Visitar Zadar | Croácia: roteiro com o que ver e fazer

Visitar-Zadar-Roteiro

Está a pensar numas férias de verão na Croácia sem multidões? Nesse caso propomos-lhe visitar Zadar para umas férias de praia, sol e mar inesquecíveis. Zadar é uma cidade intrigante, com uma cidade antiga histórica de ruínas romanas, igrejas medievais, cafés cosmopolitas e museus de qualidade ocupando uma pequena península.

Visitar Zadar | Croácia: roteiroCom o drama das montanhas a servir de pano de fundo e o cenário à beira-mar, a cidade é realmente um lugar único na Costa da Dalmácia, principalmente ao pôr-do-sol.

Mais tranquila que Dubrovnik ou Split, Zadar é, no entanto, uma cidade viva e vibrante, dinâmica e excitante, fácil de apreciar e fascinante de explorar. Quem não quer conhecer mais uma pérola num roteiro pela Croácia?

Visitar Zadar | Croácia: roteiroFamiliarize-se com a cidade antiga antes de partir à descoberta das belíssimas Ilhas do Adriático e da impressionante orla costeira croata. Apaixone-se por um destino encantador ao visitar Zadar.

Clique para ler o nosso Roteiro da Croácia

Quando visitar Zadar?

A melhor altura do ano para visitar Zadar é no verão (junho a setembro). Zadar goza dum invejável clima mediterrânico, característico da costa da Dalmácia, determinado por verões quentes e secos, e invernos amenos.

praias Croácia feriasA costa da Dalmácia e as ilhas costeiras no Mar Adriático são o destino turístico mais popular da Croácia. A contribuir para isso estão as correntes marítimas e os ventos do Adriático da região que contribuem para que esta costa seja banhada por águas mais limpas e quentes.

Se somarmos a isso o largo número de ilhas, estreitos, baías e praias, percebemos porque é que é uma zona tão atrativa para desportos náuticos e turismo de praia. Bom tempo equivale a maior numero de turistas e preços mais elevados.

Apesar de muito procurada na época balnear, Zadar consegue ser um pouco mais tranquila e, por isso, um bom destino de férias de verão. Inclusivamente, Zadar é o ponto de referência para grande número dos melhores concertos e festivais de música da Croácia.

A época alta para visitar Zadar começa em maio e vai até setembro. Por isso, abril e outubro são os meses para onde tem que olhar para gastar menos dinheiro ao visitar Zadar, abdicando das praias, obviamente.

Onde ficar em Zadar – Sugestões de alojamento

O nosso alojamento de eleição em Zadar é o Boutique Hostel Forum. Não se deixe enganar pelo nome porque de hostel tem muito pouco. Ficamos num quarto com casa de banho privada e vistas para o mar e simplesmente adoramos. A localização é excelente, mesmo ao lado do centro, e oferece um bom pequeno-almoço incluído no preço. Dificilmente vai encontrar um alojamento com melhor relação qualidade-preço. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Boutique Hostel Forum.

Se pretender um alojamento mais luxuoso recomendamos o Bastion Heritage Hotel – Relais & Châteaux, também ele localizado no centro histórico. Apesar de ser um quatro estrelas, tem amenities de fazer corar alguns 5 estrelas, dos quais destacamos o Spa e o prestigiado restaurante Kaštel, um dos mais badalados da cidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Zadar

Roteiro para visitar Zadar: o que ver e fazer em

Zadar é a mais antiga cidade croata continuamente habitada. Aqui mundo novo e mundo antigo encaram-se numa fusão aliciante. Deambular pelas ruas de Zadar é como levantar o véu do tempo, camada a camada até ao século IX a.C., quando tudo começou.

Visitar Zadar | Croácia: roteiroZadar foi conquistada pelos romanos, governada por venezianos, e repetidamente atacada por otomanos. O domínio veneziano muda de mãos no século XVIII para o império Austro-Húngaro. Retomada pela Itália, tornou-se estratégica para os alemães. Na Segunda Guerra Mundial a cidade antiga de Zadar ficou muito destruída pelos bombardeamentos das forças aliadas, mas tudo foi reconstruído após a guerra.

