Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias

Procura um roteiro com o que visitar e fazer em Miami, a Cidade Mágica do estado americano da Florida? Veio parar ao sítio certo. Neste artigo sugerimos o que ver e fazer em Miami num roteiro de 2, 3, 4 e 5 dias, muito além da Miami cinematográfica das praias paradisíacas, “bombas” descapotáveis desfilando em avenidas de coqueiros, corpos esculturais bronzeados e néones psicadélicos que alimentam o seu imaginário.

Numa frase, visitar Miami traduz-se em Enjoy la buena vida in Miami!

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Miami Beach

Das praias paradisíacas à arquitetura Art Déco, passando pela vida noturna vibrante e pela autêntica cultura latina, encontrará aqui uma variedade infinita de atrações e entretenimento. A cidade abraçou a diversidade, é um caldeirão multicultural e oferece diversão dinâmica, restaurantes trendy e uma efervescente cena artística. Venha apanhar banhos de sol nas areias mundialmente famosas, dançar até de madrugada e deliciar-se com a comida cubana e a arte de rua. A tudo isto, somam-se ainda parques exuberantes, maravilhosa natureza e vida selvagem, aventura sobre terra e mar.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Ocean Drive

O nosso roteiro para visitar Miami com as principais atrações turísticas, como chegar e quando ir, sugestões de hotéis e restaurantes, mapa interativo e as habituais dicas VagaMundos, prova que a Cidade Mágica tem realmente tudo.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Mural em Little Havana

Informações práticas para visitar Miami | Flórida

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias

  • Moeda: USD (clique para ver a taxa de câmbio)
  • Fuso Horário: GMT -5 horas
  • Indicativo dos Estada Unidos: +1
  • Visto Estados Unidos (USA): os cidadãos portugueses não precisam de visto para visitar os Estados Unidos para estadias para fins turísticos até 90 dias. Contudo é imperativo levar um passaporte válido até à data de saída do país e obter o ESTA (Electronic System for Travel Authorization). O pedido do ESTA deve ser feito através do site oficial com pelo menos três dias de antecedência. Tem um custo de 21$ e permanece válido durante dois anos. Os cidadãos brasileiros precisam de visto para visitar os Estados Unidos, sendo que o mesmo deve ser tirado com o máximo de antecedência possível (por vezes a espera pelo visto de turista é superior a um ano).

Como chegar a Miami? Dicas de voos

A segunda maior cidade dos estado americano da Florida é conhecida como a Capital Mundial dos Cruzeiros, logo, uma das formas mais populares de chegar a Miami é de cruzeiro.

Mas se tem estômago fraco para travessias marítimas, de Portugal terá que atravessar o Atlântico num voo com destino ao Aeroporto Internacional de Miami, que fica a 10 km da Downtown e 15 km de Miami Beach.

A TAP tem voos diretos a sair de Lisboa diariamente. Há várias companhias aéreas que operam voos diários diretos das principais cidades europeias, como de Madrid, Londres, Paris ou Zurique. A duração dos voos variam entre 9h e 10h30.

Do Brasil, existem voos diretos diários a partir de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como ir do aeroporto ao centro de Miami?

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasO Aeroporto de Miami fica a cerca de 10 km de distância do centro da cidade (Downtown) e 15 km de Miami Beach. Existem muitas formas de ir do Aeroporto Internacional de Miami para o centro da cidade. Pode escolher entre metro (MetroRail), autocarro/ônibus (Metrobus), táxi, um transfer privado, transportes públicos ou requisitar um Uber.

Se quer ir do aeroporto para o centro de Miami e procura as opções económicas dos transportes públicos, a Linha Laranja do Metrorail (a forma mais prática e rápida), bem como a Rota 7 do Metrobus ligam o aeroporto à Downtown (parada Government Center), a Rota 150 do Metrobus, à Miami Beach. Para ambas as opções, terá de apanhar o MIA Mover, o sistema de comboio automatizado grátis, que, em 4 minutos, liga os terminais do aeroporto ao Miami Intermodal Center (um hub de transportes da cidade e da região). A paragem do MIA Mover no aeroporto está localizada no terceiro piso, entre as garagens Dolphin e Flamingo.

Se o seu voo aterrar em Miami fora dos horários de operação dos transportes públicos, a primeira coisa que tem de decidir é qual o meio de transporte que pretende utilizar: se o sempre conveniente táxi (tarifas fixas dependendo do destino), um confortável transfer privado reservado com antecedência ou requisitando um Uber na hora.

Por outro lado, se quiser total liberdade durante a sua viagem, alugar carro no aeroporto de Miami é o ideal para si.

