Entre todas as questões que nos surgem na preparação para o Caminho de Santiago, o kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago é uma das mais prementes. Estar prevenido para uma situação de emergência pode garantir a continuação da sua peregrinação até à próxima povoação que lhe garanta acesso a serviços de saúde, se for necessário. Além disso, evita complicações de saúde maiores ou o fim abrupto duma peregrinação tão desejada.
Para que serve o kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago?
O seu kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago deve ser pensado tendo em conta que deve ser leve mas conseguir dar uma resposta imediata a uma emergência. Para ser leve deve levar consigo apenas doses individuais ou muito pequenas dos itens necessários – relembre quanto mais peso na mochila, mais difícil será a sua peregrinação. Relativamente ao segundo aspeto, os itens que escolhe para o kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago devem responder a emergências relacionadas com:
- lesões nos pés
- lesões musculares
- feridas
- picadas
- pancadas
- quedas
- queimaduras
- sangramentos
Se estiver preparado para socorrer, rapidamente, a estes vários tipos de acidentes, terá o kit primeiros socorros essencial para a sua peregrinação.
Como preparar um kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago?
Pense num estojo ou caixa pequenos, com dimensão suficiente para incluir todos os itens essenciais. Um estojo feito de material flexível permite maior adaptabilidade no interior da sua mochila. Uma caixa de material plástico leve é mais rígida o que lhe garante a preservação intacta dos itens. A escolha depende de si e de como organiza a sua mochila de peregrino. É ainda aconselhável transportar o kit primeiro socorros num sítio de rápido acesso mas protegido de calor ou frio: no topo da mochila ou numa bolsa externa.
O conteúdo da sua caixa ou estojo de primeiros socorros pode ser muito variado, depende um pouco do entendimento que tem da sua reação física a uma peregrinação que vai durar dias seguidos. Por exemplo, no nosso caso, uma pomada de picadas é essencial pois ambos temos reações alérgicas a picadas de insetos. E a nossa propensão para as bolhas nos pés também nos leva a ser generosos com material que amenize esse problema.
Assim, baseados na nossa experiência e nas recomendações de organismos de saúde, apresentamos a nossa sugestão de como preparar o seu kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago.
Para feridas
- Antisséptico, um pequeno frasco de álcool ou toalhetes individuais ou ainda Betadine® em doses individuais
- Algodão hidrófilo, apenas umas bolas
- Pensos rápidos / Band-aid, meia dúzia serão suficientes e pode equacionar pensos com dimensões diferentes
- Tesoura de unhas (lâmina curta e curvada, de preferência sem pontas), para além de ser útil para a higiene das unhas dos pés, os seus melhores amigos no Caminho de Santiago, pode usá-la para cortar a fita adesiva, a gaze, o penso rápido, etc.
- Pinça para retirar farpas de madeira ou outros objetos estranhos
- Fita adesiva médica (adesivo) / Esparadrapo, de preferência hipoalergénico e de tecido para garantir melhor fixação. Nós escolhemos sempre um rolo pequeno com cerca de 2 cm de largura x 1 m de comprimento
- Compressas esterilizadas, uma embalagem contendo poucas compressas, idealmente de gaze
Estes dois itens permitem-lhe fazer um curativo rápido no caso duma ferida maior provocada por uma queda que cause arranhões.
Para lesões nos pés
- Pensos anti-bolhas, este é um item obrigatório num kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago. É o único item que não nos poupamos. Levamos sempre vários tamanhos e embalagens porque ao mínimo sinal de bolha no pé, colocamos logo um penso. Entre várias marcas que já usámos, Compeed® é a nossa preferida porque adere na perfeição, sem se deslocar, desde que cumpramos todas as regras de aplicação.
- Vaselina, para evitar as bolhas e feridas (gretas dos pés secos, fricções das unhas, fricções do calçado). Recebemos esta dica duma farmacêutica e foi muito valiosa. A Vaselina hidrata a pele do pé e evita os abrasões que provocam as bolhas. Não começamos uma jornada de peregrinação (e até dias longos de trekking isolados) sem espalhar uma noz de vaselina no pé todo, entre dedos inclusivamente. Tem sido a nossa melhor amiga na prevenção de bolhas!
