Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar

Se há algo que não dispensamos em todas as nossas escapadinhas ao Gerês é de percorrer um bom trilho. Melhor ainda quando esse mesmo trilho nos conduz a uma recôndita cascata ou lagoa de sonho. Foi assim que descobrimos a mística Lagoa dos Druidas, um dos segredos mais bem guardados do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar

Esta deslumbrante lagoa de tons esmeralda esconde-se no coração da Serra da Peneda, num profundo vale escavado a preceito pelo rio homónimo. Logo que lhe botamos o olho em cima, foi direitinha para o topo da nossa lista das mais belas lagoas do Gerês!

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitarE se a Lagoa dos Druidas encanta, o entorno natural em que está inserida faz qualquer um cair de amores. Pense num frondoso e verdejante bosque pejado de pedras musgadas, uma miríade de belas quedas de água e imponentes penedos de mil formas, e já fica com uma ideia do monumental quadro natural que @ espera na Lagoa dos Druidas.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Lagoas do Rio Peneda – Trilho da Lagoa dos Druidas e Mistura das Águas

Esta autêntica piscina natural, alimentada pelas cristalinas águas do rio da Peneda, é mesmo de uma beleza natural desarmante e não custa a crer que, como reza a lenda, tenha sido palco de rituais pagãos conduzidos por feiticeiras e druidas. Até porque os povos de raízes celtas sempre veneraram a natureza e neste cantinho da Serra da Peneda encontraram uma das suas mais sublimes obras.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Lagoa dos Druidas

Escusado será dizer que para visitar a Lagoa dos Druidas não existe outra alternativa a não ser ir a pé. O que não é uma má notícia. Até é boa pois o trilho que conduz à lagoa figura, sem qualquer tipo de favores, entre os melhores trilhos que já percorremos no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Trilho Mistura das Águas

Para quem gosta de uma boa caminhada, a forma mais recompensadora de ir conhecer a Lagoa dos Druidas é sem dúvida percorrendo o PR8 de Arcos de Valdevez “Trilho Mistura das Águas”.

Bosque Mágico – Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas

Este percurso pedestre conta com 14 km de extensão e, para além de ter a oportunidade de visitar a maravilhosa Lagoa dos Druidas, irá também ser brindado com soberbas paisagens naturais, atravessar bucólicos bosques que parecem ter sido recortados de contos de fadas, ver bem de perto a imponente Fraga das Pastorinhas (uma das mais icónicas paredes de escalada de Portugal) e conhecer o encantador local onde o rio Peneda se une ao rio Laboreiro, literalmente a dois passos da fronteira com a Espanha.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Fraga das Pastorinhas – Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas

O trilho não é particularmente difícil, mas face à sua extensão, terreno e declive também não é nenhum passeio no parque. Sobretudo se não está muito habituado a caminhadas. Se lhe soar a muito, não se assuste que temos uma solução para si que encurta consideravelmente a caminhada até à Lagoa dos Druidas.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Rio Peneda

Ao invés de percorrer a totalidade do Trilho Mistura das Águas pode iniciar a sua caminhada na aldeia de Tibo. Dessa forma só terá de percorrer 5 km para ir e voltar da Lagoa dos Druidas. Apesar de curta, a caminhada é ainda assim exigente, pois este troço do Trilho Mistura das Águas é o que apresenta o declive mais acentuado de todo o percurso. Mas a Lagoa dos Druidas merece cada gotinha de suor!

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Lagoa “secreta” do rio Peneda

Nas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do trilho que liga a aldeia de Tibo à Lagoa dos Druidas (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas de ambos os percursos pedestres, onde ficar a dormir e, ainda, os mapas, altimetrias e as rotas GPS para download do Trilho do Tibo à Lagoa dos Druidas e do Trilho Mistura das Águas.

Vai ver que, seguindo as nossas dicas, é canja dar com a paradisíaca Lagoa dos Druidas!

Na preparação da sua viagem para ir conhecer a Lagoa dos Druidas sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para ir visitar a Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas | Peneda – Gerês

Descrição do Trilho da Lagoa dos Druidas | Serra da Peneda: dicas práticas e principais pontos de interesse do percurso desde a aldeia de Tibo à lagoa secreta do Gerês

Vista aérea da Aldeia de Tibo

Como já referimos atrás, o percurso mais curto para ir visitar a Lagoa dos Druidas arranca em Tibo, uma pequena aldeia da freguesia de Gavieira que integra o concelho de Arcos de Valdevez.

Na verdade não existe uma, mas sim duas opções para ir de Tibo até à Lagoa dos Druidas. A mais curta é seguindo um trilho linear com 3 km de extensão (ida e volta) a outra é optando por percorrer o trilho circular de 5 km a que já aludimos atrás.

