Visitar Istambul: o melhor de Istambul num roteiro de 3 dias

Visitar Istambul - Roteiro

Bem vindo ao nosso guia e roteiro de viagem de Istambul. Visitar Istambul é visitar dois continentes, dois mundos, dois tempos. Há milénios que este ponto onde a Europa encontra a Ásia tem sido a encruzilhada da civilização. Poucos lugares na terra viram tanta história como esta metrópole do Bósforo, do neolítico aos nossos dias.

Outrora Bizâncio, depois Constantinopla, Istambul ostenta os opulentos adornos dum passado épico de eras distantes, desde os imperadores bizantinos aos sultões otomanos. Istambul foi e é uma das grandes cidades do mundo, ponto final.

Adicione-lhe a modernidade e tem uma face de Istambul que poucos conhecem: a Istambul moderna, dos arranha-céus, das largas avenidas, das lojas de marca e da vida noturna. A Istambul com desejo de europeização.


Leia também o nosso Guia da Turquia com sugestão de roteiros e muitas dicas práticas para preparar a sua viagem à Turquia


Porquê visitar Istambul?

Istambul divide-se entre a Europa e a Ásia, entre cristianismo e islamismo, entre o antigo e o moderno. É a incessante busca de equilíbrio entre esses dois mundos em que se divide que lhe atribui tanto caráter. Uma coisa é certa, não há nenhuma cidade no mundo como Istambul. Sem sombra de dúvida que merece lugar entre as grandes cidades do mundo, a par de Nova Iorque, Londres ou Paris.

O centro histórico parece tirado dum livro de fantasia. O horizonte da cidade desenha-se de cúpulas e minaretes. As ruelas empedradas ladeadas de casas pitorescas de madeira dão prazer de explorar. Tudo isto numa península afunilada que da Europa aponta solenemente para a Ásia através do tapete azul do estreito do Bósforo. A sul, as águas azuis do Mar de Marmara reluzem sedutoramente. A norte, para lá da graciosa curva do Corno de Ouro, cintilam as luzes resplandecentes do bairro da diversão de Beyoğlu.

Istambul foi a capital de impérios – bizantino e otomano. É o centro cultural, financeiro e histórico da Turquia com milhões de habitantes. Ao contrário do que muitos pensam, Istambul não é a capital da Turquia. Esse título pertence a Ankara.

Como maior cidade de um país muçulmano moderado, Istambul é a oportunidade única de lidar com os preceitos da fé islâmica. Mas seja muito respeitoso.

Pesquise aqui o seu alojamento em Istambul

Quando visitar Istambul?

A melhor altura para visitar Istambul é na primavera (março a maio), seguida do outono (setembro a novembro) embora este seja mais chuvoso. São as alturas com menos visitantes, logo filas mais curtas para visitar os principais pontos de interesse que estão em total funcionamento.

O verão (junho a agosto) é a época mais popular para visitar, mas pode ser desconfortavelmente quente e húmido.

O inverno pode ser bom para visitar se conseguir enfrentar o frio e a humidade; os preços dos hotéis caem drasticamente e sob um manto de neblina ou de neve a cidade fica especialmente romântica.

Lembre-se que durante as quadras festivas do Natal ou da Páscoa e nos grandes eventos dos festivais, Istambul atrai muitos visitantes, logo os preços sobem drasticamente. Ainda assim, Istambul é um destino muito barato para padrões europeus, portanto aproveite agora para visitar a metrópole otomana.

  • Março – maio: O clima é relativamente ameno e seco e a cidade estará inundada de cores. O Festival Internacional das Tulipas acontece em abril.
  • Junho – agosto: a época mais movimentada do ano, pode ficar bastante quente e úmido e os preços mais altos durante este período.
  • Setembro – novembro: mais chuvoso que a primavera mas com clima igualmente ameno. No outono Istambul tem o festival Akbank Jazz Festival e o Festival de Teatro de Istambul, ambos em Novembro.
  • Dezembro – fevereiro: Conte com chuva, por vezes, neve, e frio entre dezembro e fevereiro. É muito raro as temperaturas irem abaixo dos zero graus.

