Visitar Pisa – o melhor de Pisa num roteiro de 1 dia

Visitar Pisa, o melhor da cidade toscana num roteiro de 1 dia

Pisa, Itália, é mundialmente conhecida pela Torre Inclinada. Mas existem muitas outras razões para visitar Pisa, esta maravilhosa cidade da Toscana.

Muitos dirão que, para além da Torre Inclinada de Pisa, pouco mais há para ver na cidade toscana – muitas vezes ofuscada pela presença da mais famosa, grandiosa e vizinha Florença. É verdade, as principais atrações turísticas de Pisa podem ser vistas em pouco mais de uma hora. Contudo, não se deixe enganar. Há muito mais que ver e fazer em Pisa.

pisa Campo dei miracoli

Se tiver o privilégio de passar nesta bela cidade italiana, não se vai arrepender. Pisa é a cidade natal de Galileo Galilei , astrónomo , matemático e pai da ciência moderna, e do grande matemático Leonardo Fibonacci. Este roteiro de 1 dia em Pisa prova como esta cidade com uma cultura tão rica merece a sua atenção.

Vindos de Roma e depois de passarmos dois dias em Florença, decidimos dedicar um dia a visitar Pisa. Os pontos de interesse de Pisa mais populares estão todos localizados na Piazza del Duomo ou Campo dei Miracoli. Por isso, um dia é suficiente para explorar estes e mais alguns pontos de interesse que refletem a rica história e cultura da cidade.

Na preparação da sua viagem para visitar Pisa, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Como visitar Pisa a partir de Florença?

Visitar Pisa a partir de Florença é possível de comboio ou autocarro. A viagem é rápida e ambos permitem uma excelente viagem cénica pela paisagem rural da Toscana. Tanto o comboio como o autocarro vão deixá-lo na Piazza della Stazione. Daqui até ao Campo dei Miracoli são cerca de 2 km, 30 minutos a pé.

Onde ficar em Pisa? Sugestões de alojamento

Não terá grandes dificuldades em encontrar hotéis em Pisa onde ficar. Há centenas de opções de hospedagem, do luxo puro ao hostel do futuro, passando por boutique hotéis impressionantes e pousadas clássicas cheias de personalidade. Quanto mais próximo da Torre de Pisa melhor, mas é também a zona onde os hotéis são mais caros. Eis algumas sugestões de alojamento onde ficar em Pisa, que apresentam boa relação qualidade-preço e estão bem localizadas.

Villa Matilde

A Villa Matilde é um bed & breakfast excecional e com ótima relação qualidade-preço. Perto da estação de comboios e do aeroporto de Pisa, apresenta quartos privados com acesso Wi-Fi gratuito, ar condicionado e um jardim com terraço. Disponibiliza estacionamento privado. Os anfitriões são cinco estrelas e o pequeno-almoço tipicamente italiano é muito bom.

Palazzo Cini Luxury Rooms in Pisa

Acabado de nascer ganhou logo o prémio de Melhor Novo Hotel da Europa. Situado a 13 minutos a pé da Piazza dei Miracoli de Pisa, o Palazzo Cini disponibiliza quartos incrivelmente bem desenhados, modernos e luxuosos – até as casas de banho impressionam. Todos os quartos e suites privados deste boutique hotel incluem ar condicionado, TV ecrã plano com canais por satélite, estão equipadas com máquina de café, chaleira e área de estar com secretária, alguns com varanda.

B&B La Stella

Renovado de fresco, moderno e super confortável, o B&B La Stella oferece quartos espaçosos, com piso aquecido, bem decorados e com ar condicionado, munidos de casa de banho privativa com chuveiro. Limpeza, comodidade e localização (a 190 metros da Estação Ferroviária de Pisa e a 1,7 km da Catedral de Pisa) são os pontos fortes. Anfitriões atenciosos e de fácil trato, com boa comunicação. O pequeno almoço é servido no café Kinzika.

Clique para ver mais opções de alojamento em Pisa

Roteiro de 1 dia em Pisa, Itália

Uma vez na Piazza della Stazione, rumamos até ao Campo dei Miracoli, via Piazza Vittorio Emanuele II e pelo Corso Italia, a rua pedonal e comercial mais movimentada de Pisa. A rua desemboca na margem sul do rio Arno, uma visão que merece o seu tempo de contemplação, e atravessa-se pela Ponte di Mezzo.

O que ver em Pisa?

Piazza dei Miracoli ou Campo dei Miracoli – Piazza del Duomo

pisa-roteiro-1-dia

Os mais famosos monumentos da cidade concentram na Piazza dei Miracoli, Praça dos Milagres. Bem no centro da praça estão os três monumentos religiosos mais importantes da cidade: o campanário, mais conhecido como a Torre Inclinada , a catedral ou Duomo e o Batistério. A praça é representativa da cidade e transparece uma identidade própria. O complexo arquitetónico da Piazza dei Miracoli foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Torre de Pisa

torre-de-pisa

Este é o monumento que leva tanta gente a visitar Pisa. A torre inclinada, ou simplesmente Torre de Pisa, é o campanário da catedral. Ao contrário da maioria dos campanários de Itália, a Torre está situada atrás da catedral. A inclinação deve-se a um fenómeno de erosão do solo onde está assente. A Torre é o terceiro monumento religioso mais antigo da praça.

Catedral de Pisa ou Duomo

pisa-catedral

Dedicada à Virgem Maria, este Duomo italiano demarca-se por ser um dos melhores exemplos do estilo românico toscano. É um dos duomos mais importantes de Itália, a par do de Florença e Milão, e sede da Arquidiocese.