Apesar de à primeira vista o trilho mais curto ser o mais tentador a nossa recomendação para ir visitar a Lagoa dos Druidas vai para o trilho mais longo. É certo que terá de percorrer mais 2 km, mas o percurso é de longe mais interessante e livra-se de ter que descer uma ladeira super inclinada que, devido à pedra solta, torna-se mesmo muito perigosa. É certo que no regresso não se livra de a subir mas, acredite, para baixo é muito pior.

Lagoa dos Druidas e Trilho Mistura das Águas (Peneda – Gerês): como ir visitar
Alexandre e Tino (o nosso cãopanheiro de caminhada) a relaxar numa das Lagoas do Rio Peneda

Se seguir a nossa sugestão e optar pelo percurso circular, para além de poder ir dar uns belos mergulhos na paradisíaca Lagoa dos Druidas, vai também poder ver de perto a Fraga das Pastorinhas, atravessar um bosque deslumbrante, pejado de pequenos cursos de água que obrigam a saltitar de pedra em pedra, e ainda descobrir mais uma miríade de pequenas lagoas no rio Peneda (algumas delas ladeadas por pequenos areais onde é possível estender a toalha), já bem pertinho da Lagoa dos Druidas. Estamos convencidos que não vai dar por mal empregue ter percorrido mais um par de quilómetros!

Lagoa dos Druidas

Independentemente da sua escolha, prepare-se para um desnível acumulado de aproximadamente 400 metros (o trilho é curto mas é rasgadinho) e não se esqueça de levar consigo o track GPS que disponibilizamos neste artigo, pois o percurso só se encontra sinalizado no troço que é partilhado com o Trilho Mistura das Águas. Por outras palavras, sem o track GPS arrisca-se a não dar com a Lagoa dos Druidas, sobretudo se não está muito familiarizado com caminhadas na natureza.

Clique para conhecer os melhores Trilhos do Gerês

Atenção: como já referimos, o trilho da Lagoa dos Druidas é um percurso pedestre sinuoso e como tal recomendamos que pense duas vezes (ou mesmo três ou quatro) antes de levar crianças pequenas consigo. Pode sempre voltar mais tarde quando elas já forem mais crescidinhas. Por último, queremos relembrar que a Lagoa dos Druidas é um espaço 100% selvagem, ou seja, não vá a contar com qualquer tipo de infraestrutura de apoio nem tampouco com um nadador salva vidas. Por outras palavras, se acontecer algum acidente está por sua conta, logo não convém de todo correr riscos desnecessários. A vida é bem mais importante do que aquele mergulho do alto de uma rocha para colocar no instagram.

Quando ir visitar a Lagoa dos Druidas?

Pode visitar a Lagoa dos Druidas em todas as estações, mas o final da primavera e o verão são, de longe, a melhor altura para quem quer desfrutar de uns refrescantes mergulhos na Lagoa dos Druidas ou nas pequenas lagoas do rio Peneda.

Como o trilho até à Lagoa dos Druidas tem imensas pedras soltas e até mesmo troços em que o percurso é, literalmente, partilhado com pequenos cursos de água, em dias de chuva (ou imediatamente após as mesmas) é totalmente desaconselhado ir percorrê-lo, visto que as rochas ficam extremamente escorregadias e o mais certo é deparar-se com partes do trilho transformadas em autênticos riachos.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas (ir de sandálias ou chinelos de dedo pelo caminho não é de todo boa ideia. Leve esse calçado na mochila se o quiser utilizar na Lagoa dos Druidas);
  • Comida e bebida para fazer um picnic (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso, nem na Lagoa dos Druidas. É um local 100% Into the Wild);
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está);
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está no Gerês, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover. E mesmo assim nunca se sabe quando é que o São Pedro manda uma senhora duma trovoada);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e dos mergulhos na Lagoa dos Druidas;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.

Trilho da Lagoa dos Druidas | Peneda – Gerês: informações e dicas práticas sobre o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informações práticas

  • Distância: 5km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Tibo (Gavieira)

Mapa do Trilho da Lagoa dos Druidas e rota GPS


Clique no canto superior esquerdo para aumentar o mapa do Trilho da Lagoa dos Druidas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho da Lagoa dos Druidas | Peneda – Gerês

Trilho Mistura das Águas com desvio à Lagoa do Druida | Peneda – Gerês: informações e dicas práticas sobre o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Se é um amante de caminhadas, os 5 km do Trilho da Lagoa dos Druidas vão, sem dúvida, saber-lhe a pouco. Nesse caso, o melhor mesmo é percorrer o Trilho Mistura das Águas.

