Visitar Dubrovnik está na lista de todos os fãs da aclamada série de Guerra dos Tronos. E devia estar também na sua lista de lugares imperdíveis a visitar porque Dubrovnik é, pura e simplesmente, uma das cidades mais bonitas da Europa.
Localizada no extremo sul da Croácia, Dubrovnik é uma cidade costeira e um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Razões para visitar Dubrovnik?
- 2 Quando visitar Dubrovnik?
- 3 Como chegar a Dubrovnik?
- 4 Onde ficar em Dubrovnik – sugestões de alojamentos
- 5 O Melhor de Dubrovnik num roteiro de 2 dias
- 6 Roteiro para visitar Dubrovnik: 1º Dia
- 6.1 Pile Gate
- 6.2 Placa/Stradun
- 6.3 Igreja e Mosteiro Franciscanos
- 6.4 Grande Fonte de Onófrio
- 6.5 Muralhas de Dubrovnik
- 6.6 Torre Minceta
- 6.7 Fortaleza Lovrijenac
- 6.8 Pausa para almoço
- 6.9 Praça Luža
- 6.10 Palácio do Reitor
- 6.11 Mosteiro Dominicano
- 6.12 Ploce Gate
- 6.13 Porto de Dubrovnik
- 6.14 Catedral
- 6.15 Praça Gundulic
- 6.16 Igreja de Santo Inácio
- 6.17 Escadas Jesuítas
- 7 Dubrovnik à noite?
- 8 Roteiro para visitar Dubrovnik: 2º Dia
- 9 O que visitar se tiver mais dias em Dubrovnik
- 10 Mapa dos Principais Pontos de Interesse a visitar em Dubrovnik
- 11 Outros artigos da Croácia
Razões para visitar Dubrovnik?
Uma cidade medieval rodeada de imponentes e muito bem preservadas muralhas de tom dourado com o verde-mar do Adriático a beijar-lhe os pés. Dias de sol avivam esta cidade de pedra calcária embelezada pelas arquiteturas medieval, gótica, renascentista e barroca. O inegável peso da história e da cultura é visível na monumental Cidade Velha. O ambiente descontraído de entrega aos prazeres da vida transmitido pelas inúmeras esplanadas.
Estes foram os ingredientes que levaram a ser escolhida como o cenário perfeito para a criação de King’s Landing, a capital dos Sete Reinos na série Guerra dos Tronos.
“Se querem ver o paraíso na terra, venham a Dubrovnik,” afirmou o escritor irlandês George Bernard Shaw que se apaixonou pela cidade e a chamou de “pérola do Adriático”. Menos conhecido é o cognome de “Atenas eslava” ganho numa altura em que a barbárie reinava na região e Dubrovnik era o oásis das humanidades e das artes. O escritor croata Jure Kastelan somou-lhe outro dos seus famosos epítetos, “cidade única de pedra e luz”.
Dubrovnik sempre foi uma das cidades costeiras mais importantes do Mediterrâneo. Foi cidade-estado na Idade Média e a sua fama e influência rivalizava com a de Veneza na época áurea dos séculos XVI e XVII. Muita da fortuna vinha do próspero comércio marítimo.
Quem viesse do mar tinha que respeitar os dois quilómetros de sólidas muralhas seiscentistas que rodeavam uma cidade evoluída, limpa e de beleza ímpar. Apesar de cobiçada, as Muralhas de Dubrovnik nunca foram transpostas por inimigos, até investidas otomanas foram goradas.
Em 1667 sofreu um terramoto que destruiu praticamente toda a Cidade Velha e dizimou grande parte da população. Nova tragédia atinge a cidade em 1991 com o cerco e bombardeamento por forças militares da Sérvia e Montenegro na sequência da guerra dos Balcãs.
No entanto, Dubrovnik sempre renasceu das cinzas, qual fénix das cidades históricas. Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Clique para ler o nosso Roteiro da Croácia
Quando visitar Dubrovnik?
Nas “shoulder seasons” da primavera (abril e maio) e outono (setembro e outubro) este problema diminui, mas esteja muito atento às condições do clima.
De outubro a fevereiro conte com chuva. Os meses mais frios vão de dezembro a fevereiro, com temperaturas médias entre os 15ºC (max.) e 7ºC (min).
Se o frio não for entrave, Dubrovnik fica bem mais barato de janeiro a março, com menos turistas, preços mais baixos mas dias curtos.
Como chegar a Dubrovnik?