Veja as melhores opções de alojamento em Istambul

Quantos dias para visitar Istambul?

Nós sugerimos pelo menos 3 dias para lhe fazer justiça. Istambul merece no mínimo dos mínimos dois dias de visita. Contudo isso será apenas um aperitivo de tudo o que a cidade tem para oferecer, e temos a certeza que vai querer voltar.

Em 4 ou 5 dias já consegue visitar todos os pontos de interesse principais de Istambul num roteiro mais relaxado, com tempo para muitas experiências e em modo férias.

A melhor maneira de conhecer Istambul é a pé, caminhando pelas suas ruas, sem grandes planos, entre as suas visitas a locais históricos, aos bazares e aos museus.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Istambul


Clique no canto superior direito para aumentar

O Melhor de Istambul num Roteiro de 3 dias

A maioria das atrações turísticas de Istambul estão na praça Sultanahmet. Os pavilhões ornados do Palácio Topkapi espraiam-se por detrás da monumental igreja da Divina Sabedoria, Hagia Sofia. No lado oposto erguem-se as cúpulas e minaretes da igualmente esplêndida Mesquita Azul.

No bairro de Eminönü, distrito de Fatih, o soberbo complexo da Mesquita Suleymaniye ocupa o topo duma colina acima do Grande Bazar, um centro comercial medieval com milhares de lojas.

Do outro lado do Corno de Ouro o telhado cónico da Torre de Gálata anuncia os bairros da animação palpitante de Beyoğlu e Karakoy.

Uma viagem barata de ferry leva-o até às muralhas antigas da cidade pelo Corno de Ouro acima ou à Ásia atravessando o Estreito do Bósforo para explorar os subúrbios da Istambul antiga até à boca do Mar Negro.

Nesta proposta de roteiro de Istambul em 3 dias combinamos o melhor da Istambul antiga e moderna.

Roteiro de Istambul: 1º Dia

O nosso roteiro de 3 dias em Istambul começa obviamente no centro histórico da cidade antiga, no distrito de Sultanahmet, entre o cristianismo e o islamismo, entre o bizantino e o otomano. Aconselhamos a programar a sua visita a Sultanahmet entre quarta-feira e domingo: alguns destes monumentos fecham segunda-feira e terça-feira.

Palácio Topkapi

Comece o seu primeiro dia deste roteiro de Istambul bem cedo para explorar o imenso Palácio Topkapi e assim evitar as multidões. Um monumento imperdível para quem visite Istambul pela primeira vez. Prepare-se para ser deslumbrado e maravilhado pelo esplendor e riqueza dos pavilhões e pátios palacianos, lar dos sultões otomanos durante cerca de 400 anos, das suas concubinas no Harém e eunucos. O complexo palaciano é bem capaz de entreter o visitante um dia inteiro mas tente resumir a sua vista à manhã. Não deixe de ir ao cabo da península do Seraglio para apreciar as magníficas vistas sobre o Estreito do Bósforo.

Hagia Sofia

Hagia Sofia, a Igreja da Divina Sabedoria, mais do que um museu, uma basílica ou uma mesquita, é a testemunha milenar das civilizações que moldaram Istambul. A imensidão do templo, a abóbada arquitetonicamente assombrosa, os reluzentes mosaicos bizantinos foram pensados para fazer de Hagia Sofia a maior igreja da Cristandade.