Como se deslocar em Miami?

Miami é uma metrópole e os seus pontos de interesse turístico estão distantes uns dos outros. Pelo que, para se deslocar em Miami terá de decidir entre usar os transportes públicos, recorrer a táxis, requisitar um Uber ou alugar carro.

Abaixo, e baseados na nossa experiência, partilhamos mais informação e as nossas opiniões sobre cada uma das opções, para @ ajudar a tomar a melhor decisão possível de acordo com os seus interesses e perfil de viajante.

Transportes públicos de Miami

Metrorail

Se o seu objetivo for somente visitar a cidade de Miami, Miami Beach e Key Biscayne, pode optar por usar a rede de transportes públicos ou recorrer a táxis e Uber. Antes da sua viagem, convém estar minimamente familiarizado com o sistema de transportes públicos de Miami (para poupar as pernas e uns euros valentes em táxi e Uber).

Sob gestão do Miami-Dade Transit, para visitar Miami é possível recorrer aos seus sistemas de:

  • Metrorail: um sistema de metro de superfície, rápido e fácil, com duas linhas que unem todas as partes do núcleo urbano de Miami, de norte a sul, das 5:00 da manhã à meia-noite, 7 dias/semana. (clique para mais info no site oficial)
  • Metrobus: o sistema de autocarros públicos Metrobus do condado de Miami-Dade pode levá-l@ a todos os principais centros comerciais, de entretenimento e culturais da Grande Miami e de Miami Beach, Key Biscayne, Homestead, ou mesmo até Fort Lauderdale ou Florida Keys, em quase cem rotas disponíveis. (clique para mais info no site oficial)
  • Metromover: um sistema de transporte gratuito totalmente automatizado que opera das 5:00 da manhã à meia noite 7 dias/semana, exclusivamente nas zonas da Downtown e de Brickell, ligando o Metrorail de Governement Center e várias paragens do Metrobus. O Metromover tem três circuitos: Omni Loop, Inner Loop e Brickell Loop. (clique para mais info no site oficial)
  • Miami Trolleys: são autocarros gratuitos, com ar condicionado “vestidos à moda” dos antigos elétricos que calcorreavam Miami nos anos 20 (do século passado). Geridos individualmente pelos municípios onde operam: Miami Beach, City of Miami, Coral Gables, Doral e Miami Gardens.

Para planear as suas deslocações em Miami e ter todas as informações “on-the-go” sobre rotas, paragens, horários, preços e compra de bilhetes (EASY Ticket e EASY Pass) do Metrorail, Metrobus e Metromover, pode descarregar a app GO Miami-Dade Transit app, disponível para iPhone e Android.

Dica VagaMundos: se está pouco confortável com a logística dos transportes públicos de Miami, desbrave a Cidade Mágica a bordo dum autocarro turístico double-decker panorâmico, com áudio-guia, e explore as atrações imperdíveis de Miami em Downtown, Bayside Marketplace, Miami Beach, Wynwood Art District, Little Havana, entre outros. Pode comprar o bilhete de 1 dia do hop-on hop-off Big Bus Tour através do GetYourGuide.

Alugar carro

Embora os transportes públicos sejam económicos e práticos para explorar o centro urbano de Miami, para visitar os arredores de Miami (como as ilhas Florida Keys ou os pântanos tropicais de Everglades) a melhor opção é alugar carro, sobretudo se gosta de viajar ao seu próprio ritmo e ter liberdade para parar em qualquer lugar.

Se conduzir um descapotável é um dos seus sonhos, nada se compara a Miami para o realizar. Portanto, faz todo o sentido alugar carro na sua viagem a Miami. Até porque a carta de condução portuguesa é válida para conduzir nos Estados Unidos para viagens até 90 dias, ou seja, não tem de gastar dinheiro a tirar a carta de condução internacional. Se for esta a sua opção, recomendamos alugar carro no aeroporto de Miami porque sai mais barato do que alugar carro nas empresas de rent-a-car da zona urbana.

Como o nosso plano de visitar Miami estava inserido numa roadtrip pela Florida, alugamos o nosso carro no aeroporto através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro em Miami

Caso não pretenda alugar carro em Miami, pode sempre recorrer aos tours organizados para visitar os melhores pontos de interesse perto de Miami. No final do artigo, na secção “o que visitar perto de Miami”, vamos dar-lhe algumas sugestões nesse sentido.

Quando visitar Miami?

