Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de Sicó

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de Sicó

O maciço calcário da Serra de Sicó guarda inúmeros tesouros naturais, sendo o Vale das Buracas do Casmilo, a sua mais cintilante joia. Imagine um vale ladeado de gigantescas escarpas calcárias, minado de enormes buracas com formas elípticas e circulares que formam um autêntico queijo suíço feito de pedra e debruado de vegetação, e fica com uma ideia do que @ espera quando for visitar o Vale das Buracas do Casmilo.

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de Sicó

Esta surpreendente formação geológica integra o gigantesco Maciço Calcário Estremenho (que vai desde a Ota até Coimbra e no qual está enquadrado o admirável Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), correspondente a um grande bloco de calcários jurássicos com cerca de 160 milhões de anos.

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de SicóDe acordo com os muitos estudos já efetuados, as Buracas do Casmilo são o que subsiste de uma enorme gruta que existia no interior do monte, monte esse cuja parte central terá desabado devido à erosão da água, deixando a descoberto as paredes laterais da gruta e formando o que é hoje o Vale das Buracas do Casmilo (um fenómeno geológico que se denomina de incasão).

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de SicóAs buracas mais pequenas medem pouco mais de 2 a 3 metros de largura (com 1 a 2 metros de profundidade), mas as maiores chegam a superar os 10 metros de diâmetro (com mais de 5 de profundidade). É uma verdadeira meca para os amantes de escalada, que encontram nas vertentes rochosas das buracas um excelente desafio.

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de SicóSe é como nós, e a escalada não é muito a sua praia, a melhor maneira de explorar este fascinante destino de natureza de Portugal, é mesmo percorrendo uma das versões do Trilho das Buracas do Casmilo. Não só lhe irá permitir observar de perto um sem número de buracas como até mesmo entrar numa ou outra.

Para o ajudar a preparar a sua caminhada, nas secções seguintes deste artigo irá encontrar informação prática sobre as duas versões do Trilho das Buracas do Casmilo, os mapas dos percursos pedestres e as respetivas rotas GPS para download, dicas práticas e várias sugestões de alojamento para uma escapadinha na natureza perfeita.

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita ao Vale das Buracas do Casmilo para ir conhecer também os outros encantos naturais desta região do Centro de Portugal, como seja a paradisíaca Cascata da Pedra Ferida, as Fragas de São Simão e a Serra da Lousã. Se quiser acrescentar à sua escapadinha na natureza algumas visitas culturais sugerimos uma visita às ruínas romanas de Conímbriga e à apaixonante cidade de Coimbra. Clique nos links abaixo para dicas e inspiração para cada um dos destinos:

Onde fica localizado e como ir ao Vale das Buracas do Casmilo?

O Vale das Buracas do Casmilo fica localizado em plena Serra de Sicó nas imediações da aldeia de Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova. Este fenómeno geológico do centro de Portugal fica bem perto de Coimbra, cuja distância da aldeia de Casmilo é de aproximadamente 20 km. Depois é só seguir a pé pelo Trilho das Buracas do Casmilo. Mais informações nas secções abaixo.

Como chegar ao início do Trilho das Buracas do Casmilo?

O Trilho das Buracas do Casmilo arranca junto ao parque de merendas que se encontra ao lado do Pavilhão Polidesportivo do pequeno povoado. O percurso pedestre é circular e pode optar por percorrer a versão mais curta, de somente 3,5 km, ideal para quem vá com crianças pequenas, ou a versão longa, que tem sensivelmente 6,5 km.

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de SicóEscusado será dizer que a versão mais longa do Trilho das Buracas do Casmilo oferece uma experiência mais completa. Não só irá ter a oportunidade de ver mais buracas do que na versão curta do trilho como ainda fica a conhecer o vizinho Vale dos Covões.

Trilho Buracas do Casmilo | Percurso Pedestre na Serra de Sicó
Campos de Lapiás – Trilho das Buracas do Casmilo

De salientar ainda que em ambas as versões do percurso pedestre irá observar também alguns Campos de Lapiás, outra formação geológica típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas.

Dica VagaMundos: se é amante de caminhadas e quer um bom desafio temos uma boa notícia para si. O Trilho das Buracas do Casmilo está inserido no PR2 CDN – Rota do Sicó, um trilho circular com quase 25 km, com ponto de partida junto às Ruínas de Conímbriga. Honestamente ainda não tivemos a oportunidade de o percorrer mas fica a dica no caso de pretender um dia em cheio de caminhada.

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho Buracas do Casmilo – versão curta

Informação prática do Trilho Buracas do Casmilo – versão curta

  • Distância: 3,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas de Casmilo

Mapa do percurso pedestre Trilho Buracas do Casmilo (versão curta) e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa da versão curta do Trilho das Buracas do Casmilo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Buracas do Casmilo – versão longa (Percurso P2)

Informação prática do Trilho Buracas do Casmilo – versão longa (Percurso P2)

  • Distância: 6,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas de Casmilo

Mapa do percurso pedestre Trilho Buracas do Casmilo (versão longa – Percurso P2) e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa da versão longa do Trilho das Buracas do Casmilo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Quando ir?

O Trilho das Buracas do Casmilo pode ser percorrido durante todo o ano, mas aconselhamos que evite percorrê-lo em dias de chuva (ou após vários dias de pluviosidade), pois o acesso às buracas fica muito escorregadio, logo, perigoso.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Água e alguns snacks (se for percorrer a versão longa pode sempre fazer um picnic no Vale das Buracas do Casmilo)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • Um saco para trazer consigo o seu lixo.

Onde ficar a dormir perto do Vale das Buracas do Casmilo? Sugestões de Alojamento

Conimbriga Hotel do Paço

O Conimbriga Hotel do Paço fica localizado em Condeixa-a-Nova, a somente 10 km das Buracas do Casmilo, e é o alojamento perfeito para combinar com uma visita a Conímbriga e Coimbra. Esta pousada de charme resulta da recuperação cuidada do Palácio dos Almadas, oferecendo elevados padrões de conforto e requinte a preços muito apetecíveis. Os quartos são muito espaçosos (opte por um com varanda que não se vai arrepender), tem uma excelente piscina exterior, ginásio, sauna e um pequeno-almoço buffet delicioso.

HD | Duecitânia Design Hotel

HD | Duecitânia Design Hotel fica localizado em Penela, a 15 km das Buracas do Casmilo, e é o alojamento perfeito para combinar com uma visita à Cascata da Pedra Ferida e às Fragas de São Simão. Quartos amplos e confortáveis, vistas para a montanha ou para o Rio Dueça e um pequeno-almoço buffet de babar são razões mais do que suficientes para apostar no HD | Duecitânia Design Hotel sem hesitar. Some-lhe a sua excelente piscina exterior e o seu Aqua Venus Spa e percebe logo porque é que o recomendamos sem hesitar.

Hotel Parque Serra da Lousã

Caso siga a nossa recomendação de combinar uma visita às Buracas do Casmilo com a Serra da Lousã, recomendamos vivamente o Hotel Parque Serra da Lousã. Corpo, mente e espírito encontram neste hotel de 4 estrelas um refúgio natural. Os quartos são muito espaçosos e não faltam piscinas (uma interior e uma exterior) e um Spa delicioso para mimar o corpo. A cereja no topo do bolo é que tudo está inserido no Parque Biológico da Serra da Lousã com muito espaço para correr, floresta, trilhos, quinta pedagógica com animais, hortas e pomar e… Um Zoo. Se viajar com miúdos eles vão delirar!

Clique para ver mais opções de alojamento perto das Buracas do Casmilo

Outros Trilhos em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.