Há voos diários Lisboa – Dubrovnik e Porto – Dubrovnik com destino final no Aeroporto de Dubrovnik. Do aeroporto parte um shuttle-bus frequente com ligação ao Pile Gate. Em alternativa, apanhe um táxi ou compre um transfer com antecedência.
Dubrovnik tem ligações terrestres via autocarro / ônibus com as maiores cidades em redor. Ligações com Mostar (Bósnia) ou Kotor (Montenegro) são possíveis diariamente. As cidades croatas de Zagreb, Rijeka e Split têm ligações de autocarro.
De carro, próprio ou alugado, terá sempre que cruzar uma fronteira, com Montenegro ou a Bósnia-Herzegovina, já que Dubrovnik está separada da Croácia, país a que pertence.
Onde ficar em Dubrovnik – sugestões de alojamentos
A melhor zona para reservar alojamento quando visitar Dubrovnik é na Cidade Velha dentro das muralhas. Para além de estar dentro da ação, terá o melhor acesso a todos os pontos de interesse turístico a não perder em Dubrovnik. Some a essas vantagens o privilégio de sentir, nem que seja por umas noites, a verdadeira atmosfera da cidade “morando” numa das casas históricas. Obviamente que os preços são mais elevados, e na época alta podem atingir centenas de euros por noite. Portanto, reserve alojamento em Dubrovnik com antecedência.
Se preferir a tranquilidade dum hotel em Lapad, olhe para as ofertas do Hotel Komodor. Quartos com vista mar, piscina exterior, a curta distância da praia e com bom pequeno almoço incluído.
Entre os alojamentos com excelente rácio custo-benefício na Old Town, as nossas sugestões são:
- o bem munido, limpo e espaçoso Apartment Blaise-Old Town, um dos campeões de vendas e que costuma fazer promoções muito agressivas.
- os Rooms Klarisa Palace que têm uma das melhores localizações na Old Town, uma área de terraço e quartos muito confortáveis.
- o bed & breakfast Scalini Palace que tem quartos-studio privados com kitchenette, limpos e espaçosos.
Se procura uma alternativa mais económica, sugerimos o Hostel 365 For U, fora das muralhas com a mais valia de disponibilizar estacionamento no local por 10 €/noite, e o Hostel Angelina Old Town mesmo ao lado da Torre Micela.
Para uma estadia onde será tratado como uma celebridade, espreite o The Pucic Palace, um hotel de 5 estrelas com serviços de topo, todo o luxo e conforto… Não será difícil sentir-se como um nobre da Velha Dubrovnik.
O Melhor de Dubrovnik num roteiro de 2 dias
Prepare-se para visitar Dubrovnik e cair de amores pela cidade. Ninguém escapa aos encantos do charme da Cidade Velha, um bairro onde as pessoas ainda vivem. Para que não perca pitada dos melhores pontos de interesse de Dubrovnik, elaboramos uma sugestão de roteiro de 2 dias que pode adaptar aos seus gostos e interesses.
Prepare-se para uma viagem pela história neste seu roteiro de Dubrovnik.
Algo que consideramos muito importante numa viagem a Dubrovnik é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.
Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.
Roteiro para visitar Dubrovnik: 1º Dia
Neste primeiro dia do roteiro para visitar Dubrovnik, vamos levá-lo a explorar a Cidade Velha, o monumental centro histórico, as célebres muralhas e as emblemáticas igrejas.
Pile Gate
Placa/Stradun
Deparamo-nos com um largo, ponto de início da avenida pedonal Stradun ou Placa e o segundo ponto de paragem deste roteiro de Dubrovnik. A monumentalidade não perde tempo a atingir o visitante. A igreja St. Saviour Church (Crkva sv. Spasa) resistiu ao terramoto de 1667 permitindo-nos atualmente de ver um exemplar da arquitetura renascentista original.
Igreja e Mosteiro Franciscanos
Ao lado desta modesta igreja, ergue-se o conjunto colossal da Igreja e Mosteiro Franciscanos, do qual se destacam a torre sineira, o claustro baixo romanesco e o claustro alto renascentista, o sobrevivente pórtico gótico e o altar barroco. Engloba ainda uma biblioteca e a farmácia Stara Ljekarna em funcionamento desde 1317, a terceira mais antiga do mundo.
Grande Fonte de Onófrio
A Grande Fonte de Onófrio, à direita, vai chamar a atenção. Dezasseis mascarões jorram água de suas bocas para um tanque cujas escadas estão sempre cheias de visitantes sentados em busca da frescura desta água. E porque é um bom spot para descansar e apreciar os monumentos.