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Bayfront Park – Roteiro para visitar Miami

Situada no sudeste da península da Florida e banhada pelas águas do Atlântico, Miami é muito popular como destino de férias de praia, graças ao clima semitropical, aos fantásticos areais de fina areia branca e cristalinas águas turquesa. A cidade americana oferece um clima perfeito e dias de sol durante quase todo o ano, mas algumas alturas são melhores do que outras para visitar Miami. Por estranho que lhe pareça, a época alta em Miami é… No inverno!? Passamos a explicar.

À semelhança do que acontece em países de clima tropical, Miami tem uma estação seca com temperaturas amenas e pouca chuva, “dry season”, e uma estação de chuvas – e furacões! -, quente e muito húmida, conhecida como a “hurricane season”. Oficialmente, a hurricane season vai de 1 de junho a 30 de novembro. O pico da temporada de furacões no Atlântico é em setembro, com a maior parte da atividade dos ciclones tropicais a ocorrer entre meados de agosto e meados de outubro.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
South Beach – Roteiro para visitar Miami

Mas, na realidade, é variável. É cada vez mais frequente os meses de maio e de novembro também sofrerem do fenómeno climatológico extremo, estragando as férias de muito boa gente. A temida hurricane season é famosa por perturbar os planos de viagem com cancelamentos de voos, confinamentos aos hotéis, encerramento de praias ou cortes de eletricidade.

Dito isto, ao contrário do que seria de esperar, os meses quentes e chuvosos do verão são a altura do ano menos propícia para visitar Miami: as temperaturas são sufocantes e as trovoadas diárias inundam áreas da cidade tornando impossível “turistar”.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Key Biscayne – Roteiro para visitar Miami

Dezembro e janeiro é época alta em Miami. Chegam a quadra natalícia e o Réveillon e Miami assiste a um grande afluxo de turistas em busca do “sol de inverno”. Os preços dos hotéis são muito mais altos e as multidões, muito mais numerosas. O mesmo acontece no “Spring Break” quando a população estudantil e universitária “foge” para o calor de Miami nas férias escolares da última quinzena de março.

Em termos de temperaturas, a época recomendável para visitar Miami vai de novembro a meados de maio, quando os dias são quentes sem serem tórridos, e as noites frescas e com menor humidade. Na nossa opinião, a melhor altura para visitar Miami serão os meses primaveris de abril e maio, quando as temperaturas começam a aquecer, a possibilidade de chover é baixa, não há multidões e os preços na hotelaria apresentam valores razoáveis – para padrões de Miami.

Com algum planeamento prévio, pode tirar o melhor partido da sua viagem a Miami independentemente da estação do ano: a cena cultural dinâmica, a gastronomia e a vida noturna fazem de Miami um destino apetecível ao longo do ano.

Quantos dias para visitar Miami?

Como sabemos que o tempo de viagem é muitas vezes limitado, desenhamos um roteiro de 2 a 5 dias para visitar Miami que lhe permite fazer as suas escolhas e tirar o melhor partido do muito que a cidade tem para oferecer.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Museum Park – Roteiro para visitar Miami

Recomendamos que aloque no mínimo 2 dias inteiros ao seu roteiro para visitar Miami. Dois dias é o tempo ideal para visitar as principais atrações turísticas de Miami, sentir o pulsar da cidade nos seus bairros distintos, passear pelas boardwalks e parques exuberantes de uma forma mais descontraída, descobrir a cena artística, deliciar-se com a gastronomia cubana e viver a nightlife intensa.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Key West – Roteiro para visitar Miami

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar Miami que desenhamos para si, o ideal é alocar 5 dias inteiros à sua viagem, pelo menos, sem contar com os dias dos voos. A nossa proposta de itinerário para visitar Miami irá levá-l@ a conhecer os locais mais emblemáticos não só da cidade mas da região de Miami. É pegar no carro e visitar algumas das joias da Florida, como o Parque Nacional Everglades ou as ilhas caribenhas da Florida até Key West numa mini-roadtrip inesquecível.

Seguro de Viagem para Miami/EUA

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Crocodilo no Everglades

Algo que consideramos imprescindível numa viagem a Miami é um bom seguro de viagem, pois a assistência médica no país do Tio Sam é um verdadeiro balúrdio. Já precisámos de assistência médica de emergência enquanto estávamos nos Estados Unidos e sabemos que a fatura custa bem mais do que os olhos da cara. Salvou-nos o nosso seguro.

Por isso não vale de todo a pena arriscar até porque é super fácil e barato fazer um seguro de viagem. A nossa escolha de seguradora recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Miami e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Onde ficar em Miami? Sugestões de alojamentos

Escolher bem onde ficar em Miami é determinante para uma melhor experiência de viagem. Miami divide-se essencialmente em duas zonas (cities): Miami propriamente dita na área continental, onde estão os bairros residenciais, culturais e artísticos; e Miami Beach, uma ilha-barreira entre o Atlântico e a Biscayne Bay, onde ficam as praias de sonho. Unidas por pontes, as distâncias e tempos de deslocação entre ambas é algo a ter em consideração na hora de decidir onde ficar em Miami.