E assim foi até à construção da Basílica de São Pedro no Vaticano. Sendo um dos mais importantes e impressionantes edifícios jamais construídos, não admira que faça parte das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

Mesquita Azul

No lado oposto, a concorrente de peso deste gigante bizantino ostenta os seus seis altivos minaretes. A Mesquita Sultanahmet, mais conhecida como Mesquita Azul, é a grandiosidade da Turquia islâmica materializada num monumento de esplendor e magnitude. Os mais de 20 mil azulejos azuis que forram o teto da abóbada geraram o nome pelo qual a maioria de nós a conhece. O seu fundador, o Sultão Ahmet I cujo túmulo repousa no interior, deu-lhe o nome pelo qual o mundo islâmico a conhece. Este é um dos pontos mais marcantes deste roteiro de Istambul.

NOTA: A Mesquita Azul não é um museu, é um templo de adoração. Seja respeitoso e deferente: não entre calçado, tire os sapatos, guarde-os no saco que lhe é dado à entrada; as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço; mulheres e homens devem cobrir ombros, braços e pernas com lenços facultados à porta.

Parques de Istambul

Guia IstambulEntre estes dois colossos monumentais estende-se um tapete verde, o Parque Arqueológico Azul. Espaço muito procurado por visitantes e locais em busca da fotografia perfeita com a fonte como pano de fundo. À volta do parque há boa oferta de street-food e restaurantes para o seu almoço.

O Parque Gülhane é o parque urbano histórico de Istambul e oferece frondosas sombras para um pic-nic ou um passeio romântico de mão dada. É inclusivamente o favorito dos namorados.

Na primavera a cidade enche-se de mil cores das tulipas plantadas em todo e qualquer canteiro das suas ruas e praças. Estes parques são forrados a tulipas, que tiveram origem por estas bandas e não na Holanda ao contrário do que muitos pensam. Istambul até lhes dedicou um evento, o Festival Internacional de Tulipas de Istambul. Mas o melhor lugar para apreciar esta explosão de cor é no parque Emirgan. Se fizer este roteiro de Istambul na primavera não deixe de visitar.

Santa Irene

Por trás de Hagia Sofia, ergue-se um templo religioso mais modesto que foi igreja bizantina, arsenal dos janízaros, armazém de botas militares, museu de armas… Hoje é uma sala de concertos que acolhe o grande Festival de Música de Istambul no verão, entre outros eventos musicais.

Reserve o seu alojamento em Sultanahmet

Roteiro de Istambul: 2º Dia

Istambul é por si só um museu vivo. Neste segundo dia do roteiro de Istambul prepare-se para viver a sua faceta cultural.

Levante-se cedo para saborear vagarosamente o generoso e afamado pequeno almoço turco com as suas variantes regionais. Pedir um kahvalti é mais do que ser servido um café da manhã, é uma experiência de sabores.

Cisterna da Basílica

Começamos este segundo dia do roteiro de Istambul com uma visita às profundezas da cidade. Descemos até à Cisterna da Basílica, um feito da engenharia bizantina para armazenamento de água. 336 colunas coríntias, dez mil metros quadrados, oito metros de altura, e capacidade para 30 milhões de litros de água. Quando Constantinopla construía algo, era em grande. As colunas são diferentes em estilo e material o que leva a crer que vieram de diversos pontos do Império. Destaque para a Coluna do Olho da Galinha e das duas cabeças de Medusa, curiosamente invertidas, na base de colunas.

Museus imperdíveis de Istambul

Há dois museus na praça Sultanahmet que consideramos merecedores de visita e que deve incluir no seu roteiro de Istambul: o complexo dos Museus Arqueológicos de Istambul, um dos melhores tesouros da cidade com um acervo de artefactos das antigas civilizações, e o Museu de Arte Turca e Islâmica no antigo Palácio Ibrahim Pasa com destaque para a caligrafia, cerâmica e arte tradicional.

Hipódromo de Constantinopla

A Praça Sultanahmet é o local exato do Hipódromo de Constantinopla enquanto capital do Império Bizantino. Centro desportivo, cultural e social, foi construído pelo Imperador Constantino. Da ornamentação original pouco resta, para além da Coluna Serpentina trazida de Delfos, e do Obelisco de Teodósio trazido do Templo de Karnak, no Egipto. O próprio hipódromo, ou o que dele restará, encontra-se soterrado sob dois metros de terra. É interessante como ponto de passagem, portanto a visita será sempre muito rápida.

