Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPS

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPS

Gosta de uma boa caminhada na natureza e quer desfrutar de estonteantes vistas panorâmicas sobre o verdejante vale do rio Gerês e a albufeira da Caniçada? Então, tem mesmo de percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês, um dos percursos pedestres que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos do Gerês.

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPS

O trilho começa e acaba na Vila do Gerês e passa por três dos miradouros mais emblemáticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês:

  • Miradouro da Junceda (o ponto mais elevado do trilho, a 915 metros de altura)
  • Miradouro da Boneca
  • Miradouro da Fraga Negra.

O Trilho dos Miradouros do Gerês não é propriamente um “passeio no parque”. Parece um paradoxo dizê-lo. Contudo, o trilho tem quase 13 km de caminhos bem pedregosos e um ganho de elevação acumulada de 700 metros. Lá diz o adágio: “as melhores vistas vêm depois das maiores subidas” e, no caso do Trilho dos Miradouros do Gerês, isso aplica-se na perfeição!

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPSPara o ajudar a planear a sua caminhada pelo Trilho dos Miradouros do Gerês, nas secções seguintes deste artigo irá encontrar uma breve descrição do percurso pedestre (para que saiba ao que vai) informações e dicas práticas sobre o Trilho dos Miradouros, fotografias dos pontos mais emblemáticos do trilho, dicas de onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho dos Miradouros do Gerês (PR6 Terras de Bouro).

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPS
Miradouro Voltas de São Bento

E, em jeito de bónus, vamos também partilhar consigo toda a informação que precisa para ir visitar mais três fantásticos miradouros da Serra do Gerês que ficam nas imediações do Trilho dos Miradouros: o Miradouro Voltas de São Bento, o Miradouro do Mirante Velho e o Miradouro do Mirante Novo. Não se assuste que, para estes, pode ir de carro!

Dica VagaMundos: Na preparação da sua viagem para ir percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês (PR6 – Terras de Bouro)

Onde começar o Trilho dos Miradouros do Gerês?

O Trilho dos Miradouros do Gerês é um percurso circular com início e fim na Vila do Gerês. Pode iniciar o percurso pedestre em qualquer ponto da Vila do Gerês e seguir o track GPS que disponibilizamos neste artigo.

Como nem sempre é fácil encontrar estacionamento na Vila do Gerês (sobretudo aos fins de semana e nos meses de verão), sugerimos que comece a caminhada no estacionamento que fica junto ao restaurante Lagoa, quase à saída da Vila do Gerês (direção Mata da Albergaria e Miradouro da Pedra Bela), pois aí é relativamente fácil encontrar um lugar para parquear. Caso esteja a pernoitar na Vila do Gerês, basta pôr-se a caminho.

Descrição do Trilho dos Miradouros do Gerês (PR6 TBR): principais pontos de interesse do percurso pedestre

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPSComo já referimos, o Trilho dos Miradouros do Gerês tem sensivelmente 13 km de extensão e um ganho de elevação acumulada de 700 metros. Por outras palavras é um trilho exigente fisicamente não sendo de todo aconselhável para quem esteja a dar os primeiros passos no mundo das caminhadas de montanha ou para se percorrer com crianças pequenas.

Os primeiros 3,5 km do Trilho dos Miradouros do Gerês, até à Casa do Guarda da Junceda, são particularmente exigentes, sendo preciso superar um desnível positivo de aproximadamente 500 metros. A partir daí é praticamente sempre a descer. Ainda assim, não vá a contar com facilidades pois, apesar de ter vários troços em estradão de terra batida, o piso é irregular e carece de sombras ao longo da maior parte do percurso, o que o torna penoso em dias de maior calor.

Miradouro da Junceda – uma das melhores vistas sobre a Serra do Gerês

O primeiro miradouro que irá visitar é o Miradouro da Junceda, o mais alto de todo o Trilho dos Miradouros do Gerês. Fica situado ao quilómetro 4 do percurso, a sensivelmente 915 metros de altitude, e dele poderá apreciar todo o vale do rio Gerês, desde os cumes da Serra do Gerês até à albufeira da Caniçada. Como tem um pequeno parque de merendas com sombra, é o local perfeito para repor as energias despendidas com a rasgadinha subida.