Nestas cities, as zonas mais populares são a cosmopolita Downtown e a praieira South Beach: têm uma grande variedade de alojamentos e hotéis de alto nível para todas as necessidades – e contas bancárias.

Os adoradores do sol que querem viver a quintessência deste destino tropical de sonho, a melhor opção é ficar alojado em Miami Beach, com a sua fileira de resorts privados à beira-mar e a famosa Ocean Drive – pense em praia e boardwalk quilométricas, beach clubs, corpos bronzeados e celebridades. South Beach é a nossa zona favorita para ficar alojado em Miami, com extensa e variada oferta de restaurantes, cafés, bares, nightclubs e lojas. Clique para ver as melhores ofertas de alojamento em South Beach.

Já os viajantes que adoram a vibe citadina, ficarão agradavelmente surpreendidos com os hotéis sofisticados no denso núcleo urbano da Downtown, umas das melhores zonas onde ficar em Miami para quem busca o equilíbrio entre boa vida, arte e cultura. É o distrito financeiro de Miami e bairro residencial, mas prospera na cena artística e cultural, com restaurantes interessantes, vida noturna q.b., mercados a céu aberto e parques pitorescos junto à baía. Clique para ver as melhores ofertas de alojamento em Downtown Miami.

O bairro de Brickell, logo a sul da Downtown, com um novo arranha-céus espelhado ao estilo nova-iorquino a surgir a cada dia, onde quase tudo é novinho em folha, torna este bairro numa das melhores zonas onde ficar em Miami para sentir o pulso do futuro vibrante da cidade. Clique para ver as melhores ofertas de alojamento em Brickell.

Não há forma meiga de o dizer: o alojamento em Miami é caro! Apesar do leque bastante alargado de oferta de hotéis em Miami, os que têm a melhor relação qualidade-preço esgotam num ápice.

Se deixar a reserva de alojamento para a última hora, ainda pior, sobretudo se viajar durante a época alta. Recomendamos vivamente que reserve o seu hotel em Miami com bastante antecedência através do Booking.com, pois permite cancelamento sem custos em praticamente todas as reservas.

Abaixo encontra os nossos hotéis favoritos de Miami Beach – testados e aprovados por nós – e adicionamos algumas sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade/preço na sua categoria.

Avalon Hotel

Tudo o que esperávamos e muito mais! Localizado no coração do bairro Art Déco, na mundialmente famosa Ocean Drive, o Avalon Hotel fica a meros passos da praia e no centro das principais lojas, museus e restaurantes da South Beach. Ao mesmo tempo que preserva património histórico (fachada Art Déco, luzes néon, tons em pastel) o hotel foi renovado para trazer toda a comodidade: bar e restaurante, decoração de inspiração tropical brilhante, orquídeas vivas, casas de banho bem equipadas, água engarrafada e uma cama super macia. O pequeno almoço incluído é uma delícia!

Viajero Miami

Com um estilo muito tropical, transbordante de design, cor e muita vida, mergulhe na cultura latina do hostel boho-chic Viajero Miami localizado na Collins Avenue, em pleno bairro Art Déco da South Beach, a poucos passos de praia, restaurantes ao ar livre, zonas pedonais, lojas e bares. Pode optar por acomodações privadas ou camas em dormitórios. Relaxe junto a uma das duas piscinas, tome um cocktail enquanto se bronzeia ou confraterniza com hóspedes do mundo inteiro, antes de sair para desfrutar da nightlife.

The Palms Hotel & Spa

Mesmo em frente ao mar e repleto do charme da antiga Florida, assim que se entra no edifício Art Déco do The Palms Hotel & Spa é-se transportado para um paraíso tropical na sofisticada Mid-Beach: palmeiras exuberantes, vistas mar e jardim deslumbrantes, aromas suaves e decoração requintada inspirada na natureza. O resort premiado combina ótimos serviços, sofisticação descontraída e serenidade à beira-mar, onde o bem-estar do hóspede e as práticas ecológicas estão no centro das atenções.

Monte Carlo by Miami Vacations

Em sintonia com o tranquilo e family-friendly bairro de North Beach, o luxo contemporâneo dos apartamentos autossuficientes do Monte Carlo by Miami Vacations apresentam uma excelente relação qualidade-preço dentro da categoria. Quando se fartar de banhos de mar, mesmo à porta, tem duas piscinas e duas saunas para mudar de registo.

