Visitar Bangkok (Tailândia) – Guia, Roteiro e Dicas de Viagem

Guia e Roteiro Visitar Bangkok

Banguecoque (Bangkok) figura nos lugares cimeiros das cidades mais visitadas do mundo. O que não é de estranhar. A capital da Tailândia é a porta de entrada para a maioria dos viajantes que visitam a Tailândia ou o Sudeste Asiático.

Bangkok é uma cidade grande, tanto em termos espaciais como populacionais. É grande, também, em monumentalidade. Portanto, é aconselhável traçar um roteiro de Bangkok para tirar o melhor partido duma viagem que certamente ficará na sua memória para sempre.

A vida dentro da capital é movimentada. E nessa vibração, todo e qualquer viajante consegue encontrar algo que sacia a sua sede pela novidade. A história patenteada nos monumentos, a cultura talhada no dia a dia dum povo, o perfume recendente da comida emanando das bancas de rua, são traços que diferenciam a capital tailandesa.

Clique para ler o nosso roteiro com o melhor da Tailândia

Porquê visitar Bangkok?

As razões de maior peso para visitar Bangkok, e que justificam esta cidade atrair tanto turismo, prendem-se com o custo de vida baixo que caracteriza toda a Tailândia e a oferta multifacetada de atracões, experiências e pontos de interesse turístico.

Adicionemos a isso o vasto leque de experiências distintas duma cultura asiática conhecida e apreciada mundialmente e o crescimento estrondoso de Bangkok como destino de compras e tem motivos mais do que suficientes para visitar Bangkok.

Bangkok

Quando visitar Bangkok?

A melhor altura do ano para visitar Bangkok é entre finais de outubro a março quando as temperaturas baixam ligeiramente e a humidade do ar é mais reduzida.

Bangkok tem um clima tropical. É quente e húmida. As temperaturas não oscilam muito durante todo o ano mas os termómetros sobem acima dos 30ºC com muita facilidade. O problema é a elevada humidade que se faz sentir, especialmente entre os meses de abril a meados de outubro quando os níveis de precipitação são também os mais altos. É claro que é também a fase em que os preços de alojamento são mais convidativos e arranjam-se voos baratos.

Bangkok

Visto

À data da nossa viagem, foi-nos dado o visa on arrival (visto à chegada) no Aeroporto Internacional de Bangkok – Suvarnabhumi com uma duração de 30 dias. Se a nossa entrada no país tivesse sido por terra, teríamos apenas 15 dias de permanência na Tailândia. Caso necessite de ficar mais tempo no país, terá que solicitar um visto na Embaixada da Tailândia (Rua de Alcolena, 12 – 12A 1400-005 Lisboa) ou nos Consulados. É imprescindível que a validade do seu passaporte seja superior a 6 meses até à data de saída da Tailândia.

Segundo o Portal das Comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros, estes são os requerimentos ainda vigentes.

  • Entrada na Tailândia por via aérea: visto de turista concede 30 dias de permanência
  • Entrada na Tailândia por via terrestre: visto de turista concede 15 dias de permanência
  • Exigência de visto emitido pela Embaixada da Tailândia: estadas superiores a 30 dias
  • Validade do passaporte: superior a 6 meses a contar da data de saída do país

Bangkok

Onde ficar em Bangkok – Sugestões de Alojamento 

Do barato (mesmo barato) ao caro (mesmo caro), há de tudo na mega cidade de Bangkok. A oferta de hotéis era já vasta mas os hostels popularizaram-se com muita rapidez. Falta de alojamento não há, mas a nossa experiência provou-nos que com antecedência arranjam-se autênticas borlas.

A nossa zona favorita para ficar em Bangkok é na Khao San Road, também conhecida como o backpacker ghetto. A localização é central, a zona está munida de todos os serviços necessários: dormida, comida e bebida, roupa lavada, agências de viagens e até transportes para norte e sul do país.

Para lhe dar uma mãozinha, apresentamos os nossos favoritos – reservados e testados por nós – e adicionamos algumas sugestões dos melhores hotéis em Bangkok, desde económicos aos de luxo que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Um dos nossos hotéis de Bangkok favoritos é o Bangkok Saran Poshtel. Experimentámos por uma noite e na nossa opinião tem a melhor relação qualidade-preço. Localizado na zona da Old Town, dispõe de quartos com ar-condicionado e TV flatscreen. Cada quarto privado deste hotel de 3 estrelas tem vistas sobre a cidade. A limpeza e conforto são muito bons. Pequeno-almoço continental ou à la carte (é escolher na hora) incluído na tarifa da reserva do quarto. Clique para ver disponibilidade e preços do Bangkok Saran Poshtel.