Muralhas de Dubrovnik
Visitar Dubrovnik e não visitar o símbolo e maior atração da cidades, as suas muralhas, criminoso. O ponto alto de qualquer roteiro de Dubrovnik são estes dois quilómetros de firmeza invencível, onde não só vai andar nas alturas, mas acima de tudo terá das melhores vistas da cidade.
A melhor (e mais concorrida) entrada das Muralhas de Dubrovnik são no Pile Gate. Reserve entre uma a duas horas para apreciar devidamente e tirar fotos. Muitas, não temos dúvidas. Ao subir as escadas, vá em direção ao mar.
Aprecie sem pressas as magníficas vistas sobre o casario antigo e seus telhados vermelhos, as ruas medievais e os monumentos mais emblemáticos.
Dentre os muitos detalhes das muralhas destacam-se o Forte Bokar, donde se vê a desacoplada Fortaleza de São Lourenço, os bastiões na muralha do mar, o complexo da Fortaleza de São João construída para proteção do porto, o Forte Revelin sobre a Porta Ploce e a Torre Minceta. Espreite a esplanada do Bard Mala Buža, um bar “hole-in-the-wall” (literalmente!) empoleirado na ravina exterior às muralhas. Excelente spot para aquele cocktail ao pôr do sol e mergulhos do penhasco para um shot de adrenalina.
- Leve chapéu e muita água. O sol pode ser inclemente e as sombras são escassas.
- Visite as Muralhas de Dubrovnik de manhã bem cedo. Assim foge às hordas de turistas dos cruzeiros que atracam no movimentado porto de Dubrovnik.
- Na época alta pondere adquirir com antecedência o bilhete Skip-the-Line das Muralhas de Dubrovnik.
- Existem mais duas entradas nas muralhas. Se desejar pode sair em qualquer uma delas, mas, ao contrário do que dizem alguns artigos, a posse do bilhete já não dá direito a reentrada.
Torre Minceta
A Torre Minceta a norte das muralhas, é o símbolo máximo da invicta cidade de Dubrovnik. A maciça base coroada com uma torre gótica tem a melhor vista sobre a cidade já que é o ponto mais alto. E um roteiro de Dubrovnik nunca ficará completo se não vir esta magnífica vista do topo da Torre Minceta. E sobre um “terraço” engraçado detentor do título O Campo de Basket Com as Melhores Vistas de Dubrovnik.
Fortaleza Lovrijenac
Coroando um penhasco a Fortaleza Lovrijenac, ou Fortaleza de São Lourenço, está a 37 metros acima do mar. É carinhosamente chamada de “Gibraltar de Dubrovnik˝ e uma das mais impressionantes fortificações da cidade. Fãs de Guerra dos Tronos conhecem-na por Red Keep. Projetada para impedir ataques via terra e mar, a Fortaleza de São Lourenço protege ainda o pequeno e mais antigo porto de Dubrovnik, o Kolorina. Um lugar imperdível quando visitar Dubrovnik.
Pausa para almoço
Vamos dar um giro pela Stradun, também designada de Placa. Ou melhor, vamos dar um “djir” como os locais fazem há séculos. A larga avenida pedonal é o eixo da vida em Dubrovnik onde se vai para ver e ser visto e tem um brilho especial, talvez fruto das pedras polidas do uso. Dependendo dos seus interesses, aprecie a arquitetura barroca ou selecione o restaurante onde comer, já está na hora de acalentar o estômago. Vá escolhendo também as lojas onde fazer as suas compras.
Praça Luža
No final da Stradun, encontramos mais pontos de interesse a não perder em Dubrovnik na Praça Luža. A Torre do Relógio é “habitada e operada” pelos irmãos Baro e Maro, umas figuras de cobre que o tempo esverdeou e por isso receberam o nome de família Zelenci, homens verdes. A Coluna de Rolando (o irmão gémeo está em Bremen, na Alemanha), bem no centro da praça, foi erguida em homenagem à figura que ajudou Dubrovnik a manter-se um estado-livre na Idade Média, daí envergar a bandeira de Dubrovnik: Libertas.
Logo atrás ergue-se a igreja mais acarinhada pelos habitantes da cidade, a Igreja de São Brás. Á direita, o Palácio Sponza atrai pela beleza dum edifício senhorial que incorpora o gótico e o renascentista. Menos vistosa, mas igualmente histórica, a Fonte Pequena de Onófrio oferece mais uma oportunidade de se refrescar.