O merecido descanso depois da subida ao Miradouro da Junceda

Três quilómetros e meio mais à frente irá encontrar o Miradouro da Boneca, que fica situado a 750 metros de altitude e onde será brindado com mais uma vista estupenda sobre o vale do Gerês. O nome do miradouro deriva de uma rocha que foi apelidada de boneca, se bem que a mesma faça mais lembrar um menir do que propriamente uma boneca.

Miradouro da Boneca

Imediatamente antes de chegar ao Miradouro da Boneca o trilho vai obrigá-l@ a atravessar uma estreita passagem, entre dois gigantescos rochedos de granito. Um verdadeiro teste de elegância que terá de superar para poder desfrutar das vistas do Miradouro Boneca.

O último dos miradouros do Trilho dos Miradouros do Gerês fica já às portas da Vila do Gerês, sensivelmente ao quilómetro 10 do percurso pedestre. Estamos a falar do Miradouro da Fraga Negra que, apesar de estar localizado a somente 500 metros de altitude, irá brindá-lo com mais uma vista sobre o vale do Gerês de cortar a respiração.

Miradouro da Fraga Negra

Por último, importa referir que apesar do Trilho dos Miradouros do Gerês ser um trilho sinalizado, tem alguns troços em que a marcação é algo deficiente. Como tal, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Quando ir percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês?

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPSO Trilho dos Miradouros do Gerês é belo em todas as estações até porque cada uma delas nos revela uma face diferente da encantadora Serra do Gerês.

A menos aconselhável é, ainda assim, o inverno, devido ao frio e à chuva que, nessa estação, são quase constantes no Gerês.

Posto isto, as nossas estações favoritas para o percorrer são a primavera e o outono, altura em que o tempo está mais ameno, logo, mais propício a caminhadas.

Se optar por ir no verão, deve evitar as horas de maior calor pois o Trilho dos Miradouros do Gerês tem muitos troços com elevada exposição solar.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas de montanha;
  • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo de todo o percurso. Existem, contudo, algumas fontes, como a Fonte da Boneca imediatamente antes do miradouro homónimo, mas se for no final do verão/ínicio outono pode estar seca);
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está no Gerês, logo, a não ser que vá no pico do verão, pode sempre chover. E mesmo assim nunca se sabe quando é que o São Pedro manda uma senhora duma trovoada);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.

Trilho dos Miradouros do Gerês (PR6 – Terras de Bouro): informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informação prática do Trilho dos Miradouros do Gerês

  • Distância: 13 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada / Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Vila do Gerês

Mapa do percurso pedestre Trilho dos Miradouros do Gerês e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho dos Miradouros do Gerês

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Como ir visitar os outros Miradouros da Serra do Gerês com vista sobre o Vale do Gerês?

Trilho dos Miradouros do Gerês: mapa do percurso pedestre e rota GPS
Miradouro do Mirante Novo

Depois da caminhada, sugerimos que pegue no carro e vá percorrer a cénica Estrada Florestal que liga a Vila do Gerês ao Campo do Gerês. Não se preocupe: apesar do nome, a estrada encontra-se totalmente alcatroada. Ao longo do percurso irá encontrar mais três dos mais belos miradouros do Parque Nacional da Peneda-Gerês: o Miradouro do Mirante Velho, o Miradouro do Mirante Novo e o Miradouro Voltas de São Bento.

Todos os miradouros estão praticamente à beira da estrada, logo, não terá de caminhar mais do que algumas dezenas de metros para desfrutar das suas maravilhosas vistas. No mapa que disponibilizamos acima pode ver a localização exata de todos eles.

Onde ficar quando for percorrer o Trilho dos Miradouros do Gerês? Sugestões de alojamento

Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é muito económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.

Outra boa opção na Vila do Gerês é o Adelaide Hotel. Perde um pouco na localização face ao Central Jardim, mas os quartos são igualmente confortáveis, tem um bom pequeno-almoço, e a mais-valia de ter uma agradável piscina exterior.

Se preferir um alojamento mais luxuoso, recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido para quando queremos ser mimados numa escapadinha romântica. Dispõe de todos os serviços que necessitamos, tendo inclusivamente um excelente restaurante com iguarias regionais. Fica somente a 10 km da Vila do Gerês, a localização e vistas são simplesmente idílicas (pertíssimo da Marina do Rio Caldo e da Albufeira da Caniçada) e a relação qualidade-preço é imbatível!

Clique para ver mais opções de alojamento na Vila do Gerês

Outros Trilhos em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.