A cidade antiga de Zadar, cujas ruas pavimentadas em pedra branca foram polidas pelo uso de séculos, está delimitada por dois cais: o Riva é uma deliciosa promenade à beira-mar, enquanto o Porto Velho é um movimentado cais com barcos de passageiros a rumo das praias nas ilhas.

Mulhas da Cidade Velha – Roteiro Zadar

A sua chegada será marcada pelas vistas das Muralhas de Zadar, o sistema defensivo medieval de fortes e bastiões listado como Património da Humanidade UNESCO. Tidas como a maior fortaleza urbana em toda a República de Veneza, as Muralhas de Zadar permitiram manter mais independência do que a maioria das cidades vizinhas e fizeram com que nunca fosse capturada pelos turcos.

Portão da Terra – Visitar Zadar

Comece a sua visita a Zadar entrando por um dos portões venezianos das muralhas. O mais provável é começar pelo Portão Novo, principal acesso ao interior das muralhas do centro histórico, seguido pelo Portão de São Rok, mais humilde ainda. Mais impressionantes e decorados, o Portão do Mar e o Portão da Terra identificam-se por serem ornados com o leão alado veneziano em estilo renascentista. O Portão da Terra é claramente o mais elaborado da cidade, propositadamente feito para impressionar quem chegava pelo mar. Também, o que tem o cenário mais bonito, para a pequena marina de Foša voltada ao mar. E é para lá que o vamos encaminhar.

Museu do Vidro Antigo – Roteiro de Zadar

Se estiver dentro dos seus interesses, não perca o Museu do Vidro Antigo, localizado no imponente Palácio Cosmacendi do século XIX, com peças de vidro que incrivelmente resistiram desde os tempos romanos. Ou divirta-se no Museu das Ilusões, com um vortex, hologramas, uma sala de espelhos e muitas exposições interativas.

Igreja barroca de São Simeão – Roteiro Zadar

Passamos pela igreja barroca de São Simeão, guardiã dum tesouro inestimável: o sarcófago de São Simeão, uma obra-prima da ourivesaria medieval.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Praça dos Cinco Poços – Roteiro para visitar Zadar

Chegamos à Praça dos Cinco Poços (Trg Pet Bunara). Desde 1574, em que um anterior fosso foi convertido nesta praça, que estes cinco poços forneceram água à população até 1838. É aqui que se encontra o Portão da Terra e a Torre do Capitão.

Logo ao lado, num bastião do complexo de fortalezas e muralhas que cingiam a cidade de Zadar, encontra-se o Parque Rainha Jelena Madijevka com vistas das muralhas, ideal para passeios demorados pelos caminhos repletos de sombra.

Torre do Relógio – Roteiro para visitar Zadar

Segue-se a Praça do Povo, Narodni trg. Movimentada a todas as horas do dia, esta praça foi o centro da vida pública durante séculos. E ainda é, com as suas convidativas esplanadas. Dominada pelo edifício renascentista da Guarda da Cidade e pela Torre do Relógio dos finais do século XVIII.

Ruínas do Forum Romano

Tome a Široka ul., ou Kalelarga como os italianos a chamaram. É a rua principal e a mais famosa de Zadar, e provavelmente a mais antiga, ligando a Narodni trg. ao Forum Romano.

Quando chegar ao coração da cidade velha, esteja à vontade para deixar cair o queixo de espanto. Este é o ponto mais alto de qualquer visita a Zadar! Não vai ter mãos a medir com todos as atrações turísticas que se concentram aqui.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Igreja de São Donato – Roteiro para visitar Zadar

Desde os tempos romanos que esta praça é o coração da cidade. As ruínas do Fórum Romano atestam esse facto. Sobressai a forma circular da Igreja de São Donato, símbolo da cidade de Zadar e o edifício monumental mais famoso da Croácia desde o início da Idade Média (século IX)

Catedral de Santa Anastácia – Roteiro para visitar Zadar

A Catedral de Santa Anastácia, a santa padroeira de Zadar, é a maior catedral da Dalmácia. Com origem numa basílica cristã primitiva com vestígios que remontam ao século V, construída no século XII em estilo românico, passou por consecutivas adições e reconstruções ao longo dos séculos. Não deixe de visitar o interior, duma riqueza singular. Suba à torre da catedral para apreciar as vistas maravilhosas sobre a cidade e o mar.