Palácio do Reitor
Entre os lugares a visitar em Dubrovnik, o Palácio do Reitor é prioritário. O edifício gótico-renascentista já albergou tribunal, espaço de reuniões do Grande Conselho, notariado e prisão. O elegante monumento data do século XIV e é hoje é um interessante museu com os brasões e mobiliário de época.
Mosteiro Dominicano
Retomando a Stradun e seguindo para nordeste, chega ao Mosteiro Dominicano com um riquíssimo acervo de arte sacra e artefactos históricos da própria cidade de Dubrovnik. Colado às muralhas, a sua arquitetura foi determinada por esse fator, dando-lhe um aspeto de mosteiro-fortaleza. Atente às escadas em semicírculo e o esbelto pórtico do lado sul.
Ploce Gate
Siga até à Ploce Gate, a segunda entrada mais emblemática na Cidade Velha, em estilo romanesco baseado na arquitetura da Pile Gate. Há aqui um largo muito agradável para descansar as pernas deste roteiro de Dubrovnik.
Porto de Dubrovnik
Daqui, sugerimos que vá visitar o Porto de Dubrovnik. Três largos portões, o cais de embarque e a Fortaleza de São João compõem o deslumbrante cenário, colorido pelas embarcações de recreio e trabalho. É um porto vivo e sempre em movimento há séculos. Se viajar com miúdos, uma visita ao Aquário de Dubrovnik vai fazer as suas delícias.
Contorne a Fortaleza de São João e descubra o pontão da Porporela com um farol vermelho, um atrativo para casais enamorados e palco do maior festival de beneficência, o Porporela Festival.
Catedral
Seguimos o nosso roteiro até à seiscentista Catedral da Assunção, cuja origem é do século VII, está ligada ao rei Ricardo Coração de Leão e é guardiã do tesouro da cidade em arte sacra e relicários. Em frente fica o Palácio do Governo.
Praça Gundulic
Dirija-se para oeste até à Praça Gundulic. De manhã está preenchida com as bancas do mercado da Gundulićeva poljana, o mais movimentado e variado mercado de Dubrovnik.
Igreja de Santo Inácio
Vai deparar-se com a sumptuosa Igreja de Santo Inácio de Loiola e Colegium, a estrela do barroco em Dubrovnik. No verão, é palco do Dubrovnik Summer Festival, um festival de 45 dias que torna a cidade numa meca de eventos culturais.
Escadas Jesuítas
Lembra-se da célebre “caminhada da vergonha” na Guerra dos Tronos? Na verdade, são as Escadas Jesuítas à esquerda da Igreja de Santo Inácio. Rivalizam em fama com as escadaria da Piazza di Spagna em Roma, mas em menor escala. Hora da selfie cinematográfica, mas terá que ter muita paciência: dificilmente vai estar sozinho.
Agora que acabou de explorar o melhor que a cidade tem, continue o roteiro de Dubrovnik deambulando pelo labirinto de ruelas estreitas, escadinhas inclinadas para sentir a energia da cidade. Vai-lhe dar prazer andar à toa.
Descubra o Trono de Ferro (na verdade, já há vários espalhados pela cidade!) e sinta-se dono dos Sete Reinos, nem que seja pelo escasso tempo duma foto. Nós encontramos por lá o Tyrion e fomos beber uns copos com ele!
Dubrovnik à noite?
Conforme os anos vão passando, Dubrovnik parece ficar “mais jovem”. E isso vê-se sobretudo na nightlife que todos os anos soma mais uma novidade que transforma a vida noturna em Dubrovnik num acontecimento interessante, cheio de vida e brilho.
O lugar onde tudo acontece? Stradun. A noite começa num passeio, rega-se com as primeiras cervejas e cocktails num dos bares da Stradun, evoliu para shots e acaba num dos clubes ou bares dançantes que se espalham pelas ruelas medievais. É só esperar que alguém lhe vai dar a dica! Pode preferir uma noite de roleta num dos casinos dos hotéis. Casais apaixonados, nada temam. Há recantos com o ambiente e as vistas perfeitas para uma noite apaixonante.
Roteiro para visitar Dubrovnik: 2º Dia
Neste segundo dia do seu roteiro de Dubrovnik, propomos que preencha o dia com atividades que complementam a fantástica experiência que é visitar Dubrovnik.