Mistura das Águas – onde o rio Peneda se une ao rio Laboreiro

O trilho encontra-se relativamente bem marcado, ainda assim, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo. Isto porque, apesar do Trilho Mistura das Águas passar praticamente ao lado da Lagoa dos Druidas, é preciso fazer um pequeno desvio para se poder visitar a mesma, desvio esse que não se encontra de todo sinalizado.

Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal

Informações práticas

  • Distância: 14km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Casa Florestal de Beleiral (Gavieira)

Mapa do Trilho Mistura das Águas com desvio à Lagoa do Druida e rota GPS


Clique no canto superior esquerdo para aumentar o mapa do Trilho Mistura das Águas com desvio à Lagoa do Druida

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho Mistura das Águas com desvio à Lagoa do Druida | Peneda – Gerês

Onde ficar quando for visitar a Lagoa dos Druidas do Gerês?

Visto que nos arredores de Tibo não existem grandes opções de alojamento, quando for visitar a Lagoa dos Druidas a melhor aposta para ficar a dormir é na vila do Soajo, que dista de Tibo em somente 12 km.

No Soajo já encontra excelentes alojamentos de turismo rural, mas, se pretender ir na época alta do verão, prepare-se para preços algo picantes, fruto das altíssimas taxas de ocupação. Escusado será dizer que é altamente recomendável que reserve com antecedência.

Como alternativa pode sempre ficar em Arcos de Valdevez (e arredores), onde já encontra uma oferta de alojamentos bem mais completa.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos relativamente perto da Lagoa dos Druidas – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Casa de Bairros

Um quarto, uma cozinha bem equipada, um terraço, uma televisão, ar condicionado e acesso Wi-Fi em toda a casa. É o que basta para uma estadia de qualidade no coração do Soajo, sem preocupações e com muita simpatia. A Casa de Bairros é simplesmente perfeita para casais que pretendam um espaço com total privacidade e autonomia.

Casas do Cavaleiro Eira

Se o seu grupo for de até 6 pessoas, então as Casas do Cavaleiro Eira no Soajo têm mesmo a sua cara. As casas têm vistas para a montanha, um terraço e acesso Wi-Fi gratuito. Cada um dos 3 quartos tem varanda e uma casa de banho privada. Disponibilizam um micro-ondas, uma torradeira e uma máquina de café. Já mencionamos que também tem bicicletas gratuitas? Os hóspedes desta casa de campo podem desfrutar ainda dum pequeno-almoço continental excecional.

Luna Arcos Hotel Nature & Wellness

O Luna Arcos Hotel Nature & Wellness fica situado às portas da cidade de Arcos de Valdevez, bem pertinho do rio Vez e da famosa Praia Fluvial da Valeta. Os quartos apresentam elevados padrões de conforto, têm excelentes vistas montanha e cidade, e o spa e a piscina interior são simplesmente perfeitos para relaxar depois de um dia a caminhar pelo Trilho da Lagoa dos Druidas e da Mistura das Águas. Ah, e o pequeno-almoço buffet é excelente!

Ribeira Collection Hotel

Se quiser ficar a dois passos do centro de Arcos de Valdevez não hesite em escolher o Ribeira Collection Hotel. Do bom gosto e bom planeamento nasce um hotel moderno numa casa antiga bem recuperada. A simbiose entre as comodidades das exigências modernas com um toque requintado do passado arcuense de início de século XX roça a perfeição. O charme do terraço à beira do Rio Vez com vistas para a cidade e para a Ponte Velha também ajudam a aperfeiçoar o cenário.

Eco-Bungalow

Nada como aterrar neste refúgio envolto de natureza para encontrar sossego e tranquilidade. No Eco-Bungalow encontra o melhor que a natureza nos dá: ar puro, espaço, serenidade e conexão. Para além das piscinas, um belo jardim e terraço com vistas soberbas. Alojamentos que respondem as todas as necessidades, amplos e luminosos, com detalhes rústicos duma ruralidade que enaltece o espírito. Perfeito para uma escapadinha na natureza!

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Lagoa dos Druidas

Quer descobrir mais lagoas e cascatas do Gerês? Então não deixe de ler os seguintes artigos:

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá viajantes !
    Essa lagoa não é uma que fica a cerca de 5 minutos da Lagoa Verde ?

    • Olá Daniel!
      A Lagoa do Poço Verde fica em Fafião (Montalegre) e a Lagoa dos Druidas em Tibo (Arcos de Valdevez).
      São zonas completamente opostas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.