Se quiser luxo, a um preço muito simpático, o Chillax Heritage é para si. Apresenta acomodações únicas, inspiradas na história épica, Ramayana. Detalhes requintados, limpeza impecável e espaço perfeito. Mesmo na Old Town, apenas a 5 minutos a pé da Khaosan Road e a 15 do Templo do Buda Esmeralda. A piscina e o centro de fitness são estupendos para relaxar. Clique para ver disponibilidade e preços do Chillax Heritage.

Na categoria dos hotéis de luxo, nada bate o Bangkok Marriott Hotel The Surawongse com a sua infinity pool nas alturas. E por falar em alturas, espreite o lebua at State Tower (The World’s First Vertical Destination), ou o Baiyoke Sky Hotel.

Para uma estadia económica, vale a pena olhar para o Paragon One Residence. Tem opção de quarto privados ou dormitório, com ar-condicionado. Nos quartos privados, decor e mobiliário práticos, tem WC privado, um minifridge e uma TV flatscreen. Fica apenas a 700 metros da Khaosan Road, e 15 minutos de tuk-tuk colocam-no à porta do Grande Palácio. Clique para ver disponibilidade e preços do Paragon One Residence.

Precisa só duma cama para recostar a cabeça? Vale a pena considerar uma cama em dormitório no novíssimo Samsen Street Hotel, com um conceito inovador e interessante.

Clique para ver mais opções de alojamento em Bangkok

O que ver e fazer em Bangkok – Roteiro 3 dias

Dia 1 em Bangkok

Banguecoque
Grand Palace

Como no primeiro dia vai sofrer com o jet lag o ideal é não preencher muito a agenda. Dedique uma boa parte do dia a visitar o monumental complexo palaciano Grand Palace, faça o seu batismo de tuk-tuk com um passeio pelas ruelas da cidade velha de Bangkok (Rattanakosin Island), mergulhe sem medo na exótica (e deliciosa) gastronomia tailandesa e termine o dia com um relaxante passeio de klong (barcos tradicionais) pelos canais do rio Chao Phraya.

Dia 2 em Bangkok

Buda Reclinado

No segundo dia do roteiro da Tailândia visite o templo budista Wat Pho, a casa do famoso buda reclinado, e posteriormente tome um barco-transporte público do Chao Phraya Express Boat e atravesse o rio até à outra margem para visitar o templo budista Wat Arun. Se olhar com atenção, vai descobrir algumas cerâmicas de origem portuguesa.

Da parte da tarde parta à descoberta da caótica Chinatown de Bangkok, uma das mais antigas do mundo. Os locais de visita obrigatória são o templo budista Wat Traimit, percorrer as movimentadíssimas ruas de Soi Sampheng e Yaowarat Road e deambular sem pressas pelos seus movimentadíssimos mercados de rua. Feche o dia com uma revigorante massagem tailandesa. Já merece!

Dia 3 em Bangkok

Dedique o seu terceiro dia do roteiro da Tailândia a visitar os mercados mais emblemáticos de Bangkok.

Comece o dia com uma visita a um dos mercados flutuantes da grande Bangkok. O mais famoso é o Damnoen Saduak, mas o nosso favorito é o de Khlong Lat, pois, ao contrário do primeiro, ainda tem como principais frequentadores a população local. O inconveniente do Khlong Lat é só estar aberto aos fins-de-semana e feriados. Como alternativa pode ir ao Taling Chan. Não é tão vistoso, mas é também muito autêntico e ainda tem o bónus de ser o mercado flutuante mais próximo do centro de Bangkok.

Da parte da tarde rume até ao colossal Chatuchak Market, “J.J.” para os amigos. E quando dizemos grande, é mesmo grande! O mercado está organizado com 27 sectores num total de 15000 bancas. No Chatuchak Market vende-se literalmente de tudo, até pastéis de nata (não estamos a brincar).

E para fechar em grande a sua visita a Bangkok, vá tomar um copo ao ilustre Sky Bar do Hotel Lebua At State Tower tornado famoso por figurar numa das cenas do filme “Hangoover II”. Fica situado no piso 63 e vai brindá-lo com uma vista esmagadora sobre Bangkok.

  Tours de um dia a partir de Bangkok

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Bangkok. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Transportes

Mover-se na cidade de Bangkok exige alguma ciência.

A cidade até está servida por uma rede alargada de autocarros. Mas o trânsito é um dos pontos negativos da cidade, havendo congestionamentos de trânsito constantes. O nosso conselho para viagens entre os principais pontos da cidade é o uso do BTS Skytrain ou do MRT Bangkok, metro à superfície e subterrâneo da capital. Estes foram os transportes que mais utilizámos por serem rápidos, eficazes, fiáveis e a preços tabelados. O preço de cada viagem depende da distância percorrida entre estações. Para quem vem do aeroporto, o Bangkok Airport Link é uma solução de transporte público para o levar ao centro da cidade.

