Como chegar a Saint Jean Pied de Port de forma económica

15
4892
Como chegar a Saint Jean Pied de Port

Temos vindo a receber muitos mails de leitores, que nos perguntam como chegar a Saint Jean Pied de Port , utilizando transportes públicos. Esperamos com este artigo ajudar futuros peregrinos a chegar, de uma forma prática e económica, ao início do seu Caminho Francês de Santiago.


Para quem vive em Portugal as duas melhores alternativas para chegar a Saint Jean Pied de Port são as seguintes:

Alternativa 1
-Apanhar o comboio nocturno Sud-Expresso, que diariamente, liga Lisboa a Hendaye, passando por Coimbra. Quem arranque do Porto pode recorrer ao Intercidades para efetuar a ligação Porto-Coimbra, apanhando aí o Sud-Expresso. Para quem mora no sul do país terá sempre que se dirigir primeiro a Lisboa, seja de comboio, seja recorrendo a autocarros (a Rede Expresso é possivelmente a melhor opção). Podem consultar as tarifas e horários do Sud-Expresso em CP- Sud Expresso Lisboa-Hendaye

-Uma vez em Hendaye é necessário apanhar outro comboio, recorrendo aos Caminhos de Ferro Franceses, a SNCF. A melhor opção é apanhar o comboio para Bayonne e daí apanhar o comboio que faz a ligação Bayonne – Saint Jean Pied de Port. Podem consultar as tarifas e horários de ambos os troços no site da SNCF.

Alternativa 2
-Recorrer a um Voo Low Cost para chegar a Bordéus. De Lisboa a Easyjet faz a ligação e do Porto pode-se recorrer à Ryanair. Podem consultar os preços e horários dos voos no Site da Easyjet e da Ryanair.

-De Bordéus basta apanhar um comboio para Bayonne e aí fazer o transbordo para o comboio Bayonne – Saint Jean Pied de Port. Mais uma vez podem consultar as tarifas e horários no Site da SNCF.

Nós recorremos à Alternativa 2 para chegarmos Saint Jean Pied de Port. Nas datas em que fomos era a opção mais económica. A diferença de preço permitiu-nos pagar a estadia durante 3 noites em Bordéus, cidade que aproveitamos para conhecer antes de iniciarmos o nosso caminho.


Para quem vive no Brasil as três melhores alternativas para chegar a Saint Jean Pied de Port são as seguintes:

Alternativa 1

Voar para Lisboa, aproveitando para conhecer a capital portuguesa, e daí seguir para Saint Jean Pied de Port, recorrendo às Alternativas apresentadas acima para quem vive em Portugal. A TAP faz ligações regulares para as maiores cidades brasileiras. Podem consultar todos os detalhes dos voos e efetuar simulações no Site da TAP.

Alternativa 2
Voar para Pamplona, via Madrid e daí apanhar um táxi para fazer os cerca de 75kms que separam o aeroporto de Pamplona de Saint Jean Pied de Port (usualmente existem peregrinos com quem partilhar a despesa do táxi). Existe ainda a opção de recorrer à empresa Express Bourricot para agendar um pick-up no aeroporto de Pamplona. Caso não existam peregrinos com quem partilhar a despesa de táxi esta será uma opção muito mais económica.

Alternativa 3
Voar para Paris e daí apanhar um comboio para Saint Jean Pied de Port, via Bayonne. Podem consultar todos os horários e preços dos bilhetes no Site da SNCF.

Bom Caminho!

Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Inspire-se para o seu Caminho lendo os nossos Guias do Caminho de Santiago

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Quando o aluguer de carro se justifica recorremos sempre ao Rentalcars.com

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

15 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia grandes amigos. É só para dizer bom dia. Às vezes um Bom Dia é tudo aquilo que precisamos, ou necessitamos, de ouvir para que de facto tenhamos um bom dia. Assim sendo, BOM DIA. Onde e com quem quer que estejam. Cordialmente, dos areais da Caparica, José Alberto.

  2. Olá! Então, tenho pesquisado sobre os transportes desde Bayonne a SJPD, mas no site raileurope-world.com mostra que o comboio vai até Cambo Les Bains, que são por volta de 35 km, ou seja, não há estação de comboio em SJPD? Este trecho teria de ser feito em táxi ou autocarro (se houver)? Complicado chegar a esta terrinha, heim? hehehe Outra opção que vi era indo de Pamplona a SJPD de autocarro com a empresa CONDA, em que o bilhete sai em torno de 20 euros e são 1h45m de viagem, porém o que encarece é a viagem desde Madrid ou Barcelona de avião :/ Me estoy volviendo loca! jajajaja

  3. Olá Travel Lover. Podemos garantir que existe estação de comoios em Saint Jean-pied-de-Port. Existe vários comboios ao dia a fazer a ligação Bayonne – Saint Jean-Pied-de-Port.
    No site da ferroviária francesa pode ver os horários. http://www.sncf.com/

    Esta é sem dúvida melhor opção que a ligação Pamplona-Saint Jean.

    Dê uma vista de olhos no site (está em francês). Os bilhetes pode comprar de véspera ou no próprio dia na França, sem problemas, visto que existem vários comboios diários (a não ser que pretenda ir em Julho/Agosto – nesse caso é melhor reservar com uns dias de antecedência).

    Se tiver mais duvidas é só dizer.

  4. Hola! Ha transporte de autobus de Pamplona a Saint Jean pied port. Os tacus compartidos tb sao boa opção. De comboio será de sempre com transbordo. Hendaye a Baiona e de Baiona a S.J.P.P. Quem vem de Portugal pode sempre sair antes de San Sebastian, Alsasua e faz trabsbordo para Pamplona.buen camiño! ! Un saludo

    • Obrigado. Para viajar de Madrid até Bayonne, onde vai iniciar o Caminho do Norte, pode recorrer a Bus, Comboio/Trem (solução mais económica e que demora cerca de 8 horas – em princípio terá de mudar de Bus/Trem em San Sebastian e Hendaia) ou apanhar um voo de Madrid para Biarritz, que fica mesmo ao lado de Bayonne. Bom Caminho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here