Visitar Zadar | Croácia: Roteiro com o que ver e fazer

Visitar-Zadar-Roteiro

Está a pensar numas férias de verão na Croácia sem multidões? Nesse caso propomos-lhe visitar Zadar para umas férias de praia, sol e mar inesquecíveis. Zadar é uma cidade intrigante, com uma cidade antiga histórica de ruínas romanas, igrejas medievais, cafés cosmopolitas e museus de qualidade ocupando uma pequena península.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro

Com o drama das montanhas a servir de pano de fundo e o cenário à beira-mar, a cidade é realmente um lugar único na Costa da Dalmácia, principalmente ao pôr-do-sol.

Mais tranquila que Dubrovnik ou Split, Zadar é, no entanto, uma cidade viva e vibrante, dinâmica e excitante, fácil de apreciar e fascinante de explorar. Quem não quer conhecer mais uma pérola num roteiro pela Croácia?

Visitar Zadar | Croácia: roteiroFamiliarize-se com a cidade antiga antes de partir à descoberta das belíssimas Ilhas do Adriático e da impressionante orla costeira croata. Apaixone-se por um destino encantador ao visitar Zadar.

Clique para ler o nosso Roteiro da Croácia

Quando visitar Zadar?

A melhor altura do ano para visitar Zadar é no verão (junho a setembro). Zadar goza dum invejável clima mediterrânico, característico da costa da Dalmácia, determinado por verões quentes e secos, e invernos amenos.

praias Croácia feriasA costa da Dalmácia e as ilhas costeiras no Mar Adriático são o destino turístico mais popular da Croácia. A contribuir para isso estão as correntes marítimas e os ventos do Adriático da região que contribuem para que esta costa seja banhada por águas mais limpas e quentes.

Se somarmos a isso o largo número de ilhas, estreitos, baías e praias, percebemos porque é que é uma zona tão atrativa para desportos náuticos e turismo de praia. Bom tempo equivale a maior numero de turistas e preços mais elevados.

Apesar de muito procurada na época balnear, Zadar consegue ser um pouco mais tranquila e, por isso, um bom destino de férias de verão. Inclusivamente, Zadar é o ponto de referência para grande número dos melhores concertos e festivais de música da Croácia.

A época alta para visitar Zadar começa em maio e vai até setembro. Por isso, abril e outubro são os meses para onde tem que olhar para gastar menos dinheiro ao visitar Zadar, abdicando das praias, obviamente.

Onde ficar em Zadar – Sugestões de alojamento

O nosso alojamento de eleição em Zadar é o Boutique Hostel Forum. Não se deixe enganar pelo nome porque de hostel tem muito pouco. Ficamos num quarto com casa de banho privada e vistas para o mar e simplesmente adoramos. A localização é excelente, mesmo ao lado do centro, e oferece um bom pequeno-almoço incluído no preço. Dificilmente vai encontrar um alojamento com melhor relação qualidade-preço. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Boutique Hostel Forum.

Se pretender um alojamento mais luxuoso recomendamos o Bastion Heritage Hotel – Relais & Châteaux, também ele localizado no centro histórico. Apesar de ser um quatro estrelas, tem amenities de fazer corar alguns 5 estrelas, dos quais destacamos o Spa e o prestigiado restaurante Kaštel, um dos mais badalados da cidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Zadar

Roteiro para visitar Zadar: o que ver e fazer 

Zadar é a mais antiga cidade croata continuamente habitada. Aqui mundo novo e mundo antigo encaram-se numa fusão aliciante. Deambular pelas ruas de Zadar é como levantar o véu do tempo, camada a camada até ao século IX a.C., quando tudo começou.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro

Zadar foi conquistada pelos romanos, governada por venezianos, e repetidamente atacada por otomanos. O domínio veneziano muda de mãos no século XVIII para o império Austro-Húngaro. Retomada pela Itália, tornou-se estratégica para os alemães. Na Segunda Guerra Mundial a cidade antiga de Zadar ficou muito destruída pelos bombardeamentos das forças aliadas, mas tudo foi reconstruído após a guerra.

A cidade antiga de Zadar, cujas ruas pavimentadas em pedra branca foram polidas pelo uso de séculos, está delimitada por dois cais: o Riva é uma deliciosa promenade à beira-mar, enquanto o Porto Velho é um movimentado cais com barcos de passageiros a rumo das praias nas ilhas.