Já as nossas experiências com táxis e tuk-tuks não se podem pautar por positivas. O nosso episódio de táxi foi caricato e caro. Andámos às voltas numa avenida, já a noite ia avançada, pois o taxista não sabia onde ficava o nosso hostel. Quanto aos condutores de tuk-tuk, são protagonistas de muitas histórias de turistas enganados. E nós não escapámos ao esquema de sermos levados para o porto de embarque errado para nos sacarem mais uns bahts pela corrida até ao porto certo.

Os tuk-tuks não conseguem evitar o ar atafulhado e poluído da cidade e muito menos fugir ao trânsito. Uma alternatica são as moto-taxis, opção muito utilizada pelos locais. As duas rodas conseguem serpentear pelo meio do trânsito caótico e reduzir o tempo perdido na estrada. Conte com uma corrida de 2km custar 1,5x o preço duma corrida de tuk-tuk. Imprescindível: chegar a um acordo do preço e negociar com o condutor antes de utilizar moto-taxi ou tuk-tuk e procure um táxi com taxímetro.

Peça informação atualizada sobre os preços justos duma corrida para os vários meios de transporte no seu alojamento.

Bangkok

Onde comer em Bangkok

Desde restaurantes gourmet internacionais à banca de rua, Bangkok tem de tudo para todos os gostos e carteiras. Com uma oferta a rondar os 50 mil estabelecimentos, não será difícil arranjar uma boa refeição, num restaurante fiável por metade do que gastaria num restaurante em Portugal. Uma refeição completa num restaurante com bons padrões pode custar até €8. A gastronomia tailandesa é mundialmente conhecida, mais variada do que julgamos e a preços bastante acessíveis.

Para quem procura variedade gastronómica com escolha de cozinha internacional e possa despender um pouco mais de dinheiro, Sukhumvit é o melhor bairro para comer. Esta zona da cidade reúne os melhores restaurantes da cidade. Sendo o bairro das classes altas, logicamente que os preços são também mais puxados.

Para os que viajam com orçamento controlado, Khao San Road tem muitas opções de restaurantes baratos para refeições completas ou snacks. Quem procura o fast food, nada como dirigir-se aos food-courts dos centros comerciais à volta de Siam Square. E em praticamente todos os recantos da cidade, há uma banca de rua que vende pratos de comida típica a menos de €1.

Dicas de viagem em Bangkok

Aqui ficam algumas informações práticas para visitar Bangkok. Use do senso comum para garantir a sua segurança nesta cidade grande.

  • Reserve alojamento online. Não compensa dirigir-se ao balcão dum hotel, por exemplo de 3 estrelas, se julga que vai receber uma tarifa mais barata. Pelo contrário, vai ser pelo menos 30% mais cara do que se reservar o mesmo quarto online.
  • Desconfie do habitante local simpático que o aborda para uma conversa em inglês perfeito. Os habitantes de Bangkok na realidade não abordam os viajantes estrangeiros, portanto, quem o faça, vem geralmente com segundas intenções.
  • Não vá na conversa de quem o aborde nos locais turísticos dizendo que o monumento está fechado. É um dos esquemas para enganar turistas mais comuns. O mais provável é ser conduzido à loja de pedras preciosas dum amigo. Será induzido a comprar produtos falsos a preços exorbitantes.
  • Não partilhe o tuk-tuk com um passageiro de ocasião. Há relatos de furtos levados a cabo pelo passageiro em conluio com o condutor.
  • Se a corrida do tuk-tuk for abaixo dos 60baht, desconfie. O barato sai caro. Por certo vai acabar à porta da loja dum amigo do condutor ou no lugar errado e totalmente oposto ao destino desejado.
  • Utilize as carreiras dos barcos Chao Phraya Express Boat para ter uma experiência económica de navegar pelo rio Chao Phraya. Este é ainda o modo mais económico para quem quem quer visitar o Grand Palace e o templo budista de Wat Pho.
  • Um dos maiores problemas para os estrangeiros que visitam Bangkok é o “preço especial para turista”. Produtos e serviços podem custar entre 50% a 100% acima do preço cobrado aos locais.
  • Respeite a cultura local. Saber um pouco da psique, gestos e forma de estar dos tailandeses só vai melhorar a faceta cultural da sua viagem.
  • Respeite sempre o rei e evite conversas que envolvam a política local. É um tópico melindroso.
  • Certifique-se que tem as vacinas em dia. Informe-se bem sobre os cuidados de saúde a ter em consideração numa viagem à Tailândia.
  • Algo que consideramos imprescindível numa viagem à Tailândia é um bom seguro de viagem. Na hora de fazer um seguro de viagem a nossa escolha recai ou na World Nomads, que oferece um dos seguros mais completos do mercado, ou na IATI Seguros, que oferece soluções mais económicas e permite seguros multiviagem (uma enorme poupança para quem, como nós, faça várias viagens por ano).Ambas são agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios qualidade-preço do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem para a Tailândia por ser nosso leitor.

Outros artigos do Sudeste Asiático

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.