Clique para ver mais opções de alojamento em Miami

Roteiro de 2 dias com o melhor de Miami | Flórida: o que visitar e fazer

A glamorosa Miami é um dos destinos de férias de praia mais populares do estado da Florida – e do mundo. As possibilidades de entretenimento são infinitas! Embora muitos afirmem oferecer algo para todos, a grande Miami oferece, de facto, tudo para todos.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasA vida noturna de South Beach enfeitada pelos encantos do bairro Art Déco. A agitação da Calle Ocho e a energia altamente cafeinada de Little Havana. Os hotéis luxuosos de Miami Beach, as suptuosas mansões dos milionários e os refúgios históricos de Coral Gables. As oportunidades de compras aparentemente intermináveis em malls gigantescos. Os coloridos festivais de arte e música. As extravagâncias dos restaurantes de estrela(s) Michelin e a informalidade dos cheap-eats. O inflamado apoio às equipas profissionais de futebol, basquetebol, basebol e hóquei.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias

Eis os pontos de interesse imperdíveis a incluir num roteiro para visitar Miami.

Roteiro para visitar Miami | Flórida: Dia 1

O primeiro dia deste roteiro para visitar Miami começa na incontornável Miami Beach e propõe uma incursão ao mundo artístico da Cidade Mágica, tão desconhecido de muitos.

Miami Beach

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasCom clima perfeito para desfrutar de praias de areia branca, águas azul-turquesa e uma cena cultural de arromba, Miami Beach atrai todos os anos milhões de visitantes à sua orla costeira mundialmente famosa. Mas é, acima de tudo, uma cidade multidimensional, dinâmica, repleta de arte, arquitetura e alguns dos hotéis de luxo mais emblemáticos do mundo, com experiências infinitas ao virar de cada esquina.

South Beach

Miami Beach, uma ilha-barreira delgada de nove milhas de comprimento ao longo do Oceano Atlântico, está dividida em três bairros distintos: a vibrante South Beach, a sofisticada e descontraída Mid Beach e a serena e family-friendly North Beach.

Fisher Island

South Beach, que se estende do South Pointe Park (um bom spot para começar o primeiro dia do seu roteiro para visitar Miami com vistas para a exclusivíssima Fisher Island) até à 23rd Street a norte, é o mais famoso do trio. South Beach é a Miami que conhece dos filmes e séries: areais infinitos, palmeiras ondulantes e os edifícios Art Déco em tons pastel que se tornaram sinónimo deste bairro icónico, tão inegavelmente fotogénico.

Lincoln Road

A maioria dos visitantes vai direto para a Lincoln Road, e com razão. A larga rua pedonal com um quilómetro de extensão é uma das zonas comerciais mais singulares do mundo, um social hub com arte pública e plantas nativas a contribuir para uma melhor experiência. Este largo mall a céu aberto tem lojas de marca e boutiques independentes, mas também todo o tipo de restaurantes, arquitetura deslumbrante ao estilo Art Déco e MiMo (Miami Modernism), galerias de arte, teatros e cinema e… artistas de rua.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Española Way – Roteiro para visitar Miami

Alguns quarteirões a sul, encontrará diversões semelhantes na encantadora Española Way, outra rua só para peões com arquitetura Revivalista Mediterrânica que evoca aldeias pitorescas em Espanha e França. O outrora bairro boémio dos artistas latinos, agora é lar dalguns dos melhores restaurantes italianos e espanhóis.

Mesmo ao lado da Española Way fica a Washington Avenue. Os fãs de arte e design encontrarão inspiração na coleção de classe mundial do museu Wolfsonian-FIU.

Ocean Drive – Roteiro para visitar Miami

A partir daqui, são apenas alguns minutos a pé até Ocean Drive, o epicentro do Art Déco Historic District onde hotéis (como o The Villa Casa Casuarina, a mediática antiga mansão de Versace), restaurantes e bares, em edifícios icónicos, presidem na primeira linha de praia alinhada de palmeiras e esplanadas, ótimas para comer ou passar uma noite divertida a ouvir (quiçá dançar) música latina com um cocktail tropical na mão.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasA praia é, obviamente, a maior atração de Ocean Drive, com as multicoloridas torres salva-vidas e espreguiçadeiras com guarda-sóis, ideais para passar um dia agradável a apanhar sol e desfrutar de banhos refrescantes. Então, reserve tempo para estender a toalha na areia e aproveite a brisa do oceano e o sol.

Os espaços verdes à beira-mar, como o já referido South Pointe Park e o Lummus Park, oferecem o melhor dos dois mundos – terra e mar – e a oportunidade de desfrutar da cena quintessencial de Miami Beach.