Batistério de Pisa

pisa-batisterio

Apesar da visita ao interior, parco de ornamentação, ser condicionada, vale a pena observar apenas o exterior do Batistério, com claras evidências da transição entre os estilos românico e gótico. Destaca-se dos restantes batistérios por uma particular característica acústica que gera ecos que se prolongam por segundos.

Camposanto

Ainda nos limites da praça encontra o Camposanto Monumentale ou Camposanto Vecchio (o cemitério), uma belíssima obra arquitetónica de estilo gótico – não deixe de visitar os claustros.

Outros destaques da Piazza dei Miracoli

  • O Palazzo dell’Opera, e o Museo delle Sinopie estão a nordeste e sul da praça respetivamente.
  • Museo dell’Opera del Duomo, o Museu da Catedral expões esculturas, objetos litúrgicos e e pinturas provenientes da Catedral de Pisa.
  • Torre di Santa Maria na antiga muralha da cidade de Pisa.
  • Porta do Leão, esteja atento à pequena escultura dum leão etrusco que encima a esquina da muralha.
  • Porta Santa Maria Pisa, passando esta posta a oeste da praça dá de caras com um mercado de rua muito castiço.
  • Angelo Caduto da Cielo, uma escultura evocativa dum anjo caído.
  • Lupa Capitolina, a coluna com cópia da loba alimentando Rómulo e Remo, fundadores de Roma.
  • Fontana dei Putti, sem conotações, é uma obra escultórica em mármore e significa Fonte dos Querubins.

Piazza dei Cavalieri

pisa Palazzo della Carovana

Local emblemático da história da cidade e a segunda praça mais importante de Pisa. Era o centro político na Idade Média e tornou-se posteriormente no bastião da Ordem de Santo Estevão, uma ordem religiosa militar originária da Toscana. Dominando a praça, o Palazzo della Carovana, sede da ordem religiosa e, hoje em dia, um dos polos educativos da Universidade de Pisa. Todos os edifícios que encaram a praça foram propriedade ou estiveram sobre a alçada a Ordem Militar de Santo Estevão.

pisa Palazzo dell’ Orologio

  • Palazzo dell’ Orologio, o edifício com arco encimado por uma torre do relógio e que integra a antiga Torre de Muda.
  • Igreja de Santo Stefano dei Cavalieri cujo interior é conhecido pelos estandartes das vitórias sobre os sarracenos e pelas pinturas religiosas de conhecidos artistas italianos.
  • Edificio della Canonica cuja fachada sóbria faz um forte contraste com a decorada fachada da Igreja de Santo Stefano.
  • Estátua de Cosimo I de Medici, grão-duque da Toscana.
  • Igreja de San Rocco, a pequena igreja medieval em estilo barroco ainda contém frescos e nichos do século XIII.
  • Palazzo del Collegio Puteano é um dos poucos palácios italianos sobreviventes com frescos pintados na fachada exterior.
  • Palazzo del Consiglio dei Dodici, o palácio que recebia o órgão decisivo da Ordem de Santo Estevão constituído por um conselho de doze cavaleiros.

Santa Maria della Spina

pisa Santa Maria della Spina

De regresso à estação de comboios, aconselhamos seguir pela via Santa Maria em direção à Ponte Solferino que une as margens do rio Arno, o mesmo que cruza Florença. Aqui ainda pode ver um afamado ponto de interesse de Pisa: a igreja de Santa Maria della Spina. Apesar da pequena dimensão, é um exemplo do estilo gótico pisano nas fachadas frontal e lateral que figura entre as mais belas igrejas góticas da Europa. Um trabalho sublime de mármore policromático.

O que fazer em Pisa?

Para absorver verdadeiramente o espírito da cidade, nada como deambular pelas castiças ruas medievais, encontrar as praças cheias de vida e relaxar num dos relvados dos seus espaços verdes e jardins.

Além disso, um passeio pelas margens do rio é sempre um must-do numa cidade que se ornamenta de cor quando o sol brilha.

 rio arno

Há muita coisa em que os italianos são peritos e uma delas é nos mercados de rua. Desde mercados de produtos hortícolas a feiras da ladra, aos inescapáveis mercados de souvenirs, Pisa oferece de tudo.

Para os que apreciam aquela hora de esplanada a observar o ritmo da vida,  a cidade vai satisfazer esse prazer. Tempo para um gelato ou cappuccino. E ao fim da tarde, não se admire de ver os locais em busca duma bebida antes de jantar. É um prazer com cada vez mais adeptos em Pisa.

Mime as papilas gustativas com os deliciosos pratos de funghi famosos em Pisa (entre eles as famosas trufas brancas de San Miniato), um prato de porco Cinta Senesa, ou sobremesas com Mele di Spiaggia, um mel com aroma a maresia. Vai com certeza cruzar-se com uma trattoria que agrade o seu gosto e bolso. Vinhos? Nem é preciso mencionar que os vinhos italianos são uma especialidade.

Dicas para visitar Pisa

O motivo mais óbvio para visitar Pisa é ver a Torre Inclinada, mas a segunda, e talvez mais convincente razão para qualquer pessoa que queira explorar a Toscana, é a alternativa de encontrar voos baratos para Pisa, em vez da opção mais cara de Florença.

É aconselhável comprar o bilhete de ingresso para visitar a Torre de Pisa com bastante antecedência. Visitar a Torre implica hora marcada pois há restrições no número de visitantes por dia e hora. Nós compramos o bilhete combinado, com hora marcada, para visitar a Catedral e a Torre de Pisa através do GetYourGuide (clique para ver) e recomendamos vivamente.

Outros artigos da Itália

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Flávia M P Ferriani

    Parabéns pelas dicas de Pisa. Legal!

  2. Para entrar na zona onde está a Torre e etc tem de se pagar?

    • Não. Só é preciso pagar a entrada nos monumentos em si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.