A Igreja de Santa Maria data do século XI e, para além das três naves, destaca-se a bela Torre Sineira românica em estilo Lombardo. Faz parte do Convento de Santa Maria que terá sido fundado por uma nobre rica de Zadar. O convento beneditino acolhe atualmente o Museu de Arte Sacra com uma impressionante coleção de relicários, paramentos e pinturas de mestres venezianos.

Igreja de Santa Maria – roteiro para visitar Zadar

Ao lado outro museu digno de destaque é o Museu Arqueológico de Zadar, o segundo mais antigo de toda a Croácia. A coleção engloba artefactos que vão desde o Paleolítico ao século XI.

Com o seu dia deste roteiro em Zadar a chegar ao fim, delicie-se com a gastronomia local onde o marisco é o rei do cardápio, preparado com inspiração mediterrânica.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Orgão do Mar – Roteiro para visitar Zadar

Para acabar o dia, nada como apreciar um verdadeiro espetáculo onde natureza, a arte e o engenho humano se aliaram. Se há algo pelo qual Zadar é merecidamente famosa, é pelo pôr-do-sol. Aliás, Zadar tem mais duma dezena de spots para apreciar um pôr-do-sol daqueles que ficam para sempre gravados na retina. Mas mesmo na ponta noroeste da península há um espetáculo de som e luz que só visto e ouvido para crer.

O Orgão do Mar e a Saudação ao Sol são duas instalações artísticas recentes de Nikola Basic que ganharam renome mundial num ápice e colocaram Zadar no mapa dos destinos mais cobiçados. e tornaram Zadar num dos destinos de viagem mais cobiçados. Deixe-se envolver pelo sol ao entardecer, sente-se num dos níveis do Orgão do Mar, escute a banda sonora criada pelas onda do mar a bater nos tubos e relaxe num momento memorável. Depois, vá para a “pista de dança” gigante alimentada a energia solar. A Saudação ao Sol é um disco de 22 metros que absorve os raios solares durante o dia, para deslumbrar as pessoas com padrões coloridos de luz quando a noite cai.

Experimente Zadar à noite. Aliás, não dispense Zadar à noite. Dê um passeio ao longo da marina, onde a vida noturna é agitada. É fácil saltar dum cocktail de aperitivo, para um jantar de delicioso marisco, o rei do cardápio preparado com inspiração mediterrânica, para um digestivo num bar e fechar com um pezinho de dança numa discoteca. Ou simplesmente relaxe e observe o ambiente amigável e vibrante de Zadar num dos cafés locais. Tudo dentro da cidade antiga.

Lagos de Plitvice | Cróacia
Lagos de Plitvice – excelente passeio de um dia a partir de Zadar

Zadar é não só uma cidade histórica das mais interessantes da Europa, mas também próxima de parques nacionais da Croácia que o vão sublimar com as suas maravilhas naturais. Falamos dos famosíssimos Lagos de Plitvice e das Cascatas de Krka, estas com direito a banhos.

Cascatas de Krka

Além disso, pode fazer excursões de barco ao Parque Nacional das Ilhas Kornati. E como se não bastasse, ainda tem a possibilidade de visitar ilhas paradísicas bem próximas: a ilha de Pag ou Dugi Otok, e o arquipélago de ilhas mais “aconchegantes”, como Ugljan, Pasman, Molat e Premuda.

  Tours de um dia a partir de Zadar

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Zadar. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Zadar: Mapa dos Principais Pontos de Interesse Turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Zadar com os principais pontos de interesse e atrações turísticas.

Outros artigos da Croácia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.