Lummus Park

A cinematográfica promenade ainda atrai os corpos esculturais aos parques verdes para exibir os seus dotes num gym público, nos campos de volley de praia, sobre uma bicicleta ou em patins em linha. A promenade tem tudo o que se possa imaginar dum playground para adultos. Até arte.

Wynwood Walls

E por falar em arte…

Aproveite o resto do seu dia de roteiro para visitar Miami rumando a Wynwood Art District (a 8 quilómetros de Ocean Drive), para ver de perto os espetaculares murais que puseram o revitalizado polo industrial no mapa da street art mundial.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasEste bairro de antigos armazéns industriais é agora uma das coqueluches de Miami, graças à abertura de novas galerias de arte, cafetarias na berra, lojas chiques e, acima de tudo, graffitis de artistas de renome mundial.

Obras de Vhils e Bordallo II

Pode começar por visitar o museu ao ar livre Wynwood Walls (pode comprar aqui o ingresso sem fila com antecedência através do GetYourGuide), que alberga os graffitis mais notáveis e lojas muito originais. Talvez se cruze com os lusos Vhils, Bordallo II ou Add Fuel. Depois, é explorar a seu bel prazer, percorrendo algumas das ruas circundantes em busca da instalação de arte que mais brilhe no Instagram.

Ou, em alternativa…

Rume ao Museum Park, também conhecido por Maurice A. Ferré Park, um espaçoso parque verde à beira da Biscayne Bay, com áreas de recreio e arte pública, onde estão sedeados os dois museus mais populares de Miami.

Museum Park – Roteiro para visitar Miami

Os amantes de arte não vão querer perder o PAMM (Pérez Art Museum Miami), com várias coleções permanentes e mostras temporárias de arte contemporânea ocidental do século XX e XXI.

Phillip and Patricia Frost Museum of Science

Se viajar em família, o Phillip and Patricia Frost Museum of Science é o 3 em 1 perfeito para entreter os miúdos: planetário, aquário e museu de ciências de Miami num só espaço de experiências e exposições interativas.

Pode precisar de acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar Miami se não quiser abdicar de nenhuma destas três atrações imperdíveis de Miami.

Roteiro para visitar Miami | Flórida: Dia 2

Neste segundo dia do roteiro para visitar Miami, as nossas sugestões apontam no sentido de dar-lhe a conhecer as facetas distintas dos bairros mais icónicos da Cidade Mágica.

Little Havana

Little Havana é o coração da diáspora cubana de Miami e parte do que faz de Miami um destino cultural tão dinâmico. O bairro está centrado em torno da Calle Ocho (Southwest Eighth Street), uma via vibrante que fervilha de energia, repleta de lojas cubanas, restaurantes, padarias, frutarias, lojas de charutos, bares de rum, galerias de arte e salões de baile.

Olhe para o chão e descubra as estrelas no pavimento da Calle Ocho Walk of Fame, que celebra história e cultura do bairro de Little Havana, como um tributo àqueles que deram contribuições significativas para a vida social desta comunidade iniciada pelos exilados dos regime de Fidel Castro.

Faça uma paragem no Máximo Gómez Park (conhecido como Domino Park), centro nevrálgico da comunidade cubana para discutir política numa jogatana acesa de dominó, e aproveite para ver alguma street art identitária.

Sanduíche Cubana do Old’s Havana – Roteiro para visitar Miami

Uma das melhores maneiras de mergulhar na cultura cubana é através da sua comida. Quer faça uma peregrinação ao clássico Versailles, ainda de gerência familiar, ou visite um dos outros restaurantes cubanos de topo de Little Havana, vai querer provar tudo, desde o forte e doce café (no La Carreta) à saborosa sanduíche cubana (no Old’s Havana ou no Sanguich, boas alternativa ao Versailles) passando pelos sabores do rum (no Cubaocho).

Coral Gables
Dica VagaMundos: se tiver tempo, sugerimos adicionar o bairro de Coral Gables ao seu roteiro para visitar Miami. Entre as suas mansões de estilo mediterrânico e largas avenidas arborizadas, destacamos o imponente Biltmore Hotel, o exuberante Fairchild Tropical Botanic Garden e a Venetian Pool, uma enorme piscina com cascatas, pontes e grutas.

Considere também visitar o interior da imponente Villa Vizcaya e seus exuberantes jardins, a joia de arquitetura extravagante ao estilo europeu no animado e tipicamente americano bairro de Coconut Grove.