- Ligadura elástica, para ligar o tornozelo do pé (ou até um pulso) num caso de entorse, por exemplo.
Porque é que NÃO aconselhamos levarem “agulha-e-linha” ou uma seringa esterilizada para furar bolhas? Porque uma bolha perfurada é uma excelente porta aberta à infeção. Aprendemos com a experiência que mexer numa bolha traz piores consequências do que seguir à risca as boas práticas do tratamento de bolhas: manter os pés secos, mudar de meias constantemente, deixar o pé “respirar” ao ar nas pausas, colocar pensos anti-bolhas corretamente e deixar que o próprio corpo elimine a bolha com o auxílio dos pensos anti-bolhas.
Para picadas de insetos e queimaduras solares
- Anti-histamínico em gel indicado para alívio da comichão causada pela picada de insetos e queimaduras de 1º grau, por exemplo, Fenistil®. Porquê em gel? Porque a sua aplicação não exige massagem pois a massagem localizada pode agravar a condição de certas lesões de pele.
Para pancadas (resultantes duma queda ou dum choque)
- Pomada anti-inflamatória, por exemplo, Hirudoid® Gel contendo polissulfato de mucopolissacáridos para ação imediata em hematomas ou contusões ou Voltaren® Emulgel com diclofenac, um anti-inflamatório a ser usado na fase de recuperação de inflamações e inchaços, e bom também para o combate a dores musculares e reumáticas.
Medicamentos
- Anti-inflamatório em pomada (diclofenac) para o combate às dores musculares e das articulações, por exemplo, Voltaren® Emulgel
- Anti-inflamatório oral (ibuprofeno) com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas/antitérmicas para tratar qualquer tipo de inflamação muscular mais grave
- Antipirético / Antitérmico oral (paracetamol) para alívio de dores leves a moderadas e redução da febre
- Anti-histamínico / Antialérgico oral (cetirizina) para o tratamento de alergias oculares ou nasais, sazonais ou crónicas
Estes itens não exigem prescrição médica. Assim, pode transportar consigo apenas o essencial e ir a uma farmácia para reabastecer os itens usados ou reforçar a dose necessária se surgir alguma situação que o exija.
Note que esta é apenas a nossa sugestão dos itens essenciais para preparar o seu kit primeiros socorros para o Caminho de Santiago. Nada disto substitui a tranquilidade duma consulta prévia ao seu médico. Sendo conhecedor da sua condição de saúde, ele poderá aconselhá-lo profissionalmente sobre outros cuidados de saúde que precise precaver.
Não se esqueçam de levar também o Cartão Europeu de Saúde. É gratuito para todos os cidadãos da União Europeia e com ele têm acesso a cuidados de saúde e assistência médica na grande maioria dos países europeus. Para os peregrinos vindos do Brasil, aconselhamos ainda fazer um seguro de viagem que garanta acesso aos serviços de saúde de emergência dos territórios que cruzar (Espanha e/ou Portugal).
Bom Caminho!
Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago
-
- Preparação Física para o Caminho de Santiago
- Preparação Mental para o Caminho de Santiago
- Mapas do Caminho de Santiago: download/descarga grátis dos mapas, percursos, rotas e trilhas (tracks) GPS do Caminho de Santiago em formato GPX / KML
- O que levar na Mochila para o Caminho de Santiago
- Albergues de Peregrinos – saiba onde dormir no Caminho de Santiago
- Saiba para que serve e onde comprar a Credencial do Peregrino de Santiago
- Como chegar de forma prática e económica a Saint Jean Pied de Port
- Como cuidar dos pés e evitar bolhas no Caminho
- Questões de Segurança no Caminho de Santiago: saiba como evitar os maiores perigos.
- Quanto custa fazer o Caminho de Santiago: saiba como fazer um orçamento
Inspire-se para o seu Caminho lendo os nossos Guias do Caminho de Santiago
Se procura companhia para percorrer o Caminho de Santiago, se tem dúvidas que gostaria de ver esclarecidas ou se gostaria de partilhar a sua peregrinação a Santiago de Compostela, junte-se ao nosso Grupo do Facebook sobre os Caminhos de Santiago.
E claro não se esqueçam de nos seguir no Facebook, no Twitter e no Instagram
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!