Igreja São Sérgio e São Baco

A Igreja de São Sérgio e São Baco foi renomeada pelos otomanos de Pequena Santa Sofia pelas semelhanças que tem com Hagia Sofia. Provavelmente serviu de base e inspiração para a construção de Hagia Sofia. À época da Istambul bizantina foi considerada como a segunda mais bela construção da cidade pela originalidade arquitetural e ornamentação. Funciona atualmente como mesquita. As vistas sobre o Mar de Marmara são estonteantes. Das melhores que vai ter neste roteiro de Istambul.

Coluna de Constantino

Quando Bizâncio foi declarada a nova capital do Império Romano, o imperador Constantino mandou erigir uma coluna triunfal. É a coluna dos 3 nomes: Coluna de Constantino pois teve no seu topo uma estátua do imperador; Coluna Anelada pois após uma tempestade que derrubou os tambores do topo foram colocados anéis para sustentar a estrutura; o grande incêndio de Istambul em 1776 queimou a coluna deixando as marcas bem visíveis o que deu origem ao nome de Coluna Queimada. Passe por aqui a caminho do Grande Bazar.

Grande Bazar

Atração imperdível em qualquer roteiro de Istambul, o Grande Bazar é o paraíso dos shopaholics. E mesmo quem não seja adepto de compras, viverá uma experiência ímpar. O Grande Bazar transborda de cultura e é uma fonte de história viva na genuinidade da vida comercial diária da cidade num único espaço. Milhares de lojas alinham-se em dezenas de ruas cobertas percorridas por milhares de pessoas naquele que é provavelmente o centro comercial mais antigo do mundo. Cabedais, joias, tapetes, sedas, mobília, cerâmica… a lista é infinita! A regra do jogo aqui é regatear, e regatear muito. Leve liras e nunca compre à primeira oferta. E cuidado com os pertences, lógico.

Bazar Egípcio ou das Especiarias

Consideravelmente mais pequeno que o Grande Bazar, o Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias é uma explosão de cores e fragrâncias. Cerca duma centena de lojas vendem especiarias, frutos secos, chás, doçaria turca e outras goluseimas.

Bem perto do Bazar das Especiarias está a Mesquita de Rüstem Paxá, ignorada pela maioria dos visitantes. Pequena mas maravilhosamente coberta de colorido azulejo iznik do século XVI.

Mesquita Süleymaniye

A Mesquita Süleymaniye ou Mesquita de Solimão é a obra-prima do genial arquiteto imperial Sinan. A data do século XVI e é uma das obras mais aclamadas do Império Otomano. O interior é sereno e foi concebido para acolher os túmulos do imperador Solimão, o Magnifico, e da sua esposa Roxelana.

Reserve o seu alojamento em Fatih 

Roteiro de Istambul: 3º Dia

No terceiro dia do seu roteiro de Istambul, aproveite para dar um passeio na marginal do Corno de Ouro.

Passeio de barco pelo Corno de Ouro ou pelo Bósforo

No porto de Eminönü a vida fervilha entre os ferrys que oferecem viagens baratas para qualquer outro cais no Bósforo ou no Mar de Marmara, milhares de pessoas em trânsito ou às compras e as balsas que vendem balık ekmek, o peixe frito no pão de fazer nascer água na boca.

Entre num ferry e vá à Ásia por um preço irrisório. A pequena vila piscatória de Anadolu Kavağı espera-o para degustar deliciosos pratos de peixe ou visitar o Castelo de Yoros, as ruínas duma fortificação medieval em tempos tomada pelos genoveses. As vistas sobre o Mar Negro são de fazer cair o queixo.