Deambular pelas ruas medievais
Uma peça fulcral da magnitude e glória desta cidade medieval está nas suas ruas sombreadas e silenciosas, nas varandas decoradas com vasos floridos. Aproveite para conhecer estes recantos charmosos, mais sossegados e sem multidões.
Praias
Visitar Dubrovnik não se restringe à Cidade Velha. Consoante os seus gostos, poderá querer brincar com as pedrinhas da praia de Banje, dar uns mergulhos nas águas cálidas do Adriático ou sentir o abraço quente do sol croata numa espreguiçadeira.
Kayaking em Dubrovnik
Um das atividades mais procuradas em Dubrovnik são passeios de kayak pela Baía de Dubrovnik. Saia sorrateiro pelo porto Kolorina, reme incógnito em direção ao mar e veja as muralhas duma perspetiva que só os audazes ousam. Nós fizemos este tour de kayak de 3 horas e gostamos muito. Não só fomos brindados com fantásticas vistas das muralhas de Dubrovnik como anda nos permitiu ver a Ilha de Lokrum de perto e visitar uma praia que só é acessível de barco.
Visitar as ilhas
Aventure-se e explore as magníficas ilhas croatas num tour. As opções são muitas. Para lhe tentar dar uma ajuda na escolha, sugerimos as ilhas de Lokrum e a ilha de Koločep.
A Ilha de Lokrum é aquela bela mancha verde no meio da Baía de Dubrovnik que o acompanhou no horizonte grande parte do tempo que calcorreou as muralhas. Há uma crença que a ilha foi amaldiçoada pelos monges beneditinos que de lá foram expulsos. Poderá querer arriscar e visitar o seu antigo mosteiro ou os jardins esplendorosos. O seu valor está na natureza quase intocada.
Pôr do sol em Dubrovnik
Para a melhor vista panorâmica sobre Dubrovnik, pegue no carro e desfrute de uma viagem cénica até ao Monte Srđ. Como alternativa, pode sempre chamar um táxi, para subir a sinuosa e estreita estrada que dá acesso ao topo do monte. Lá no topo, para além das vistas, tem o Forte Imperial, herança das Guerras Napoleónicas que alberga o Museu de Guerra. Escolha esta atividade para o fim da tarde: o pôr do sol é mágico!
O que visitar se tiver mais dias em Dubrovnik
A partir de Dubrovnik, há possibilidade de visitar lugares imperdíveis dos países vizinhos: Montenegro e Bósnia-Herzegóvina.
Falamos de Mostar (Bosnia-Herzegovina), cuja ponte deve ser das mais fotografadas no mundo.
Some a magnífica cidade de Kotor (Montenegro), uma pérola escondida na ostra que são as espantosas montanhas que rodeiam a sua baía, como se de um fiorde norueguês se tratasse.
Tours de um dia a partir de Dubrovnik
Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Dubrovnik. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:
- Cruzeiro de 1 dia às Ilhas Elafiti (inclui transfer do hotel e almoço)
- Excursão de 1 dia a Mostar e às Cascatas de Kravice
- Excursão de 1 dia a Montenegro (Kotor, Budva e Sveti Stefan)
Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.
Mapa dos Principais Pontos de Interesse a visitar em Dubrovnik
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Dubrovnik
Outros artigos da Croácia
- Roteiro de carro pela Cróacia
- Roteiro para visitar Hvar
- Roteiro de Split
- Roteiro de Zadar
- Roteiro de Zagreb
- Lagos de Plitvice: dicas para visitar
- Melhores Praias da Croácia
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Amigos-Viajantes,
Adorei as dicas do vosso artigo. Estou certo, que no futuro, irei aproveitar as vossas sugestivas dicas quando visitar esta cidade croata e Monstar.
Muito obrigado amigo Rafael. Vais adorar explorar Dubrovnik!
Abraços nossos
Incrível, apenas pesquisei esta cidade no Google porque tinha curiosidade de um dia a ir visitar e vim calhar a este blog/post incrível que tem tudo organizado e explícito! Adorei, de certeza que se for visitar Dubrovnik vou seguir as vossas dicas.. Excelente trabalho, a sério!
Muito obrigado Inês. Ficamos muito felizes por saber que gostaste do nosso trabalho e esperamos que consigas ir a Dubrovnik muito em breve. É uma cidade maravilhosa.
Boas viagens!
Amei Estarei lá em maio2023 e seguirei seu roteiro
Parabéns