Mulhas da Cidade Velha – Roteiro Zadar

A sua chegada será marcada pelas vistas das Muralhas de Zadar, o sistema defensivo medieval de fortes e bastiões listado como Património da Humanidade UNESCO. Tidas como a maior fortaleza urbana em toda a República de Veneza, as Muralhas de Zadar permitiram manter mais independência do que a maioria das cidades vizinhas e fizeram com que nunca fosse capturada pelos turcos.

Portão da Terra – Visitar Zadar

Comece a sua visita a Zadar entrando por um dos portões venezianos das muralhas. O mais provável é começar pelo Portão Novo, principal acesso ao interior das muralhas do centro histórico, seguido pelo Portão de São Rok, mais humilde ainda. Mais impressionantes e decorados, o Portão do Mar e o Portão da Terra identificam-se por serem ornados com o leão alado veneziano em estilo renascentista. O Portão da Terra é claramente o mais elaborado da cidade, propositadamente feito para impressionar quem chegava pelo mar. Também, o que tem o cenário mais bonito, para a pequena marina de Foša voltada ao mar. E é para lá que o vamos encaminhar.

Museu do Vidro Antigo – Roteiro de Zadar

Se estiver dentro dos seus interesses, não perca o Museu do Vidro Antigo, localizado no imponente Palácio Cosmacendi do século XIX, com peças de vidro que incrivelmente resistiram desde os tempos romanos. Ou divirta-se no Museu das Ilusões, com um vortex, hologramas, uma sala de espelhos e muitas exposições interativas.

Igreja barroca de São Simeão – Roteiro Zadar

Passamos pela igreja barroca de São Simeão, guardiã dum tesouro inestimável: o sarcófago de São Simeão, uma obra-prima da ourivesaria medieval.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Praça dos Cinco Poços – Roteiro para visitar Zadar

Chegamos à Praça dos Cinco Poços (Trg Pet Bunara). Desde 1574, em que um anterior fosso foi convertido nesta praça, que estes cinco poços forneceram água à população até 1838. É aqui que se encontra o Portão da Terra e a Torre do Capitão.

Logo ao lado, num bastião do complexo de fortalezas e muralhas que cingiam a cidade de Zadar, encontra-se o Parque Rainha Jelena Madijevka com vistas das muralhas, ideal para passeios demorados pelos caminhos repletos de sombra.

Torre do Relógio – Roteiro para visitar Zadar

Segue-se a Praça do Povo, Narodni trg. Movimentada a todas as horas do dia, esta praça foi o centro da vida pública durante séculos. E ainda é, com as suas convidativas esplanadas. Dominada pelo edifício renascentista da Guarda da Cidade e pela Torre do Relógio dos finais do século XVIII.

Visitar Zadar | Croácia: Roteiro com o que ver e fazer
Ruínas do Forum Romano

Tome a Široka ul., ou Kalelarga como os italianos a chamaram. É a rua principal e a mais famosa de Zadar, e provavelmente a mais antiga, ligando a Narodni trg. ao Forum Romano.

Quando chegar ao coração da cidade velha, esteja à vontade para deixar cair o queixo de espanto. Este é o ponto mais alto de qualquer visita a Zadar! Não vai ter mãos a medir com todos as atrações turísticas que se concentram aqui.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Igreja de São Donato – Roteiro para visitar Zadar

Desde os tempos romanos que esta praça é o coração da cidade. As ruínas do Fórum Romano atestam esse facto. Sobressai a forma circular da Igreja de São Donato, símbolo da cidade de Zadar e o edifício monumental mais famoso da Croácia desde o início da Idade Média (século IX)

Catedral de Santa Anastácia – Roteiro para visitar Zadar

A Catedral de Santa Anastácia, a santa padroeira de Zadar, é a maior catedral da Dalmácia. Com origem numa basílica cristã primitiva com vestígios que remontam ao século V, construída no século XII em estilo românico, passou por consecutivas adições e reconstruções ao longo dos séculos. Não deixe de visitar o interior, duma riqueza singular. Suba à torre da catedral para apreciar as vistas maravilhosas sobre a cidade e o mar.