Distrito de Beyoğlu

Atravesse a Ponte Gálata onde ainda se pesca à linha e suba a Torre de Gálata para as melhores vistas 360º de Istambul e do seu centro histórico.

Dedique uma boa parte do 3º dia do seu roteiro de Istambul ao bairro de Beyoğlu, o Novo Distrito centrado na Avenida İstiklal e na Praça Taksim.

Beyoğlu é atualmente o bairro moderno e hipster de Istambul. Muito procurado pelos jovens, artistas, cineastas e criativos de todo o mundo em busca da novidade e da partilha de ideias. Enchem as salas e esplanadas dos cafés badalados de dia. À noite encaminham-se para os bares-terraços mais sofisticados para um cocktail enquanto assistem ao pôr do sol arrebatador recortado pelos minaretes da cidade antiga.

Reserve o seu alojamento em Beyoğlu

Igreja de São Salvador em Chora

Reserve umas horas da tarde para uma visita à Igreja de Chora para ver os sumptuosos mosaicos e frescos bizantinos. Convertida em museu, a Igreja de São Salvador em Chora é uma antiga igreja greco-ortodoxa, um espaço intimista tão impressionante como Hagia Sofia.

Com tempo pode ainda ter o prazer de caminhar pelas Muralhas de Constantinopla, a sólida coroa defensiva milenar da capital do Império Bizantino desde a sua fundação.

Visitar Istambul em 4 dias

Mais tempo na cidade de Istambul equivale a usufruir de mais experiências únicas que só aqui têm razão de ser.

Considere uma visita a um hamam para ser mimado numa sessão de banhos turcos e massagens.

Ou entre num café popular para um típico café turco enquanto fuma um nargile com tabaco de maçã, favorito dos locais.

E que tal ver os dervixes rodopiar e entrar em transe num “dhikr”, a cerimónia de adoração dos sufistas Mevlevi?

Onde dormir?

Se não sabe onde dormir em Istambul, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Hotel Coliseum

Localização perfeita com acesso facilitado aos melhores pontos de interesse de Istambul. O Hotel Coliseum é um hotel boutique com ambiência histórica e cativante. O pessoal é disponível e simpático, os quartos bastante confortáveis e limpos e um bom café da manhã buffet.

Arven Boutique Hotel

Perfeito para a sua estada em Istambul com uma localização central excelente. No Arven Boutique Hotel terá noites de sono repousantes pois as camas são muito confortáveis. Todo o hotel é muito limpo e o pessoal é muito prestável. Café da manhã continental e Halal. Possibilidade de alugar bicicletas.

Berk Guesthouse – Grandma’s House

Mais central é impossível. A Berk Guesthouse fica em plena Sultanahmet. A grande mais-valia é o terraço no último piso com vistas estupendas sobre a cidade e o mar, o ambiente romântico perfeito para uma bebida enquanto aprecia o pôr do sol. Quartos muito limpos e confortáveis, e um ótimo café da manhã servido no pátio.

Stories Hotel Kumbaracı

No bairro de Beyoglu, o Stories Hotel Kumbaracı situa-se num belíssimo edifício; oferece quartos muito confortáveis, impecavelmente limpos, alguns com kitchenette e vistas mar estupendas. Bar, restaurante e bistro permitem usufruir duma bebida relaxante ou da gastronomia local com produtos frescos acabados de chegar do mercado.

Pera Palace Hotel

Mais do que noites de luxo com mordomias, alojar-se no Pera Palace Hotel é uma experiência de vida com história, classe e requinte. No palácio neoclássico e art noveau que inspirou Agatha Christie, pode usufruir de noites divinais num luxuoso quarto de decoração clássica ou inspiração otomana, das melhores vistas sobre o Corno d’Ouro degustando um cocktail no bar do terraço Orient (predileto da alta sociedade de Istambul), saborear a cozinha turca contemporânea no seu restaurante ou ter a experiência sensorial dos banhos turcos no spa.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Istambul

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.