Downtown Miami

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasDowntown Miami é o centro urbano onde a cultura e a história encontram-se com a indústria e o entretenimento. Aqui é a paisagem urbana dos arranha-céus reluzentes sobre a Biscayne Bay que clama todas as atenções.

Freedom Tower

No meio destes, surge a Freedom Tower, símbolo de liberdade desde 1925 e muito apreciada pelos habitantes locais pelo seu importante papel na emigração cubana. Alberga atualmente o Museu de Arte e Design (MOAD).

Skyviews Miami Observation Wheel

Diversificada, inclusiva, dinâmica e densamente povoada, o centro de Miami e a área adjacente de Brickell mudaram do centro financeiro internacional aborrecido que eram para se tornarem num animado e eclético bairro com restaurantes, museus, teatros e espaços artísticos invejáveis: imperdível em qualquer roteiro para visitar Miami.

Bayside Marketplace

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Bayside Marketplace – Roteiro para visitar Miami

Mas a nossa zona favorita é o oásis verde do Bayfront Park, onde se encontra o Bayside Marketplace, um complexo comercial com lojas e restaurantes, e onde a Skyviews Miami Observation Wheel oferece vistas panorâmicas da Biscayne Bay (pode comprar um bilhete de data flexível com antecedência clicando aqui) .

Passeio de Barco pela Biscayne Bay

Bayside Marketplace é também donde saem os passeios de barco pela Biscayne Bay, que levam os passageiros através das ilhas da baía, rodeadas de mansões palacianas à beira-mar, muitas delas propriedade de celebridades.

Para fechar o dia do seu roteiro para visitar Miami em beleza, sugerimos fazer um cruzeiro pela Biscayne Bay (clique para ver programa) passando pelas esplendorosas ilhas – e para sondar se vê algum famoso numa das mansões das celebridades – enquanto o sol desce no horizonte da Cidade Mágica. Se preferir, pode fazer o cruzeiro noturno. É uma das melhores memórias que guardamos de Miami.

Roteiro de 3 dias para visitar Miami | Flórida

Se está a planear um roteiro de 3 dias para visitar Miami e conseguiu riscar da lista as nossas sugestões do roteiro para visitar Miami em 2 dias, temos um dos destinos mais bonitos perto de Miami para lhe sugerir: a ilha de Key Biscayne.

Key Biscayne

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasÉ aqui que o carro alugado começa a ser útil, mas pode chegar à ilha de transportes públicos. O encanto começa logo com a travessia da ponte Rickenbacker Causeway, com o skyline da Downtown Miami a desaparecer dum lado e o manancial verde da ilha a agigantar-se à chegada.

Key Biscayne é um destino de praia de classe mundial. Esta ilha-barreira de oito quilómetros de comprimento é um paraíso verde que tem algumas das melhores praias de Miami de fina areia branca e águas pristinas. É famosa pela oferta de uma grande variedade de atividades recreativas ao ar livre, por terra (caminhadas, ciclismo, ténis, golfe) e mar (pesca, kite boarding, windsurf, passeios de barco e vela). E como em todas as “cities” de Miami, não lhe faltam restaurantes elegantes, estes com o privilégio de ficarem à beira-mar.

Para os locais, caminhadas nos seus parques naturais exuberantes estão na ordem do dia seja pelos trilhos do selvagem e exótico Bill Baggs Cape Florida State Park para admirar o icónico Cape Florida Lighthouse (se subir os seus 109 degraus, as vistas panorâmicas são de deslumbre), ou do aprimorado Crandon Park para depois relaxar na idílica e sofisticada praia de Crandon Park Beach.

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 dias
Viscaya Museum and Gardens – Roteiro para visitar Miami

Se resistir à tentação de espreguiçar na areia a tarde toda, pode aproveitar parte do seu dia para visitar um dos museus de classe mundial de Miami. Entre os melhores museus de Miami, além dos acima mencionados Phillip and Patricia Frost Museum of Science e Pérez Art Museum Miami (PAMM), estão os “clássicos”:

  • Goldcoast Railroad Museum: um espaço um pouco afastado do centro com uma valiosa coleção de antigas locomotivas e comboios da era de ouro ferroviária nos Estados Unidos;
  • Viscaya Museum and Gardens: propriedade histórica com arte, antiguidades, esculturas e jardins clássicos, grutas e uma mansão-museu de cerca de 1914;
  • Wolfsonian-FIU: dedicado à arte do design, com mobiliário, cerâmica e até livros e têxteis raros.

… E os interativos:

O que visitar perto de Miami? Roteiro de 4 e 5 dias na Flórida

Se tiver tempo extra, temos ainda mais três sugestões para um roteiro completo para visitar Miami com atrativos perto da Cidade Mágica perfeitos para preencher 4 ou 5 dias no diversificado estado da Florida.

