passa o outono e o inverno, e regra geral, localiza-se em vales ou encostas de montanha de baixa altitude.

Há ainda a Ponte Romana sobre o Rio Vez, o Moinho recuperado, a Capela de Santo António Barroco na parte alta da aldeia, o cruzeiro do Senhor dos Aflitos – chamam-lhe as Alminhas na aldeia – e a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos a Caminho dos Passadiços do Sistelo, com bosques e cascatas de água e descubra a Praia Fluvial do Sistelo que convida a banhos.

Não deixe de subir ao miradouro Chã da Armada para admirar a magnífica vista panorâmica.

O nosso conselho é que deambule pelas ruelas da aldeia. Dedique tempo para apreciar a sua praça central à chegada com vistas para o Castelo. Vá comer uns petiscos caseiros e beber um copo de três à Tasquinha da Ti Mélia, a única da aldeia – portanto seja cordial com quem cá está, na aldeia todos se cumprimentam, quer sejam da terra quer sejam de fora. Terá um contacto mais próximo com o modo de vida e a gentileza de quem aqui habita todo o ano.

Para uma aldeia tão pequena, tem afinal muito para preencher um belo dia de passeio.

Sistelo, a meca das caminhadas

Trilhos SisteloTodos os amantes de caminhadas encontram na aldeia medieval do Sistelo uma verdadeira meca. É que a pequena aldeia de montanha guarda alguns dos trilhos mais bonitos do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Passadiços do Sistelo

Entre eles figuram os mediáticos Passadiços do Sistelo, que ligam a ponte medieval de Vilela à icónica Aldeia do Sistelo ao longo do Rio Vez, e o extraordinário trilho das Brandas de Sistelo, o nosso favorito do Pequeno Tibete Português, e para muitos um dos percursos pedestres mais bonitos de Portugal.

Onde dormir?

Rusticidade com conforto  é o que lhe oferecem as casas de férias de alojamento rural na Aldeia do Sistelo num ambiente de calma, natureza e paisagem campestre. Se procura alojamento numa visita à região e quer estar próximo do Parque Nacional da Peneda-Gerês, reservar alojamento no Sistelo pode ser a melhor opção.

Casa da Teresina

Para acolher até 6 hóspedes a Casa da Teresina é a escolha ideal. 3 quartos com casa de banho privada, uma cozinha equipada, uma sala de estar e de refeições e um terraço preparado para churrascos. A casa mantém a traça rústica e foi recentemente remodelada, mobilada com gosto, e com todas as comodidades para um grupo de amigos ou uma família alargada.

Casa da Ferreirinha

A casa de férias tem um quarto duplo e um twin, ambos munidos de casa de banho, uma cozinha totalmente equipada, máquina de lavar-loiça inclusivé, uma área de estar outra de refeições, e um belo terraço com churrasco. A Casa da Ferreirinha tem ar condicionado er acesso WiFi gratuito.

Casa da Avó

Vistas para a montanha e para o rio é o que a Casa da Avó oferece da sua varanda, uma casa munida de sala de estar e de refeições. A casa só tem um quarto mas com cama dupla e duas de solteiro – dá para 4 hóspedes – e 2 casas de banho privativas. A cozinha equipada permite a confeção de refeições rápidas das quais pode desfrutar no terraço mobilado, mas pode sempre optar por fazer aqui o seu churrasco. A casa de campo está fornecida com uma televisão, tem ar condicionado e acesso Wi-Fi gratuito.

Casa de Sistelo

Uma casa rústica renovada converteu um dos seus espaços em estúdio com mobiliário moderno, kitchenette equipada, uma área de estar e casa de banho com chuveiro. A Casa de Sistelo está situada na encosta da montanha e oferece vistas panorâmicas sobre o vale do Rio Vez. Equipada com lareira e televisão por satélite, recebe até dois hóspedes.

Clique para ver mais opções de Alojamento no Sistelo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Vou amanhã com um grupo do ginásio realizar a Etapa 3. Queríamos ficar na praia Senhor dos Aflitos (Sistelo) a conviver, tem espaço? Será melhor começar em Vilela e fica logo nessa praia, ou continuar até à Casa do Castelo de Sistelo e depois voltar atrás para a praia? Este percurso entre a Casa do Castelo e a praia, consegue passar carros e autocarros?

    Obrigada,
    Joana Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.