Visitar Zadar | Croácia: Roteiro com o que ver e fazerA Igreja de Santa Maria data do século XI e, para além das três naves, destaca-se a bela Torre Sineira românica em estilo Lombardo. Faz parte do Convento de Santa Maria que terá sido fundado por uma nobre rica de Zadar. O convento beneditino acolhe atualmente o Museu de Arte Sacra com uma impressionante coleção de relicários, paramentos e pinturas de mestres venezianos.

Igreja de Santa Maria – roteiro para visitar Zadar

Ao lado outro museu digno de destaque é o Museu Arqueológico de Zadar, o segundo mais antigo de toda a Croácia. A coleção engloba artefactos que vão desde o Paleolítico ao século XI.

Com o seu dia deste roteiro em Zadar a chegar ao fim, delicie-se com a gastronomia local onde o marisco é o rei do cardápio, preparado com inspiração mediterrânica.

Visitar Zadar | Croácia: roteiro
Orgão do Mar – Roteiro para visitar Zadar

Para acabar o dia, nada como apreciar um verdadeiro espetáculo onde natureza, a arte e o engenho humano se aliaram. Se há algo pelo qual Zadar é merecidamente famosa, é pelo pôr-do-sol. Aliás, Zadar tem mais duma dezena de spots para apreciar um pôr-do-sol daqueles que ficam para sempre gravados na retina. Mas mesmo na ponta noroeste da península há um espetáculo de som e luz que só visto e ouvido para crer.

O Orgão do Mar e a Saudação ao Sol são duas instalações artísticas recentes de Nikola Basic que ganharam renome mundial num ápice e colocaram Zadar no mapa dos destinos mais cobiçados. e tornaram Zadar num dos destinos de viagem mais cobiçados. Deixe-se envolver pelo sol ao entardecer, sente-se num dos níveis do Orgão do Mar, escute a banda sonora criada pelas onda do mar a bater nos tubos e relaxe num momento memorável. Depois, vá para a “pista de dança” gigante alimentada a energia solar. A Saudação ao Sol é um disco de 22 metros que absorve os raios solares durante o dia, para deslumbrar as pessoas com padrões coloridos de luz quando a noite cai.

Visitar Zadar | Croácia: Roteiro com o que ver e fazerExperimente Zadar à noite. Aliás, não dispense Zadar à noite. Dê um passeio ao longo da marina, onde a vida noturna é agitada. É fácil saltar dum cocktail de aperitivo, para um jantar de delicioso marisco, o rei do cardápio preparado com inspiração mediterrânica, para um digestivo num bar e fechar com um pezinho de dança numa discoteca. Ou simplesmente relaxe e observe o ambiente amigável e vibrante de Zadar num dos cafés locais. Tudo dentro da cidade antiga.

Lagos de Plitvice | Cróacia
Lagos de Plitvice – excelente passeio de um dia a partir de Zadar

Zadar é não só uma cidade histórica das mais interessantes da Europa, mas também próxima de parques nacionais da Croácia que o vão sublimar com as suas maravilhas naturais. Falamos dos famosíssimos Lagos de Plitvice e das Cascatas de Krka, estas com direito a banhos.

Cascatas de Krka

Além disso, pode fazer excursões de barco ao Parque Nacional das Ilhas Kornati. E como se não bastasse, ainda tem a possibilidade de visitar ilhas paradísicas bem próximas: a ilha de Pag ou Dugi Otok, e o arquipélago de ilhas mais “aconchegantes”, como Ugljan, Pasman, Molat e Premuda.

  Tours de um dia a partir de Zadar

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Zadar. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Zadar: Mapa dos Principais Pontos de Interesse Turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Zadar com os principais pontos de interesse e atrações turísticas.

Outros artigos da Croácia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Alessandra Genovese Alessandra Genovese

    Olá,

    Adoro os vossos roteiros, sempre que viajamos, passamos para ver as vossas recomendações!

    Uma pergunta: Nós vamos ficar somente 2 dias em ZADAR e gostava de conhecer um dos 2 parques mas estou na dúvida se devemos ir no PLITVICE ou no KRKA. O que recomendam?

    Obrigada
    Alessandra

    • Olá Alessandra,
      Tendo que escolher apenas um sugerimos que aposte no Parque dos Lagos de Plitvice.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.