Everglades National Park

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasUm dia passado no Everglades National Park é memorável, no mínimo, em qualquer roteiro para visitar Miami.

Situado a uma hora de carro da cidade, e considerado uma das maravilhas naturais a visitar nos Estados Unidos, este parque declarado Reserva da Biosfera e Património Mundial pela UNESCO, é uma enorme zona húmida com mais de 6.000 km2. Oferece uma paisagem única no mundo e proteção para centenas de espécies, como aves aquáticas, lontras, manatins e os seus icónicos jacarés e crocodilos.

Existem vários trilhos que podem ser percorridos a pé, com miradouros para apreciar a paisagem e observar os animais. Mas a forma mais comum de explorar o parque é fazer um passeio de airboat. Várias operadoras oferecem a atividade.

Se tiver carro alugado, pode reservar este passeio de airboat nos Everglades, com saídas a cada 30 minutos entre as 9h da manhã e as 5h da tarde. Tem uma excelente relação qualidade-preço e cancelamento gratuito até 24 horas de antecedência, o que permite garantir lugar para o dia que queira, sem risco de custos adicionais no caso de haver alteração de planos.

Caso não queira alugar carro na Flórida, recomendamos esta excursão de quatro horas aos Everglades com transporte em bus desde Miami.

Florida Keys

Uma das melhores “aventuras” que vivemos no nosso roteiro para visitar Miami, foi os dois dias da mini-roadtrip que fizemos nas Florida Keys. Esta famosa cadeia de ilhas estende-se por 202 milhas e inclui Key Largo, Islamorada, Marathon, Lower Keys e Key West, todas ligadas pela cénica Overseas Highway.

Foi pegar no carro e percorrer as 113 milhas e as dezenas de pontes entre ilhas, desde Key Largo até Key West, que se situa a apenas 157 km de Cuba. Portanto, esta é a nossa sugestão para desfrutar de uma forma relaxante dos dias 4 e 5 do seu roteiro para visitar Miami. Situadas no extremo sul da Flórida e rodeadas pelo Golfo do México a norte e pelo Oceano Atlântico a sul, as Keys são um destino de excelência para mergulho em recifes e naufrágios, pesca desportiva, passeios de barco ou, pura e simplesmente, relaxar na praia.

Ficamos enamorados pela atmosfera das comunidades descontraídas, pelos santuários de vida animal dos seus parque naturais, pelas praias idílicas, pelos pratos de marisco incríveis (o stone crab deles é sério concorrente à nossa sapateira) e pela cultura.

A viagem vale a pena só por si, e a melhor parte é quando se chega a Key West e se desfruta de uma cidade pitoresca, cheia de fachadas coloridas, praias de areia branca e magníficos pores-do-sol. Mallory Square é a melhor zona para fazer compras, desfrutar duma mariscada al fresco, e assistir ao mais famoso pôr do sol das Keys. Sem desprezo nenhum para a animada Duval Street, Southermost Point onde acaba a Florida e começa o Caribe, a Fort Taylor Beach, a melhor de Key West, a Casa-Museu de Hemingway e o Lighthouse Museum, o melhor miradouro da Key West.

Se não tiver carro e tiver pouco tempo disponível, recomendamos reservar esta excursão a Key West a partir de Miami com visita guiada em espanhol ou inglês e opção de atividades adicionais (com desconto de até 7% sobre o preço oficial).

Passeio de barco a Bahamas

Miami: o que visitar e fazer | Roteiro 2, 3, 4 e 5 diasSe alguma vez sonhou com uma visita às Bahamas, o seu roteiro para visitar Miami é a oportunidade perfeita para fazer do sonho realidade.

Como nem todos os orçamentos de viagem dão para fazer os típicos cruzeiros de 4 a 5 dias às fantásticas ilhas caribenhas, sugerimos uma excursão organizada de dia inteiro às ilhas Bimini das Bahamas, as mais próximas do continente norte-americano.

Depois é optar pelas muitas atividades com que pode preencher o seu daytrip: desfrutar das magníficas praias de areia branca, passear num golf cart em busca do melhor restaurante, fazer snorkel, nadar com raias, ou dançar num beach club animado por DJs.

Esta excursão de 1 dia às Bimini (Bahamas) sai de Port Everglades em Fort Lauderdale e tem uma excelente relação qualidade-preço. O único defeito que lhe vemos é que 1 dia vai saber a pouco!

Mapa do roteiro para visitar Miami


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a incluir em roteiros para visitar Miami em 2, 3, 4 e 5 dias.

Outros artigos da América do Norte

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.